5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…
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pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.
anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.
seria uma alternativa?
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tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.
algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.
? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.
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se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.
já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.
por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.
se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…
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se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.
já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.
por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.
se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…
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assino a onde.
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soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)
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só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.
caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.
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eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…
passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.
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totalmente original
apl 525
2e
alcool
escapamento 2.5 com 1 abafador.
tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.
algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.
? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.
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entendi….vou comentar sobre isso com o mecanico
só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.
caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.
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sim, suas contas estão certas
minha intenção é melhorar o consumo do carro…que está muito alto comparando com o investimento e o motor não tão fu?ado...
papo de estar fazendo 5km/l
mas isso, de trocar a turbina ou caixa não seria um gasto imediato....estou ainda na fase de amaciar meu carro, essa semana é provavel que eu acerte e regule o motor...
disseram pra mim que enquanto o carro esta amaciando e desregulado , vai beber muito mais do que quando ele estiver reguladinho....
vou regular ele e posto aqui uma média pra vcs terem uma idéia
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bem dessa, fahrell…
se for 5km/l na estrada já tá bom, claro, pode (e deve) ser melhorado...
mas, se for 5km/l na cidade, tá ?timo
mas, é bom rever tb a preparação/ajustes do seu carro conforme os posts do fabio e da carol...
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já cheguei a fazer 8.5 km/l na estrada turbo a alcool com 2e, mas com primeiro estagio e gicle de lenta bem magros, priorizando economia mesmo ao inves de pegada. ponto era 21 inicial, 24 final + avanco a vacuo.
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pois é….regulei meu carro hoje...e de cara já rodei uns 50km e o ponteiro se mexer muito menos como tava antes...
acredito que agora meu carro faça uns 6.....pq antes se fizesse 4 acho q tava muito.....tava bebendo demais mesmo...
vamos ver como fica....vou fazer a média na cidade e tenho q viajar tb, aproveito e faão a média na estrada
abraços
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cara eu tb gosto de carro com pegada rapida, desde que nao amarre de final, andava na frente de varios carros mais fortes que o meu com uma configura?ao assim e nao quebrava, fica bem legal de dirigir no dia a dia, agora esse negocio de alongar soh a quinta ai nao vai resolver muito nao, pq vai ficar um buraco, vc vai fuder o escalonamento do cambio, nao sei qual eh a rela?ao do seu cambio nem que motor eh o seu, mas nao varias isso nao, se eu fosse vc, relaria o peh de leve parar nao pressuriazar quando quiser andar de boa.
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já cheguei a fazer 8.5 km/l na estrada turbo a alcool com 2e, mas com primeiro estagio e gicle de lenta bem magros, priorizando economia mesmo ao inves de pegada. ponto era 21 inicial, 24 final + avanco a vacuo.
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cara, muito boa essa média
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cara, muito boa essa média
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fico impressionado qto faz os carros novos flex no alcool.