Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Automobilismo
  4. O ibiza a7

O ibiza a7

Agendado Fixado Trancado Movido Automobilismo
13 Posts 10 Posters 1.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    Sixspeed
    escreveu em última edição por
    #1

    relembrando o passado

    column: augusto galarda

    author: augusto galarda

    certamente quem acompanha o campeonato brasileiro de rally de velocidade já viu ou ouviu falar dos seat ibiza categoria a7 da equipe seat rally.

    estes carros foram um marco no rally brasileiro e tiveram durante a sua exist?ncia uma legião de f?s. projetados e constru?dos numa parceria da lemos sport de propriedade do piloto paulo lemos com a seat motorsport da espanha, os ?amarelinhosó tinham tudo para agradar quem gosta de rally: muita potência, desempenho excepcional e duas feras do rally ao volante, marcos marcola e paulo lemos que faziam a festa de quem prestigiava as provas.

    http://www.cronospeed.com.br/uploads/img465c81cca304d.jpg

    a primeira vez que vi os carros foi no lançamento da equipe seat rally num almoão para a imprensa. estavam cobertos por uma capa cinza com a logomarca seat rally e, mesmo cobertos já dava para ver que se tratava de um modelo de alta performance com pora-lamas bojudos e aerof?lio traseiro no alto do teto.

    quando o carro foi descoberto pela equipe se revelou diante de todos um carro que ficaria na história do nosso rally. a partir daquele momento começou a minha curiosidade em torno do comportamento daqueles carros durante a competição e isso só aconteceria dois dias depois no rally da graciosa em 2000.

    na largada promocional em meio aos cliques dos fot?grafos e ao olhar atento dos cinegrafistas subia na rampa e fazendo muito barulho o seat ibiza a7 aumentando ainda mais a minha expectativa e a do poblico para prova que seria realizada no dia seguinte. mas circulando pela boca maldita no centro de curitiba, local da largada, me deparei com um rapaz segurando um gravador de ?udio em uma das mãos.

    cheguei mais perto e vi que em sua outra mão ele portava uma bengala. notei que o rapaz era cego e gravava os sons da largada para levar de recordação. perguntei a ele se gostava de rally e ele disse que sim e que sempre assistia, ou melhor, ouvia as provas com um amigo que o levava aos trechos. mais tarde eu encontraria esse rapaz numa ss. depois eu conto como foi meu reencontro com ele… então no dia seguinte acordei cedo e fui na primeira especial para ver os carros em ação. passaram os carros da categoria n4 e logo depois um barulho ao longe que ia crescendo, crescendo e que nunca chegava apenas ia ficando mais alto e, as vezes dava a impressão que vinham dois carros de rally ao mesmo tempo. as pessoas que estavam no trecho já se empoleiravam nos barrancos e nada do carro só o barulho do motor que rugia ao longe em meio ao sil?ncio da mata.

    o barulho foi aumentando em seguida deu para ver o papa-láguas na antena do carro. era o paulo lemos vindo mais rápido que os n4 e que ronco daquele motor não era para menos, sob o capo um motor 2.0 litros 16v, que gerava 280 cv de potência. o câmbio era um gemini de 6 marchas com power shift. mal o lemos passou e já em seguida vinha o marcola na mesma balada, assim podia-se ouvir o marcola vindo e o paulo continuando na ss. parecia um efeito surround ouvir dois carros de rally no meio do mato. era incrável acompanhei o rally durante o dia todo e no deslocamento de uma ss e outra encontrei o rapaz cego que estava na largada promocional com o seu inseparável gravador. ?e aí? gravou todos os carrosó qual você mais gostou?? perguntei a ele. ah, foram os ibiza com certeza, quer ouvirá disse o rapaz. ele rebobinou um pouco a fita e mostrou a passagem de alguns n4 e logo em seguida o som de um ibiza me dizendo quem era que estava pilotando apenas pelo som do carro. eu perguntei como ele sabia quem pilotava o carro naquela gravação e ele disse que era o marcola. da? perguntei como é que você sabe se os carros tem o mesmo barulho. ele na ?lata? respondeu: é que cada piloto tem o seu jeito de acelerar nossa, aquilo me comoveu... um cara que nunca viu um carro de rally na vida só podia toc?-los ou ouvi-los pelo ronco do motor, estava ali, se mostrando conhecedor, comendo poeira, se divertindo com os amigos e não perdendo nenhum lance do rally. este dia foi muito legal pra mim.

    depois daquele rally da graciosa fui em todas as provas do campeonato de 2000, 2001 e em algumas provas no ano de 2002, sempre acompanhando a equipe seat. nestas provas foram surgindo vit?rias atrás de vit?rias e alguns números interessantes destes carros como a velocidade máxima de 224 km/h com a configuração de rally e os impressionantes 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, ou seja, só alguém com habilidade e a bordo de uma ferrari 360 conseguia andar na frente dos ibiza. tudo nestes carros impressionava, e poder estar dentro deles então era o sonho de qualquer pessoa que gostasse de rally de velocidade. eu tive 3 chances de andar nestes carros. a segunda e terceira vez foi na pista de testes do piloto sady bordin num lugar fechado, mas repleto de emoção. nessa ocasião andei com o lemos e depois com o marcola com o qual fiz o levantamento e depois a navegação... ufa num carro a7 com o marcola ?ouvindo? a estrada e despejando potência a coisa era muito rápida... não parei de cantar as curvas em nenhum momento. e o marcola acreditava mesmo na navegação, tanto é que atrasei uma cantada e induzi ele ao erro numa freada, mesmo ele conhecendo bem aquele circuito. incrável

    mas a primeira e inesquecável experiencia dentro do ibiza foi num treino da equipe no comeão da ss é dom pedro em quatro barras que era trecho do rally da graciosa. foi indescritável relembrando aquele dia que eu estava amarrado ao banco, com o paulo lemos querendo mostrar todo o arrojo da sua pilotagem e a performance do carro em sua plenitude, posso dizer que aqueles autom?veis deixaram saudades por onde passaram. apesar de que hoje temos muitos outros carros fantásticos no certame, nenhum tem o ?carisma? que os seat ibiza amarelos tinham. foi uma lástima a montadora não ter dado continuidade ao projeto e infelizmente os ibiza acabaram como começaram. cobertos com a mesma capa cinza que um dia revelaram os mais impressionantes carros de rally já produzidos no brasil.

