O que entorta biela?
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eita eu não sabia q tinha essa numeração tb. sabia q ia até 76…
as 44 pra turbo tem grandes chances de sair pra tomar um ar...
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mais uma coisa
entortar biela é um passo antes de quebrar? ou quebra e entortar nao tem relacao?
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eu entendo assim, a biela entorta primeiro, c o torke q ela pegou foi um pouco maior q ela aguenta… mas c ela tomar uma pancada mt forte, ja rompe na hora...
ou tb rompe quando o pistão fica grudando no bloco (por usar folga errada) e ai ela vai esticando... até romper.
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entendi entao o entortar é um passo realmente antes de quebrar o dificil é em giro pegar qnd entortou pra parar tudo antes da ruptura….
poxa legal...acho q to aprendendo bastante coisas novas nesse fase do montar ou montar agora
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77 eu nunca tinha ouvido falar
as minhas são 76
até agora acho que não deu calor nelas lá dentro
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poisó eu tambem não sabia que existia.
vou la no mecanico hj acho que o carter ainda ta fora vou dar ver se tiro uma foto.
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o unico tópico que achei com essas bielas… pelo menos eu sei que alguem mais tem bielas 77 espero que aguentem bem quando eu montar o 1.8 turbo.
esqueci de colocar o link
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pix, eu não estou associando isso é resist?ncia das bielas… o que alguns não entendem é que com o intercooler vem mais potência e pronto sei que pro motor é muito melhor com intercooler, tanto que minha rs2 tem um intercooler monstro na frente (pra dar conta dos 462cv), meu gsi só não uso intercooler por 2 motivos... 1 por causa de espaço e o outro por causa de consumo já que é meu carro de uso di?rio e uso di?rio pra mim são sempre 100km/dia (da? pra cima), porem fico sempre com dá do motor por causa de temperatura na c?mara já que curto acelerar de final e segurar o po embaixo.
o eu tentei explicar pro semcontrole é que as bielas do carro dele são muito fracas e limite pra aquele motor com kit b?sico é de 200cv, tanto faz com ou sem intercooler.
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mas pq motivo o carro com intercooler bebe mais no dia dia?
o meu tem intercooler ate bem grande, no dia dia com cargas parciais antes da turbina pegar, uso 1.05 de lambda e bastante ponto, o carro fica leve e muito, mas muito economico, chega a fazer 8 km/l na cidade. e é ap 2.0 destaxado nos pistões e nas camaras em
- fueltech 8 bicos.
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mais uma coisa
entortar biela é um passo antes de quebrar? ou quebra e entortar nao tem relacao?
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entendi entao o entortar é um passo realmente antes de quebrar o dificil é em giro pegar qnd entortou pra parar tudo antes da ruptura….
poxa legal...acho q to aprendendo bastante coisas novas nesse fase do montar ou montar agora
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camarada, a questão é a seguinte
todo aão possui uma curva de tensão x alongamento característica. mas de forma geral todo aão se comporta mais ou menos da seguinte forma:
ou seja, do ponto 0,0 até o ponto 2 o material se comporta de forma el?stica, ou seja, mesmo que haja uma tensão no material ele consegue retornar ao seu estado original sem que haja alteração em seu comprimento. nesse caso dizemos que o material sofreu uma deformação elastica.
quando a tensão é demaisadamente alta e ultrapassa o ponto 02, dizemos que o material está sofrendo encruamento, neste caso, existe um alongamento permanente do material. dizemos que este material está sofrendo uma deformação pl?stica.
no ponto 05, o material começa a sofrer empesco?amento ou seja, ele se alongou tanto, que as moleculas já não são mais capazes de absorver energia sem que haja uma diminuição da seção transversal.
no ponto 01, é a tensão de resistencia máxima do material e por fim no ponto 03 existe a tensão de ruptura.
sendo assim, aplicado a biela é a mesma coisa. a tensão pode ser tão alta que o material passa por todas essas fases até sofrer ruptura.
