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Acelerador eletrúnico

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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #10

    o q é o punta-tacco? r: é dar um leve toque no acelerador qdo se está freiando e reduzindo marcha, pra q a redução seja suave, não deixe o giro cair e não dá tranco no motor…

    eu já guiei 2 carros com acelerador eletrúnico...1 deles (golf gti 180) ao dar esse toque a borboleta simplesmente não abria e a redução era na bruta mesmo...

    no outro (palio 1.8) a borboleta abria qdo eu já tinha debreiado, ou seja, o carro ganhava um pouco de velocidade...a borboleta abria tarde demais...

    ou seja, o punta-tacco em carros com acelerador eletrúnico não funciona...ou pq a ie não entende seu comando e não abre a borboleta, ou pq ela ainda vai pensar no q fazer pra abrir a borboleta tarde demais...

    [snapback]580218[/snapback]

    entao é questao de parametrizacao. e nao de a injecao pensar .

    caso do golf se responde com o que eu falei:

    se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30%

    ou melhor ainda seria:

    se pedal do freio acionado, acionar freio motor

    o freio motor é obtido se fechando totalmente a borboleta, nao passando nem ar suficiente pra se ter marcha lenta.

    caso do palio eu responderia assim:

    suavizacao da resposta do acelerador exagerada d+

    no meu carro por exemplo, nem se nota ter acelerador eletronico, se dirige normalmente e nao tem demora alguma ao acionamento do acelerador. nao sei se vc ja viu, mas postei um video focando a borboleta. se quiser posto denovo.

    ou seja, o punta-tacco em carros com acelerador eletrúnico não funciona

    eu reescreveria assim:

    ou seja, o punta-tacco em alguns carros com acelerador eletrúnico não funciona.

    ? ruim generalizar, ainda mais no caso de um equipamento controlalado por um cerebro , que pode ser programado de milhoes de maneiras diferentes.

    se o acelerador eletronico em si fosse ruim, nao seria usado na f1. vai ver se da ou nao pra fazer punta taco em f1, ou se tem algum delay na resposta :fppt:

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #11

      http://www.youtube.com/watch?v=1v4cv8ms64q

      no comeco do video eu piso todo o acelerador, mas da pra ver que abre soh um pouco.

      ligou o motor ele abre normal, e rapido. claro que soh pisando pra sentir como eh rapido, mas sei la, da pra ver a borboleta se movimentar….

      tudo eh questao de parametrizacao, ou melhor, questao de programacao tb. pq se simplesmente nao criarem no software uma rotina pra suavizar e deixar a abertura da borboleta lenta, simplesmente ela nao vai ser lenta. tb depende de quantas vezes por segundo se reanaliza a posicao do acelerador e atualiza a borboleta. mas isso com certeza nao eh problema. deve ser lido algumas milhares de vezes. com certeza um lag de 1/10 de segundo nao seria percebido 1/1000 entao nem se fala. claro que tem o lag mecanico, do motor e tal, o peso da borboleta pro motor eletrico movimentar rapidamente, mas acredito que isso nao seja problema algum. o motorzinho eh bem parrudo.

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #12

        entao é questao de parametrizacao. e nao de a injecao pensar .

        caso do golf se responde com o que eu falei:

        se pedal do freio acionado, abertura maxima da borboleta = 30%

        ou melhor ainda seria:

        se pedal do freio acionado, acionar freio motor

        o freio motor é obtido se fechando totalmente a borboleta, nao passando nem ar suficiente pra se ter marcha lenta.

        caso do palio eu responderia assim:

        suavizacao da resposta do acelerador exagerada d+

        no meu carro por exemplo, nem se nota ter acelerador eletronico, se dirige normalmente e nao tem demora alguma ao acionamento do acelerador. nao sei se vc ja viu, mas postei um video focando a borboleta. se quiser posto denovo.

        eu reescreveria assim:

        ? ruim generalizar, ainda mais no caso de um equipamento controlalado por um cerebro , que pode ser programado de milhoes de maneiras diferentes.

        se o acelerador eletronico em si fosse ruim, nao seria usado na f1. vai ver se da ou nao pra fazer punta taco em f1, ou se tem algum delay na resposta :fppt:

        [snapback]580253[/snapback]

        f1 é câmbio semi-auto a muito tempo e quem faz o punta-tacco é o computador… além do q aquelas centrais reduem tão rápido q fica quase impossível de fazer...

        nenhum carro com acelerador eletrúnico responde a um punta-tacco...

        a questão não é a borboleta abrir rápido ou devagar, e sim abrir qdo deve, como no caso do punta-tacco....isso q essas centrais não ententem...

