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Preparação cabeçote hpz

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    M Offline
    Magoo
    escreveu em última edição por
    #28

    aproveitando que é um excelente topico aproveitei pra pegar um post do evandro que ele escreveu em outro forum. espero ser util para todos.

    ola pessoal

    aproveitando o excelente tópico, gostaria de esclarecer alguns fatos em relação a preparação de cabeçotes.

    1 - definitivamente o cabeçote é a alma de qualquer motor bem preparado.

    2 - não se compara cabeçotes unicamente por cfm no pico maximo. o que deve fazer é analizar a média de cfm em relação ao levante x a velocidade de fluxo. o principal é verificar a média de fluxo que é o que realmente interessa. para medir a média de fluxo é simples, divida a escala de fluxo em partes iguais e as analize em relação ao levante de válvulas, em ambos os cabeçotes e nos mesmos parametros. a importancia deste fato é que o cabeçote deve ser bom desde o inicio da abertura da válvula até o seu ponto maximo, mas o que poucos sabem é que para aumentar o fluxo em determinados casos voce perde fluxo no inicio da rampa de abertura da válvula, onde a velocidade do fluxo cai muito.

    3 - deve-se ficar atento também é que se um comando tem 10mm de levante, pelo menos acima de 3mm de abertura o cabeçote de maior volume já deve ter rendimento superior em cfm, e a faixa abaixo de 3mm não deve ter seu fluxo inferior a 5% do valor original no mesmo parametro, sob o risco de perder a média, e consequentemente o rendimento do motor.

    4 - jamais analize um cabeçote com parametros de pressoes e levantes diferentes, ou ainda sem saber sobre a temperatura e humidade do ar sem a tabela de conversão. as variações são gigantescas.

    5 - ….muito menos ver se o cabeçote tem 200 cfm com 20mm de levante se o seu comando tem apenas 10mm.

    6 - um cabeçote de corrida em um carro de rua pode ficar pior que o original, pois o melhor fluxo (velocidade x volume) só é atingido em altos indices de rotações e abertura de válvula que um carro de rua não possui, ou pelo menos é impraticavel.

    7 - um erro muito comum entre alguns preparadores é utilizar um junta com abertura original em um cabeçote preparado. a junta do coletor de admissão - bem como as entradas e sa?das dos coletores - deve ter seu diametro exatamente igual ao cabeçote. uma simples junta pode acabar com o desempenho de um cabeçote bom.

    8 - quanto maior o fluxo do cabeçote maior é a potencia, isso é um fato, mas dependendo do tipo de preparação a potencia só aparecera em altas rotações, obrigando a instalação de componentes caros e as vezes incompativeis a um motor de rua .

    9 - um cabeçote que tem alto volume de cfm perde velocidade de fluxo em baixos regimes de rotação, e isso piora ainda mais se tiver um comando de válvulas mais nervoso .

    10 - cabeçote muito grande em volume e fluxo necessita de alta velocidade dos pistões para uma melhor aspiração. se tem um motor que gira 5500rpm e usar um cabeçote feito para andar a 10.000rpm voce pode se decepcionar com o rendimento...e muito.

    11 - um cabeçote de corrida necessita de grande cfm também nos coletores de admissão, borboletas, coletor de escapamento, e principalmente um excelente comando de válvulas...traduzindo: dependendo do nivel de preparação um simples abafador, coletor ou uma minuscula borboleta pode prejudicar o rendimento em 100%. não se esque?a que a partir do momento que instalou um cabeçote gigante com comando enorme, a parte de baixo deve estar preparada para operar acima de 8000rpm. e quanto maior o rpm mais componentes fidedignos devem ser instalados e cuidados...custa caro e pode quebrar sem previo aviso.

    12 - nem só de cfm vive um cabeçote, temos ainda a velocodade do fluxo, o volume dos ports de admissão e escapamento, e principalmente a escolha correta do cabeçote para cada aplicação em particular.

    13 - a coisa mais importante em um cabeçote preparado não é o cfm no pico maixo, mas sim a equalização deste fluxo em todos os cilindros, nos mesmos parametros. não adianta ter o primeiro cilindro com 200 cfm se o terceiro tem no mesmo levante 150cfm....isso é gravṍssimo.

    14 - a area mais importante na preparação do cabeçote é a garganta. um simples trabalho no alojamento das sedes, garganta, sedes e válvulas pode render no cabeçote do zetec 16v mais de 15 cfm sem ter que tocar nos dutos de entrada e sa?da, e pricipalmente, sem prejudicar a velocidade do fluxo em relação ao levante de válvula. excelente para um motor de rua.

