Retardado de ponto via roda fúnica
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e tal de turbolink e da hard ?
disse que não funfa com a ecu avb?? uns dos mod mais usando em preparação basica.
sacanagem hein depois que vendeu vem fala que não funfa.
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? esse mesmo
a ecu é iaw 1ab
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tem muitos no mercado… mas todos são gerenciadores de bicos e atrasadores de ponto... somente atrasador de ponto não conheão fora a msd 6 btm que é uma baba de cara, é somente uma ignicao amplificada e muito b?sica...
eu uso bico extra, com meg, e ele atrasa o ponto quando necessario...
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1ab = usada no 1.6 16v de palio e no gol gti (tbm usou p8 igual de tempra nos bola)
1avb = usada nos motores ap
não são a mesma injeção…
porque num faz um remapeamento ?... essa central funciona com correções em cima de um valor b?sico... bota ponto até onde a turbina começa a pressurizar, e tira em uma combinação onde exista giro mais alto, tps aberto mais do que uma determinada posião e pressão no coletor acima da atmosf?rica... funciona muito bem...
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1ab = usada no 1.6 16v de palio e no gol gti (tbm usou p8 igual de tempra nos bola)
1avb = usada nos motores ap
não são a mesma injeção…
porque num faz um remapeamento ?... essa central funciona com correções em cima de um valor b?sico... bota ponto até onde a turbina começa a pressurizar, e tira em uma combinação onde exista giro mais alto, tps aberto mais do que uma determinada posião e pressão no coletor acima da atmosf?rica... funciona muito bem...
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ja embolando o meio de campo,poderia da uma trocada em miudos(quero dize,mastiga o trem, pra mim entende ) e mais sei que vc trabalha com reprogramação de chip,sei que tem muitas variaveis pra se altera um chip ainda mais em se tratando de preparação,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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que estranho…
no siena eu rodava regularmente com 1,2kg e nunca bateu pino... quebrou canaleta duas vezes por excesso de pressão, mas nunca tive problema com ponto.
o melhor mesmo é fazer chip com menos ponto em alta com carga.
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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gaucho
no meu ponto de vista e pelo conhecimento que tenho não da para comparar mi com step a a tecnologia embarcada e bem diferente.
a mesma equipe q regulou a fam?lia gol tb regulou a fam?lia polio até 1.6 16v.
meu amigo participou e ficou responsável pelo gol gti 16v.
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,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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vai dando ponto em cima do dino até a potência parar de crescer…...........ou então é só monitorar a variação do sensor de detonação.
a potência estando no limite é bom q se atrase uns 2 graus p segurança.
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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geralmente, as condicoes ideais pra bater pino sao alta carga ( tinha ) giro de torque ( estava ).
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e quando a gente chega a oubir a batida de pino é pq já virou quase predetonacao mesmo…
os sensores ks são muito mais sensiveis que nosso ouvido e sabem o que procurar..
eu por exemplo, nunca ouvi o tempra grilar... não que ele não possa ter grilado...
se quebrar uma canaleta, teria certeza que grilou, em alguns momentos...
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claro q quebra
[snapback]620064[/snapback]
não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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o que quebra biela é potencia, se tá com 0.4 ou 4.0 kilo nao importa
(excesso de giro tb, mas nao é o caso daqui)
canaleta de pistao pode ser:
folga de cilindro incorreta
oleo ruim ou pouco oleo
mistura pobre
vela quente (pre-ignicao. predetonacao, acho que esse termo nem existe)
traduzindo tudo isso em uma palavra: temperatura
(note que tudo isso aí em cima citado, eleva temperatura da camara)
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pressao + ponto nao proprio pra essa pressao, quebram a canaleta
a pressao aumenta a velocidade da queima da mistura, que faz com que o pico de pressao na camara aconteca mais cedo do que quando nao h? essa pressao, e isso requer retardo no ponto, pra que esse pico de pressao nao aconteca cedo demais. se acontecer cedo demais, alem de ja comecar a forcar o pistao/biela/virabrequim/mancais, isso causa o aquecimento excessivo da camara, que ocasiona detonacao, que ajuda a aquecer mais ainda e gerar a pre-ignicao. ai vai tudo pro saco.
eh uma sequencia, e tudo esta relacionado. seja a mistura pobre, que causa o aquecimento, ou a vela errada pro setup, ou mesmo o ponto errado, mesmo com mistura rica, gera aquecimento, detonacao e entao a pre-ignicao acaba o trabalho.
querem ouvir o motor bater pino, usem um amplificador qualquer, pode ser um gravadorzinho ou qqr coisa que tenha entrada de microfone, ligado ao ks e curta todos os sons que o motor faz. ai sim da pra ouvir as batidas de pino perfeitamente. meu motor ja quebrou varias vezes, todas indicaram essa sequencia, e em nenhuma eu ouvi qqr coisa, e olha que tenho um ouvido razoavel hein
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o carro ficou pronto ontem.
ficou muito bom… deixamos com 0.4 até me acostumar com as mudanças.
primeira delas é freio...já era ruim antes, agora que não dá mesmo.
em niter?i tem uma empresa que tem o gerenciador de ponto próprio para o 1ab dos 1.6 16v, estão pedindo r$ 600.
um amigo meu conheceu esse aqui http://www.techrace.com.br/atraso.htm alguém conhece?
o carro está esquentando d+… se meto o po... beleza, o carro vai normal... mas se ando 70...80km/h o carro esquenta d+.
falta rever a válvula termost?tica, mas ontem verifiquei tudo. sem ar no sistema, bomba d água funcionando.
vim de nova igua?u pra são gon?alo a uns 80km/h na boa... no meio da ponte rioxniter?i, ponteiro subiu a 3/4... meti na banguela e nem assim... continuou esquentando. dei uma acelerada e a temperatura deu uma caida... mas quando cheguei em casa, a tampa do reservatério não aguentou e estorou. de manhã cedo tinha ido uma mangueira.
o que pode estar deixando o carro tão quente em condições normais de uso? detalhe...peguei 20 minutos de congestionamento e ficou normal. ponteirinho travado no meio.
alguém?
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uma coisa de digo….........nada a ver c o turbo isso da temperatura subir.
[snapback]620181[/snapback]
pensei na alimentação… está trabalhando com 26% a mais de injeção na fase aspro.