Acelerador eletrúnico
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tendo como deixar a resposta mais rápida ou não, estarei arrancando o do meu carro fora até o final do ano, só não tirei ainda pois quero deixar isso como última etapa
acelerador eletrúnico foi o maior atraso que já vi…
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o acelerador em si nao eh atraso, pelo contrario. o problema é como ele é calibrado.
quando eu for colocar a minha injecoa full no meu carro, vou fazer uma caixa soh pra ler o pedal e comandar a borboleta, como se fosse o cabo. sem lag nem retardos pra evitar trancos nem nada. ai a gente ve como eh a resposta do negocio. ainda mais se vc ler a posicao do pedal ao invez de ler a posicao da borboleta pra calcular a injecao do combustivel, colocando um retardo minimo e imperceptivel na borboleta, vc melhora muito o tempo de resposta tanto pra acelerar quanto pra desacelerar, tb diminui a poluicao e nao precisa abrir o motor de passo (que nesse sistema nem existe) pra queimar o restinho de combustivel a mais que fica quando vc fecha o acelerador rapido.
tb da pra limitar a rotacao / pressao da turbina apenas pela borboleta, ja pensou? um corte de giro totalmente suave como se fosse vc dosando no po? pois eh, com acelerador eletronico eh possivel.
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o acelerador em si nao eh atraso, pelo contrario. o problema é como ele é calibrado.
quando eu for colocar a minha injecoa full no meu carro, vou fazer uma caixa soh pra ler o pedal e comandar a borboleta, como se fosse o cabo. sem lag nem retardos pra evitar trancos nem nada. ai a gente ve como eh a resposta do negocio. ainda mais se vc ler a posicao do pedal ao invez de ler a posicao da borboleta pra calcular a injecao do combustivel, colocando um retardo minimo e imperceptivel na borboleta, vc melhora muito o tempo de resposta tanto pra acelerar quanto pra desacelerar, tb diminui a poluicao e nao precisa abrir o motor de passo (que nesse sistema nem existe) pra queimar o restinho de combustivel a mais que fica quando vc fecha o acelerador rapido.
tb da pra limitar a rotacao / pressao da turbina apenas pela borboleta, ja pensou? um corte de giro totalmente suave como se fosse vc dosando no po? pois eh, com acelerador eletronico eh possivel.
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vai dar pra fazer punta-tacco com isso? pq com acelerador eletrúnico o punta-tacco simplesmente não funciona…
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vai dar pra fazer punta-tacco com isso? pq com acelerador eletrúnico o punta-tacco simplesmente não funciona…
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pq nao funciona? em que carro vc viu que nao funciona?
sabe explicar melhor o que acontece?
em teoria, a substituicao do cabo por um potenciometro + borboleta eletrica nao impede nada. a nao ser que na parametrizacao do modulo, tenha alguma coisa dizendo se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30% ai vc nao conseguiruia fazer punta-tacco.
no meu carro eu sei que nao deixa abrir toda a borboleta se o motor tiver desligado. mas ligado acho que nao tem nenhuma limitacao nao. se tiver, no meu modulo vai cair fora
daria pra mapear a abertura maxima da borboleta por faixa de giro que da o maior torque por exemplo…. sei la, da pra inventar o que quiser...
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pq nao funciona? em que carro vc viu que nao funciona?
sabe explicar melhor o que acontece?
em teoria, a substituicao do cabo por um potenciometro + borboleta eletrica nao impede nada. a nao ser que na parametrizacao do modulo, tenha alguma coisa dizendo se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30% ai vc nao conseguiruia fazer punta-tacco.
no meu carro eu sei que nao deixa abrir toda a borboleta se o motor tiver desligado. mas ligado acho que nao tem nenhuma limitacao nao. se tiver, no meu modulo vai cair fora
daria pra mapear a abertura maxima da borboleta por faixa de giro que da o maior torque por exemplo…. sei la, da pra inventar o que quiser...
