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Como aciona o vtec?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • E Offline
    E Offline
    epinheirojr
    escreveu em última edição por
    #4

    cara, tenta o fórum do honda club http://www.hondaclub.com.br/forum/

    ou o honda tech http://www.honda-tech.com/

    l? deve ter alguma info mais específica…

    acho q era uma solen?ide q acionava o vtec, não?  ou algo do g?nero...

    e lembro um tempo atrás da fueltech ou da ie da his q tinha algo específico pra acionar vtec tb...pode dar uma vasculhada nos manuais destas tb...

    e, tipo...pq não turbinaram o vti com a ie original, acho q ela tem bastante recursos tb

    [snapback]575099[/snapback]

    valeu as dicas

    a injeção dele num pega remapeamento, é 98. precisa trocar uns tro?os para a versão antiga. e em manaus tbm num teria quem fizesse.

    1 Resposta Última resposta
    • V Offline
      V Offline
      vtr.
      escreveu em última edição por
      #5

      hm, vê se te ajuda ae.

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        epinheirojr
        escreveu em última edição por
        #6

        hm, a um tempo atrás, eu fiz um estudo sobre o vtec pro curso e talz.

        se eu estiver errado, me corrijam.

        ele é acionado sim, por uma solen?ide que faz entrar uma espocie de pino, que trava um balancim, que por sua vez, começa a ser acionado por um came mais gra?do do comando de válvulas.

        vo ver se acho as fotos aqui pra vc.

        só por curiosidade mesmo. :putz:

        [snapback]575104[/snapback]

        vit?o,

        valeu as infos. na verdade esse funcionamento eu já achei na web, num achei foi como liga essa solen?ide, se é com 12v, com 5v, por alguma pulsação, ou outra coisa, para poder ligar por alguma sa?da auxiliar.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #7

          vai ligar ms nele é desculpa me intrometer, mas já existem soluções prontas para isso.

          dá uma olhada em um tópico meu.

          http://www.preparados.com.br/forum/index.p…=18619&hl=honda

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            epinheirojr
            escreveu em última edição por
            #8

            vai ligar ms nele é desculpa me intrometer, mas já existem soluções prontas para isso.

            dá uma olhada em um tópico meu.

            http://www.preparados.com.br/forum/index.p…=18619&hl=honda

            [snapback]575113[/snapback]

            rodrigo,

            li esse tópico a bastante tempo atrás, mas aquele esquema todo de ligar num sei o que num sei onde é muita eletrúnica pra mim, ou pro meu amigo, e pros preparadores de manaus hehehehe. a ms é bem mais fácil para nés, eu que liguei a minha.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #9

              arrancar a i.e. original e por a megasquirt é decisão final já ??

              porquê não manter a i.e. original, moderna, com tudo funcionando 100%, vtec, ks, etc… e suprir o que o turbo precisa com suplementar ?? acho que fica bem mais simples e limpo... mais simples ainda do que trocar por uma ms e fu?ar nela até chegar em algo util ...

              minha opinião....

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                DuKa
                escreveu em última edição por
                #10

                ? um sinal 12v que aciona a solenoide….

                o unico problema que vejo em ie nao original da honda, é que o vtec arma em 5800 e desarma em 5500 se nao me engano

                mas tambem nao vejo muito problema dele acionar e desacionar na mesma rotacao

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  epinheirojr
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  arrancar a i.e. original e por a megasquirt é decisão final já ??

                  porquê não manter a i.e. original, moderna, com tudo funcionando 100%, vtec, ks, etc… e suprir o que o turbo precisa com suplementar ?? acho que fica bem mais simples e limpo... mais simples ainda do que trocar por uma ms e fu?ar nela até chegar em algo util ...

                  minha opinião....

