Bomba de óleo x turbo
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meu motor atual nem sei qto fica, nunca medi
o antigo medi uma vez, ficava 0.8kg
uso bomba original, da shadek, nova… tinha me arrependido de nao ter colocado uma vw, mas não tenho problemas com essa... inclusive depois de ter lenhado ele um tempo com 1,2kg desmontei nem marcas tinham nas bronzinas...
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pois é, se meu carro fica com 0,4~0,5 bar em lenta medido no cavalete de óleo, no cabeçote deve ser zero… enfim, sempre rodou assim e nunca teve marca em bronzina, nem nos mancais de cabeçote, comando sempre liso sem ralar...bomba original vw comprada na concession?ria.
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o q mais vejo é gente reclamando q seus carros tem pressão de oleo baixa demais.
e outra coisa a ser vista o local q as pessoas usam pra medir a pressão de oleo, infelizmente ainda tem gente q mede na bomba e não no ponto mais alto do motor e mais distante da bomba. nisso os resultados não servem para nenhuma comparação.
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até agora ninguém conseguiu responder a minha dúvida, estou partindo de um motor novo, montado como manda o figurino
uso a com by pass ou uso a outra que não tem bybass ?
quais são as vantagens e desvantagens ?
ambas são novas
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até agora ninguém conseguiu responder a minha dúvida, estou partindo de um motor novo, montado como manda o figurino
uso a com by pass ou uso a outra que não tem bybass ?
quais são as vantagens e desvantagens ?
ambas são novas
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juliano, vc não ta começando a mecher com mecânica hj, vc mesmo ja sabe a resposta desde o comeão hehehe
qto mais vc exige do motor, mais ele esquenta, mais o oleo afina e com isso mais a pressão cai justamente qdo o motor mais precisa de lubrificação.
e com turbo isso fica ainda pior, pq parte do oleo passa pela central do turbo e ali ele esquenta ainda mais…afina ainda mais e ajuda a pressão cair ainda mais.
o turbo estando bom, aceita toda pressão de óleo que a bomba pode mandar, nunca use qualquer coisa que possa reduzir a pressão do oleo que vai pro turbo e cuide sempre em manter o máximo de pressão que vc puder.
palavras do mack, que ng no brasil tem embasamento pra contrariar em matéria de turbo-compressores.
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o turbo estando bom, aceita toda pressão de óleo que a bomba pode mandar, nunca use qualquer coisa que possa reduzir a pressão do oleo que vai pro turbo e cuide sempre em manter o máximo de pressão que vc puder.
palavras do mack, que ng no brasil tem embasamento pra contrariar em matéria de turbo-compressores.
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concordo plenamente, mas nem todos pensam assim…
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depende de vêrios fatores… da saúde dos reparos da sua turbina, do tamanho e da marca da mesma e principalmente de onde vc vai tirar o oleo para ela....
geralmente pressão em excesso (de óleo ) na turbina estraga os reparos e vedações mais rapidamente... nada absurdo, mas tem que tirar a turbina pra trocar... servião barato, pois não requer nem retifica nem balanceamento... mas é um po no saco a m.o. ...
retirar a alimentacao de óleo de um local mais afastado da bomba ou incluir um redutor de pressao geralmente resolve...
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esse negocio de trocar reparos disseram que tem que retificar
se for assim bom pra mim
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juliano, vc não ta começando a mecher com mecânica hj, vc mesmo ja sabe a resposta desde o comeão hehehe
qto mais vc exige do motor, mais ele esquenta, mais o oleo afina e com isso mais a pressão cai justamente qdo o motor mais precisa de lubrificação.
e com turbo isso fica ainda pior, pq parte do oleo passa pela central do turbo e ali ele esquenta ainda mais…afina ainda mais e ajuda a pressão cair ainda mais.
o turbo estando bom, aceita toda pressão de óleo que a bomba pode mandar, nunca use qualquer coisa que possa reduzir a pressão do oleo que vai pro turbo e cuide sempre em manter o máximo de pressão que vc puder.
palavras do mack, que ng no brasil tem embasamento pra contrariar em matéria de turbo-compressores.