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o q é o punta-tacco? r: é dar um leve toque no acelerador qdo se está freiando e reduzindo marcha, pra q a redução seja suave, não deixe o giro cair e não dá tranco no motor…
eu já guiei 2 carros com acelerador eletrúnico...1 deles (golf gti 180) ao dar esse toque a borboleta simplesmente não abria e a redução era na bruta mesmo...
no outro (palio 1.8) a borboleta abria qdo eu já tinha debreiado, ou seja, o carro ganhava um pouco de velocidade...a borboleta abria tarde demais...
ou seja, o punta-tacco em carros com acelerador eletrúnico não funciona...ou pq a ie não entende seu comando e não abre a borboleta, ou pq ela ainda vai pensar no q fazer pra abrir a borboleta tarde demais...
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ou talvez seja uma questao de se adaptar e reaprender o punta taco pra isso…
costume eh foda... vc acaba se adaptando.... toda vida que pego o carro do meu pai emprestado, automatico, a primeira rua eh um pisao no freio que da medo...
depois de um dia jah to usando as marchas pra reduzir, acertando o freio e o aceleraador pra said no gas, dedo no botao do o/d off, etc...
ah, pelo menos no marea, a abertura da borboleta eh instantanea... nao tem delay nenhum...
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o q é o punta-tacco? r: é dar um leve toque no acelerador qdo se está freiando e reduzindo marcha, pra q a redução seja suave, não deixe o giro cair e não dá tranco no motor…
eu já guiei 2 carros com acelerador eletrúnico...1 deles (golf gti 180) ao dar esse toque a borboleta simplesmente não abria e a redução era na bruta mesmo...
no outro (palio 1.8) a borboleta abria qdo eu já tinha debreiado, ou seja, o carro ganhava um pouco de velocidade...a borboleta abria tarde demais...
ou seja, o punta-tacco em carros com acelerador eletrúnico não funciona...ou pq a ie não entende seu comando e não abre a borboleta, ou pq ela ainda vai pensar no q fazer pra abrir a borboleta tarde demais...
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entao é questao de parametrizacao. e nao de a injecao pensar .
caso do golf se responde com o que eu falei:
se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30%
ou melhor ainda seria:
se pedal do freio acionado, acionar freio motor
o freio motor é obtido se fechando totalmente a borboleta, nao passando nem ar suficiente pra se ter marcha lenta.
caso do palio eu responderia assim:
suavizacao da resposta do acelerador exagerada d+
no meu carro por exemplo, nem se nota ter acelerador eletronico, se dirige normalmente e nao tem demora alguma ao acionamento do acelerador. nao sei se vc ja viu, mas postei um video focando a borboleta. se quiser posto denovo.
ou seja, o punta-tacco em carros com acelerador eletrúnico não funciona
eu reescreveria assim:
ou seja, o punta-tacco em alguns carros com acelerador eletrúnico não funciona.
? ruim generalizar, ainda mais no caso de um equipamento controlalado por um cerebro , que pode ser programado de milhoes de maneiras diferentes.
se o acelerador eletronico em si fosse ruim, nao seria usado na f1. vai ver se da ou nao pra fazer punta taco em f1, ou se tem algum delay na resposta
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http://www.youtube.com/watch?v=1v4cv8ms64q
no comeco do video eu piso todo o acelerador, mas da pra ver que abre soh um pouco.
ligou o motor ele abre normal, e rapido. claro que soh pisando pra sentir como eh rapido, mas sei la, da pra ver a borboleta se movimentar….
tudo eh questao de parametrizacao, ou melhor, questao de programacao tb. pq se simplesmente nao criarem no software uma rotina pra suavizar e deixar a abertura da borboleta lenta, simplesmente ela nao vai ser lenta. tb depende de quantas vezes por segundo se reanaliza a posicao do acelerador e atualiza a borboleta. mas isso com certeza nao eh problema. deve ser lido algumas milhares de vezes. com certeza um lag de 1/10 de segundo nao seria percebido 1/1000 entao nem se fala. claro que tem o lag mecanico, do motor e tal, o peso da borboleta pro motor eletrico movimentar rapidamente, mas acredito que isso nao seja problema algum. o motorzinho eh bem parrudo.