                  [snapback]575125[/snapback]

                  a decisão não é tão final assim de qual outra injeção vai usar. mas usar a original já tá quase completamente descartado, até porque os bicos de 160lbs estão esperando, e furar o coletor edelbrock novinho num é muito o plano. com bicos extras e gerenciador provavelmente num teria os controles que a ms tem. o carro tbm num é de dia-a-dia, é só pra passear e tirar onda. e tbm num é kit coxinha, é plano pra mais de 500cv.

                  já foi tentando usar um his novo, mas não funcionou. sei que o herrera fez um assim, mas trocou o hall por um de ap mi. meu amigo num quer mexer nisso.

                  então, a sa?da no momento é testar a minha ms, que aparentemente controla tudo que ele precisa, só precisamos confirmar essa do vtec.

                  no futuro é bem provóvel que venha de aem, mas agora o bolso tá meio ruim hehehe :putz:

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    epinheirojr
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    ? um sinal 12v que aciona a solenoide….

                    o unico problema que vejo em ie nao original da honda, é que o vtec arma em 5800 e desarma em 5500 se nao me engano

                    mas tambem nao vejo muito problema dele acionar e desacionar na mesma rotacao

                    [snapback]575134[/snapback]

                    opa, boa valeu

                    num sabia dessa das rotações, espero que não dá galho.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gts turbo
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      ? por pressão de óleo, quando a pressão de óleo chega em uma determinada pressão ela aciona uma solenoide. um camarada dono de um desses me contou, achei super irado, pois imajina se a bomba de óleo não está boa não vai acionar o vtec não prejudicando a lubificação do mesmo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        eh por pressão de oleo sim, mas essa pressão eh liberada por uma solenoide… abre em uma certa rotação e fecha em outra...

                        tem uns controladores de vtec, q mudam a entrada e saida do vtec...

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          o vtec nao funciona do mesmo jeito q a vvt dos gol turbo?

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuDu_Civic
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            o vtec é acionado por um solen?ide, e funciona por giro, logicamente q se não tem pressão de óleo ele não trava a palheta lá do 3o balancim q é o balancim do vtec, e este não é acionado… mas basicamente o acionamento é feito por uma solenoide aos exatos 5500 rpm

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              Ricardo
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              eduardo, se for on/off dá pra usar a sa?da auxiliar da ms pra controlar isso. mole mole.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                DuDu_Civic
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                eduardo, se for on/off dá pra usar a sa?da auxiliar da ms pra controlar isso. mole mole.

                                [snapback]575250[/snapback]

                                sim, com certeza, só não sei a voltagem q pega ali na solen?ide acredito ser 12v mesmo

                                se vc catar pela net os projetos vtec mini-me, vc vai ver q o pessoal pega os civics lx não vtec e instala cabeçotes com vtec e utilizam a mesma injeção só com bicos maiores e ajustes aqui e ali

                                pra resolver o problema do acionamento do vtec nego usa simplesmente um rpm switch, ou seja, ele dá sinal positivo ou terra dependendo do caso, qdo atinge uma determinada rpm

                                mais especificamente no caso dos mini-mes lx/ex tem q desobstruir um duto de óleo no bloco d16, q é exatamente o duto de óleo q aciona o vtec, ele vem com uma tampa meio q um parafuso nesse duto, se não subir óleo por ali, não aciona o vtec

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
                                  daniel
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  sim, com certeza, só não sei a voltagem q pega ali na solen?ide acredito ser 12v mesmo

                                  se vc catar pela net os projetos vtec mini-me, vc vai ver q o pessoal pega os civics lx não vtec e instala cabeçotes com vtec e utilizam a mesma injeção só com bicos maiores e ajustes aqui e ali

                                  pra resolver o problema do acionamento do vtec nego usa simplesmente um rpm switch, ou seja, ele dá sinal positivo ou terra dependendo do caso, qdo atinge uma determinada rpm

                                  mais especificamente no caso dos mini-mes lx/ex tem q desobstruir um duto de óleo no bloco d16, q é exatamente o duto de óleo q aciona o vtec, ele vem com uma tampa meio q um parafuso nesse duto, se não subir óleo por ali, não aciona o vtec

                                  []s

                                  [snapback]575289[/snapback]

                                  poxa :putz: isso que vc escreveu , realmente parece nao ser muito complicado , mas qto sai um cabeçote destes em media aqui ??

