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5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #19

    essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

    [snapback]621200[/snapback]

    olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

    **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

    posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

    tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

    vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

    o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

    pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

    pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

    e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

    edit:

    esqueci de dizer....

    no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

    mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

    [snapback]621208[/snapback]

    em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

    nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

    me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #20

      voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

      booster.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #21

        ? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...

        e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...

        resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...

        se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...

        1 Resposta Última resposta
        • H Offline
          H Offline
          HOT_62
          escreveu em última edição por
          #22

          pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

          anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

          seria uma alternativa?

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Garcia
            escreveu em última edição por
            #23

            pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

            anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

            seria uma alternativa?

            [snapback]621327[/snapback]

            tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

            algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

            ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #24

              se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

              já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

              por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

              se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                jefferson parizati
                escreveu em última edição por
                #25

                se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com  ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                [snapback]621336[/snapback]

                assino a onde. :olhos:

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  FUNtastic
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #27

                    soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

                    [snapback]621346[/snapback]

                    só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                    caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Garcia
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      fabio e carol, perfeitos os seus comentários.

                      no caso específico do f?bio me tirou uma dúvida grande, com relação ao ponto de ignição…..

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Túlio DNS 52
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                        passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

                        [snapback]621211[/snapback]

                        totalmente original

                        apl 525

                        2e

                        alcool

                        escapamento 2.5 com 1 abafador.

                        tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                        algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                        ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

                        [snapback]621333[/snapback]

                        entendi….vou comentar sobre isso com o mecanico

                        só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                        caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

                        [snapback]621354[/snapback]

                        sim, suas contas estão certas

                        minha intenção é melhorar o consumo do carro…que está muito alto comparando com o investimento e o motor não tão fu?ado...

                        papo de estar fazendo 5km/l

                        mas isso, de trocar a turbina ou caixa não seria um gasto imediato....estou ainda na fase de amaciar meu carro, essa semana é provavel que eu acerte e regule o motor...

                        disseram pra mim que enquanto o carro esta amaciando e desregulado , vai beber muito mais do que quando ele estiver reguladinho....

                        vou regular ele e posto aqui uma média pra vcs terem uma idéia

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fahrell
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          5km/l de alcool na cidade ?

                          vc não vai conseguir muito mais que isso e ainda assim ter potencia no carro…

                          basta ver o vectra 2.4 novo que faz isso aspro e novo, injecao, bem reguladinho, no alcool...

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Garcia
                            escreveu em última edição por
                            #31

                            bem dessa, fahrell…

                            se for 5km/l na estrada já tá bom, claro, pode (e deve) ser melhorado...

                            mas, se for 5km/l na cidade, tá ?timo

                            mas, é bom rever tb a preparação/ajustes do seu carro conforme os posts do fabio e da carol...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #32

                              bem dessa, fahrell…

                              se for 5km/l na estrada já tá bom, claro, pode (e deve) ser melhorado...

                              mas, se for 5km/l na cidade, tá ?timo

                              mas, é bom rever tb a preparação/ajustes do seu carro conforme os posts do fabio e da carol...

                              [snapback]621590[/snapback]

                              já cheguei a fazer 8.5 km/l na estrada turbo a alcool com 2e, mas com primeiro estagio e gicle de lenta bem magros, priorizando economia mesmo ao inves de pegada. ponto era 21 inicial, 24 final + avanco a vacuo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                Túlio DNS 52
                                escreveu em última edição por
                                #33

                                pois é….regulei meu carro hoje...e de cara já rodei uns 50km e o ponteiro se mexer muito menos como tava antes...

                                acredito que agora meu carro faça uns 6.....pq antes se fizesse 4 acho q tava muito.....tava bebendo demais mesmo...

                                vamos ver como fica....vou fazer a média na cidade e tenho q viajar tb, aproveito e faão a média na estrada

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  Blackout
                                  escreveu em última edição por
                                  #34

                                  cara eu tb gosto de carro com pegada rapida, desde que nao amarre de final, andava na frente de varios carros mais fortes que o meu com uma configura?ao assim e nao quebrava, fica bem legal de dirigir no dia a dia, agora esse negocio de alongar soh a quinta ai nao vai resolver muito nao, pq vai ficar um buraco, vc vai fuder o escalonamento do cambio, nao sei qual eh a rela?ao do seu cambio nem que motor eh o seu, mas nao varias isso nao, se eu fosse vc, relaria o peh de leve parar nao pressuriazar quando quiser andar de boa.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Garcia
                                    escreveu em última edição por
                                    #35

                                    já cheguei a fazer 8.5 km/l na estrada turbo a alcool com 2e, mas com primeiro estagio e gicle de lenta bem magros, priorizando economia mesmo ao inves de pegada. ponto era 21 inicial, 24 final + avanco a vacuo.

                                    [snapback]621622[/snapback]

                                    cara, muito boa essa média

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #36

                                      cara, muito boa essa média

                                      [snapback]622613[/snapback]

                                      fico impressionado qto faz os carros novos flex no alcool.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
                                        B Offline
                                        Blackout
                                        escreveu em última edição por
                                        #37

                                        fico impressionado qto faz os carros novos flex no alcool.

                                        [snapback]622682[/snapback]

                                        nao sei, com com o corsa motor 1.7 turbo injetado e bem acertado, meu carro fazia 10 na estrada

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