O ibiza a7
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relembrando o passado
column: augusto galarda
author: augusto galarda
certamente quem acompanha o campeonato brasileiro de rally de velocidade já viu ou ouviu falar dos seat ibiza categoria a7 da equipe seat rally.
estes carros foram um marco no rally brasileiro e tiveram durante a sua exist?ncia uma legião de f?s. projetados e constru?dos numa parceria da lemos sport de propriedade do piloto paulo lemos com a seat motorsport da espanha, os ?amarelinhosó tinham tudo para agradar quem gosta de rally: muita potência, desempenho excepcional e duas feras do rally ao volante, marcos marcola e paulo lemos que faziam a festa de quem prestigiava as provas.
http://www.cronospeed.com.br/uploads/img465c81cca304d.jpg
a primeira vez que vi os carros foi no lançamento da equipe seat rally num almoão para a imprensa. estavam cobertos por uma capa cinza com a logomarca seat rally e, mesmo cobertos já dava para ver que se tratava de um modelo de alta performance com pora-lamas bojudos e aerof?lio traseiro no alto do teto.
quando o carro foi descoberto pela equipe se revelou diante de todos um carro que ficaria na história do nosso rally. a partir daquele momento começou a minha curiosidade em torno do comportamento daqueles carros durante a competição e isso só aconteceria dois dias depois no rally da graciosa em 2000.
na largada promocional em meio aos cliques dos fot?grafos e ao olhar atento dos cinegrafistas subia na rampa e fazendo muito barulho o seat ibiza a7 aumentando ainda mais a minha expectativa e a do poblico para prova que seria realizada no dia seguinte. mas circulando pela boca maldita no centro de curitiba, local da largada, me deparei com um rapaz segurando um gravador de ?udio em uma das mãos.
cheguei mais perto e vi que em sua outra mão ele portava uma bengala. notei que o rapaz era cego e gravava os sons da largada para levar de recordação. perguntei a ele se gostava de rally e ele disse que sim e que sempre assistia, ou melhor, ouvia as provas com um amigo que o levava aos trechos. mais tarde eu encontraria esse rapaz numa ss. depois eu conto como foi meu reencontro com ele… então no dia seguinte acordei cedo e fui na primeira especial para ver os carros em ação. passaram os carros da categoria n4 e logo depois um barulho ao longe que ia crescendo, crescendo e que nunca chegava apenas ia ficando mais alto e, as vezes dava a impressão que vinham dois carros de rally ao mesmo tempo. as pessoas que estavam no trecho já se empoleiravam nos barrancos e nada do carro só o barulho do motor que rugia ao longe em meio ao sil?ncio da mata.
o barulho foi aumentando em seguida deu para ver o papa-láguas na antena do carro. era o paulo lemos vindo mais rápido que os n4 e que ronco daquele motor não era para menos, sob o capo um motor 2.0 litros 16v, que gerava 280 cv de potência. o câmbio era um gemini de 6 marchas com power shift. mal o lemos passou e já em seguida vinha o marcola na mesma balada, assim podia-se ouvir o marcola vindo e o paulo continuando na ss. parecia um efeito surround ouvir dois carros de rally no meio do mato. era incrável acompanhei o rally durante o dia todo e no deslocamento de uma ss e outra encontrei o rapaz cego que estava na largada promocional com o seu inseparável gravador. ?e aí? gravou todos os carrosó qual você mais gostou?? perguntei a ele. ah, foram os ibiza com certeza, quer ouvirá disse o rapaz. ele rebobinou um pouco a fita e mostrou a passagem de alguns n4 e logo em seguida o som de um ibiza me dizendo quem era que estava pilotando apenas pelo som do carro. eu perguntei como ele sabia quem pilotava o carro naquela gravação e ele disse que era o marcola. da? perguntei como é que você sabe se os carros tem o mesmo barulho. ele na ?lata? respondeu: é que cada piloto tem o seu jeito de acelerar nossa, aquilo me comoveu... um cara que nunca viu um carro de rally na vida só podia toc?-los ou ouvi-los pelo ronco do motor, estava ali, se mostrando conhecedor, comendo poeira, se divertindo com os amigos e não perdendo nenhum lance do rally. este dia foi muito legal pra mim.