    15 - não existe preparação de cabeçotes em um nível elevado e sório sem a bancada de fluxo, tubo de pitot , analizador, ferramentas específicas e, principalmente a experiencia. cabeçote sório definitivamente não é trabalho para amadores.

    abraão a todos e fico a disposição para esclarecimentos.

    evandro lima

    venom automotive

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RoNiN
      escreveu em última edição por
      #29

      faão a mesma complementação que fiz em relação ao post do evandro no outro fórum:

      fiquem bem atentos aos comentários do evandro que 99% das pessoas realmente não sabem bem o que analisar, eu mesmo não sabia e ainda não sei muita coisa ainda acrescento:

      1 - quando ver um gr?fico em função de lift é referente ao levante das válvulas, quanto elas abrem e é espresso geralmente em polegadas. no meu exemplo o lift máximo medido na admissão é de .455 , o que equivale a 11,55mm.

      2 - se nos dados vier espresso em função de l/d tome mais cuidado ainda ao analisar, l/d é uma proporção do lift em relação ao di?metro das válvulas, ou seja, uma porcentagem. por exemplo, se vc tiver um l/d de 0,35 quer dizer que o levante é equivalente a 35% do di?metro das válvulas, no caso do meu exemplo seria 35% de 33mm, que é o di?metro das válvulas de admissão, isso dá os 11,55mm de levante máximo na admissão.

      3 - outra coisa que é muito importante observar é qual pressão de água em que foi realizado o teste. testes realizados a 28 de água passam facilmente dos 200cfm e induzem ao erro ao analisar com um teste realizado a 10 de pressão. o próprio evandro já comentou sobre o fator de conversão de um teste para outro. em um teste realizado a 10 com um resultado de 143,7cfm é equivalente a 240,4cfm em um teste realizado a 28 de água.

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Lee
        escreveu em última edição por
        #30

        garage rr tinha q trocar de nome, pq ta cheeeeeio de rr fazendo merda ai pelo .br

        [snapback]592111[/snapback]

        isso é simples de resolver, registra a marca e nome no inpi e depois pau em cima dos outros, ai terão q tirar o nome ou pagar multa $$$$ :humpft:

        –---------------------------------------------------------------------------------------------

        a ?... zezão chuta bundas fudido... um dia, um dia quem sabe $$$ eu des?a pra bsb e deixe o carro lá aiaiaiaiai. apesar q tem um discipulo dele aki em gyn muito bom :ppteam:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          FUNtastic
          escreveu em última edição por
          #31

          quem zorlac? o manoel?

          ele de fato eh mto bom, mas não tah no mesmo nivel do zez?o, pois sequer tem uma bancada de fluxo…

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AIRpower
            escreveu em última edição por
            #32

            aproveitando que é um excelente topico aproveitei pra pegar um post do evandro que ele escreveu em outro forum. espero ser util para todos.

            ola pessoal

            aproveitando o excelente tópico, gostaria de esclarecer alguns fatos em relação a preparação de cabeçotes.

            1 - definitivamente o cabeçote é a alma de qualquer motor bem preparado.

            2 - não se compara cabeçotes unicamente por cfm no pico maximo. o que deve fazer é analizar a média de cfm em relação ao levante x a velocidade de fluxo. o principal é verificar a média de fluxo que é o que realmente interessa. para medir a média de fluxo é simples, divida a escala de fluxo em partes iguais e as analize em relação ao levante de válvulas, em ambos os cabeçotes e nos mesmos parametros. a importancia deste fato é que o cabeçote deve ser bom desde o inicio da abertura da válvula até o seu ponto maximo, mas o que poucos sabem é que para aumentar o fluxo em determinados casos voce perde fluxo no inicio da rampa de abertura da válvula, onde a velocidade do fluxo cai muito.

            3 - deve-se ficar atento também é que se um comando tem 10mm de levante, pelo menos acima de 3mm de abertura o cabeçote de maior volume já deve ter rendimento superior em cfm, e a faixa abaixo de 3mm não deve ter seu fluxo inferior a 5% do valor original no mesmo parametro, sob o risco de perder a média, e consequentemente o rendimento do motor.

            4 - jamais analize um cabeçote com parametros de pressoes e levantes diferentes, ou ainda sem saber sobre a temperatura e humidade do ar sem a tabela de conversão. as variações são gigantescas.

