Seria o fim da preparação de veículos no mundo?
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acho que para tudo se da um jeito.
mas é fato que os carros aqui no brasil cada vez estão mais toscos, só pl?stico, descart?veis.
eu to presenciando um gol 90 que está em melhor estado e com menos barulho que o meu ex-palio 05/06. e eu ainda cuido dos carros.
e é fato… esses carros que nés vemos, que eram acess?veis e que são colecion?veis acabaram. pelo menos aqui no brasil.
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o gol g3 1.0 aki de ksa jah quebrou as 2 ma?anetas da frente… varios encaixes de plastico nao seguram mais.... enquanto isso a saveiro batia a porta do porta-luvas que jah resolvi.. mais nda...
axo que a fibra otica nos carros vai chegar nos carros duraveis... o cara que compra uma meca top, super esportivos e afins... nossos 1.nada vao demorar muuuuuuito por d++ pra isso...
fora que motor é motor desde 1900 e bolinha... mudou os penduricalhos... arranca isso ai tudo... coloca uma fuel tech da vida... morreu...
preparação nunca vai acabar... veja oq as tracidionais marcas de prepara?ao na europa fazem em carros com eletronicas muito mais complexas que dos nossos carros e ainda saiem super canhoes de rua com 500... 800 cv.. com todo o pc de bordo funfando... com o satnav... com o ar digital gelando... com a luzinha da inje?ao apagada... e por ai vai... claro que tudo tem seu preço... e quando maior a complexidade... maior o $$$$
enquanto o herrera tira o vanos das bmws que ele mexe ... a hartge ou a hamann usam ele no limite do limite pra tirar tudo que da dos motores...
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ontem estava na aula e começamos a discutir sobre as dificuldades que a alteração de veículos ir? passar nos próximos anos.
um dos pontos levantados foi que a partir de 2008 (se não me engano) vão começar a substituir os fios eletricos por fibra ?tica.
de in?cio será a substituição do chicote, que ao invós de 30-40 fios juntos, contar? somente com 01 cabo de fibra ?tica que será capaz de fazer a transmissão de informações.
com isso já dá pra entender a dificudade de fazer qualquer alteração no sistema. outro ponto é o sistema de monitoramento do veículo que, atravṍs da fibra ?tica, começara a monitorar toda e qualquer ateração nos parametros originais do veículo.
também discutirmos sobre uma alteração que a fábrica pretende fazer nas ecus para forçar o usuário fazer manutenção em autorizadas. quando estiver vencendo a data de uma revisão (ou kilometragem) a ecu se auto programar? para fornecer 10% a menos de potencia que o motor original e assim sussessivamente até chegar a 60% da potencia original e forçar o usuário a fazer as revisões em uma autorizada.
o computador da autorizada fica conectado a central ( no caso da vw/audi na alemanha) e a autenticação para destravamento da ecu só acontece via conexão com a alemanha.
queria discutir com todos a respeito deste assunto…....seria o inicio do fim da preparação de veículos no mundo ?
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pra isso existe a galera da ft, hardware, his aqui do brasil, hehehe… com ie que possa atender nossas vontadees por cv.
ouuuuuuuuuuuuuuuuu vamos voltar aos carburadores
mas pra isso acontecer... nem eu e nem vc e nem ninguém aqui do forum estará vivo hehehehe
isso pode acontecer a curto prazo nos carros de luxo, tipo meca, bmw, aston martin, porsche...
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? um tema interessante esse.
? como se tratassem o carro como um anti-virus,… hauha
não penso que seja impossível, porque isso nada ?.
mas é improvóvel, pelo menos é curto prazo. a menos que inventem um motor tão complexo que seja impossível de ser desmontado por um ser vivo mortal.
sem dizer que um sniffer na porta de comunicação capturaria os frames da comunicação com a centreal da vw e viol?, já está pronto o primeiro crack de ecu da história.
[]s
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? um tema interessante esse.
? como se tratassem o carro como um anti-virus,… hauha
não penso que seja impossível, porque isso nada ?.
mas é improvóvel, pelo menos é curto prazo. a menos que inventem um motor tão complexo que seja impossível de ser desmontado por um ser vivo mortal.
sem dizer que um sniffer na porta de comunicação capturaria os frames da comunicação com a centreal da vw e viol?, já está pronto o primeiro crack de ecu da história.