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entao é questao de parametrizacao. e nao de a injecao pensar .
caso do golf se responde com o que eu falei:
se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30%
ou melhor ainda seria:
se pedal do freio acionado, acionar freio motor
o freio motor é obtido se fechando totalmente a borboleta, nao passando nem ar suficiente pra se ter marcha lenta.
caso do palio eu responderia assim:
suavizacao da resposta do acelerador exagerada d+
no meu carro por exemplo, nem se nota ter acelerador eletronico, se dirige normalmente e nao tem demora alguma ao acionamento do acelerador. nao sei se vc ja viu, mas postei um video focando a borboleta. se quiser posto denovo.
eu reescreveria assim:
? ruim generalizar, ainda mais no caso de um equipamento controlalado por um cerebro , que pode ser programado de milhoes de maneiras diferentes.
se o acelerador eletronico em si fosse ruim, nao seria usado na f1. vai ver se da ou nao pra fazer punta taco em f1, ou se tem algum delay na resposta
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f1 é câmbio semi-auto a muito tempo e quem faz o punta-tacco é o computador… além do q aquelas centrais reduem tão rápido q fica quase impossível de fazer...
nenhum carro com acelerador eletrúnico responde a um punta-tacco...
a questão não é a borboleta abrir rápido ou devagar, e sim abrir qdo deve, como no caso do punta-tacco....isso q essas centrais não ententem...
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ou talvez seja uma questao de se adaptar e reaprender o punta taco pra isso…
costume eh foda... vc acaba se adaptando.... toda vida que pego o carro do meu pai emprestado, automatico, a primeira rua eh um pisao no freio que da medo...
depois de um dia jah to usando as marchas pra reduzir, acertando o freio e o aceleraador pra said no gas, dedo no botao do o/d off, etc...
ah, pelo menos no marea, a abertura da borboleta eh instantanea... nao tem delay nenhum...
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mas pra reaprender a fazer punta-tacco, ou dirige de salto alto e atola o po no acelerador, ou então reduz a marcha na velocidade de uma tartaruga, pra esperar a central decidir abrir a borboleta…
o troão tem q ser jogo rápido, po-pum, e tb não se abre demais a borboleta...
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f1 é câmbio semi-auto a muito tempo e quem faz o punta-tacco é o computador… além do q aquelas centrais reduem tão rápido q fica quase impossível de fazer...
nenhum carro com acelerador eletrúnico responde a um punta-tacco...
a questão não é a borboleta abrir rápido ou devagar, e sim abrir qdo deve, como no caso do punta-tacco....isso q essas centrais não ententem...
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entao ta entao… vou falar mais o que se meu carro tem acelerador eletronico e nao eh assim.
a nao ser que vc esteja falando essas centrais se referindo apenas as que vc dirigiu. do marea tb duvido que tenha resposta lenta como o farhell disse.
eu sei que f1 usa cambio semi, comparei soh pra ter nocao de confiabilidade e resposta ao acelerador, nao a punta-tacco em si num f1.
mas continuo descordando sobre generalizar sobre a tecnologia de acelerador eletronico em si ser lenta. meu carro responde perfeitamente e possui acelerador eletronico. e acho que poderia responder melhor, se fosse parametrizado pra suavizar nada da resposta.
vou tentar fazer um videozinho...
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eu não falei em ser lenta no geral, e sim no punta-tacco..
repito: não falei da velocidade de abertura no geral e sim no punta-tacco
e esse comportamento dela me irrita deverasmente…pq acaba podando uma tocada mais limpa....
faz uma redução em punta-tacco no seu carro, grava e posta aqui...
veja bem, eu falei sobre a abertura da borboleta em punta-tacco apenas e não em outras ocasiões
a palavra chave ?: punta-tacco
fora isso, não me agrada em nada ter um servo comandado por um computador controlando algo q deveria ser controlado por mim
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o acelerador em si nao eh atraso, pelo contrario. o problema é como ele é calibrado.