            5 - ….muito menos ver se o cabeçote tem 200 cfm com 20mm de levante se o seu comando tem apenas 10mm.

            6 - um cabeçote de corrida em um carro de rua pode ficar pior que o original, pois o melhor fluxo (velocidade x volume) só é atingido em altos indices de rotações e abertura de válvula que um carro de rua não possui, ou pelo menos é impraticavel.

            7 - um erro muito comum entre alguns preparadores é utilizar um junta com abertura original em um cabeçote preparado. a junta do coletor de admissão - bem como as entradas e sa?das dos coletores - deve ter seu diametro exatamente igual ao cabeçote. uma simples junta pode acabar com o desempenho de um cabeçote bom.

            8 - quanto maior o fluxo do cabeçote maior é a potencia, isso é um fato, mas dependendo do tipo de preparação a potencia só aparecera em altas rotações, obrigando a instalação de componentes caros e as vezes incompativeis a um motor de rua .

            9 - um cabeçote que tem alto volume de cfm perde velocidade de fluxo em baixos regimes de rotação, e isso piora ainda mais se tiver um comando de válvulas mais nervoso .

            10 - cabeçote muito grande em volume e fluxo necessita de alta velocidade dos pistões para uma melhor aspiração. se tem um motor que gira 5500rpm e usar um cabeçote feito para andar a 10.000rpm voce pode se decepcionar com o rendimento...e muito.

            11 - um cabeçote de corrida necessita de grande cfm também nos coletores de admissão, borboletas, coletor de escapamento, e principalmente um excelente comando de válvulas...traduzindo: dependendo do nivel de preparação um simples abafador, coletor ou uma minuscula borboleta pode prejudicar o rendimento em 100%. não se esque?a que a partir do momento que instalou um cabeçote gigante com comando enorme, a parte de baixo deve estar preparada para operar acima de 8000rpm. e quanto maior o rpm mais componentes fidedignos devem ser instalados e cuidados...custa caro e pode quebrar sem previo aviso.

            12 - nem só de cfm vive um cabeçote, temos ainda a velocodade do fluxo, o volume dos ports de admissão e escapamento, e principalmente a escolha correta do cabeçote para cada aplicação em particular.

            13 - a coisa mais importante em um cabeçote preparado não é o cfm no pico maixo, mas sim a equalização deste fluxo em todos os cilindros, nos mesmos parametros. não adianta ter o primeiro cilindro com 200 cfm se o terceiro tem no mesmo levante 150cfm....isso é gravṍssimo.

            14 - a area mais importante na preparação do cabeçote é a garganta. um simples trabalho no alojamento das sedes, garganta, sedes e válvulas pode render no cabeçote do zetec 16v mais de 15 cfm sem ter que tocar nos dutos de entrada e sa?da, e pricipalmente, sem prejudicar a velocidade do fluxo em relação ao levante de válvula. excelente para um motor de rua.

            15 - não existe preparação de cabeçotes em um nível elevado e sório sem a bancada de fluxo, tubo de pitot , analizador, ferramentas específicas e, principalmente a experiencia. cabeçote sório definitivamente não é trabalho para amadores.

            abraão a todos e fico a disposição para esclarecimentos.

            evandro lima

            venom automotive

            [snapback]592609[/snapback]

            faão a mesma complementação que fiz em relação ao post do evandro no outro fórum:

            fiquem bem atentos aos comentários do evandro que 99% das pessoas realmente não sabem bem o que analisar, eu mesmo não sabia e ainda não sei muita coisa ainda acrescento:

            1 - quando ver um gr?fico em função de lift é referente ao levante das válvulas, quanto elas abrem e é espresso geralmente em polegadas. no meu exemplo o lift máximo medido na admissão é de .455 , o que equivale a 11,55mm.

            2 - se nos dados vier espresso em função de l/d tome mais cuidado ainda ao analisar, l/d é uma proporção do lift em relação ao di?metro das válvulas, ou seja, uma porcentagem. por exemplo, se vc tiver um l/d de 0,35 quer dizer que o levante é equivalente a 35% do di?metro das válvulas, no caso do meu exemplo seria 35% de 33mm, que é o di?metro das válvulas de admissão, isso dá os 11,55mm de levante máximo na admissão.

            3 - outra coisa que é muito importante observar é qual pressão de água em que foi realizado o teste. testes realizados a 28 de água passam facilmente dos 200cfm e induzem ao erro ao analisar com um teste realizado a 10 de pressão. o próprio evandro já comentou sobre o fator de conversão de um teste para outro. em um teste realizado a 10 com um resultado de 143,7cfm é equivalente a 240,4cfm em um teste realizado a 28 de água.

