Qual a diferença externa entre bloco gm 2.0 e 2.2?
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geralmente vem marcações nos blocos sobre o modelo. a gm faz isso em alto relevo se não me engano. veja no bloco que esta no seu carro.
mas mencionou que seu carro é o espero.
este carro no brasil pelo que sei so foi importado na versão 2.0 8v e poquissimos 16v.
então o bloco é iguasl aos nossos gm fase ii.
e muito simples saber.
basta medir o curso do vira. se for de 86,00 mm é 2.0
se for de 94,60 mm é 2.2.
seu carro pode ter o motor já trocado em outra ocasi?o.
ai nada impediria que colocassem a parte de baixo (bloco, vira, bielas e pistão ) do 2.2 8v.
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sim o motor veio de um daewoo espero 2.0 8v, mas o bloco e os componentes internos vieram de retífica e o cara da retífica garantiu que todo espero é 2.2 por causa das medidas internas. meu carro é um corsa com esse motor… estou achando que ele meteu um bloco 2.2 em um cabeçote 2.0, entende? será que realmente pode-se ver essa diferença atravṍs da correia dentada e concluir se um bloco é 2.0 ou 2.2 atravṍs dela?
agrade?o
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pessoal, alguém sabe qual a diferença entre um bloco de motor 2.0 e 2.2 da gm? vou ter que comprar um bloco com baixa no detran para poder lagalizar meu carro, pois o bloco que está lá é de retífica e tem numeração 0000 . o dono da retífica me garantiu que todo daewoo espero é 2.2 por causa das medidas internas, mas na verdade, eles são 2.0 mesmo. agora fiquei encucado achando que o danado meteu um bloco 2.2 num cabeçote que é de 2.0. medi a altura do bloco e deu 29cm, da junção com o cabeçote até a junção com o c?rter, e o di?metro do pistão é de 86mm.
alguém pode dar uma ajuda?
agrade?o
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se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com
virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e
serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.
vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm
consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.
a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2
desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o
comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2
o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm
as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes
são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja
a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja
o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,
mesmo pino e tem mesma altura de compressão.
vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0
bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0
pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc
e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.
um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria
com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote
e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa
se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana
pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce
vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar
um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.
no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.
a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei
colocar a correia do 2.0 no 2.2.
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se realmente for um espero é 2.0, se vc comprou o motor parcial completo com
virabrequime tudo mais nao tem problema, o cabeçote do 2.2 ou 2.0 é o mesmo e
serve e o 2.2 8v nao tem o eixo contra-balanceador.
vendo o bloco só a altura deles mesmo que difere, nem pelo cepgm
consigo ver pela numeração que a maioria nao tem cadastro.
a fdp da gm coloca o 2.0 no cabeçote, aparece 2.0e ou 1.8e ou 2.2
desconheão outra numeração ou identificação que voce possa fazer sem medir o
comprimento do bloco e a diferença é de menos de 1cm, o 29cm é o 2.2
o 2.0 tem praticamente 28cm, a diferença de deck é de 9,3mm
as peças internas do 2.0 mudam completamente, o virabrequim, biela e pistoes
são diferentes, nao se usa pistao do 2.0 no 2.2 por causa da taxa, embora seja
a mesma em ambos motores, a cava do 2.0 é menor que o do 2.2, ou seja
o pistao do 2.2 é bem destaxado, mas eles possuem mesmo diametro,
mesmo pino e tem mesma altura de compressão.
vira do 2.2 tem curso de 94,6mm contra 86mm do 2.0
bielas do 2.2 tem comprimento de 148mm contra 143mm do 2.0
pistoes do 2.2 tem piscina de algo proximo a 20cc
e o 2.0 algo proximo a 14cc e ambos tem 86mm medida std.
um pistao de 2.0 de monza a alcool no 2.2 ficaria
com mais de 13 de taxa sem tirar nada do cabeçote
e tirando 1mm vai pra quase 15:1 de taxa
se voce preferir, voce ainda tem um monte de gambiarra bacana
pra fazer nesse bloco, usar vira de 2.0 com bielas de 2.2 voce
vai continuar com um 2.0, mas com 0,29 de r/l, precisa arrancar
um pouco do topo do bloco pra melhorar a taxa.
no final das contas vai depender da utilização final do seu carro.
a correia dentada muda de um pro outro sim, mas nunca tentei
colocar a correia do 2.0 no 2.2.
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muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye
a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.
abraços e obrigado novamente
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muit?ssimo obrigado pela explicação, rallye
a correia, pelo que me lembro, comprei de 2.0 e ficou lá no lugar, mas medi a altura do bloco e deu 29cm cravados (vou medir novamente pra desencargo de consci?ncia), pretendo colocar pistões de monza ou ?mega é álcool para chegar numa taxa legal, mandar chipar e colocar escape de 2 pol usando o coletor de escape original e caixa de marcha do corsa gsi (que já está comigo), assim deve-se chegar em mais ou menos uns 130/135cv e com uma bruta arrancada.
abraços e obrigado novamente
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cara, 135hpo hehehhee
se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro
só aumentando a taxa com pistao de monza,
nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai
pra quase 170hp sem taxar o cabeçote
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rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..
lembre q nao é num vectra q ta o motor.....
eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda
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rally, mais ai comeca a deteriorar o chassi do corsa…..
lembre q nao é num vectra q ta o motor.....
eu lembro dessas ideias maldosas la no corsa clube ainda
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nao sei se o chassi teria problema, mas tem um camarada aki em brasilia
com um brinquedo desses, um 2.2 com pistao do 2.4 e o carrinho é bruto.
reclamava sempre de quebra no cambio e pistoes, pois vmp dele passa
a ser muito alta, a 7mil rpm ele já estará em 22m/s e o recomendável
? sempre estar abaixo de 20m/s.
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ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...
nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta
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ah nao sei…o ultimo 2.2t q eu vi desmontou...
nao sei se o elmo lembra ou é do tempo dele...o corsa carvao (putz nao lembro se era esse o nick) abriu na linha da porta
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mas o carro dele vai ser aspro ou turbo?
ele quer montar com pistoes alcool deve ser aspro neh?
ou terá pretensões turbinenses futuras ?
se turbinar, entope o carro de barra e cuidado com as
soldas nas longarinas, pois se precisar de vistoria técnica
o carro poder? se reprovado de bobeira, pelo menos
aqui em brasilia o pessoal da finatec nao deixa passar.
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170cv quase 3x o original 60cv
qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….
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pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.
obrigado pelas dicas
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to comecando achar q esses bikos do astra flex possam ser pequenos
pensei q seriam grandes pro meu caso e to achando pequenos ja…mas cada motor é um motor....eu diria q estao no osso pra alimentar 101cv
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170cv quase 3x o original 60cv
qnt a vistoria ta certo pq sabe q um carro desse nao é pra andar de boa….
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digo em relação as soldas na longarina, o motor pode passar sem problemas.
pensei em 130/135 cv, pois não tenho pretenções de quase 200cv num corsinha e sei dos limites estruturais da carroceria, na realidade estava pensando em 140cv, será que chega mesmo nesses 170? não tenho pretenções de turbin?-lo, pois acho que já não daria tanta surpresa pro pessoal dos audi, astra, vectra que já levam benga do meu carro, rs rs rs lembrem-se que só vou taxar com pistões de monza é álcool, bicos de astra flex, chip, escape de 2 pol com coletor de escape original e comando também original, que tenho quase que certeza que é o mesmo do kadett gsi.
obrigado pelas dicas
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kra, com taxa um pouco maior que 13:1 chegaria proximo disso mesmo,
se eu nao estiver com os calculos errados , mas somente com o bloco
e cilindrada do 2.2 e voce vai conseguir essa taxa apenas com o pistao
de monza sem precisar taxar o cabeçote.
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rally, era isso q dizia, nao pelo motor q pode se por até mais forte e tal….
mas pro carro nao desmontar andando, pra ter o minimo de seguranca pq ja se sabe q sera usado pra acelerar
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ai rallye, blz.
creio que não seja possivel conseguir aumento de quase 40% na potencia do motor, passando de 123 para 170 cv somente com aumento da taxa de compressão. por um simples motivo. a razão de aumento da taxa de compressão não é a mesma dos ganhos de potencia. isso já é confirmado a muito tempo em testes praticos de dinamometro. a partir de um valor de taxa de compressão ( que varia de motor para motor) começa ocorrer o contrario, se perde potencia e aumenta riscos de quebra, aumento de temperatura etc, que inviablizam o aumento da taxa.
tambem não se pode relacionar o valor de taxa de compressão com potencia e ainda entre motores diferentes.
ex se um motor 1.6 tem 10 de taxa e 100 cv e outro motor 1.6 tem 11,5 de taxa e tem os mesmos 100 cv ou pouco mais.
pois tem algo muito importante ai, a eficiencia volumetrica do motor.
pois pode aconter de ter outro motor 1.6 com 9 de taxa e ter tambem 100 cv. fora uma outra infinidade de fatores que e variaveis que influenciam.
imagino ganhos na ordem de 10% com aumento da taxa de compressão sem que se autere demais peças do motor.
outro fator importante é a ignição. ao se aumentar muito a taxa quase que como regra deve se atrasar o ponto de ignição. isso em alta rotação freia o motor e faz com que não se atingia rotações altas e a potencia fique estabilizada. se consegue sim mais torque de baixa.
abraços.
cara, 135hpo hehehhee
se for o 2.2 tem 123hp original e um calculo burro
só aumentando a taxa com pistao de monza,
nao sei se fiz algum calculo errado, mas vai
pra quase 170hp sem taxar o cabeçote
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baum… que eu saiba espero só tem 2.0 8v (e 1.8 8v mas num vio pro brasil), e snme é o motor ainda baseado no do kadett e naum no de vectra, tipo muda bomba de óleo eu acho entre outras pequenas coisas como o lado que vão os furos pros suportes de acessórios.
entaum o seu é um 2.0 (se for de espero mesmo)... mesmo que fosse 2.2 num teria prolema em usar cabeçote do 2.0, pois são os mesmos (a gm usa o mesmo cabeçote nos motores 2.0 a 2.2)
qto ao aumento de taxa, a grosso modo e apenas pra ter noção de ordem de grandeza e pra pequenas mudanças, por exemplo se o motor tem 10,5:1 e 100cv...se taxar pra 12:1 =
12/10,5 = 1,14
0,14/2 x 100 = 7cv...
ou seja a ordem de grandeza é na base dos 5 a 10cv apenas com a taxa, claro que vc melhorando ponto e alimentação pode ser bem mais que isso... mas num passa muito naum...e como o da luz falou, se vc exagerar começa a perder potência... principalmente se num mexer no ponto
ah...outra coisa, claro que o comando interfere muito em qto ganha...
um 2.2 8v tem seus 123 cv com 13:1 de taxa usando alcool deve ir pra perto dos 140~145cv , se melhorar admissão, escape, etc pode vir um teco a mais...
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pois é jackson e over, por isso que falei que é um calculo burro, fiz baseado
na formulazinha que tenho aki coloquei na planilha e sempre bate muito
proximo com os carros originais.
p = (txvmn?rpm)/1200, dá em w…
tx = taxa do motor
vm = volume do motor
n?rpm = rotação de potencia maxima
1kw = 1000w
ai é so transformar em hp multiplicando por 1,34
multiplicando por 1,014 voce obtem cavalo
o motor de vectra 2.2 8v original tem 123hp
((9,2 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 119cv
agora com 13 de taxa
((13 * 2198 * 5200) / 1200 * 1,34 * 1,014) /1000 = 168cv
fiquem a vontade pra brincar com a formula para qualquer carro original ou nao
nessa planilha que montei eu tenho curso, diametro e volume de piscina de pistao,
junta, volume de camara, aí ele calcula o volume, taxa, deck, vmp e potencia.
agora vem a pergunta:
? possivel que a faixa de rpm de potencia maxima possa ser deslocada
pra baixo em virtude da taxa? se precisar remover ponto provavelmente,
mas lembre-se que ele estará no alcool agora, então não poderia
acontecer o contrário e ganhar mais ponto mesmo em alta?
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@rallye Ainda tem essa planilha para disponibilizar?