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Taxa de 7,5:1 no alcool

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    FUNtastic
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    #38

    gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado

    na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)

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    • P Offline
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      Pix
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      #39

      gaúcho, você só está se prendendo a taxa estática.

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #40

        gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado

        na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)

        mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fahrell
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          #41

          gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado

          na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)

          gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
          estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

          É isso...

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            juliano lima
            escreveu em última edição por
            #42

            mas há de se concordar que por ex, vc quer tirar 200cv num ap 1.8 pra rodar na rua. melhor usar a menor pressao e a maior taxa possivel? tendo como objetivo nao tirar o maior numero de cvs possivel e sim um numero determinado com o menor consumo de combustivel e a maior dirigibilidade.

            esse foi o meu pensamento

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #43

              digo isso nao no sentido de contrariar e sim de que deve-se pensar no conjunto pro uso que você vai fazer.

              agora se fosse um carro de pista ou fim de semana, ai num dá nada, taxa mais baixa, peças resistentes e tora na pressao de turbo atá o limite da mecânica. mas pra um carro q roda todo dia…

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #44

                gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado

                na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)

                eu nunca duvidei de qual vai durar +

                volto a afirmar.

                2 motores iguais e turbos c mesma pressÃo

                o mais taxado vai render + e ponto final

                se vai quebrar não é problema meu

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                • M Offline
                  M Offline
                  Maxxx
                  escreveu em última edição por
                  #45

                  remando contra a maré, acabei de montar meu motor com 11:1 de taxa e vou utilizar entre 1,1 e 1,2 de pressão.. na verdade o que a turbina der pois isolei a wastegate.. mas aqui vem a primeira questão. antes de você determinar qual taxa é melhor pra tua aplicação, procure estabelecer um objetivo. sem um ponto definido de onde se queira chegar dificilmente você saberá o que é melhor pra vc. no meu caso quero um carro de uso diário com uma potência próxima dos 220cv que eu possa fazer viagens e provas de endurance.

                  por exemplo:

                  pra um carro de uso diário, uma puxada ou outra em sinaleiro, usaria uma taxa maior e menor pressão. faria também com que a turbina entrasse antes trocando a caixa quente. você terá um carro mais gostoso de andar no dia a dia e terá um fôlego extra sempre que precisar, com uma certa economia também.

                  pra um carro de uso esporádico do qual você queira um maior rendimento, mantenha a taxa mais baixa e aumente a pressão. você terá um carro mais forte (em função da pressão e não da taxa) mas não tão agradável ao dirigir no dia a dia sofrendo um pouco com falta de força em baixas rotações.

                  agora a relação taxa x pressÃo tenho algumas considerações:

                  1 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma pressÃo, vai render mais o que tiver mais taxa (independente de agüentar ou não, isto é uma outra questão) em função da maior taxa dinâmica.

                  2 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma taxa dinÂmica vai render mais o que tiver mais pressÃo de turbo por conseguir um maior preenchimento da câmara (leia-se aqui dois motores de mesmo deslocamento em que um deles utiliza mais taxa e menos pressão e o outro mais pressão e menos taxa, ambos resultando em uma taxa dinâmica idêntica).

                  era isso…

                  abraxxx

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #46

                    gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
                    estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

                    É isso...

                    respondido acima

                    pressÕes iguais o taxado rende +

                    durabilidade É outro papo

                    disso entendo muito…..ando c 0,6 no meu mamÃo

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Anderson Torres
                      escreveu em última edição por
                      #47

                      remando contra a maré, acabei de montar meu motor com 11:1 de taxa e vou utilizar entre 1,1 e 1,2 de pressão.. na verdade o que a turbina der pois isolei a wastegate.. mas aqui vem a primeira questão. antes de você determinar qual taxa é melhor pra tua aplicação, procure estabelecer um objetivo. sem um ponto definido de onde se queira chegar dificilmente você saberá o que é melhor pra vc. no meu caso quero um carro de uso diário com uma potência próxima dos 220cv que eu possa fazer viagens e provas de endurance.

                      por exemplo:

                      pra um carro de uso diário, uma puxada ou outra em sinaleiro, usaria uma taxa maior e menor pressão. faria também com que a turbina entrasse antes trocando a caixa quente. você terá um carro mais gostoso de andar no dia a dia e terá um fôlego extra sempre que precisar, com uma certa economia também.

                      pra um carro de uso esporádico do qual você queira um maior rendimento, mantenha a taxa mais baixa e aumente a pressão. você terá um carro mais forte (em função da pressão e não da taxa) mas não tão agradável ao dirigir no dia a dia sofrendo um pouco com falta de força em baixas rotações.

                      agora a relação taxa x pressÃo tenho algumas considerações:

                      1 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma pressÃo, vai render mais o que tiver mais taxa (independente de agüentar ou não, isto é uma outra questão) em função da maior taxa dinâmica.

