Futura injecao eletronica
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se precisar de garagem pra testes ou fu?a no carro
já sabe onde tem uma
tamos ahe
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só de olho
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fala, lost
sou eu, marcel_16v ex-cpt.
cara, por acaso vc conseguiu desenvolver algo referente a controle de ponto?
comprei o hardware turbolink http://www.hardwarecar.com.br e instalamos o modelo dcy (q tem controle de ponto), porém a parada não funcionou e falhava quando passava um tempo. tive que trocar pelo modelo rpm e agora estou sem controle de ponto. já desenvolveu algo do tipo?
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fala, lost
sou eu, marcel_16v ex-cpt.
cara, por acaso vc conseguiu desenvolver algo referente a controle de ponto?
comprei o hardware turbolink http://www.hardwarecar.com.br e instalamos o modelo dcy (q tem controle de ponto), porém a parada não funcionou e falhava quando passava um tempo. tive que trocar pelo modelo rpm e agora estou sem controle de ponto. já desenvolveu algo do tipo?
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kra, eu cheguei a desenvolver sim, mas nao cheguei a montar um prototipo pra testar….
tem até um post meu nesse topico mesmo com foto do simulador indicando o que o modulo faria com o sinal... só falta montar um prototipo e por pra rodar... uma das coisas que mais me atrasou pra montar esse prototipo é que nao to afim de cortar o chicote do carro... mas nao tem jeito, pra testar isso vou ter que cortar nao acho o conector da bobina macho/femea pra fazer um adaptador e ligar o modulo entre a bobina / i.e. preciso montar isso, mas ta dificil... nao to tendo tempo pra absolutamente nada...
da uma pesquisada nesse topico que vc vai ver as fotos...
abraão ae
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ah, esqueci de comentar… to trabalhando em um grafico 4d, com rotacao x carga x tempo de injecao (4d forma um cubo, normalmente utilizado pra mapas de injecao) onde vai ser possivel editar o volume de combustivel em um ponto de rotacao x carga clicando no grafico. vai ficar bem legal... mas tb nao to muito empolgado, pq apesar do programa evoluir, eu nunca mais mexi no prototipo... a grosso modo, o que eu quero dizer eh que eu to pensando assim: bela merda melhoria no programa sendo que o modulo ainda nem existe. mas fazer o que, melhoria no programa é o que esta ao meu alcance no momento
aquele parceiro no conta-giros me ligou ontem, dizendo que esta terminando o processo de abertura da empresa, e que com isso, vai voltar aos trabalhos. ele disse que nao montou ainda o prototipo do conta-giros por falta de verba, e com a abertura da empressa real, vai conseguir financiamentos. perguntou se eu ainda estou afim de trabalhar em parceria, pois sei la quantos meses apos eu ter desenvolvido todo o sw que roda no microcontrolador do conta-giros, ele nao montou nem 1 sequer... mas acho que em breve ele volta, ai vou passar pra ele cuidar da montagem dos prototipos dessa parte da injecao tb, assim acho que a coisa vai andar, pq eu cuido do sw e ele do hw...
bom, eh isso ae, valeu o apoio galera
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a 4? dimensão é relacionada a tempo (ou eventos, condições, etc.)
digamos que vc tivesse sei lá um mesmo mapa 3d diferente por minuto, esta seria a 4? dimensão… digamos um mapa de combustivel pra ser usado até uma certa condição como temperatura
mapas de injeção são todos 3d pra um determinado valor de coordenadas x, y vc tem um valor z (elevação em relação ao plano cartesiano formado pelos eixos x e y).
vc tem diversos mapas 3d que contribuem pra formar o tempo de injeção, ponto, overbooster, etc...
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a 4? dimensão é relacionada a tempo (ou eventos, condições, etc.)
digamos que vc tivesse sei lá um mesmo mapa 3d diferente por minuto, esta seria a 4? dimensão… digamos um mapa de combustivel pra ser usado até uma certa condição como temperatura
mapas de injeção são todos 3d pra um determinado valor de coordenadas x, y vc tem um valor z (elevação em relação ao plano cartesiano formado pelos eixos x e y).
vc tem diversos mapas 3d que contribuem pra formar o tempo de injeção, ponto, overbooster, etc...
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esse conceito de tempo me é muito estranho no acerto de motores…
as vari?veis q eu consigo ver é rpm e + 2 a escolha (map x ti, )
como q o tempo entra na jogada aí? pelo menos os mapas q eu vi acertar, vc acertava e pronto...as variações ao longo do tempo se restringem a qual mapa a injeção escolhe para determinado momento, mas não vejo essa variação no acerto....vc faria todos os mapas e não visualizaria as mudanças de mapa ao longo do tempo, a não ser que tivesse uma console ligada é ie que mostrasse a troca de mapas ao longo do tempo com o motor ligado...mas só[o isso mesmo, visualiza?