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saber a rsposta desde o in?cio, foi ótima
hehehehehehehe
mas informação e trocas de idéia nunca são demais
obrigado pelo esclarecimento
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o turbo estando bom, aceita toda pressão de óleo que a bomba pode mandar, nunca use qualquer coisa que possa reduzir a pressão do oleo que vai pro turbo e cuide sempre em manter o máximo de pressão que vc puder.
palavras do mack, que ng no brasil tem embasamento pra contrariar em matéria de turbo-compressores.
concordo, que os mancais vão ter a vida útil maior assim, mas tudo é jogo de perdas e ganhos… pra quem tem um turbo de rua e não pode se dar ao luxo de abrir turbina pra reparar retentores e vedações de 3 em 3 meses, jogar toda a maxima pressão na turbina, não é uma sa?da inteligente... pra quem usa em competição, roda a turbina tudoquidá ou tem uma oficina de reparo de turbina entre outros, é moleza... taca pressão máxima que puder que realmente toda a turbina (e de quebra o motor) vão durar mais, exceto os retentores do eixo...
e isso eu discuto com quem quizer, inclusive com o super-bicho-papoo-do-brasil-em-turbinas , mack
esse negocio de trocar reparos disseram que tem que retificar
se for assim bom pra mim
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tem mexúnico que abre tampa de tucho e diz que a junta não presta mais, e de quebra ainda taca cola junta pra vedar melhor , tudo é relativo… só um profissional competente e não paran?ico pode dizer se ao abrir uma turbina, precisa rebalancear... todos os que eu falei até hoje me disseram que se não retira material, retifica ou troca nada de massa rotativa, não precisa balancear de novo...
edit* juliano, acho que não me fiz entender bem no primeiro post, e nem nesse... apesar de tudo, eu se fosse vc, usaria a bomba com pressão maior sim, sem dúvida...
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opa, fabio o q vc ouviu falar sobre as bombas originais vw? comprei 1 e agora fiquei encanado…
e quem sabe onde eu posso levar a minha bomba pra dar um grau nela? eh de ap original vw nova...
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ola amigo pq ao invós de vc calcar a bomba pra dar mais pressão de óleo… não seria mais viável instalar um radiador de óleo. fiz isso num carro de um cliente meu aonde o óleo chegava a 110 graus de temperatura...
depois do radiador instalado ele não passa de 93 grau e a pressão nunca mais caiu menos de 0,9kg.
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então cara, radiador eu tb quero, mas eh mais pra frente… a grana ta um pouco curta...
ai tava pensando em cal?ar a bomba por enquanto, ou sei la trocar as engrenagens dela... por isso q queria saber onde faz o serviço...
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juliano vc alguma foto de uma bomba com essa porca que dá mais pressaum no sistema? sempre ouvi falar mas nunca vi, e naum tenho noção onde fica.
conversando com um amigo ele comentou da bomba de oleo da dinamica, mas fica em torno de 600,00, achei cara. no meu uso tudo original
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pq ao invós de vc calcar a bomba pra dar mais pressão de óleo… não seria mais viável instalar um radiador de óleo. fiz isso num carro de um cliente meu aonde o óleo chegava a 110 graus de temperatura...
depois do radiador instalado ele não passa de 93 grau e a pressão nunca mais caiu menos de 0,9kg.
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o procedimento correto qdo se instala um radiador de óleo é aumentar a pressão da bomba pelo simples fato de vc ter aumentado bastante o trajeto do oleo.
se vc sentiu q a pressão se estabilizou após ter instalado o radiador, vc iria ter o resultado absoluto se tb tivesse trabalhado a bomba.
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outro detalhe que tava quase esquecndo…
os filtros de oleo em geral, tám uma valvula interna de bypass que desvia o óleo caso a pressão esteja muito grande pra não correr o risco de estourar ou impedir a passagem de óleo...
ou seja... muitas vezes, quando a gente tá com nossos 8 bar de óleo, o filtro nao está filtrando o óleo... apenas desviando... isso durante um período longo é ruim pro motor...
e outra... muita pressão em cabeçotes hidr?ulicos tb sóqo prejudiciais no sentido de arrebentar prematuramente retentores em alguns carros...
ainda assim, sou adepto do quanto mais pressão de óleo, melhor... o resto a gente adapta...
? por isso que eu uso o filtro original do tempra turbo, ph4482, que tem uma pressão de alivio bem maior que o filtrão que costumam me indicar toda vez que troco o óleo, e ainda olham torto pro filtrinho original... como se fosse um absurdo eu usar ele ao invez do grandão que todo mundo usa...
canso de dizer, só porque encaixa, não quer dizer que é o certo...
