Retardado de ponto via roda fúnica
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1ab = usada no 1.6 16v de palio e no gol gti (tbm usou p8 igual de tempra nos bola)
1avb = usada nos motores ap
não são a mesma injeção…
porque num faz um remapeamento ?... essa central funciona com correções em cima de um valor b?sico... bota ponto até onde a turbina começa a pressurizar, e tira em uma combinação onde exista giro mais alto, tps aberto mais do que uma determinada posião e pressão no coletor acima da atmosf?rica... funciona muito bem...
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ja embolando o meio de campo,poderia da uma trocada em miudos(quero dize,mastiga o trem, pra mim entende ) e mais sei que vc trabalha com reprogramação de chip,sei que tem muitas variaveis pra se altera um chip ainda mais em se tratando de preparação,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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que estranho…
no siena eu rodava regularmente com 1,2kg e nunca bateu pino... quebrou canaleta duas vezes por excesso de pressão, mas nunca tive problema com ponto.
o melhor mesmo é fazer chip com menos ponto em alta com carga.
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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gaucho
no meu ponto de vista e pelo conhecimento que tenho não da para comparar mi com step a a tecnologia embarcada e bem diferente.
a mesma equipe q regulou a fam?lia gol tb regulou a fam?lia polio até 1.6 16v.
meu amigo participou e ficou responsável pelo gol gti 16v.
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,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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vai dando ponto em cima do dino até a potência parar de crescer…...........ou então é só monitorar a variação do sensor de detonação.
a potência estando no limite é bom q se atrase uns 2 graus p segurança.
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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geralmente, as condicoes ideais pra bater pino sao alta carga ( tinha ) giro de torque ( estava ).
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e quando a gente chega a oubir a batida de pino é pq já virou quase predetonacao mesmo…
os sensores ks são muito mais sensiveis que nosso ouvido e sabem o que procurar..
eu por exemplo, nunca ouvi o tempra grilar... não que ele não possa ter grilado...
se quebrar uma canaleta, teria certeza que grilou, em alguns momentos...
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claro q quebra
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não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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o que quebra biela é potencia, se tá com 0.4 ou 4.0 kilo nao importa
(excesso de giro tb, mas nao é o caso daqui)
canaleta de pistao pode ser:
folga de cilindro incorreta
oleo ruim ou pouco oleo
mistura pobre
vela quente (pre-ignicao. predetonacao, acho que esse termo nem existe)
traduzindo tudo isso em uma palavra: temperatura
(note que tudo isso aí em cima citado, eleva temperatura da camara)
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pressao + ponto nao proprio pra essa pressao, quebram a canaleta
a pressao aumenta a velocidade da queima da mistura, que faz com que o pico de pressao na camara aconteca mais cedo do que quando nao h? essa pressao, e isso requer retardo no ponto, pra que esse pico de pressao nao aconteca cedo demais. se acontecer cedo demais, alem de ja comecar a forcar o pistao/biela/virabrequim/mancais, isso causa o aquecimento excessivo da camara, que ocasiona detonacao, que ajuda a aquecer mais ainda e gerar a pre-ignicao. ai vai tudo pro saco.
eh uma sequencia, e tudo esta relacionado. seja a mistura pobre, que causa o aquecimento, ou a vela errada pro setup, ou mesmo o ponto errado, mesmo com mistura rica, gera aquecimento, detonacao e entao a pre-ignicao acaba o trabalho.
querem ouvir o motor bater pino, usem um amplificador qualquer, pode ser um gravadorzinho ou qqr coisa que tenha entrada de microfone, ligado ao ks e curta todos os sons que o motor faz. ai sim da pra ouvir as batidas de pino perfeitamente. meu motor ja quebrou varias vezes, todas indicaram essa sequencia, e em nenhuma eu ouvi qqr coisa, e olha que tenho um ouvido razoavel hein
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o carro ficou pronto ontem.
ficou muito bom… deixamos com 0.4 até me acostumar com as mudanças.
primeira delas é freio...já era ruim antes, agora que não dá mesmo.
em niter?i tem uma empresa que tem o gerenciador de ponto próprio para o 1ab dos 1.6 16v, estão pedindo r$ 600.
um amigo meu conheceu esse aqui http://www.techrace.com.br/atraso.htm alguém conhece?
o carro está esquentando d+… se meto o po... beleza, o carro vai normal... mas se ando 70...80km/h o carro esquenta d+.
falta rever a válvula termost?tica, mas ontem verifiquei tudo. sem ar no sistema, bomba d água funcionando.
vim de nova igua?u pra são gon?alo a uns 80km/h na boa... no meio da ponte rioxniter?i, ponteiro subiu a 3/4... meti na banguela e nem assim... continuou esquentando. dei uma acelerada e a temperatura deu uma caida... mas quando cheguei em casa, a tampa do reservatério não aguentou e estorou. de manhã cedo tinha ido uma mangueira.
o que pode estar deixando o carro tão quente em condições normais de uso? detalhe...peguei 20 minutos de congestionamento e ficou normal. ponteirinho travado no meio.
alguém?
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uma coisa de digo….........nada a ver c o turbo isso da temperatura subir.
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pensei na alimentação… está trabalhando com 26% a mais de injeção na fase aspro.
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p q pistões forjados ?
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quer que eu te responda mesmo? vaidade, necessidade de um pistão de formato diferente, pistao horriginal muito fraco de verdade ou falta de peças adequadas… não troco os pistoes originais do tempra stile por nenhum desses forjados por exemplo...
pistão, num carro bem regulado, é um dos últimos pontos criticos... primeiro vai biela por exemplo...
tenho amigo com coleção de ross lá em natal.... quebra uns 5 por ano.... e a culpa não é do pistão
nego coloca pistoes forjados na esperanca de o carro agentar mais por m?gica... e eu te digo, não importa a qualidade do pistão, se não estiver 100% regulado, vai.....
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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a maior tend?ncia a detonação, ao contrários do que se pensa é na região de torque máximo e não potência máxima… ainda mais em carro turbo onde vc tem uma rapida mudança na temperatura do ar admitido e enchimento do cilindro...
grande parte dos carros turbo de fabrica tem um valezinho na região de torque máximo e depois volta a subir o ponto com a rotação...ainda mais que estes carros dispoem de overbooster
não que nunca vê detonar em giro mais alto, é tudo uma questão de enchimento do cilindro x pressão na c?mara.
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… não troco os pistoes originais do tempra stile por nenhum desses forjados por exemplo...
pistão, num carro bem regulado, é um dos últimos pontos criticos... primeiro vai biela por exemplo...
os pistões do seu carro são muito bons….......mas nem todos são assim.
nos vts as canaletas quebram antes q as bielas.
regulei 1 vts t em bsb q quebrou canaletas c 1,4 kg...........nunca passei de 1kg no meu c medo disso.