[]s
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pensei na galera hackeando carro no meio da rua com conecxoes wireless…
o cara la andando e no nda o carrao 6.4 vira 1.nada... hehehehe
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firmware detectado:
manco 1.0 60cv
firmware disponivel:
suprema benga 6.0 1100cv
deseja continuar? s/n
__
atualizacao de firmware disponivel para deixar seu 1.0 com desempenho de 6.0
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o preão de um chicote comum já é caro d+.
se bobear fica elas por elas, retirando aquele monte de fios e colocando 1 só.
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a tend?cia é o custo cair…. como aconteceu com celulares, computadores, etc.
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firmware detectado:
manco 1.0 60cv
firmware disponivel:
suprema benga 6.0 1100cv
deseja continuar? s/n
__
atualizacao de firmware disponivel para deixar seu 1.0 com desempenho de 6.0
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daki a poko tem gente formatando os carros com virus…
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acho que com a popularização da fibra ?tica, seu preão ira cair e sua utilização será uma coisa comum, então pq não preparar utilizando fibra ?tica no lugar dos cabos tradicionais?
agora o windows ce nos fiats vai ser legal… vai ter nego dando desculpa de tela azul, ou que teve que dar um ctrl-alt-del pra justificar a benga hehehehhe
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explica um pouco melhor sobre isso ricardo. é justamente essa rede can que vão implantar nos carros.
vao implantar nao, já tem muito carro andando com isso….
seria mais ou menos a mesma coisa que uma rede de computadores ponto a ponto , onde se usa um cabo só e cada coisa pendurada nela tem um endereco específico.
com isso, reduz barbaridade o número de cabos passados no chicote do carro, pois (por exemplo) buzina, seta, etc... vai tudo ligado num cabo só.
tem carro (mercedes, snme) que chega ao absurdo de ter duas ecus separadas para minimizar o comprimento dos cabos....
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to tranquilo… vw caixa e puma nao tem isso...
s2 e rs2 tambem nao... entao que se dane... ehhehehehe
mas falando serio, nao acredito nisso, seria contra as leis do consumidor... a montadora nao pode obrigar o cliente a levar o carro no servião autorizado assim..
alem do mais, caso realmente quisessem fazer isso, jah poderia estar implementado..
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de uma certa maneira west isso ja existe, como nos fiat, que deu a quilometragem da revisão, acende uma luz no painel obrigando o motorista a ir fazer a revisão.
kleber
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de uma certa maneira west isso ja existe, como nos fiat, que deu a quilometragem da revisão, acende uma luz no painel obrigando o motorista a ir fazer a revisão.
kleber
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mas se for só uma luzinha, e principalmente específica para isso, é muito fácil de resolver ..
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quero ver o dia em que as válvulas (admissão e escape) forem controladas via software, isto ?, forem acionadas a partir de algum tipo de solen?ide ou acionador eletromecânico, sendo possível controlar tempo de abertura (e até mesmo a abertura, até um limite é claro) por software.
aumentaria violentamente os riscos de uma quebra já que qualquer erro no timing poderia resultar em válvulas acavaladas, pior mesmo que uma quebra na correia dentada.
mas aumentaria radicalmente as possibilidades de preparação dos motores inclusive podendo ter vêrios modos selecion?veis: cidade, estrada, tiozinho, tioz?o, boyzinho, playboyz?o, tia-indo-no-mercado, nigel-mansel, etc…
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um bom motivo pra não se implantar mais eletrúnica nos autom?veis é um dos maiores vilões: o custo.
tem gente que diz cada dia enchem mais os carros de penduricalhos no carro pra dar defeito . acho que não é bem assim. se a eletrúnica fosse tão ruim os aviões não teriam piloto autom?tico.
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acho que com a popularização da fibra ?tica, seu preão ira cair e sua utilização será uma coisa comum, então pq não preparar utilizando fibra ?tica no lugar dos cabos tradicionais?
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o problema é q fibra ?tica não se corta e não tem emenda