[dúvida] pistões de 84mm de monza…
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uma dúvida:
será que eu corro risco de perder o bloco usando esses pistõesó sei que a receita é boa, mas eu nunca comentei que é para socar a bota, e um exemplo será o trackday em dezembro.
posso usar sem medo ou vale a pena ficar nos 83,5mm?
valeu
[snapback]641861[/snapback]
na minha opiniao os 83,5mm sao bem seguros ..e acho que a diferença de cilindrada que o pistao de monza te daria a mais voce tira no acerto ..
sei la .. pra um motor q vai correr trackdays e ainda andar dia a dia .. eu iria de 83,5 … vc nem vai notar a diferença ..
poe uma taxinha boa ... um comandinho bem enquadrado ...uma alimenta?ao a altura ... um cabe?otinho bem trabalhado e boa ... vc nem vai precisar desses 0,5mm a mais de diametro em cada pistao
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olha…
pelo pouco que sei aguenta aspirado sim, tanto pauleira quanto durabilidade e dia-a-dia.
com certeza tem uns aqui, como o guswrc por exemplo, que responderiam tal pergunta com mais segurança.
eu antes de tudo faria contas. tanto de cilindrada quanto financeiramente.
com 84,8 dá 1952 cm^3
com 83,5 dá 1893 cm^3
financeiramente tem que ver quanto vai ter que gastar com rebaixamento de bloco (talvez com 84,8 não tenha esse servião dependendo do modelo de pistão que usar), embuchamento da biela (só nos 84,8), fazer cavas de travas nos pinos (ou não, se fizer bucha de aão na biela), retrabalho ou não de junta de cabeçote (nos 84,8), o custo de cada jogo de pino, pistão e anel.
fazer as contas se não vale a pena pegar pistão jorjado iapel/iasa com altura certa e pino certo.
como disse antes, fazer contas. botar tudo no papel (ou excel) e escolher.
uma possibilidade que levaria em conta é a de usar 83,5 com bielas de 149 mm dos golf 1.6 sr
nunca vê alguém receitando isso por aí.
nas contas que fiz deve dar certo bonitinho.
149 - 144 = 5 mm
92,8 - 86,4 = 6,4
6,4 / 2 = 3,2 mm
poder?amos pensar que o pistão de 83,5 é 3,2 mm mais baixo que os de 1.8l, entretanto, no catélogo online da mahle, se não me falha a memória, os pistões 83,5 álcool são 4mm mais baixos (sabe-se lá pq ).
o catélogo não mostra com clareza se a altura do pino é medida da parte mais alta do pistão (isto ?, daquele calombo na cabeça do pistão (comuns nos carburados) que pega por volta de uns 120 graus (dos 360 do c?rculo total), ou se pega do topo do pistão ignorando aquele calombo.
se a medida for pega do calombo dá certo então.
? só passar no torno e deixar o ombro do pistão com a mesma altura em todo o seu per?metro.
então o pistão vai ficar mais do que 4 mm mais baixo do que os de 1.8l
o pentelh?simo a mais que talvez sobre pra cima vai pegar um pouquinho da luz do pistão / junta esmagada. sem problemas, pelo contrário, é bom para a taxa.
lembrando que não dá pra rebaixar a biela por a mesma ser fraturada.
ela é fraturada, usa parafusos (como as forjadas) e não prisioneiros, tem duto de óleo, é leve, e até onde sei, é bem bruta.
o mais fácil, com certeza, é levar o paquémetro na autopeças e medir os dois pistões pra ter certeza que não estou falando merda.
com essas bielas, o r/l vai de 0,3000 para 0,2899
não precisa rebaixar bloco e ainda vc fica famoso, por fazer algo que ninguém fez, vai aparecer na caras e na f?pouer.
e mais vantagens: quando alguém te perguntar a cilindrada vc responde: milinove.
se for com 84,8 vc nunca sabe se diz doismil, se diz milinove ou se diz umpontonoventaecinco.
se fosse eu já daria um jeito de partir pro vira de 92,8 e ainda usando as 149mm mas isso vc nem considera, são coisas pra louco...
[]?s
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os pistões eu já tenho, snme são 84,4 ou 84,6, agora deu branco.
sei que funcionam bem, mas ainda não tinha comentado sobre usar o carro p/ trackday, e o meu medo é perder o bloco numa bobeira.
principalmente porque eu olho hj a distancia entre cilindros e fico pensando como ficaria com o pistão de monza… e parece que fica na casca.
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pra aspro é tranquilo, pietro…o problema seria se o carro fosse turbo...
e pistão forjado pra aspro só em 2 casos: 1) vai usar uma porrada de + de 100 cv de nitro de uma vez, fora andar bem taxado, 2) motor pra virar mais de 270 cv girando alt?ssimo...
além do q 1 jogo de pistão forjado sempre vai ser mais caro do q um jogo de pistão normal, seguindo mesma medida e aplica?