caso a tensão seja alta, mas não o suficiente para sofrer ruptura, ele pode cair em qualquer uma das fases e portanto sofrer as suas consequencias.
acho que deu para esclarecer um pouco preciso ir pra casa pq hj é dia de rodizio.
abra
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deu pre entender sim, é a mesma coisa de qnd a gente comeca a dobrar uma chapinha pra um lado e pro outro….comeca duro e vai perdendo resistencia até quebrar, so q as bielas e como descrito, todas essas fases de dobra e desdobra acontecem rapidamente e com outras caracteristicas, mas sempre fragilizando a resistencia do material
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deu pre entender sim, é a mesma coisa de qnd a gente comeca a dobrar uma chapinha pra um lado e pro outro….comeca duro e vai perdendo resistencia até quebrar, so q as bielas e como descrito, todas essas fases de dobra e desdobra acontecem rapidamente e com outras caracteristicas, mas sempre fragilizando a resistencia do material
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esse dobra e desdobra que você mencionou já é outra coisa nesse caso é fadiga de material.
sempre que estamos falando em esforão repetitivo, falamos em fadiga. os ensaios de fadiga são ainda mais fascinantes, pois você verifica que o material rompe a uma tensão muito menor.
esse teste que te mostrei é feito para tração em materiais…que é um dos tipos de esforão que a biela é solicitada.
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lembrando tbm que potencia vindo abruptamente e em baixa rotação é um fator de risco para as bielas…
e quanto a numeração, ja ouvi preparador de renome dizendo que são todas iguais... nao coloco minha mão no fogo.. se um dia tiver que escolher, irei sempre de numeração mais alta...
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milho, ja ouvi o mesmo
rodrigo, eu entendo q o tipo de ruptura seja diferente, mas é interessante ver q o material vai passando por fases nos 2 tipos, claro q com a biela é no estica empura danado e la dentro a varias rotacoes ou varios esticoes por minuto, é super rapido passar por tudo e dar tchau
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mas pq motivo o carro com intercooler bebe mais no dia dia?
o meu tem intercooler ate bem grande, no dia dia com cargas parciais antes da turbina pegar, uso 1.05 de lambda e bastante ponto, o carro fica leve e muito, mas muito economico, chega a fazer 8 km/l na cidade. e é ap 2.0 destaxado nos pistões e nas camaras em
- fueltech 8 bicos.
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anderson é o seguinte:
pontos a considerar:
1 é baixa taxa de compressão (pra álcool com pouca carga);
2 é o ar chega gelado ao coletor devido ao pouco fluxo;
3 é o álcool absorve de 51,3 graus do ar ambiente para se evaporar.
somando isso tudo é fácil de constatar que o álcool não vai evaporar na sua totalidade antes da combust?o, da? a necessidade de excesso e consequentemente consumo elevado especialmente em cargas parciais (onde teoricamente deveria economizar).
por exemplo na it?lia existia um uno turbo 1.2 carburado (1983/4) turbo com 100cv na gasolina (original de fábrica) que tinha intercooler e um by-pass controlado pela pressão do turbo onde abaixo de 0,3 bar o ar passava pelo bay-pass (não pelo intercooler) alem de ter um sistema termaq para aquecer o ar, tudo isso pra gasolina.
imagina no álcool.
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sei lá viu… meu carro é realmente muito economico, e não sou eu q já me acostumei não, foi medido mesmo.
acho q devido ao que vc falou, com o intercooler da para injetar menos alcool, de forma q fique mais simples sua evaporação. não é necessario tanto alcool para refrigeração do motor, nem mesmo em cargas parciais.
veja o topico sobre consumo de combustive de carros turbo q abriram essa semana aqui no pp, meu carro é mais economico q quase todos eles, faz 8 km por litro de alcool usando no dia dia. regulei com lambda 1.05 para ficar bem magrinho nas parciais.
acho q vc deveria instalar logo o intercooler.