            [snapback]593351[/snapback]

            :ppteam: :humpft:

            excelente tópico.

            ronin, seu carro não é um focus sedan não n

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #33

              respondendo por ele: é um focus hatch :ppteam:

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                AIRpower
                escreveu em última edição por
                #34

                respondendo por ele: é um focus hatch :ppteam:

                [snapback]594069[/snapback]

                defenestrante :humpft:

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  defenestrante :humpft:

                  [snapback]594071[/snapback]

                  o focus dele é um belo sleeper, exceto qdo ele sai com rodas pretas de ferro na frente e as origi de liga leve atrás :ppteam:

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lee
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    quem zorlac? o manoel?

                    ele de fato eh mto bom, mas não tah no mesmo nivel do zez?o, pois sequer tem uma bancada de fluxo…

                    [snapback]593996[/snapback]

                    mas quem em goiania tem??? q eu saiba ninguém :ppteam:

                    então, pelo uq temos, muita gente faz milagres, ou como a galera diz, tira leite de pedra rsrsr

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AIRpower
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      o focus dele é um belo sleeper, exceto qdo ele sai com rodas pretas de ferro na frente e as origi de liga leve atrás  :ppteam:

                      [snapback]594075[/snapback]

                      para as pessoas normais é só um focus basicão pela rodas de ferro, ou que furou os pneus e está usando estepe. cuidado com a inoc?ncia… :humpft:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RoNiN
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        para as pessoas normais é só um focus basicão pela rodas de ferro, ou que furou os pneus e está usando estepe. cuidado com a inoc?ncia… :ppteam:

                        [snapback]594125[/snapback]

                        mas se a pessoa olhar um par r888 em rodas pretas não vai achar que é step :humpft:

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          zunido
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          mas se a pessoa olhar um par r888 em rodas pretas não vai achar que é step :ppteam:

                          [snapback]594128[/snapback]

                          naaaaaaada :humpft: vai pensar: _coitado do cara… nem grana pra pneu ele tem... olh? só: tão carecas os da frente

                          akakakkaakakakkakakakakaka

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RoNiN
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            naaaaaaada :nnnn:  vai pensar: _coitado do cara… nem grana pra pneu ele tem... olh? só: tão carecas os da frente

                            akakakkaakakakkakakakakaka

                            [snapback]594136[/snapback]

                            :ppteam: :humpft: :ninja: :ninja: :ninja: :ninja: :ohoh:

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              FUNtastic
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              mas quem em goiania tem??? q eu saiba ninguém  :humpft:

                              então, pelo uq temos, muita gente faz milagres, ou como a galera diz, tira leite de pedra rsrsr

                              [snapback]594077[/snapback]

                              o manoel eh sim muito bom, o melhor de gyn, mas pelo simples fato de nao ter uma bancada de fluxo ele deixa a desejar em relação ao zez?o

                              mas o cabeçote q ele fez pro marea do weiler ficou top

                              mas se a pessoa olhar um par r888 em rodas pretas não vai achar que é step :ppteam:

                              [snapback]594128[/snapback]

                              será q agora vc jah ganha do bala? hehehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RoNiN
                                escreveu em última edição por
                                #42

                                será q agora vc jah ganha do bala? hehehehe

                                acho difácil, o carro melhorou bastante, não é caso de mudança da água pro vinho, ainda mais que to andando com o escape original de 1 7/8 agora… :ppteam:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #43

                                  e trocando o escape vc ganha dele? heheheheh

                                  quero ver é o bicho pegar haehiaehiiaeea

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #44

                                    e trocando o escape vc ganha dele? heheheheh

                                    quero ver é o bicho pegar haehiaehiiaeea

                                    [snapback]594149[/snapback]

                                    me consegue uma vaga para botar meu carro denovo no próximo trackday que a gente tira essa dúvida :ppteam:

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #45

                                      hehehehehe

                                      faça uma carca?a de fibra em formato de marea pro seu carro q ele entra :ppteam:

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                                        #46

                                        hehehehehe

                                        faça uma carca?a de fibra em formato de marea pro seu carro q ele entra :ppteam:

                                        [snapback]594157[/snapback]

                                        não serve só o os logotipos não? posso até tirar o svt e botar o abarth hehehe

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #47

                                          qual o telefone do zez?o?

                                          1 Resposta Última resposta

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