                                  nousa deve ter cabeçotes preparados deste o nego compra um civic lsi que é o mais barato troca o cabeçote e esta quase pronto apensar que no lsi que eu vi é mono teria que trocar tudo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    DuDu_Civic
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    poxa          :putz:        isso que vc escreveu , realmente          parece  nao ser muito complicado , mas  qto sai  um  cabeçote destes  em media aqui ??

                                    nousa  deve  ter  cabeçotes  preparados deste  o        nego compra  um  civic  lsi    que é o mais  barato troca  o cabeçote  e esta quase  pronto apensar  que no lsi que eu vi  é mono teria que trocar  tudo

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                                    um projeto mini-me decente inclui:

                                    cabeçote completo do ex

                                    coletor de admissão com tbi e sensores completo ex

                                    bicos, flauta e dosador do ex

                                    rpm switch se vc quiser manter sua injeção, ou troque a injeção e o chicote todo

                                    algum piggyback pra reacertar o seu carro pra fase vtec

                                    logico q qdo vc parte pra um projeto assim, é fato q vc não vai querer somente os 127 cvs originais de um ex, e factualmente vai partir pra casa dos 140~150 cvs q dá pra se chegar sem muuuuuitos mist?rios nesse motor

                                    acredito eu q um vafc vtec controler resolve o problema do piggyback, não conheão então nao posso afirmar

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      alguns mais radicais usam algo chamado vtec killer, ou seja, andam com o vtec acionado direto desde as mais baixas rotações :putz:

                                      um amigo q tem vti tava sem válvula termost?tica, ou seja, ele sa?a de casa e pegava a anchieta e o motor não subia a temperatura mas tb não acionava o vtec. trocou a termost?tica e voltou ao normal…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        alguns mais radicais usam algo chamado vtec killer, ou seja, andam com o vtec acionado direto desde as mais baixas rotações :putz:

                                        um amigo q tem vti tava sem válvula termost?tica, ou seja, ele sa?a de casa e pegava a anchieta e o motor não subia a temperatura mas tb não acionava o vtec.  trocou a termost?tica e voltou ao normal…

                                        [snapback]575390[/snapback]

                                        se deixar o vtec aberto direto o carro q já é ultra manco de torque mal vai sair do lugar, fica muito ruim po, quem ja testou sabe q um vti original não tem ganhos se vc abrir o vtec mais cedo, até pq o vtec não vai armar sem uma determinada pressão de óleo q não tem em baixas rotações, e estando ele aberto vai gerar uma pressão menor, pq vai subir pro comando no momento errado

                                        civic é um carro, ali?s honda, em q qq probleminha a injeção entra em modo de segurança, oq mais tem no club é gente reclamando q o vtec nao aciona pq ta com erro de injeção

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #23

                                          se deixar o vtec aberto direto o carro q já é ultra manco de torque mal vai sair do lugar, fica muito ruim po, quem ja testou sabe q um vti original não tem ganhos se vc abrir o vtec mais cedo, até pq o vtec não vai armar sem uma determinada pressão de óleo q não tem em baixas rotações, e estando ele aberto vai gerar uma pressão menor, pq vai subir pro comando no momento errado

                                          civic é um carro, ali?s honda, em q qq probleminha a injeção entra em modo de segurança, oq mais tem no club é gente reclamando q o vtec nao aciona pq ta com erro de injeção

                                          []s

                                          [snapback]575406[/snapback]

                                          só em casos mais radicais, não num vti stock…mesma coisa q vc andar com comando mais bravo...

                                          dá pra controlar a rotação de entrada do vtec mexendo direto na ecu sem usar vafc, adiantando ou atrasando um pouco, se tiver ganho só fazendo testes mesmo...tem topic no hc falando disso...

                                          1 Resposta Última resposta

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