Taxa de 7,5:1 no alcool
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20 anos atrás os motores trabalhavam c 7 de taxa e na gasolina
hj tem motor nacional c + de 12 na gasolina
tem motor de moto q trabalha c 14 na gasolina e tudo ok
pois é, a f1 há 20 anos atras usava 7:1 de taxa e vinham 1400cvs em minúsculos motores de 1.5l.
o tempo foi passando, a taxa foi subindo e a potência desses motores (ainda turbo) caindoÉ fogo, a coisa é explicada na teoria e comprovada na prática, e mesmo assim tem gente que ainda teima
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pois é, a f1 há 20 anos atras usava 7:1 de taxa e vinham 1400cvs em minúsculos motores de 1.5l.
o tempo foi passando, a taxa foi subindo e a potência desses motores (ainda turbo) caindoé fogo, a coisa é explicada na teoria e comprovada na prática, e mesmo assim tem gente que ainda teima
usavam 5 kgs de turbo pra isso e tinham q aguentar quase 2 horas de corrida
se fossem usados na arrancada de 402 metros poderiam usar 15 de taxa e c 2 kgs renderiam a mesma coisa
ou então poderiam usar uns 10 kgs de turbo q nos 402 metros não daria tempo p quebrar.
hj c motores bem + fracos e c pneus + finos viram tempos melhores q antes
tecnologia
carol,
não temos q discutir isso…......se pouca taxa fosse bom todos andariam c 2:1
e cada 1 q seja feliz c sua taxa escolhida.
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é, usavam taxa baixa e pressão alta só pra fzr os carros ficarem com respostas abruptas ao turbo e com isso piorar os tempos de voltas…deixar indomáveis em saídas de curvas e tal. e tudo isso qdo no se tinha controle de tração como hj né?
gaucho, com eu disse: isso é algo explicado pela teoria e comprovado na prática por gente que entende mais do que tds nós aqui ao mesmo tempo.
se vc não quer acreditar, ok, seja feliz
vc não é o primeiro e nem vai ser o último que chegou aqui duvidando disso, e com o passar do tempo (tb com mais experiência em preparação) percebeu que as coisas são bem diferentes do q imaginava. -
gaucho, com eu disse: isso é algo explicado pela teoria e comprovado na prática por gente que entende mais do que tds nós aqui ao mesmo tempo.
isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
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isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
perai gaucho, eu nunca disse q biela curta é melhor, somente afirmo com todas as letras q as tais bielas não são ruins do jeito que vcs falam. e só.
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bom… tenho amigo que anda na turbo a, e ele jah andou com tudo que eh tipo de taxa.
hoje ele anda com taxa de 8 e pouco, pois melhora muito a digiribilidade na hora de sair, tem kra que gosta de taxa alta e pouco pressão, mas ele não se adaptou bem, o carro ficava arisco d++ para sair.
com taxa alta ele também teve muito mais problema de motor, principalmente de cabeçote. -
isso É questÃo de tecnologia.
não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
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ele está certo, mas às custas de um motor menos preparado pra andar com mais pressão (e mais potência) devido a taxa mais alta…
edit* e com menos vontade de girar...
qual seu motor detalhadamente ?a solução pra andar bem com taxa baixa é simples : injeção eletrônica, bicos com vazao certa, ponto correto e não travado, algo que atrase o ponto de acordo com a pressão e uma ignição mais forte...
meu motor é 1.6 (vermelho) gasolina. todo em 0,25 .
cabeçote original.
carburador 2e
ignição eletronica/ bobina do mi.turbina master power 42/48.
a taxa original é 7,8 mas eu tenho um cabeçote do 1.4, que faria a taxa cair pra aproximados 7,5.
rodando no álcool, óbvio atualmente com 1 bar de pressão (na taxa de 7,8).
É esse o set do meu carro, quero saber se vale a pena fazer as mudanças q eu citei
valeu galera
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vc esta enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
abraço.
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não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
é tecnologia sim
vamos pegar motores q equipam carros no brasil.
tempra 2.0 16v q saiu de fábrica c 127 cvs
gol 2.0 16v original c 143 cvs
meu vts 2.0 16v c 168 cvs
novo civic si 2.0 16v c 192 cvsagora vamos turbinar os 4 c a mesma receita
qual q vc acha q ficará + forte ?
deve ser o tempra q é o menos taxado deles né?
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mais correto seria perguntar qual deles vai aguentar rodando com pressão socada lá em cima.
ou alguém aqui monta um carro pra dar uma puxada só depois troca o motor? -
mais correto seria perguntar qual deles vai aguentar rodando com pressão socada lá em cima.
ou alguém aqui monta um carro pra dar uma puxada só depois troca o motor?pois é, montar pra quebrar não prova nada de inteligente hehehe
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estive lendo num site americano uma vez: cada combustivel em cada motor tem sua compressão pra queimar bem. mto abaixo ou acima disso vc só perde, nao por razoes de resistencia mecanica, mas por pura fisica.
acho impossivel alguém ter destaxado tanto a ponto da taxa final (com a pressao de turbo) ficar abaixo dos 13. pode ver q essa é a taxa que os motores tidos como modernos queimam alcool.
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a respeito desse assunto de taxa, se a intenção é obter uma configuração durável, eu acho que o mais correto é observar o que as montadoras utilizam e trabalhar com alguma coisa em torno daquele valor.
se eles têm obrigação legal de dar garantia por um ou dois anos em cima daquilo que vendem, é claro que houve estudo detalhado e bastante teste prático em cima disso.
é óbvio que toda essa confiabilidade depende também da eletrônica embarcada moderna (duplo monitoramento de sonda, duplo monitoramento de detonação, etc…), coisa que nem sempre se tem nos turbo adaptados... -
gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
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gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.
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gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...É isso...
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mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.
esse foi o meu pensamento