Aumentando o coletor de admissão a pressão cai ?
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gaucho, acho que vc ta confundindo mano, tipo
pressão no sistema (da boca da turbina até o cilindro), quem regula é a valvula de al?vio, ou waste gate, ou pop-off, ou qq coisa que use pra regular a pressão… e a turbina enche o trem de ar...
não importa o tamanho ou a largura.
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o debate tá bom.
vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol
em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.
concordam ?
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se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada
mas se medir na pressurização c certeza abaixou.
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gaucho, vc está mesmo misturando as bolas, aplicando teorias b?sicas num sistema que não admitem as mesmas…
primeiro, num sistema aberto, com diferentes diametros, onde o menor diametro oferece resistencia ao fluxo suficiente para gerar uma contrapressao, sim, no tubo de menor diametro teria pressao, e nos outros não... mas os valores não tem nada a ver com o que vc postou, nem com a aplicacao (motor, circuito fechado com atividade em ambas as pontas )
seria mais ou menos assim... um compressor soprando num canudinho de 2mm de diametro, depois esse canudinho aumenta para 10mm e depois pra 2 polegadas... te garanto que só teria pressao na ponta desse canudinho de 2mm e a partir dai nao teria nada...
num motor é diferente... já falei... tem algo comendo o ar numa ponta e algo empurrando na outra ponta do circuito... e tudo regulado por algo no meio... e a variação do volume ou seção transversal da tubulação não justifica uma diferença mensurável... a não ser que se coloque sei lá um tubo de meia polegada em alguma parte da tubulacao... aí já é restritor, o que é outra coisa... completamente diferente, mas que causa parte dos efeitos que vc está falando aqui...
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ainda bato na tecla q vai marcar a mesma coisa, so vai mudar o tempo q vai levar pra chegar na mesma pressão…
a referencia mudou sim, mas a wg vai receber a mesma referencia, mas com um delay maior...
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eu agarantio que é irrisério
a não ser, claro, se colocar uma pressurização mooooooooonstra… ehehehe
no meu caso eu dobrei o tamanho e ficou a mesma coisa
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a resposta é impossivel prever sem calculos mais complexos…
o motor é uma afinação, mudando o tamanho dos dutos de descarga (usando um 4x1) vc modifica a curva de torque do motor (bem como seu valor máximo)
mudando os dutos de admissão tambem (usando um pleno maior ou dutos maiores ou menores, com variação de tamanho como usado no golf 1.6 com motor sr) se consegue modificar o formato e valor da curva de torque do motor.
uma vez lembrado isso pensamos no sistema turbocompressor... o volume (massa de mistura queimada)por unidade de tempo e temperatura dos gases de escape são o que fazem a turbina girar, dependendo da aceleração, e velocidade que ela chega é que faz com que o compressor passe a comprimir a mistura pra dentro do motor.
quando a mistura atingir uma determinada pressão em que a força da mola fechando, combinando com a força da pressão agindo sobre a área da valvula se iguala a wg abre.
só que temos que pensar no total, o motor consome uma determinada massa de ar, como vc mudou (ligeiramente) o consumo mudando o coletor (tanto que mudou o regime e valor do torque gerado se fosse um motor aspro) vc muda a pressão que vai ser gerada, até proque o turbocompressor gera um fluxo de massa de ar por velocidade no eixo x pressão x efici?ncia.
como vai mudar a efici?ncia adiab?tica, mudar? a temperatura tbm, fazendo com que o motor gere mais (ou menos) massaqueimada no escape por volume de tempo.
em resumo... impossivel dizer, existe diversas nuances... o que posso dizer é que se mudar não será algo de grande porte (o dobro ou 50% por exemplo) mas algo na base dos 0,2~0,3bar no máximo (seja a mais ou a menos depende do efeito que o coletor terá no valor e regime de torque máximos)
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se pegarmos 2 motores iguais
1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)
a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?
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gaucho, esta comparação tua ai não tem nada a ver com o tema de coletor e pressurização.
logico que no motor com menos taxa a pressão interna e a compressão vai ser menor. mais ai novamente, vc tem limtação no volumen de ar que ta entrando no motor.
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gaucho, acho que entendi o que vc ta pensando…
fiz um desenho de homem da caverna, mais acho que dá pra ilustrar:
vc deve estar dizendo na primeira situação…. ai sim, a pressão vai diminuindo ao longo do cano, pois não tem nada na ponta restringindo... então a única restrição ão proprio ar, que como a area vai aumentando ao longo do cano, a pressao vai diminuindo...
na 2? e 3? opção, tem o motor na outra ponta, e a turbina sempre (desde que de conta do fluxo do motor, lágico) vai encher todo o espaço, com a pressão que a valvula reguladora estiver regulada....
a diferença no 2? e 3? caso, será que, com 1 bar , em um vai ter x m? de ar, e o outro y m? , pois como o espaço fisico é maior, cabe mais ar, na mesma pressão.
mas, em se tratando de 2 motores iguais, não dar? diferença nenhuma, pois o gargalo é o motor.
