Taxa de 7,5:1 no alcool
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gaucho, com eu disse: isso é algo explicado pela teoria e comprovado na prática por gente que entende mais do que tds nós aqui ao mesmo tempo.
isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
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isso q tá em negrito só vale qdo vc quer
tópicos anteriores falávamos de r/l….....q biela longa é comprovadamente melhor................. q motor c curso baixo gira melhor e + fácil q outro c curso grande.........q velocidade linear dos pistões temos q respeitar (até a f1 e a moto gp respeitam)
vc entrou e disse q tudo isso era só teoria
q vc c sua biela de kd comprovaram q isso é tudo balela (mesmo c r/l e velocidade linear dos pistões desfavorável gira 8k na boa)
tá difícil mas vou me acostumando.
perai gaucho, eu nunca disse q biela curta é melhor, somente afirmo com todas as letras q as tais bielas não são ruins do jeito que vcs falam. e só.
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bom… tenho amigo que anda na turbo a, e ele jah andou com tudo que eh tipo de taxa.
hoje ele anda com taxa de 8 e pouco, pois melhora muito a digiribilidade na hora de sair, tem kra que gosta de taxa alta e pouco pressão, mas ele não se adaptou bem, o carro ficava arisco d++ para sair.
com taxa alta ele também teve muito mais problema de motor, principalmente de cabeçote. -
isso É questÃo de tecnologia.
não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
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ele está certo, mas às custas de um motor menos preparado pra andar com mais pressão (e mais potência) devido a taxa mais alta…
edit* e com menos vontade de girar...
qual seu motor detalhadamente ?a solução pra andar bem com taxa baixa é simples : injeção eletrônica, bicos com vazao certa, ponto correto e não travado, algo que atrase o ponto de acordo com a pressão e uma ignição mais forte...
meu motor é 1.6 (vermelho) gasolina. todo em 0,25 .
cabeçote original.
carburador 2e
ignição eletronica/ bobina do mi.turbina master power 42/48.
a taxa original é 7,8 mas eu tenho um cabeçote do 1.4, que faria a taxa cair pra aproximados 7,5.
rodando no álcool, óbvio atualmente com 1 bar de pressão (na taxa de 7,8).
É esse o set do meu carro, quero saber se vale a pena fazer as mudanças q eu citei
valeu galera
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vc esta enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
abraço.
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não, não é… é questão de conta matemática...
se o motor é tão tecnologicamente avaçado e consegue andar com taxa alta e pressao alta eu afirmo sem nem pestanejar que esse mesmissimo motor, com toda essa tecnologia ajudando andaria muito mais com taxa mais baixa e pressao muito maior, que seria agora ajudado pela mesma tecnologia que vc cita...
não tem segredo... pra andar no limite da pre-detonação/manutenção das temperaturas e máxima potência, um motor com mais pressão de turbo e menos taxa estática tem muito mais margem de acerto que outro inverso... é matemática... não é gosto pessoal ou conceito ou tendência ....
é tecnologia sim
vamos pegar motores q equipam carros no brasil.
tempra 2.0 16v q saiu de fábrica c 127 cvs
gol 2.0 16v original c 143 cvs
meu vts 2.0 16v c 168 cvs
novo civic si 2.0 16v c 192 cvsagora vamos turbinar os 4 c a mesma receita
qual q vc acha q ficará + forte ?
deve ser o tempra q é o menos taxado deles né?
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mais correto seria perguntar qual deles vai aguentar rodando com pressão socada lá em cima.
ou alguém aqui monta um carro pra dar uma puxada só depois troca o motor? -
mais correto seria perguntar qual deles vai aguentar rodando com pressão socada lá em cima.
ou alguém aqui monta um carro pra dar uma puxada só depois troca o motor?pois é, montar pra quebrar não prova nada de inteligente hehehe
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estive lendo num site americano uma vez: cada combustivel em cada motor tem sua compressão pra queimar bem. mto abaixo ou acima disso vc só perde, nao por razoes de resistencia mecanica, mas por pura fisica.
acho impossivel alguém ter destaxado tanto a ponto da taxa final (com a pressao de turbo) ficar abaixo dos 13. pode ver q essa é a taxa que os motores tidos como modernos queimam alcool.
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a respeito desse assunto de taxa, se a intenção é obter uma configuração durável, eu acho que o mais correto é observar o que as montadoras utilizam e trabalhar com alguma coisa em torno daquele valor.
se eles têm obrigação legal de dar garantia por um ou dois anos em cima daquilo que vendem, é claro que houve estudo detalhado e bastante teste prático em cima disso.
é óbvio que toda essa confiabilidade depende também da eletrônica embarcada moderna (duplo monitoramento de sonda, duplo monitoramento de detonação, etc…), coisa que nem sempre se tem nos turbo adaptados... -
gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
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gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.
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gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...É isso...
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mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.
esse foi o meu pensamento
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digo isso nao no sentido de contrariar e sim de que deve-se pensar no conjunto pro uso que você vai fazer.
agora se fosse um carro de pista ou fim de semana, ai num dá nada, taxa mais baixa, peças resistentes e tora na pressao de turbo atá o limite da mecânica. mas pra um carro q roda todo dia…
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gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado
na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)
eu nunca duvidei de qual vai durar +
volto a afirmar.
2 motores iguais e turbos c mesma pressÃo
o mais taxado vai render + e ponto final
se vai quebrar não é problema meu
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remando contra a maré, acabei de montar meu motor com 11:1 de taxa e vou utilizar entre 1,1 e 1,2 de pressão.. na verdade o que a turbina der pois isolei a wastegate.. mas aqui vem a primeira questão. antes de você determinar qual taxa é melhor pra tua aplicação, procure estabelecer um objetivo. sem um ponto definido de onde se queira chegar dificilmente você saberá o que é melhor pra vc. no meu caso quero um carro de uso diário com uma potência próxima dos 220cv que eu possa fazer viagens e provas de endurance.
por exemplo:
pra um carro de uso diário, uma puxada ou outra em sinaleiro, usaria uma taxa maior e menor pressão. faria também com que a turbina entrasse antes trocando a caixa quente. você terá um carro mais gostoso de andar no dia a dia e terá um fôlego extra sempre que precisar, com uma certa economia também.
pra um carro de uso esporádico do qual você queira um maior rendimento, mantenha a taxa mais baixa e aumente a pressão. você terá um carro mais forte (em função da pressão e não da taxa) mas não tão agradável ao dirigir no dia a dia sofrendo um pouco com falta de força em baixas rotações.
agora a relação taxa x pressÃo tenho algumas considerações:
1 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma pressÃo, vai render mais o que tiver mais taxa (independente de agüentar ou não, isto é uma outra questão) em função da maior taxa dinâmica.
2 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma taxa dinÂmica vai render mais o que tiver mais pressÃo de turbo por conseguir um maior preenchimento da câmara (leia-se aqui dois motores de mesmo deslocamento em que um deles utiliza mais taxa e menos pressão e o outro mais pressão e menos taxa, ambos resultando em uma taxa dinâmica idêntica).
era isso…
abraxxx