quando eu for colocar a minha injecoa full no meu carro, vou fazer uma caixa soh pra ler o pedal e comandar a borboleta, como se fosse o cabo. sem lag nem retardos pra evitar trancos nem nada. ai a gente ve como eh a resposta do negocio. ainda mais se vc ler a posicao do pedal ao invez de ler a posicao da borboleta pra calcular a injecao do combustivel, colocando um retardo minimo e imperceptivel na borboleta, vc melhora muito o tempo de resposta tanto pra acelerar quanto pra desacelerar, tb diminui a poluicao e nao precisa abrir o motor de passo (que nesse sistema nem existe) pra queimar o restinho de combustivel a mais que fica quando vc fecha o acelerador rapido.
tb da pra limitar a rotacao / pressao da turbina apenas pela borboleta, ja pensou? um corte de giro totalmente suave como se fosse vc dosando no po? pois eh, com acelerador eletronico eh possivel.
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exato, realmente fui radical
concordo que o problema é a calibragem, suavizaram demais a resposta e deu no que deu… meu problema é que peguei nojo do sistema
digo isso pelo astra flex... realmente é nojenta esse motronic 7.9.6, principalmente os primeiros 2-3 minutos de carro ligado, a resposta fica muito lenta, dificultando bastante manobrar o carro por exemplo, fora o fato de a injeção pensar demais por ti.
exemplo, como o quarteto disse mas nem precisa ser em punta-taco... pra reduzir uma marcha, só no estilo tioz?o, por que tem que pisar fundo no acelerador e segurar um tempo o po em baixo, senão o giro não sobe quase nada e da aquele tranquinho... em um punta-taco numa entrada de curva é melhor nem fazer, por que não vai dar tempo do giro subir.
outro ponto muito negativo é o fato dela ser muito adaptativa em relação a sensibilidade do pedal. se andar um tempo pisando forte, 10 minutos por exemplo, e depois querer andar na boa, a injeção vai deixar o acelerador bastante lento, só reagindo bem com bastante curso de pedal
também tem o ter problema de achar a rotação certa da lenta, no álcool principalmente. outro exemplo, de manhã, no inverno, a lenta pipoca com o carro a 1200rpm, chega a parecer que tem comando brabo heheheh, as vezes a lenta sobe sozinha nas trocas de marcha, sem nem tocar no acelerador, chegando a subir a mais de 1500rpm, e só volta a baixar pras 900rpm se soltar o po da embreagem
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vcs tem que andar é de gol 1.0 com e-gas…
ai sim o carro pensa... reflete... filosofa... dps ele talvez acelere... akilo é um perigo em saidas pra ultrapassagens em estrada ou pra retornos muito movimentados...
um acelerador que tem ate uma resposta boa é o do 206 mais novo..
mas nda como um bom cabo... com regulador no talo...
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principalmente os primeiros 2-3 minutos de carro ligado, a resposta fica muito lenta, dificultando bastante manobrar o carro por exemplo, fora o fato de a injeção pensar demais por ti.
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achei que somente o gol fizesse isso.
eu odeio os 2 primeiros minutos. vc afunda o po e ele fica com preguiça de responder, o carro começa a engasgar e quase morre, de repente o giro sobe todo de uma só vez como se o motorista fosse tosco. eu prefiro deixar o carro parado e ficar dando umas pisadas leves enquanto ele esquenta pra acordar o sistema.
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vcs tem que andar é de gol 1.0 com e-gas…
ai sim o carro pensa... reflete... filosofa... dps ele talvez acelere... akilo é um perigo em saidas pra ultrapassagens em estrada ou pra retornos muito movimentados...
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uma coisa que eu aprendi é que dependendo da rotação em que você manda carga máxima na aceleração a resposta é prec?ria. então as vezes compensa mais uma variação gradativa de abertura da borboleta do que uma pisada de uma vez até o fundo (não sei se ele altera o ponto ou se não tem nada a ver). isso acontece muito nas rotações abaixo de 3000rpm no 16v. depois disso a resposta fica boa.
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meu golf tinha e-gas e eu não percebia diferença, talvez porque tinha chip e era turbinado, agora, nessas férias aluguei um g3 flex 07, meu deus, o que é aquilo? de manha, um calor da porra e o carro falha no álcool? pra manobrar dava 20 bombadas e o carro acelerada 2 vezes? dizem que os astra até o freio motor tem lag…