? isso que vc ta falando?
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gaucho, acho que entendi o que vc ta pensando…
fiz um desenho de homem da caverna, mais acho que dá pra ilustrar:
vc deve estar dizendo na primeira situação…. ai sim, a pressão vai diminuindo ao longo do cano, pois não tem nada na ponta restringindo... então a única restrição ão proprio ar, que como a area vai aumentando ao longo do cano, a pressao vai diminuindo...
na 2? e 3? opção, tem o motor na outra ponta, e a turbina sempre (desde que de conta do fluxo do motor, lágico) vai encher todo o espaço, com a pressão que a valvula reguladora estiver regulada....
a diferença no 2? e 3? caso, será que, com 1 bar , em um vai ter x m? de ar, e o outro y m? , pois como o espaço fisico é maior, cabe mais ar, na mesma pressão.
mas, em se tratando de 2 motores iguais, não dar? diferença nenhuma, pois o gargalo é o motor.
? isso que vc ta falando?
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também acho que é exatamente assim. nos dois casos, o motor é o mesmo, então a pressão também será a mesma.
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se a turbinha manda um volume de ar maior do que o montor consome vai encher 1kg de qualquer jeito, vai mudar o tempo que vai levar pra chegar nesse 1kg só… seja 1 segundo ou 10 anos...
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eu tb tá com o farhell e o pessoal…
um sistema din?mico como um turbocompressor jogando ar pra dentro do motor não dá pra ser simplificado ao ponto de ser usado uma formulinha de f?sica de 2o grau pra tentar explicar....o buraco aí é muito mais embaixo...
e tem outra coisa, nesse exemplo dos dutos aí, é necessário ver a temperatura do ar tb, as trocas de calor com o meio que ocorrem pelas paredes dos tubos, além das vari?veis já citadas...
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em resumo…o que posso dizer é que se mudar não será algo de grande porte (o dobro ou 50% por exemplo) mas algo na base dos 0,2~0,3bar no máximo
alguém c pensamento parecido
realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
tópico bom........bastante debates e opiniões.
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alguém c pensamento parecido
realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
tópico bom........bastante debates e opiniões.
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ga?cho
de onde vc tem tanta certeza assim????
pode explicar para a gente com calculos???
luciano
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miozao, vc agora provou que uma imagem, mesmo essa de b?bado que vc fez vale mais que 453 mil palavras…
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ahahaha
? o contrário, eu não bebi nada, pq to tomando antibi?tico… então to com tremedeira, abstin?ncia, por isso fico ruim o desenho uhahuauhahuauhauh
tá dando falta
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isso não cairia no mesmo problema de usar coletor longo e coletor curto em 2 weber dcoe por exemplo ????
na teoria, o coletor longo teria um melhor aproveitamento porque fica uma quantidade de ar maior no coletor ajudando nas retomadas…
porém a pressão do coletor(pressão final) não teria alteração...
tem sentido ?
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isso não cairia no mesmo problema de usar coletor longo e coletor curto em 2 weber dcoe por exemplo ????
na teoria, o coletor longo teria um melhor aproveitamento porque fica uma quantidade de ar maior no coletor ajudando nas retomadas…
porém a pressão do coletor(pressão final) não teria alteração...
tem sentido ?
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na verdade ali o esquema é diferente….se trata de sintonizar o coletor pra aproveitar o máximo possível as ondas de pressão geradas pelo ar em movimento qdo as válvulas fecham...ali o motor só puxa o ar que ele der conta, não tem uma bomba empurrando ar quando as válvulas abrem...
da? nessa, a grosso modo, coletor longo favorece as baixas, coletor curto favorece as altas rpm
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realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
depende…
vari?veis de sistema a serem consideradas: pressão, vazão do ar comprimido pela turbina (fixa, uma vez q a turbina é a mesma nos dois casos), vazão máxima admitida pelo cabeçote, volume do coletor de admissão e tempo.
suponhamos que, ao trocar o coletor, o volume de ar admitido pelo cabeçote continue o mesmo. se a turbina for ?macha? o suficiente para compensar essa diferença, ou seja, se o volume de ar que estava sendo jogado fora pela wg na condição anterior for suficiente para encher essa diferença de volume entre os coletores no mesmo espaço de tempo anterior, aí sim a pressão se manteria.
massss, em contrapartida, se o volume de ar admitido pelo cabeçote aumentasse e a turbina não ?aguentasse o baque? de compensar essa diferença de volume admitido, com certeza a pressão ia cair.
ou seja, não digo impossível, mas acho muito difácil ter certeza de que qualquer uma das situações é verdadeira. acho q só testando mesmo.