Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. O que entorta biela?

O que entorta biela?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
62 Posts 18 Posters 10.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #42

    ????

    [snapback]631859[/snapback]

    carro que está rendendo, com ou sem intercooler, automaticamente gera alta pressao nos cilindros… alta pressao = torque, e é alto torke que empena...

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #43

      em ambos os aspectos o que empena biela é alta pressao nos cilindros…

      [snapback]631854[/snapback]

      t?mb?m conhecida como pme ( pressão média efetiva ) :d

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #44

        tava indo bem, pegando a ideia do intercooler nao me venham com novas teorias e praticas

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          taveira
          escreveu em última edição por
          #45

          as minhas sao né 44

          sera q sao fly rods?

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PaSqUaLe
            escreveu em última edição por
            #46

            ja não sei se fico feliz ou triste….

            tava má contente quando abri meu motor e vi a numeração das bielas 77 pensava que nem existia com essa numeração.....

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #47

              eita eu não sabia q tinha essa numeração tb. sabia q ia até 76…

              as 44 pra turbo tem grandes chances de sair pra tomar um ar...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #48

                77 eu nunca tinha ouvido falar

                as minhas são 76 :p

                até agora acho que não deu calor nelas lá dentro :p

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #49

                  mais uma coisa

                  entortar biela é um passo antes de quebrar? ou quebra e entortar nao tem relacao?

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #50

                    eu entendo assim, a biela entorta primeiro, c o torke q ela pegou foi um pouco maior q ela aguenta… mas c ela tomar uma pancada mt forte, ja rompe na hora...

                    ou tb rompe quando o pistão fica grudando no bloco (por usar folga errada) e ai ela vai esticando... até romper.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #51

                      entendi entao o entortar é um passo realmente antes de quebrar o dificil é em giro pegar qnd entortou pra parar tudo antes da ruptura….

                      poxa legal...acho q to aprendendo bastante coisas novas nesse fase do montar ou montar agora

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        PaSqUaLe
                        escreveu em última edição por
                        #52

                        77 eu nunca tinha ouvido falar

                        as minhas são 76  :p

                        até agora acho que não deu calor nelas lá dentro  :p

                        [snapback]632027[/snapback]

                        poisó eu tambem não sabia que existia.

                        vou la no mecanico hj acho que o carter ainda ta fora vou dar ver se tiro uma foto.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          PaSqUaLe
                          escreveu em última edição por
                          #53

                          o unico tópico que achei com essas bielas… pelo menos eu sei que alguem mais tem bielas 77 espero que aguentem bem quando eu montar o 1.8 turbo.

                          esqueci de colocar o link

                          http://www.preparados.com.br/forum/index.p…131&hl=biela+77

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Anderson Torres
                            escreveu em última edição por
                            #54

                            pix, eu não estou associando isso é resist?ncia das bielas… o que alguns não entendem é que com o intercooler vem mais potência e pronto sei que pro motor é muito melhor com intercooler, tanto que minha rs2 tem um intercooler monstro na frente (pra dar conta dos 462cv), meu gsi só não uso intercooler por 2 motivos... 1 por causa de espaço e o outro por causa de consumo já que é meu carro de uso di?rio e uso di?rio pra mim são sempre 100km/dia (da? pra cima), porem fico sempre com dá do motor por causa de temperatura na c?mara já que curto acelerar de final e segurar o po embaixo.

                            o eu tentei explicar pro semcontrole é que as bielas do carro dele são muito fracas e limite pra aquele motor com kit b?sico é de 200cv, tanto faz com ou sem intercooler.

                            [snapback]631792[/snapback]

                            mas pq motivo o carro com intercooler bebe mais no dia dia?

                            o meu tem intercooler ate bem grande, no dia dia com cargas parciais antes da turbina pegar, uso 1.05 de lambda e bastante ponto, o carro fica leve e muito, mas muito economico, chega a fazer 8 km/l na cidade. e é ap 2.0 destaxado nos pistões e nas camaras em

                            • fueltech 8 bicos.
                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #55

                              mais uma coisa

                              entortar biela é um passo antes de quebrar? ou quebra e entortar nao tem relacao?

                              [snapback]632032[/snapback]

                              entendi entao o entortar é um passo realmente antes de quebrar o dificil é em giro pegar qnd entortou pra parar tudo antes da ruptura….

                              poxa legal...acho q to aprendendo bastante coisas novas nesse fase do montar ou montar agora

                              [snapback]632048[/snapback]

                              camarada, a questão é a seguinte

                              todo aão possui uma curva de tensão x alongamento característica. mas de forma geral todo aão se comporta mais ou menos da seguinte forma:

                              ou seja, do ponto 0,0 até o ponto 2 o material se comporta de forma el?stica, ou seja, mesmo que haja uma tensão no material ele consegue retornar ao seu estado original sem que haja alteração em seu comprimento. nesse caso dizemos que o material sofreu uma deformação elastica.

