Sonda x interfer?ncias
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o fio tem alguma parte que foi descascada e coberta depoisó os conectores mesmo novos estão limpos?
não custa nada perguntar
tia, depois se rolar, pega o mult?metro e me?a a resist?ncia do fio entre o conector q vai no hallmeter e o conector q vai na sonda e posta aqui…
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penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…
medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.
não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.
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carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?
o problema pode estar no negativo.
no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.
tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.
se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.
abraço
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o calor que a sonda precis é lá dentro dela… o pirometro estar a 300, nao necessariamente indica que o interior da sonda, onde é feita a medicao do oxigenio,esteja nessa temp. agora, se estava em 300c h? bastante tempo, por exemplo se o carro ja estava rodando e ai vc desligou o aquecimento, ai fica estranho.
penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…
medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.
não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.
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carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?
o problema pode estar no negativo.
no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.
tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.
se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.
abraço
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qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.
lost, não entendi essa parte:
_tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.
se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._
obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.
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mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?
eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.
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motor carburado, só usa uma sonda
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carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)
medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.
por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.
qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.
lost, não entendi essa parte:
_tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.
se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._
obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.
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mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?
eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.
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motor carburado, só usa uma sonda
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mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?
eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.
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motor carburado, só usa uma sonda
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carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)
medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.
por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.
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hmmm entendi.
esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.
posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?
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carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)
medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.
por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.
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hmmm entendi.
esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.
posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?
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exato, pode aterrar ela na bateria, mas puxe pra dentro do carro ligando la proximo do conector da sonda… ai use esse negativo como negativo do hallmeter...
esse fio é chamado cabo de microfone hehehehe eh um fio com 2 fios dentro, normalmente um vermelho e um branco e um monte de fiozinnhos de cobre enrolados em volta.
claro que o ideal nao eh esse fio que a malha é enrolada, mas sim tran?ada igual em cabos de tv, que forma uma especie de tela, mas tran?ado é mais dificil de encontrar, e o enrolado ajuda bem... faça um teste, nessa malha ligue o positivo do multimetro, e ligue o negativo no motor... o que vc medir na malha, eh o que ela esta removendo de ruido dos fios.
outra maneira seria usar um par tran?ado, assim qqr ruido atingiria os 2 fios, e um automaticamente cancelaria o outro. passar soh o fio de sinal é a pior maneira, pois o ruido atinge apenas o fio de sinal....
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cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt
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cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt
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liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?.