Aumentando o coletor de admissão a pressão cai ?
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se pegarmos 2 motores iguais
1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)
a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?
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gaucho, esta comparação tua ai não tem nada a ver com o tema de coletor e pressurização.
logico que no motor com menos taxa a pressão interna e a compressão vai ser menor. mais ai novamente, vc tem limtação no volumen de ar que ta entrando no motor.
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gaucho, acho que entendi o que vc ta pensando…
fiz um desenho de homem da caverna, mais acho que dá pra ilustrar:
vc deve estar dizendo na primeira situação…. ai sim, a pressão vai diminuindo ao longo do cano, pois não tem nada na ponta restringindo... então a única restrição ão proprio ar, que como a area vai aumentando ao longo do cano, a pressao vai diminuindo...
na 2? e 3? opção, tem o motor na outra ponta, e a turbina sempre (desde que de conta do fluxo do motor, lágico) vai encher todo o espaço, com a pressão que a valvula reguladora estiver regulada....
a diferença no 2? e 3? caso, será que, com 1 bar , em um vai ter x m? de ar, e o outro y m? , pois como o espaço fisico é maior, cabe mais ar, na mesma pressão.
mas, em se tratando de 2 motores iguais, não dar? diferença nenhuma, pois o gargalo é o motor.
? isso que vc ta falando?
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gaucho, acho que entendi o que vc ta pensando…
fiz um desenho de homem da caverna, mais acho que dá pra ilustrar:
vc deve estar dizendo na primeira situação…. ai sim, a pressão vai diminuindo ao longo do cano, pois não tem nada na ponta restringindo... então a única restrição ão proprio ar, que como a area vai aumentando ao longo do cano, a pressao vai diminuindo...
na 2? e 3? opção, tem o motor na outra ponta, e a turbina sempre (desde que de conta do fluxo do motor, lágico) vai encher todo o espaço, com a pressão que a valvula reguladora estiver regulada....
a diferença no 2? e 3? caso, será que, com 1 bar , em um vai ter x m? de ar, e o outro y m? , pois como o espaço fisico é maior, cabe mais ar, na mesma pressão.
mas, em se tratando de 2 motores iguais, não dar? diferença nenhuma, pois o gargalo é o motor.
? isso que vc ta falando?
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também acho que é exatamente assim. nos dois casos, o motor é o mesmo, então a pressão também será a mesma.
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se a turbinha manda um volume de ar maior do que o montor consome vai encher 1kg de qualquer jeito, vai mudar o tempo que vai levar pra chegar nesse 1kg só… seja 1 segundo ou 10 anos...
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eu tb tá com o farhell e o pessoal…
um sistema din?mico como um turbocompressor jogando ar pra dentro do motor não dá pra ser simplificado ao ponto de ser usado uma formulinha de f?sica de 2o grau pra tentar explicar....o buraco aí é muito mais embaixo...
e tem outra coisa, nesse exemplo dos dutos aí, é necessário ver a temperatura do ar tb, as trocas de calor com o meio que ocorrem pelas paredes dos tubos, além das vari?veis já citadas...
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em resumo…o que posso dizer é que se mudar não será algo de grande porte (o dobro ou 50% por exemplo) mas algo na base dos 0,2~0,3bar no máximo
alguém c pensamento parecido
realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
tópico bom........bastante debates e opiniões.
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alguém c pensamento parecido
realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
tópico bom........bastante debates e opiniões.
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ga?cho
de onde vc tem tanta certeza assim????
pode explicar para a gente com calculos???
luciano
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miozao, vc agora provou que uma imagem, mesmo essa de b?bado que vc fez vale mais que 453 mil palavras…
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ahahaha
? o contrário, eu não bebi nada, pq to tomando antibi?tico… então to com tremedeira, abstin?ncia, por isso fico ruim o desenho uhahuauhahuauhauh
tá dando falta
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isso não cairia no mesmo problema de usar coletor longo e coletor curto em 2 weber dcoe por exemplo ????
na teoria, o coletor longo teria um melhor aproveitamento porque fica uma quantidade de ar maior no coletor ajudando nas retomadas…
porém a pressão do coletor(pressão final) não teria alteração...
tem sentido ?
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isso não cairia no mesmo problema de usar coletor longo e coletor curto em 2 weber dcoe por exemplo ????
na teoria, o coletor longo teria um melhor aproveitamento porque fica uma quantidade de ar maior no coletor ajudando nas retomadas…
porém a pressão do coletor(pressão final) não teria alteração...
tem sentido ?
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na verdade ali o esquema é diferente….se trata de sintonizar o coletor pra aproveitar o máximo possível as ondas de pressão geradas pelo ar em movimento qdo as válvulas fecham...ali o motor só puxa o ar que ele der conta, não tem uma bomba empurrando ar quando as válvulas abrem...
da? nessa, a grosso modo, coletor longo favorece as baixas, coletor curto favorece as altas rpm
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realmente, sem cálculos não podemos afirmar o qto diminue…......mas q diminue tenho certeza.
depende…
vari?veis de sistema a serem consideradas: pressão, vazão do ar comprimido pela turbina (fixa, uma vez q a turbina é a mesma nos dois casos), vazão máxima admitida pelo cabeçote, volume do coletor de admissão e tempo.
suponhamos que, ao trocar o coletor, o volume de ar admitido pelo cabeçote continue o mesmo. se a turbina for ?macha? o suficiente para compensar essa diferença, ou seja, se o volume de ar que estava sendo jogado fora pela wg na condição anterior for suficiente para encher essa diferença de volume entre os coletores no mesmo espaço de tempo anterior, aí sim a pressão se manteria.
massss, em contrapartida, se o volume de ar admitido pelo cabeçote aumentasse e a turbina não ?aguentasse o baque? de compensar essa diferença de volume admitido, com certeza a pressão ia cair.
ou seja, não digo impossível, mas acho muito difácil ter certeza de que qualquer uma das situações é verdadeira. acho q só testando mesmo.
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pq tentar estudar uma parte complexa como o coletor se quem controla a pressão é a wg (como o fahrell disse no comeão do tópico)??
equacionar a wg é mto mais facil e ataca logo o problema.
se a força da mola é f=k*x, e se não mudou a wg, a área onde a pressão vai estar exposta é a mesma, a constante da mola é a mesma (q foi pré tencionada para se mover com 1 bar), logo não h? mudança de pressão no sistema.
e tenho dito
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por isso fuca bufa e naum tem
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me diga p q a pressão medida no coletor é uma e a pressão medida na pressurização é outra ?
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isso ae depende de n fatores, tem coletores que podem ser assim, e outros naum…..fora que depende tmb em que situação o motor estiver...
mas pelo jeito, vc tá mais afim de gerar pol?mica do querer explicar ou aprender algo.....
pq naum posta ai uns desenhos ou tua teoria, to afim de aprender algo....ou derrepente dar umas risadas.....hehehehe