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uahua acho que embolei o meio de campo…
o que eu quiz dizer é que 4? dimensão só existe pensando temporalmente (? o conceito de tempo-espaço que justifica as famosas dobras-espaciais dos filmes de ficção cientifica)...
central motronic por exemplo, se vc estiver a meia carga vc usa uma curva de afr diferente do que se estiver em wot, é condição...
além disso tem curvas que são usadas a partir da contagem de tempo (delco são assim) se o motor não aquecer no tempo limite ele observa outras condições pra determinar se o sensor de temperatura da água está com defeito, aí passa a usar a curva de aquecimento padrão que é relacionada a de temperatura do ar... pra cada intervalor de tempo ele assume uma temperatura da água desprezando o valor atual do sensor (e obvio acende a luz de emerg?ncia).
mas são só exemplo...
curvas são relacionadas não só a map e tps, tem tbm deltatps, deltamap, cts, iat e seus delta tbm...
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uahua acho que embolei o meio de campo…
o que eu quiz dizer é que 4? dimensão só existe pensando temporalmente (? o conceito de tempo-espaço que justifica as famosas dobras-espaciais dos filmes de ficção cientifica)...
central motronic por exemplo, se vc estiver a meia carga vc usa uma curva de afr diferente do que se estiver em wot, é condição...
além disso tem curvas que são usadas a partir da contagem de tempo (delco são assim) se o motor não aquecer no tempo limite ele observa outras condições pra determinar se o sensor de temperatura da água está com defeito, aí passa a usar a curva de aquecimento padrão que é relacionada a de temperatura do ar... pra cada intervalor de tempo ele assume uma temperatura da água desprezando o valor atual do sensor (e obvio acende a luz de emerg?ncia).
mas são só exemplo...
curvas são relacionadas não só a map e tps, tem tbm deltatps, deltamap, cts, iat e seus delta tbm...
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agora eu entedi o q vc quis dizer…
da 4a dimensão eu já sabia....o problema é ver ela
e eu entendi esses esquemas de contagem de tempo das ie s, mas pelo jeito é só coisa usada caso algum sensor esteja indo pra vala...não é o usual, visualizar os mapas usando tempo como uma das vari?veis...
essa idéia do mapa 3d ou 2d e de poder modificar ele no gr?fico é ótima...ali?s, eu acho q cantei essa bola aqui a algumas muitas poginas atrás, não? as injeções mais tops funcionam assim e isso deixa muito mais prático de acertar...
a? pra ficar realmente prático é só fazer aparecer no gr?fico o ponto que está sendo usado naquele exato momento pela ie pra funcionar o motor...
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essa idéia do mapa 3d ou 2d e de poder modificar ele no gr?fico é ótima…ali?s, eu acho q cantei essa bola aqui a algumas muitas poginas atrás, não? as injeções mais tops funcionam assim e isso deixa muito mais prático de acertar...
a? pra ficar realmente prático é só fazer aparecer no gr?fico o ponto que está sendo usado naquele exato momento pela ie pra funcionar o motor...
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tabelas facilita porque vc vê o cruzamento das informações, mas o grafico te dá a situação em relação aos demais pontos… eu trabalho das 2 formas... dependendo do que o mapa trata eu uso em 2d, 3d ou tabela...
isso de aparecer o ponto que a injeção está usando é função trace que tem nos emuladores em tempo real (o sistema que eu uso tem) e em algumas injeções aftarmarket tbm tem essa opção
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galera, calma… ta certo, eh 3d mesmo... nao sei porque chamam de 4d, mas chamam... trata-se de um grafico de 3 eixos, rotacao, carga e tempo de injecao (que é a altura), apresentado em formato de cubo.
? que costumam chamar de grafico 3d, graficos com apresentacao em barras (plano), onde se tem grupos de barras, onde o x significa o grupo de barra, o y uma barra especifica no grupo e o valor é a altura da barra. sendo assim, ja é um grafico 3d, porem, apresentado em 2d.
quando eu disse 4d, estava me referindo a um grafico que tem 3 dimensoes de dados, apresentado em formato de cubo que é o formato correto de se apresentar um grafico de injecao. pode ser chamado de 3d mesmo. desculpe ae a zona, eh que nos exemplos costumam chamar isso de 4d mesmo
exatamente como o quarteto disse, será indicado o ponto exato do plano onde o modulo está lendo, em tempo real.
resumindo, um grafico em forma de cubo pronto... isso simplifica...
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podia ter falado pa?oquinha tipo rolha
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nau a deriva…....
so tenho a dizer, mete bala na bagaca, estou a deriva até com o mapa, mas sempre de olho.....
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ja to colocando o mapa no programa. assim que tiver funcionando eu boto uma fotinho pra vcs ae
vai dar pra editar o mapa clicando em um ponto do plano vai ficar bem pratico. vou manter a tabela e ainda inserir um mapa 2d, pq todos sao úteis, cada um em um caso.
assim que tiver funcionando boto uma foto ae.
abraço
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uma primeira foto soh pra verem que eu voltei a trabalhar…
ta no comeco, mas ja da pra ter uma ideia…
será possivel ligar ou desligar as cores que indicam a quantidade de combustivel em cada ponto, tb vai ser possivel editar um ponto clicando nele e puxando pra cima ou pra baixo. vou manter graficos 2d que vao permitir editar tambem puxando pra cima ou pra baixo.
to voltando, to voltando
um dia isso sai abraço