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Taxa de 7,5:1 no alcool

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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #48

    gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
    estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

    É isso...

    andré, desista. esse assunto ja foi debatido e esclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

    dando um colher de sopa aqui:

    http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26337&view=findpost&p=523193

    e indo direto à resposta:

    vamos por partes pra vc entender o q estou querendo explicar aqui.

    veja o lance do enchimento:

    motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
    motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc

    numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz   uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é aí q quero chegar com esse meu post.
    veja o resultado da taxa dinâmica:

    motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
    motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1

    isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu e andando atras
    agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injustiças hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa dinâmica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:

    motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1 bar de pressão e 4149,20 cc
    motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1,82 bar de pressão e 6084,87 cc

    entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.

    mais claro que isso, somente desenhando

    1 Resposta Última resposta
    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #49

      p mim não existe taxa ideal

      se não quebrar …....qto mais alta melhor.

      2 motores turbinados idênticos .......o q tiver + taxa vai render +

      isso chama-se explosão em confinamento

      pelo contrário
      taxa mais baixa = câmara maior
      câmara maior = mais espaço para comprimir mistura = maior explosão

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Maxxx
        escreveu em última edição por
        #50

        acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance???
        ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.

        para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.

        esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.

        boa sorte.

        então anderson, não misturei não.. já tive um ap 2000 que usava 13:1 no álcool empurrando 1,0bar.. quebrei canaleta n vezes com esta pressão. o carro só parou de quebrar quando baixei a pressão para 0,8.. mas era outra época (10 anos atrás), carburado, etc..
        agora trabalho no limite da minha turbina, que é entre 1,1 e 1,2 (ihi pequena) mas agora injetado. com esta taxa de 11:1 (foi buretado tudo pra se chegar até ela) tenho algo entre 24 de taxa dinâmica. não acredito que eu tenha problemas. o motor está montado e rodei a primeira vez na sexta-feira agora. já comentei anteriormente.. assim que estiver amaciado e acertado postarei os vídeos.. e no próximo tuning day aqui em ctba serei presença garantida…

        abraxxx

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Maxxx
          escreveu em última edição por
          #51

          ah .. outra coisa.. endurance pra mim não se limita a acelerar o carro na reta e passar o resto do circuito andando a 30km/h (como eu vi vários turbos aqui em ctba) esperando a temperatura baixar.. é pé no porão do início ao fim..

          abraxxx

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #52

            câmara maior = mais espaçoo para comprimir mistura = maior explosão

            é assim?

            então toda a engª tá errada.

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              CesarV8
              escreveu em última edição por
              #53

              vc está enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
              abraçpo,

              acho q não
              nem a do 1.6/s gasolina é essa taxa

              olhe a ficha técnica de todos os motores de chevette

              http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html

              o meu é o com bloco vermelho.

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                CesarV8
                escreveu em última edição por
                #54

                http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #55

                  esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                  …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                  motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                  carol

                  repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                  meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Maxxx
                    escreveu em última edição por
                    #56

                    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                    pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                    mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                    câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...

                    abraxxx

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Maxxx
                      escreveu em última edição por
                      #57

                      esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                      …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                      motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                      carol

                      repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                      meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                      gaúcho..

                      pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...

                      só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh

                      motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                      volume admitido sob pressão - 4470cc
                      taxa dinâmica - 24,2:1

                      motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                      volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
                      taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)

                      agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1

                      motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
                      volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)

                      veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.

                      concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.

                      abraxxx

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #58

                        é assim?

                        então toda a engª tá errada.

                        não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, aí com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem óbvio.

                        porém, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso aí acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.

                        não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Maxxx
                          escreveu em última edição por
                          #59

                          ah.. e respondendo pela carol..

                          motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
                          motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
                          meio litro por câmara

                          abraxxx

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #60

                            ah.. e respondendo pela carol..

                            motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
                            motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
                            meio litro por câmara

                            abraxxx

                            agora sim

                            se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

                            quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Maxxx
                              escreveu em última edição por
                              #61

                              agora sim

                              se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

                              quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

                              hahaha com esta taxa dá pra trabalhar com uns 50bar de pressão
                              brincadeira… fiz as contas e dá pra encher 11 bar pra chegar nos 24 de taxa dinâmica e chegar a um volume admitido sob pressão de 47623,14cc monstro

                              abraxxx

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #62

                                isso me lembrou o motor do gol do véio pazzini que o pessoal dizia que até pra ligar tinha que dar no nitro de tao pouca taxa

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  juliano lima
                                  escreveu em última edição por
                                  #63

                                  bom meu passat é um ap2.0 com 10:1 de taxa com 1kg até aonde eu poderia socar pressão sem dores de cabeça?

                                  outra coisa, esses cálculos não teriam haver com o tamanho da turbina, maior a turbina, maior o volume, correto?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #64

                                    ah.. e respondendo pela carol..

                                    motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc  (taxa dinâmica 10:1)

                                    motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc  (taxa dinâmica 4:1)

                                    meio litro por câmara

                                    abraxxx

                                    eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaça dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressão.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      CesarV8
                                      escreveu em última edição por
                                      #65

                                      ok galera

                                      muito bem explicado carol

                                      agora sei que vou ficar com ele destaxadaço mesmo, e tacar pressão.

                                      acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.

                                      mas to na dúvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.

                                      ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?

                                      É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #66

                                        eu nao consigo assimilar esta conta de vocês. nao interessa se a camara tem 100ml ou 500ml, quem determina o enchimento do motor é o deslocamento volumetrico do mesmo nao? que continua sendo perto de 1984cc ( 82.5 / 2 ^ 2 x 3.14 x 92.8 x 4 ). a camara vai ter meio litro, blz, mas penso no inicio da fase de admissao já vai comecar com meio litro de fumaca dentro do cilindro que é impossivel de ser expulso, e pior, como o carro é turbo, este meio litro vai estar sob pressao.

                                        ei.. não leva muito a sério não.. isto foi só uma hipótese.. heheh claro que uma câmara de meio litro em um motor que tem um deslocamento de meio litro e inviável..

                                        mas veja que assim mesmo este meio litro de fumaça comprimido a 1bar ocuparia 0,25l de espaço liberando mais 0,25l para mistura comprimida.. com 11bar então este meio litro viraria nada.. hehehhe só viajando aqui tá

                                        abraxxx

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                                          Maxxx
                                          escreveu em última edição por
                                          #67

                                          ok galera
                                          muito bem explicado carol

                                          agora sei que vou ficar com ele destaxadão mesmo, e tacar pressão.

                                          acho mesmo que o carro tem q andar quando se pisa fundo / dá pressão.

                                          mas to na duvida de trocar ou naum o cabeçote pelo do 1.4.
                                          ps. com essa taxa, de 7,5:1, quanto eu tenho q dar de pressão pra chegar em 24:1 de taxa dinamica?

                                          É melhor eu aprender a fórmula, pra eu mesmo poder fazer minhas experiencias com o papel e a caneta…..rs

                                          olha, pelas minhas contas 2.2bar..

                                          abraxxx

                                          1 Resposta Última resposta

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