                      2 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma taxa dinÂmica vai render mais o que tiver mais pressÃo de turbo por conseguir um maior preenchimento da câmara (leia-se aqui dois motores de mesmo deslocamento em que um deles utiliza mais taxa e menos pressão e o outro mais pressão e menos taxa, ambos resultando em uma taxa dinâmica idêntica).

                      era isso…

                      abraxxx

                      acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance??? :aaf
                      ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.

                      para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.

                      esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.

                      boa sorte.

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #48

                        gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
                        estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

                        É isso...

                        andré, desista. esse assunto ja foi debatido e esclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                        dando um colher de sopa aqui:

                        http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26337&view=findpost&p=523193

                        e indo direto à resposta:

                        vamos por partes pra vc entender o q estou querendo explicar aqui.

                        veja o lance do enchimento:

                        motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                        motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc

                        numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz   uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é aí q quero chegar com esse meu post.
                        veja o resultado da taxa dinâmica:

                        motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
                        motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1

                        isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu e andando atras
                        agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injustiças hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa dinâmica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:

                        motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1 bar de pressão e 4149,20 cc
                        motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1,82 bar de pressão e 6084,87 cc

                        entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.

                        mais claro que isso, somente desenhando

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          daniel_fabricio
                          escreveu em última edição por
                          #49

                          p mim não existe taxa ideal

                          se não quebrar …....qto mais alta melhor.

                          2 motores turbinados idênticos .......o q tiver + taxa vai render +

                          isso chama-se explosão em confinamento

                          pelo contrário
                          taxa mais baixa = câmara maior
                          câmara maior = mais espaço para comprimir mistura = maior explosão

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Maxxx
                            escreveu em última edição por
                            #50

                            acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance???
                            ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.

                            para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.

                            esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.

                            boa sorte.

                            então anderson, não misturei não.. já tive um ap 2000 que usava 13:1 no álcool empurrando 1,0bar.. quebrei canaleta n vezes com esta pressão. o carro só parou de quebrar quando baixei a pressão para 0,8.. mas era outra época (10 anos atrás), carburado, etc..
                            agora trabalho no limite da minha turbina, que é entre 1,1 e 1,2 (ihi pequena) mas agora injetado. com esta taxa de 11:1 (foi buretado tudo pra se chegar até ela) tenho algo entre 24 de taxa dinâmica. não acredito que eu tenha problemas. o motor está montado e rodei a primeira vez na sexta-feira agora. já comentei anteriormente.. assim que estiver amaciado e acertado postarei os vídeos.. e no próximo tuning day aqui em ctba serei presença garantida…

                            abraxxx

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Maxxx
                              escreveu em última edição por
                              #51

                              ah .. outra coisa.. endurance pra mim não se limita a acelerar o carro na reta e passar o resto do circuito andando a 30km/h (como eu vi vários turbos aqui em ctba) esperando a temperatura baixar.. é pé no porão do início ao fim..

                              abraxxx

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #52

                                câmara maior = mais espaçoo para comprimir mistura = maior explosão

                                é assim?

                                então toda a engª tá errada.

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  CesarV8
                                  escreveu em última edição por
                                  #53

                                  vc está enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
                                  abraçpo,

                                  acho q não
                                  nem a do 1.6/s gasolina é essa taxa

                                  olhe a ficha técnica de todos os motores de chevette

                                  http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html

                                  o meu é o com bloco vermelho.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    CesarV8
                                    escreveu em última edição por
                                    #54

                                    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                                    pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                                    mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #55

                                      esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                                      …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                                      motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                                      carol

                                      repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                                      meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #56

                                        http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                                        pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                                        mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                                        câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...

                                        abraxxx

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #57

                                          esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                                          …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                                          motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                                          carol

                                          repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                                          meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                                          gaúcho..

                                          pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...

                                          só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh

                                          motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                                          volume admitido sob pressão - 4470cc
                                          taxa dinâmica - 24,2:1

                                          motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                                          volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
                                          taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)

                                          agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1

                                          motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
                                          volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)

                                          veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.

                                          concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.

                                          abraxxx

                                          1 Resposta Última resposta

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