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #13

          ou talvez seja uma questao de se adaptar e reaprender o punta taco pra isso…

          costume eh foda... vc acaba se adaptando.... toda vida que pego o carro do meu pai emprestado, automatico, a primeira rua eh um pisao no freio que da medo...

          depois de um dia jah to usando as marchas pra reduzir, acertando o freio e o aceleraador pra said no gas, dedo no botao do o/d off, etc...

          ah, pelo menos no marea, a abertura da borboleta eh instantanea... nao tem delay nenhum...

          [snapback]580245[/snapback]

          mas pra reaprender a fazer punta-tacco, ou dirige de salto alto e atola o po no acelerador, ou então reduz a marcha na velocidade de uma tartaruga, pra esperar a central decidir abrir a borboleta…

          o troão tem q ser jogo rápido, po-pum, e tb não se abre demais a borboleta...

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #14

            f1 é câmbio semi-auto a muito tempo e quem faz o punta-tacco é o computador… além do q aquelas centrais reduem tão rápido q fica quase impossível de fazer...

            nenhum carro com acelerador eletrúnico responde a um punta-tacco...

            a questão não é a borboleta abrir rápido ou devagar, e sim abrir qdo deve, como no caso do punta-tacco....isso q essas centrais não ententem...

            [snapback]580309[/snapback]

            entao ta entao… vou falar mais o que se meu carro tem acelerador eletronico e nao eh assim.

            a nao ser que vc esteja falando essas centrais se referindo apenas as que vc dirigiu. do marea tb duvido que tenha resposta lenta como o farhell disse.

            eu sei que f1 usa cambio semi, comparei soh pra ter nocao de confiabilidade e resposta ao acelerador, nao a punta-tacco em si num f1.

            mas continuo descordando sobre generalizar sobre a tecnologia de acelerador eletronico em si ser lenta. meu carro responde perfeitamente e possui acelerador eletronico. e acho que poderia responder melhor, se fosse parametrizado pra suavizar nada da resposta.

            vou tentar fazer um videozinho...

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #15

              eu não falei em ser lenta no geral, e sim no punta-tacco..

              repito: não falei da velocidade de abertura no geral e sim no punta-tacco

              e esse comportamento dela me irrita deverasmente…pq acaba podando uma tocada mais limpa....

              faz uma redução em punta-tacco no seu carro, grava e posta aqui...

              veja bem, eu falei sobre a abertura da borboleta em punta-tacco apenas e não em outras ocasiões

              a palavra chave ?: punta-tacco

              fora isso, não me agrada em nada ter um servo comandado por um computador controlando algo q deveria ser controlado por mim

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rafael16V
                escreveu em última edição por
                #16

                o acelerador em si nao eh atraso, pelo contrario. o problema é como ele é calibrado.

                quando eu for colocar a minha injecoa full no meu carro, vou fazer uma caixa soh pra ler o pedal e comandar a borboleta, como se fosse o cabo. sem lag nem retardos pra evitar trancos nem nada. ai a gente ve como eh a resposta do negocio. ainda mais se vc ler a posicao do pedal ao invez de ler a posicao da borboleta pra calcular a injecao do combustivel, colocando um retardo minimo e imperceptivel na borboleta, vc melhora muito o tempo de resposta tanto pra acelerar quanto pra desacelerar, tb diminui a poluicao e nao precisa abrir o motor de passo (que nesse sistema nem existe) pra queimar o restinho de combustivel a mais que fica quando vc fecha o acelerador rapido.

                tb da pra limitar a rotacao / pressao da turbina apenas pela borboleta, ja pensou? um corte de giro totalmente suave como se fosse vc dosando no po? pois eh, com acelerador eletronico eh possivel.