                              quando a tensão é demaisadamente alta e ultrapassa o ponto 02, dizemos que o material está sofrendo encruamento, neste caso, existe um alongamento permanente do material. dizemos que este material está sofrendo uma deformação pl?stica.

                              no ponto 05, o material começa a sofrer empesco?amento ou seja, ele se alongou tanto, que as moleculas já não são mais capazes de absorver energia sem que haja uma diminuição da seção transversal.

                              no ponto 01, é a tensão de resistencia máxima do material e por fim no ponto 03 existe a tensão de ruptura.

                              sendo assim, aplicado a biela é a mesma coisa. a tensão pode ser tão alta que o material passa por todas essas fases até sofrer ruptura.

                              caso a tensão seja alta, mas não o suficiente para sofrer ruptura, ele pode cair em qualquer uma das fases e portanto sofrer as suas consequencias.

                              acho que deu para esclarecer um pouco preciso ir pra casa pq hj é dia de rodizio.

                              abra

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #56

                                :p :p

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  SemControle
                                  escreveu em última edição por
                                  #57

                                  deu pre entender sim, é a mesma coisa de qnd a gente comeca a dobrar uma chapinha pra um lado e pro outro….comeca duro e vai perdendo resistencia até quebrar, so q as bielas e como descrito, todas essas fases de dobra e desdobra acontecem rapidamente e com outras caracteristicas, mas sempre fragilizando a resistencia do material

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #58

                                    deu pre entender sim, é a mesma coisa de qnd a gente comeca a dobrar uma chapinha pra um lado e pro outro….comeca duro e vai perdendo resistencia até quebrar, so q as bielas e como descrito, todas essas fases de dobra e desdobra acontecem rapidamente e com outras caracteristicas, mas sempre fragilizando a resistencia do material

                                    [snapback]632183[/snapback]

                                    esse dobra e desdobra que você mencionou já é outra coisa nesse caso é fadiga de material. :p

                                    sempre que estamos falando em esforão repetitivo, falamos em fadiga. os ensaios de fadiga são ainda mais fascinantes, pois você verifica que o material rompe a uma tensão muito menor.

                                    esse teste que te mostrei é feito para tração em materiais…que é um dos tipos de esforão que a biela é solicitada. :p

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Milho
                                      escreveu em última edição por
                                      #59

                                      lembrando tbm que potencia vindo abruptamente e em baixa rotação é um fator de risco para as bielas…

                                      e quanto a numeração, ja ouvi preparador de renome dizendo que são todas iguais... nao coloco minha mão no fogo.. se um dia tiver que escolher, irei sempre de numeração mais alta...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        SemControle
                                        escreveu em última edição por
                                        #60

                                        milho, ja ouvi o mesmo

                                        rodrigo, eu entendo q o tipo de ruptura seja diferente, mas é interessante ver q o material vai passando por fases nos 2 tipos, claro q com a biela é no estica empura danado e la dentro a varias rotacoes ou varios esticoes por minuto, é super rapido passar por tudo e dar tchau

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          RS2
                                          escreveu em última edição por
                                          #61

                                          mas pq motivo o carro com intercooler bebe mais no dia dia?

                                          o meu tem intercooler ate bem grande, no dia dia com cargas parciais antes da turbina pegar, uso 1.05 de lambda e bastante ponto, o carro fica leve e muito, mas muito economico, chega a fazer 8 km/l na cidade.  e é ap 2.0 destaxado nos pistões e nas camaras em

                                          • fueltech 8 bicos.

                                          [snapback]632082[/snapback]

                                          anderson é o seguinte:

                                          pontos a considerar:

                                          1 é baixa taxa de compressão (pra álcool com pouca carga);

                                          2 é o ar chega gelado ao coletor devido ao pouco fluxo;

                                          3 é o álcool absorve de 51,3 graus do ar ambiente para se evaporar.

                                          somando isso tudo é fácil de constatar que o álcool não vai evaporar na sua totalidade antes da combust?o, da? a necessidade de excesso e consequentemente consumo elevado especialmente em cargas parciais (onde teoricamente deveria economizar).

                                          por exemplo na it?lia existia um uno turbo 1.2 carburado (1983/4) turbo com 100cv na gasolina (original de fábrica) que tinha intercooler e um by-pass controlado pela pressão do turbo onde abaixo de 0,3 bar o ar passava pelo bay-pass (não pelo intercooler) alem de ter um sistema termaq para aquecer o ar, tudo isso pra gasolina.

                                          imagina no álcool.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários