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  4. Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?

Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • D Offline
    D Offline
    Da Luz Racing BR
    escreveu em última edição por
    #5

    geralmente vem marcações nos blocos sobre o modelo. a gm faz isso em alto relevo se não me engano. veja no bloco que esta no seu carro.

    mas mencionou que seu carro é o espero.

    este carro no brasil pelo que sei so foi importado na versão 2.0 8v e poquissimos 16v.

    então o bloco é iguasl aos nossos gm fase ii.

    e muito simples saber.

    basta medir o curso do vira. se for de 86,00 mm é 2.0

    se for de 94,60 mm é 2.2.

    seu carro pode ter o motor já trocado em outra ocasi?o.

    ai nada impediria que colocassem a parte de baixo (bloco, vira, bielas e pistão ) do 2.2 8v.

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      Elmo
      escreveu em última edição por
      #6

      geralmente vem marcações nos blocos sobre o modelo. a gm faz isso em alto relevo se não me engano. veja no bloco que esta no seu carro.

      mas mencionou que seu carro é o espero.

      este carro no brasil pelo que sei so foi importado na versão 2.0 8v e poquissimos 16v.

      então o bloco é iguasl aos nossos gm fase ii.

      e muito simples saber.

      basta medir o curso do vira. se for de 86,00 mm é 2.0

      se for de 94,60 mm é 2.2.

      seu carro pode ter o motor já trocado em outra ocasi?o.

      ai nada impediria que colocassem a parte de baixo (bloco, vira, bielas e pistão ) do 2.2 8v.

      [snapback]668003[/snapback]

      sim o motor veio de um daewoo espero 2.0 8v, mas o bloco e os componentes internos vieram de retífica e o cara da retífica garantiu que todo espero é 2.2 por causa das medidas internas. meu carro é um corsa com esse motor… estou achando que ele meteu um bloco 2.2 em um cabeçote 2.0, entende? será que realmente pode-se ver essa diferença atravṍs da correia dentada e concluir se um bloco é 2.0 ou 2.2 atravṍs dela?

      agrade?o

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        rallye
        escreveu em última edição por
        #7

        pessoal, alguém sabe qual a diferença entre um bloco de motor 2.0 e 2.2 da gm? vou ter que comprar um bloco com baixa no detran para poder lagalizar meu carro, pois o bloco que está lá é de retífica e tem numeração 0000 . o dono da retífica me garantiu que todo daewoo espero é 2.2 por causa das medidas internas, mas na verdade, eles são 2.0 mesmo. agora fiquei encucado achando que o danado meteu um bloco 2.2 num cabeçote que é de 2.0. medi a altura do bloco e deu 29cm, da junção com o cabeçote até a junção com o c?rter, e o di?metro do pistão é de 86mm.

        alguém pode dar uma ajuda?

        agrade?o

        [snapback]667879[/snapback]

        se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com

        virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e

        serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.

        vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm

        consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.

        a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2

        desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o

        comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2

        o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm

        as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes

        são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja

        a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja

        o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,

        mesmo pino e tem mesma altura de compressão.

        vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0

        bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0

        pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc

        e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.

        um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria

        com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote

        e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa :ohoh:

        se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana

        pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce

        vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar

        um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.

        no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.

        a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei

        colocar a correia do 2.0 no 2.2.

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Elmo
          escreveu em última edição por
          #8

          se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com

          virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e

          serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.

          vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm

          consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.

          a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2

          desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o

          comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2

          o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm

          as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes

          são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja

          a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja

          o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,

          mesmo pino e tem mesma altura de compressão.

          vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0

          bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0

          pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc

          e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.

          um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria

          com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote

          e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa :ohoh:

          se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana

          pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce

          vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar

          um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.

          no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.

          a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei

          colocar a correia do 2.0 no 2.2.

          [snapback]668012[/snapback]

          muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye

          a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.

          abraços e obrigado novamente

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            rallye
            escreveu em última edição por
            #9

            muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye

            a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.

            abraços e obrigado novamente

            [snapback]668016[/snapback]

            cara, 135hpo hehehhee

            se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro

            só aumentando a taxa com pistao de monza,

            nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai

            pra quase 170hp sem taxar o cabeçote :ohoh:

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #10

              rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..

              lembre q nao é num vectra q ta o motor.....

              eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda :ohoh:

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rallye
                escreveu em última edição por
                #11

                rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..

                lembre q nao é num vectra q ta o motor.....

                eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda :ohoh:

                [snapback]668020[/snapback]

                nao sei se o chassi teria problema, mas tem um camarada aki em brasilia

                com um brinquedo desses, um 2.2 com pistao do 2.4 e o carrinho é bruto.

                reclamava sempre de quebra no cambio e pistoes, pois vmp dele passa

                a ser muito alta, a 7mil rpm ele já estará em 22m/s e o recomendável

                ? sempre estar abaixo de 20m/s.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...

                  nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    rallye
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...

                    nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta

                    [snapback]668023[/snapback]

                    mas o carro dele vai ser aspro ou turbo?

                    ele quer montar com pistoes alcool deve ser aspro neh?

                    ou terá pretensões turbinenses futuras :ohoh: ?

                    se turbinar, entope o carro de barra e cuidado com as

                    soldas nas longarinas, pois se precisar de vistoria técnica

                    o carro poder? se reprovado de bobeira, pelo menos

                    aqui em brasilia o pessoal da finatec nao deixa passar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      170cv quase 3x o original 60cv

                      qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        Elmo
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.

                        obrigado pelas dicas

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          to comecando achar q esses bikos do astra flex possam ser pequenos

                          pensei q seriam grandes pro meu caso e to achando pequenos ja…mas cada motor é um motor....eu diria q estao no osso pra alimentar 101cv

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            rallye
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            170cv quase 3x o original 60cv

                            qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….

                            [snapback]668030[/snapback]

                            digo em relação as soldas na longarina, o motor pode passar sem problemas.

                            pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs   lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.

                            obrigado pelas dicas

                            [snapback]668046[/snapback]

                            kra, com taxa um pouco maior que 13:1 chegaria proximo disso mesmo,

                            se eu nao estiver com os calculos errados :ohoh:, mas somente com o bloco

                            e cilindrada do 2.2 e voce vai conseguir essa taxa apenas com o pistao

                            de monza sem precisar taxar o cabeçote.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              rally, era isso q dizia, nao pelo motor q pode se por até mais forte e tal….

                              mas pro carro nao desmontar andando, pra ter o minimo de seguranca pq ja se sabe q sera usado pra acelerar

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                Elmo
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                além disso tudo será um carro para o dia-a-dia também… aceleradas somente quando os engraçadinhos quiserem tirar uma braba ou na estrada, com segurança.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  Da Luz Racing BR
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  ai rallye, blz.

                                  creio que não seja possivel conseguir aumento de quase 40% na potencia do motor, passando de 123 para 170 cv somente com aumento da taxa de compressão. por um simples motivo. a razão de aumento da taxa de compressão não é a mesma dos ganhos de potencia. isso já é confirmado a muito tempo em testes praticos de dinamometro. a partir de um valor de taxa de compressão ( que varia de motor para motor) começa ocorrer o contrario, se perde potencia e aumenta riscos de quebra, aumento de temperatura etc, que inviablizam o aumento da taxa.

                                  tambem não se pode relacionar o valor de taxa de compressão com potencia e ainda entre motores diferentes.

                                  ex se um motor 1.6 tem 10 de taxa e 100 cv e outro motor 1.6 tem 11,5 de taxa e tem os mesmos 100 cv ou pouco mais.

                                  pois tem algo muito importante ai, a eficiencia volumetrica do motor.

                                  pois pode aconter de ter outro motor 1.6 com 9 de taxa e ter tambem 100 cv. fora uma outra infinidade de fatores que e variaveis que influenciam.

                                  imagino ganhos na ordem de 10% com aumento da taxa de compressão sem que se autere demais peças do motor.

                                  outro fator importante é a ignição. ao se aumentar muito a taxa quase que como regra deve se atrasar o ponto de ignição. isso em alta rotação freia o motor e faz com que não se atingia rotações altas e a potencia fique estabilizada. se consegue sim mais torque de baixa.

                                  abraços.

                                  cara, 135hpo hehehhee

                                  se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro

                                  só aumentando a taxa com pistao de monza,

                                  nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai

                                  pra quase 170hp  sem taxar o cabeçote :ohoh:

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                                  1 Resposta Última resposta
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                                    escreveu em última edição por
                                    #21

                                    baum… que eu saiba espero só tem 2.0 8v (e 1.8 8v mas num vio pro brasil), e snme é o motor ainda baseado no do kadett e naum no de vectra, tipo muda bomba de óleo eu acho entre outras pequenas coisas como o lado que vão os furos pros suportes de acessórios.

                                    entaum o seu é um 2.0 (se for de espero mesmo)... mesmo que fosse 2.2 num teria prolema em usar cabeçote do 2.0, pois são os mesmos (a gm usa o mesmo cabeçote nos motores 2.0 a 2.2)

                                    qto ao aumento de taxa, a grosso modo e apenas pra ter noção de ordem de grandeza e pra pequenas mudanças, por exemplo se o motor tem 10,5:1 e 100cv...se taxar pra 12:1 =

                                    12/10,5 = 1,14

                                    0,14/2 x 100 = 7cv...

                                    ou seja a ordem de grandeza é na base dos 5 a 10cv apenas com a taxa, claro que vc melhorando ponto e alimentação pode ser bem mais que isso... mas num passa muito naum...e como o da luz falou, se vc exagerar começa a perder potência... principalmente se num mexer no ponto

                                    ah...outra coisa, claro que o comando interfere muito em qto ganha...

                                    um 2.2 8v tem seus 123 cv com 13:1 de taxa usando alcool deve ir pra perto dos 140~145cv , se melhorar admissão, escape, etc pode vir um teco a mais...

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                                      #22

                                      pois é jackson e over, por isso que falei que é um calculo burro, fiz baseado

                                      na formulazinha que tenho aki coloquei na planilha e sempre bate muito

                                      proximo com os carros originais.

                                      p = (txvmn?rpm)/1200, dá em w…

                                      tx = taxa do motor

                                      vm = volume do motor

                                      n?rpm = rotação de potencia maxima

                                      1kw = 1000w

                                      ai é so transformar em hp multiplicando por 1,34

                                      multiplicando por 1,014 voce obtem cavalo

                                      o motor de vectra 2.2 8v original tem 123hp

                                      ((9,2 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 119cv

                                      agora com 13 de taxa

                                      ((13 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 168cv

                                      fiquem a vontade pra brincar com a formula para qualquer carro original ou nao :(

                                      nessa planilha que montei eu tenho curso, diametro e volume de piscina de pistao,

                                      junta, volume de camara, aí ele calcula o volume, taxa, deck, vmp e potencia.

                                      agora vem a pergunta:

                                      ? possivel que a faixa de rpm de potencia maxima possa ser deslocada

                                      pra baixo em virtude da taxa? se precisar remover ponto provavelmente,

                                      mas lembre-se que ele estará no alcool agora, então não poderia

                                      acontecer o contrário e ganhar mais ponto mesmo em alta?

                                      W 1 Resposta Última resposta
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                                        #23

                                        @rallye Ainda tem essa planilha para disponibilizar?

                                        1 Resposta Última resposta

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