E da-lhe mais throttle bodies
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a dúvida do ponto minha persiste bem. o meu da uma leve atrasada de alta pois sempre ouvi dizer que tem q atrasar pq muito ponto de alta amarra o motor.
uso de ponto final 31 graus
a taxa posso deixar em 15.5 no metanol mesmo?
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ricardo, o ponto não depende só da taxa, mas tb do comando. se for comando manso, com lobe alto e pouca duração, acontece de amarrar em alta mesmo sem ter detonação.
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carol,
teoricamente a cilindrada está atrapalhando o motor o motor está cavando um volume de ar que a válvula não é capaz de aspirar sem gerar turbulencia.
pelos cálculos, precisaria de uma válvula de aproximadamente 43mm para que a velocidade no duto fosse adequada (mas isso não é fisicamente possível).
outra alternativa seria reduzir a cilindrada. tomando como exemplo um ap 1800cc, você conseguiria girar na casa dos 7220rpm beirando a casa dos 280 pos/s de velocidade de fluxo. com certeza o enchimento do seu cilindro seria maior.
cilindrada só é interessante se o seu conjunto andar junto, caso contrário, vc anda pra tras.
somente lembrando …......tudo isso é teoria a prática muitas vezes se motra um pouco diferente disso tudo. mas eu acho interessante calcular porque embora não seja exatamente a realidade, te dá a direção a seguir e diminui a chance de erro.
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tem como compensar todos esses calculos com um comando adequado…......já que o cabeçote 8v não ajuda e diminuir cilindrada é meio chato ???
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sim sim, entendi oq vc ker dizer west e vlw ali sobre a área, mais acho q deu pra entender oq eu disse neh…..
rodrigo, podemos usar meu carro como exemplo sim, um deles ?, como melhorar ainda mais o rendimento do meu carro em alta? pq passei meu carro no dinamometro, consegui 222cv é 5400rpm porémmeu carro com 6000rpm a curva de potência já esta caindo brusssscamente.
e meu carro na pista parece um trator de baixa, porém troco de marcha no m?aaximo a 7400rpm pq depoiis disso o motor já não vai mais, estou usando 15,5 - 16 de taxa no carro.
o motor é um vira 2.0 original, com bielas retrabalhadas e pistões powertech de 85mm, todo o conjunto balanceado e com uma montagem perfeita. o volante é aliviado apenas 600 gramas, o cabeçote possui valvulas 41 por 35 e os dutos são reabertos feito na injetech e testado e corrigido na hg motores.
mesmo eu sabendo que o motor ainda não rende oq deveria render ele ainda se mostra muito competitivo comparado aos carros std que correm na copa paran?, porém como a próxima etapa vai ser em maripo tenho tempo de deixar o carro 100%
comprei 2 ventura novos, esta semana vou fazer a suspenção para arrancada ( pq as 2 corridas q corri com o carro eu estava usando suspenção original com molas cortadas ) mesmo andando com pneus carecas e com uma suspenção rid?cula ainda consegui um bom resultado ( 9.130 de pista contra uma média de 8.900 ) na categoria ficando em quarto lugar agora na primeira etapa e quinto na última ( só andei 2 arrancadas na vida )
desmontei ele essa semana e reparei que eu por simples idiotice e falta de atenção havia deixado a junta de admissão tampando o duto ( a junta menor q o duto )
tirei a semana agora pra arrumar todos os detalhes que precisavam ser corrigidos.
conto com a ajuda de vcs e algumas dicas pra melhorar ainda mais o rendimento do motor e quem sabe trazer um trof?u de primeiro lugar na próxima etapa.
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pessoal,
desculpe a pergunta, mas eu fiz umas contas aqui… e para se ter 222 cv é 5400 rpm, o motor tem que ter mais de 29 kgmf de torque nessa rotação... é isso mesmo???
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tem como compensar todos esses calculos com um comando adequado…......já que o cabeçote 8v não ajuda e diminuir cilindrada é meio chato ???
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a verdade é que não sabemos a realidade que o motor está tabalhando ele disse que o cabeçote tem 102 cfm, mas a que lift o cabeçote tem esse cfm é o comando que ele está usando é adequado ao lift de máximo cfm é o problema é que não sabemos nada disso.
uma tentativa seria dar preferência para a admissão, talvez tentar um acerto na polia buscando isso
o problema é que não possu?mos o cfm no escapamento para verificar se a relação admissão/escape está adequada e se priorizando a admissão não estariamos prejudicando o escapamento. a grande merda é que em cabeçote 8v vc não consegue fazer este acerto na admissão sem prejudicar o escape.
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somente 01 aviso.
hoje medi os futuros cabeçotes do meu v8 e cada cilindro possui 131cfm @ 10 na admissão (com 12,7mm de lift) e 96,2 cfm @ 10 no escape ( com 12,2 mm de lift ).
isso significa que meu motor com esses cabeçote será capaz de aspirar 1048 cfm
a potência potencial deste motor ficará na casa 450 hps (na gasolina). ?bvio que eu não vou chegar neste patamar, porque não pretendo adequar o motor a atingir a rotação necessária para gerar esta potência. mas provavelmente chegaremos na casa dos 350 hp aspirado
antecipadamente gostaria de agradecer ao tiagones por ter feito as medições do cabeçote pra mim. esse cara é um exemplo de simplicidade e camaradagem
abraço.