                [snapback]580071[/snapback]

                exato, realmente fui radical

                concordo que o problema é a calibragem, suavizaram demais a resposta e deu no que deu… meu problema é que peguei nojo do sistema

                digo isso pelo astra flex... realmente é nojenta esse motronic 7.9.6, principalmente os primeiros 2-3 minutos de carro ligado, a resposta fica muito lenta, dificultando bastante manobrar o carro por exemplo, fora o fato de a injeção pensar demais por ti.

                exemplo, como o quarteto disse mas nem precisa ser em punta-taco... pra reduzir uma marcha, só no estilo tioz?o, por que tem que pisar fundo no acelerador e segurar um tempo o po em baixo, senão o giro não sobe quase nada e da aquele tranquinho... em um punta-taco numa entrada de curva é melhor nem fazer, por que não vai dar tempo do giro subir.

                outro ponto muito negativo é o fato dela ser muito adaptativa em relação a sensibilidade do pedal. se andar um tempo pisando forte, 10 minutos por exemplo, e depois querer andar na boa, a injeção vai deixar o acelerador bastante lento, só reagindo bem com bastante curso de pedal

                também tem o ter problema de achar a rotação certa da lenta, no álcool principalmente. outro exemplo, de manhã, no inverno, a lenta pipoca com o carro a 1200rpm, chega a parecer que tem comando brabo heheheh, as vezes a lenta sobe sozinha nas trocas de marcha, sem nem tocar no acelerador, chegando a subir a mais de 1500rpm, e só volta a baixar pras 900rpm se soltar o po da embreagem

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                • E Offline
                  E Offline
                  el.rafar
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  vcs tem que andar é de gol 1.0 com e-gas…

                  ai sim o carro pensa... reflete... filosofa... dps ele talvez acelere... akilo é um perigo em saidas pra ultrapassagens em estrada ou pra retornos muito movimentados...

                  um acelerador que tem ate uma resposta boa é o do 206 mais novo..

                  mas nda como um bom cabo... com regulador no talo...

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GIII Power
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    principalmente os primeiros 2-3 minutos de carro ligado, a resposta fica muito lenta, dificultando bastante manobrar o carro por exemplo, fora o fato de a injeção pensar demais por ti.

                    [snapback]580353[/snapback]

                    achei que somente o gol fizesse isso.

                    eu odeio os 2 primeiros minutos. vc afunda o po e ele fica com preguiça de responder, o carro começa a engasgar e quase morre, de repente o giro sobe todo de uma só vez como se o motorista fosse tosco. eu prefiro deixar o carro parado e ficar dando umas pisadas leves enquanto ele esquenta pra acordar o sistema.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GIII Power
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      vcs tem que andar é de gol 1.0 com e-gas…

                      ai sim o carro pensa... reflete... filosofa... dps ele talvez acelere... akilo é um perigo em saidas pra ultrapassagens em estrada ou pra retornos muito movimentados...

                      [snapback]580357[/snapback]

                      uma coisa que eu aprendi é que dependendo da rotação em que você manda carga máxima na aceleração a resposta é prec?ria. então as vezes compensa mais uma variação gradativa de abertura da borboleta do que uma pisada de uma vez até o fundo (não sei se ele altera o ponto ou se não tem nada a ver). isso acontece muito nas rotações abaixo de 3000rpm no 16v. depois disso a resposta fica boa.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Golf 2.0T
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        meu golf tinha e-gas e eu não percebia diferença, talvez porque tinha chip e era turbinado, agora, nessas férias aluguei um g3 flex 07, meu deus, o que é aquilo? de manha, um calor da porra e o carro falha no álcool? pra manobrar dava 20 bombadas e o carro acelerada 2 vezes? dizem que os astra até o freio motor tem lag…

                        1 Resposta Última resposta

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