    para matar a saudade dos seat ibiza acesse os links abaixo... ah não esque?a de aumentar o volume ao máximo

    http://www.youtube.com/watch?v=_0th9qcegvi

    http://www.youtube.com/watch?v=zxu69ukeqv8

    http://www.youtube.com/watch?v=sd8mp_oqbou

    http://www.youtube.com/watch?v=ax_gcbiwcia

    abraço

    foto seat:acervo cronospeed do rally graciosa 2001

    1 Resposta Última resposta
    • N Offline
      N Offline
      Nuvo
      escreveu em última edição por
      #2

      o banguela (guswrc) conhece bem esses brinquedinhos…

      :)

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #3

        esses ibiza, pra mim, foram os 2os melhores carros q andaram de rallye aqui no brasil (os 1os foram os do grupo b :) )

        se tivessem vindo pra c? os renault maxi megane a7 aí era de sentar na cal?ada e chorar de emo?

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #4

          tive um motor desses praticamente não mão, faltando poucas peças, e faltando muita coragem pra picotar o pointer… :)

          foi vendido pra argentina...

          se fosse hj, com certeza eu compraria pra montar na frida e fazer um super street, por mais q eu não goste muito de arrancada, ou um força livre pra endurance, aí sim minha praia :)

          era muito foda, carter seco, virabrequim quase sem nada, pistões minusculos, cheios de tratamentos e com dois anéis, mega cabeçote, uma injeção de cair o c* da bunda, 8 bicos, queimando primeiramente avgas, e depois uma gasola de f3 da br.

          fora o câmbio :hauhau: , sequencial. akilo qdo engatava a primeira com o carro parado, que dava akeles estralos característicos, sório, era de encher os olhos de água... :)

          uma pena, pois nem no mundial desse ano vi nenhum a7 pra matar a saudade...

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            bonamigo
            escreveu em última edição por
            #5

            cara… q tesão ler isso a parte do cara cego gravando o ronco dos carros.... q coisa alucinante, meu isso sim é automobilismo :) :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              GusWRC
              escreveu em última edição por
              #6

              rally comanda o universo :)

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pix
                escreveu em última edição por
                #7

                parei agora :)

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Garcia
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  sim, desenterrei o tópico…

                  rally comanda o universo ;)

                  [snapback]623352[/snapback]

                  gus, sem mais

                  :o_o: b) :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HaUcK33
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    bons tempos… eu vi esses monstros andando de pertinho... era de chorar mesmo

                    o paulo chegou a trazer e montar um golf a7... mas ai a cba fez o favor de acabar com a a7 no brasil <_<

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GusWRC
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      bons tempos… eu vi esses monstros andando de pertinho... era de chorar mesmo

                      o paulo chegou a trazer e montar um golf a7... mas ai a cba fez o favor de acabar com a a7 no brasil <_<

                      [snapback]624549[/snapback]

                      tenho vêdeos desse golf em fitas vhs… imagina a idade disso b)

                      o carro era lindo, branco com azul, no padrão motorsport, com rodas brancas, far?is duplos, e akele câmbio que parece que tem 1a, 2a, 2a, 2a, 2a e 2a de tão empilhado que ? ;)

                      pqp q carros :o_o:

                      na verdade a seat mantinha um gol com uma espocie de patroc?nio , pra alinhar no grid e fazer o numero minimo de 3 carros pra categoria largar. como a própria seat resolveu sair do brasil, a categoria afundou.

                      depois de um tempo, andei algumas vezes nesse ibiza na rua, mas já sem a mecânica galo. depois disso eles foram vendidos, e um deles teve a carroceria voltada pro original e anda na n2 snme.

                      uma pena, pq eram foda os amarelinhos

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HaUcK33
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        tenho vêdeos desse golf em fitas vhs… imagina a idade disso   b)

                        o carro era lindo, branco com azul, no padrão motorsport, com rodas brancas, far?is duplos, e akele câmbio que parece que tem 1a, 2a, 2a, 2a, 2a e 2a de tão empilhado que ?   ;)

                        pqp q carros   :o_o:

                        na verdade a seat mantinha um gol com uma espocie de patroc?nio , pra alinhar no grid e fazer o numero minimo de 3 carros pra categoria largar. como a própria seat resolveu sair do brasil, a categoria afundou.

                        depois de um tempo, andei algumas vezes nesse ibiza na rua, mas já sem a mecânica galo. depois disso eles foram vendidos, e um deles teve a carroceria voltada pro original e anda na n2 snme.

                        uma pena, pq eram foda os amarelinhos

                        [snapback]624553[/snapback]

                        hauhau eu sei como anda essa carroceria do ibiza.. um sujeito aqui quis comprar uma época… o carro tava um remendo que só hehehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          Joel_RS
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          maldita cba

                          se tivessem mantido a categoria seria muito, mas muito legal.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            nada haver com rallye…....mas tenho muitas saudades do meu ibiza.. :d

                            1 Resposta Última resposta

                            • Login

                            • Não tem uma conta? Cadastrar

                            • Primeiro post
                              Último post
                            0
                            • Recente
                            • Usuários