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o certo mesmo é medir com a carol disse, mas a maioria mede como eu fa?o, no sensor de óleo, q no meu carro (corsa) é no bloco.
excesso de pressão é ruim, pq além de poder estourar tudo pode implicar em baixa vaz?o, já que nas bombas qto maior pressao menor vazao (ok, eu sei q tem o bypass, mas não da para saber se abaixou a pressao ou nao, entao vou pelo lado mais seguro).
a turbina ir? fumar… não vejo como os retentores de uma turbina, q c? entre nés não são o melhor da engenharia para reter láquidos, possa aguentar um excesso de pressão sobre eles.... mas já disseram.... se vc não liga de ter uma turbina q fuma....
e o corky bells (acho q é assim o nome dele) sugere q se coloque um restritor, caso a pressão seja alta, para evitar que a turbina fume.
ps... lembrem que estamos falando em limitar a pressão a 4bar que é bastante pressao mecher no bypass não vai ajudar nada na situação cr?tica de vc dar um pau no motor, tirar o po, o carro ir p marcha-lenta e a pressão cair para 0,9bar como no meu.
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e o corky bells (acho q é assim o nome dele) sugere q se coloque um restritor, caso a pressão seja alta, para evitar que a turbina fume.
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fui nessa de usar restritor e destrui permanentemente (em menos de 2 meses) a turbina do meu motor antigo, mas foi de tar pt mesmo, de só aproveitar as carca?as.
certas coisas do livro desse autor não se aplicam aos nossos casos (em motor ap), ou então tem muita coisa ali sendo mal interpretada.
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eu tenho o livro corky bell ( tem um post meu sobre isso) e ele so menciona restritores no caso de turbinas roletadas ou em motores gm big block.
nas roletadas porque os rolamentos necessitam de menos oleo e tambem pela refrigera?ao a agua da turbina…
nos gm bb pq a bomba de oleo é tao monstra que destroi os retentores da turbina...
de resto ele recomenda o fluxo mais perfeito e limpo possivel... sem curvas... com o retorno a 45 graus e recomenda o uso de oleo mineral ou no maximo semi-sintetico com a gradua?ao o mais proxima possivel... pois os aditivos para multi-viscosidade costumam prejudicar esses retentores...
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outro detalhe que tava quase esquecndo…
os filtros de oleo em geral, tám uma valvula interna de bypass que desvia o óleo caso a pressão esteja muito grande pra não correr o risco de estourar ou impedir a passagem de óleo...
ou seja... muitas vezes, quando a gente tá com nossos 8 bar de óleo, o filtro nao está filtrando o óleo... apenas desviando... isso durante um período longo é ruim pro motor...
e outra... muita pressão em cabeçotes hidr?ulicos tb sóqo prejudiciais no sentido de arrebentar prematuramente retentores em alguns carros...
ainda assim, sou adepto do quanto mais pressão de óleo, melhor... o resto a gente adapta...
? por isso que eu uso o filtro original do tempra turbo, ph4482, que tem uma pressão de alivio bem maior que o filtrão que costumam me indicar toda vez que troco o óleo, e ainda olham torto pro filtrinho original... como se fosse um absurdo eu usar ele ao invez do grandão que todo mundo usa...
canso de dizer, só porque encaixa, não quer dizer que é o certo...
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perfeito
no mt eh a mesma coisa, os caras insistem em colcoar akeles filtros grandes , e olham pro original q eh pequeno como se não prestasse, mal sabem eles as vantagens do original pequeno , eu só uso o original na minha mwt, perfeito
tu disse q teu 2.4 ta dando 8bar de pressão quando frio? mas eh no cabeçote ou no bloco la em baixo? quantos mm eh a arruela q tu cal?ou a bomba?
abraço
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l? em cima, num daqueles tampoes pequenos que tem a direita do motor pra quem olha da frente do carro… postei uma foto da ligação deles la no cdm a um tempo atras... no topico sobre a retifica...
não sei quantos mm são, na verdade o parafuso dela permite uma regulagem mínima e foi aí que mexemos... tem outras coisas feitas na retifica pra o aumento de pressão, folgas, bronzinas inteiri?as, usinagem das galerias e diminuição dos furos dos injetores embaixo dos pistões (esse eu quase brigo com o cara da retífica, mas já tava feito, pelo menos me valeu um desconto...)
estou tomando coragem pra meter a turbina original do tempra, que está guardada, nele... nada sovi?tico, 0,7 na gasolina mesmo... mas dálhe $$$$.... e as cinco bobinas só encarecem na hora do meg.. é o mais caro da linha...
vou fazer um vêdeo do manometro e posto aqui...