depois daquele rally da graciosa fui em todas as provas do campeonato de 2000, 2001 e em algumas provas no ano de 2002, sempre acompanhando a equipe seat. nestas provas foram surgindo vit?rias atrás de vit?rias e alguns números interessantes destes carros como a velocidade máxima de 224 km/h com a configuração de rally e os impressionantes 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, ou seja, só alguém com habilidade e a bordo de uma ferrari 360 conseguia andar na frente dos ibiza. tudo nestes carros impressionava, e poder estar dentro deles então era o sonho de qualquer pessoa que gostasse de rally de velocidade. eu tive 3 chances de andar nestes carros. a segunda e terceira vez foi na pista de testes do piloto sady bordin num lugar fechado, mas repleto de emoção. nessa ocasião andei com o lemos e depois com o marcola com o qual fiz o levantamento e depois a navegação... ufa num carro a7 com o marcola ?ouvindo? a estrada e despejando potência a coisa era muito rápida... não parei de cantar as curvas em nenhum momento. e o marcola acreditava mesmo na navegação, tanto é que atrasei uma cantada e induzi ele ao erro numa freada, mesmo ele conhecendo bem aquele circuito. incrável
mas a primeira e inesquecável experiencia dentro do ibiza foi num treino da equipe no comeão da ss é dom pedro em quatro barras que era trecho do rally da graciosa. foi indescritável relembrando aquele dia que eu estava amarrado ao banco, com o paulo lemos querendo mostrar todo o arrojo da sua pilotagem e a performance do carro em sua plenitude, posso dizer que aqueles autom?veis deixaram saudades por onde passaram. apesar de que hoje temos muitos outros carros fantásticos no certame, nenhum tem o ?carisma? que os seat ibiza amarelos tinham. foi uma lástima a montadora não ter dado continuidade ao projeto e infelizmente os ibiza acabaram como começaram. cobertos com a mesma capa cinza que um dia revelaram os mais impressionantes carros de rally já produzidos no brasil.
para matar a saudade dos seat ibiza acesse os links abaixo... ah não esque?a de aumentar o volume ao máximo
http://www.youtube.com/watch?v=_0th9qcegvi
http://www.youtube.com/watch?v=zxu69ukeqv8
http://www.youtube.com/watch?v=sd8mp_oqbou
http://www.youtube.com/watch?v=ax_gcbiwcia
abraço
foto seat:acervo cronospeed do rally graciosa 2001
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tive um motor desses praticamente não mão, faltando poucas peças, e faltando muita coragem pra picotar o pointer…
foi vendido pra argentina...
se fosse hj, com certeza eu compraria pra montar na frida e fazer um super street, por mais q eu não goste muito de arrancada, ou um força livre pra endurance, aí sim minha praia
era muito foda, carter seco, virabrequim quase sem nada, pistões minusculos, cheios de tratamentos e com dois anéis, mega cabeçote, uma injeção de cair o c* da bunda, 8 bicos, queimando primeiramente avgas, e depois uma gasola de f3 da br.
fora o câmbio , sequencial. akilo qdo engatava a primeira com o carro parado, que dava akeles estralos característicos, sório, era de encher os olhos de água...
uma pena, pois nem no mundial desse ano vi nenhum a7 pra matar a saudade...
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bons tempos… eu vi esses monstros andando de pertinho... era de chorar mesmo
o paulo chegou a trazer e montar um golf a7... mas ai a cba fez o favor de acabar com a a7 no brasil <_<
[snapback]624549[/snapback]
tenho vêdeos desse golf em fitas vhs… imagina a idade disso
o carro era lindo, branco com azul, no padrão motorsport, com rodas brancas, far?is duplos, e akele câmbio que parece que tem 1a, 2a, 2a, 2a, 2a e 2a de tão empilhado que ?
pqp q carros
na verdade a seat mantinha um gol com uma espocie de patroc?nio , pra alinhar no grid e fazer o numero minimo de 3 carros pra categoria largar. como a própria seat resolveu sair do brasil, a categoria afundou.
depois de um tempo, andei algumas vezes nesse ibiza na rua, mas já sem a mecânica galo. depois disso eles foram vendidos, e um deles teve a carroceria voltada pro original e anda na n2 snme.
uma pena, pq eram foda os amarelinhos
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tenho vêdeos desse golf em fitas vhs… imagina a idade disso
o carro era lindo, branco com azul, no padrão motorsport, com rodas brancas, far?is duplos, e akele câmbio que parece que tem 1a, 2a, 2a, 2a, 2a e 2a de tão empilhado que ?
pqp q carros
na verdade a seat mantinha um gol com uma espocie de patroc?nio , pra alinhar no grid e fazer o numero minimo de 3 carros pra categoria largar. como a própria seat resolveu sair do brasil, a categoria afundou.
depois de um tempo, andei algumas vezes nesse ibiza na rua, mas já sem a mecânica galo. depois disso eles foram vendidos, e um deles teve a carroceria voltada pro original e anda na n2 snme.
uma pena, pq eram foda os amarelinhos
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hauhau eu sei como anda essa carroceria do ibiza.. um sujeito aqui quis comprar uma época… o carro tava um remendo que só hehehehe
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