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olhai, jah usei a receita pistao de monza fase 2 a alcool que sao os 84,8 std
esse pistao soh da pra usar se for com virabrequim 1.8 , se for 2.0 nao tem como pois passa muito pra cima do bloco.
pra usar este pistao tem q tirar o calombo que ele tem no topo e alinhar ele com o topo do bloco, usa-se os pinos de gm que sao mais grossos que do ap e tem que fazer tambem a cava das travas dos pinos, isso tudo nos pistoes.
ai nas bielas tem que aumentar o olho dela e embuchar para os novos pinos.
fica muito seguro e nao quebra nao, isso se for tudo bem feito. usei um tempao e foi soh alegria.
mais na minha opiniao ainda fica devendo para um 2.0.
abracos
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pra aspro é tranquilo, pietro…o problema seria se o carro fosse turbo...
e pistão forjado pra aspro só em 2 casos: 1) vai usar uma porrada de + de 100 cv de nitro de uma vez, fora andar bem taxado, 2) motor pra virar mais de 270 cv girando alt?ssimo...
além do q 1 jogo de pistão forjado sempre vai ser mais caro do q um jogo de pistão normal, seguindo mesma medida e aplicação
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a minha preocupação é no caso de voce estar exigindo do motor uma tarde inteira e com as paredes finas do jeito que estão comeão a ficar na dúvida se pode dar algum problema ou não.
olhai, jah usei a receita pistao de monza fase 2 a alcool que sao os 84,8 std
esse pistao soh da pra usar se for com virabrequim 1.8 , se for 2.0 nao tem como pois passa muito pra cima do bloco.
pra usar este pistao tem q tirar o calombo que ele tem no topo e alinhar ele com o topo do bloco, usa-se os pinos de gm que sao mais grossos que do ap e tem que fazer tambem a cava das travas dos pinos, isso tudo nos pistoes.
ai nas bielas tem que aumentar o olho dela e embuchar para os novos pinos.
fica muito seguro e nao quebra nao, isso se for tudo bem feito. usei um tempao e foi soh alegria.
mais na minha opiniao ainda fica devendo para um 2.0.
abracos
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eu já to com o pistão na mão, pronto p/ ser usado mas to preocupado em mandar abrir o bloco e depois ter dor de cabeça por causa das paredes, como comentei na resposta p/ teteto.
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o anderson do gol verde anda com 85,3mm e andou em dois track days sem problemas.
? só cuidar com refrigeração tendo o carro bem acertado que vai sussegado.
eu usei 84,8 por 90000km, agora abri pra 0,50 (85,3) e ainda posso abrir pra 86mm antes de mandar o bloco embora
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e esse povo q anda com 2150? eu acho q essa receita é tranquila… só colocaria uma bomba de oleo cal?ada , radiador de oleo, e um esquema federal do arrefecimento, ja q vai ser girador e vai rodar no pau ...
abraço
[snapback]642006[/snapback]
eu quero manter o vira do 1.8, por isso nem penso nisso.
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isso, um belo e eficiente radiador de oleo, oleo bom, um radiador de agua do passat iraquiano que a carol ja citou um tempo atras, diz ser o ninja.
acerto e mete bronca.
monitoramento vc terá de sobra, 4termopar, manometros… deu sinal de aquecer além do normal ou do previsto, tira o po e pronto.
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tem q cuidar bastante com o respiro da tampa de válvulas pra não jogar muito óleo pra fora. já vi acontecer por aqui, por falta dakela tampa em cima do comando e respiro aberto sem tela nem nada, jogou um monte de óleo pra fora e lá se foram as bronzinas…
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tem q cuidar bastante com o respiro da tampa de válvulas pra não jogar muito óleo pra fora. já vi acontecer por aqui, por falta dakela tampa em cima do comando e respiro aberto sem tela nem nada, jogou um monte de óleo pra fora e lá se foram as bronzinas…
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acredito que tampar não seria a solução..então, usar uma mangueira saindo para um reservatério…mas e desse reservatério, como fazer voltar ao motor? ou não se faz voltará
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eu quero manter o vira do 1.8, por isso nem penso nisso.
[snapback]642021[/snapback]
entendi … o lan?e de durabilidade creio eu que para um aspro vc nao terá problemas veja pelo jamanta e seu gol intergalatico de 800cv com um 2.1 ... deve ta na casca tb .... mas vc monitorando tudo, arrefecimento ninja, radiador de oleo ninja cabou o problema ... a proposito, vi um radiador na crestana, o fdp até ventoinha tinha alguem sabe me informar se é possivel colocar ele em um ap ?
abra
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tem q cuidar bastante com o respiro da tampa de válvulas pra não jogar muito óleo pra fora. já vi acontecer por aqui, por falta dakela tampa em cima do comando e respiro aberto sem tela nem nada, jogou um monte de óleo pra fora e lá se foram as bronzinas…
[snapback]642062[/snapback]
eu vou usar a tampa original acredito que não vê ter problema com isso.
entendi … o lan?e de durabilidade creio eu que para um aspro vc nao terá problemas veja pelo jamanta e seu gol intergalatico de 800cv com um 2.1 ... deve ta na casca tb .... mas vc monitorando tudo, arrefecimento ninja, radiador de oleo ninja cabou o problema ... a proposito, vi um radiador na crestana, o fdp até ventoinha tinha alguem sabe me informar se é possivel colocar ele em um ap ?
abraço
[snapback]642069[/snapback]
tem foto do radiador? eu tbm pensei em colocar uma ventoinha no meu.
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olha cara eu uso no meu chevette pistao d monza sem problemas