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…tiagones por ter feito as medições do cabeçote pra mim. esse cara é um exemplo de simplicidade e camaradagem
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cilindrada só é interessante se o seu conjunto andar junto, caso contrário, vc anda pra tras.
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por isso não gosto de fazer motores com vira de 2.0. sempre bato nessa tecla que pra aspirado, muita cilindrada esbarra nas limitações f?sicas do cabeçote, e é justamente aí que essa sua frase é perfeita, pois uma coisa depende de outra num aspro, desde cilindrada, cabeçote, escape, carburas, tudo….
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hum tesão, entendi a parada do comando, semana que vem acabo de montar o carro e se o dinheiro der ( pq ta contadinho pra andar em maripo ) levo pro dino dinovo e posto os resultados, e se o dinheiro não ter eu digo como o carro se saiu na pista
abraços
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pessoal,
desculpe a pergunta, mas eu fiz umas contas aqui… e para se ter 222 cv é 5400 rpm, o motor tem que ter mais de 29 kgmf de torque nessa rotação... é isso mesmo???
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? verdade…
e dá ~13,5 kgfm por litro...
qual foi o torque máximo medido??
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a verdade é que não sabemos a realidade que o motor está tabalhando ele disse que o cabeçote tem 102 cfm, mas a que lift o cabeçote tem esse cfm é o comando que ele está usando é adequado ao lift de máximo cfm é o problema é que não sabemos nada disso.
uma tentativa seria dar preferência para a admissão, talvez tentar um acerto na polia buscando isso
o problema é que não possu?mos o cfm no escapamento para verificar se a relação admissão/escape está adequada e se priorizando a admissão não estariamos prejudicando o escapamento. a grande merda é que em cabeçote 8v vc não consegue fazer este acerto na admissão sem prejudicar o escape.
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qual relação adm/escape vc acha ideal para aspro e para turbo ???
acha que muda a relação dependendo do motor ???
abraço…
somente 01 aviso.
hoje medi os futuros cabeçotes do meu v8 e cada cilindro possui 131cfm @ 10 na admissão (com 12,7mm de lift) e 96,2 cfm @ 10 no escape ( com 12,2 mm de lift ).
isso significa que meu motor com esses cabeçote será capaz de aspirar 1048 cfm
a potência potencial deste motor ficará na casa 450 hps (na gasolina). ?bvio que eu não vou chegar neste patamar, porque não pretendo adequar o motor a atingir a rotação necessária para gerar esta potência. mas provavelmente chegaremos na casa dos 350 hp aspirado
antecipadamente gostaria de agradecer ao tiagones por ter feito as medições do cabeçote pra mim. esse cara é um exemplo de simplicidade e camaradagem abraço.
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também assino embaixo.
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achei em alguns foruns q o celso é enrolado d+++++++++++++++++++++++++ pra entregar produto. mas o trampo dele é excelente.
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bem isso. ele fez as buchas de aluminio do agregado do passat. levou um dia pra fazer, mas 4 meses pra começar
ai eu ia montar injetado com os corpos dele, mas nessa velocidade desisti só q o trampo é de primeira.
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bem isso. ele fez as buchas de aluminio do agregado do passat. levou um dia pra fazer, mas 4 meses pra começar
ai eu ia montar injetado com os corpos dele, mas nessa velocidade desisti só q o trampo é de primeira.
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ai q tá, se com a galera q mora ai ele ja enrola, imagine comigo, outro estado hehe, nunca iria receber o produto aiaiaia.
so se alguém ai comprar, ficar em cima dele pra fazer e depois me revender aiaia
gus, cade o videozinho do amassadinho??? rsrsrs
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ai q tá, se com a galera q mora ai ele ja enrola, imagine comigo, outro estado hehe, nunca iria receber o produto aiaiaia.
so se alguém ai comprar, ficar em cima dele pra fazer e depois me revender aiaia
gus, cade o videozinho do amassadinho??? rsrsrs
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ainda não acabou o fds
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conforme prometido, um tá ai
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem838.flv
cr?ditos da filmagem: cau? nuvo.
o outro tá subindo.
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http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem839.flv
aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ta louco, meter aquele pregão de pedreiro, se bobiar fura a lata aiaiai.
dá dá… muit dá.
valeu gus, agora ja deu pra sentir o drama e ir preparando
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qual relação adm/escape vc acha ideal para aspro e para turbo ???
acha que muda a relação dependendo do motor ???
abraço…
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para aspirado, de 75% a 85%, sempre respeitando o rpm de otimização do projeto.
pra turbo é sempre bom dar um pouco mais de escapamento…...muita gente acha que os problemas de quebra em carro turbo sempre estão na alimentação........a algumas vezes estão no escapamento.
abra