Aperto de cabeçote
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cara o meu apertei com 11 kg, mas em 4 etapas (não sei c eh o certo, mas fiz assim pq acho q evita empenar algo…)
bronzinas usa da metal leve, não dão dor de cabeça...
abrazzz
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pelo pouco que conheão de ap, o correto é o seguinte para motor original:
parafusos com sextavado interno
primeiro aperto: 11 a 20 nm
segundo aperto: 45 a 50 nm
terceiro aperto: 75 nm
para o quarto aperto, deve aquecer o motor, soltar o parafuso 1 em 30 graus e apert?-lo com 85 nm. repetindo o procedimento para todos outros parafusos.
parafusos com dodecagonal interno
primeiro aperto: 40 nm
segundo aperto: 60 nm
terceiro aperto: 180 graus
fonte: apostila senai
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loke, não se usa mais reaperto em juntas de ap, as juntas modernas não precisam disso… eh capaz ate de estragar c fizer isso...
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loke, não se usa mais reaperto em juntas de ap, as juntas modernas não precisam disso… eh capaz ate de estragar c fizer isso...
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…... não sabia disso não a apostila q tenho deve ser meio antiga então...
a titulo de curiosidade, tem algum motivo especial para não se especificar reaperto é alguem sabe o porque pode estragar a junta ?
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to de olho no topico ja que vou usar arp no gts, que alias ja comprei faz tempo.
o que tenho anotado aki, ate escrevi e coloquei o papel dentro da caixa dos arps, acho que foi o over que disse
aperto a frio 4 - 8 - 12
quente - 13
? isso de info que tenho.
abs
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o meu é junta de aío…..apertei c 11kg
empurre 12 nesses super arp
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eu acho coisa demais…....mais isso é minha opnião pessoal.
chega um momento que aperto demais ajuda empurrar junta....
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então loke, segundo alguns mecanicos q falei, eles falaram q o material das juntas antigas não eram tão bons q nem os das juntas atuais… ai precisava aquecer o motor, pra ele dilatar, e ai sim dar o aperto final.
tenho um catalogo da sabo, q fala q as juntas atuais não precisam de reaperto, e q isso pode danificar a junta, mas não fala o pq de danificar...
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então loke, segundo alguns mecanicos q falei, eles falaram q o material das juntas antigas não eram tão bons q nem os das juntas atuais… ai precisava aquecer o motor, pra ele dilatar, e ai sim dar o aperto final.
tenho um catalogo da sabo, q fala q as juntas atuais não precisam de reaperto, e q isso pode danificar a junta, mas não fala o pq de danificar...
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legal…....já ajuda a entender valeu pela info.
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pessoal, 12kilo nao tem risco de arrancar as rosca do bloco? fazendo o esquema de aperto de 6kilo depois mais 180graus, alguem sabe quantos kilo dá isso no ap original?
eu tava pensando mesmo em fazer mais ou menos como o gili falou, meter 4 dai 8 e dai 12kilo só que tenho medo de arrancar uma rosca do bloco.
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12 kilo com prisioneiros bons não eh pra ranca rosca não, 11 k ja puxei de boa e nem deu nada.
faz isso mesmo 4, 8 e 12, depois confirma o de 12.
snme o fluff q falou q ja aperto 13k em prisioneiros…
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o prisioneiro sei que nao vai dar problema, meu medo é a rosca do bloco arrancar fora.
mais vou fazer isso mesmo, 4 dai 8 dai 12 apertando bem suave pra nao dar tranco.
aquela graxinha que vem junto, tem que passar na parte que vai no bloco tambem ou só na parte de cima onde vai ir as porcas e vai ser apertado?
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eu nem passei hhehehe
mas c for passar, pode passar bem pouco na rosca q vai entrar no bloco tb, pro prisioneiro entrar ate o fim sem forçar…
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pera ai pessoal…....vocês estão falando do lubrificante que vem junto é lubrificante arp ?
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isso loke, o lubrificante pra ajudar a rosquear e não dar torque falso pq a porca ou parafuso prenderam nas roscas…
eu não usei, 1? pq não preciso e 2? pq tenho medo q ele ajude a afrouxar tb a porca...
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isso loke, o lubrificante pra ajudar a rosquear e não dar torque falso pq a porca ou parafuso prenderam nas roscas…
eu não usei, 1? pq não preciso e 2? pq tenho medo q ele ajude a afrouxar tb a porca...
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pelo que conhe?o, aquele lubrificante não é para passar nas roscas não eu também pensei que fosse mas fiquei sabendo que não ?.
o lubrificante é para passar na parte lisa do parafusos para que haja lubrificação quando o cabeçote dilatar e permitir escorregamento do parafuso sobre o furo do cabeçote.
o mesmo para bielas que possuem parafusos arp.
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achei demais, mas meu preparador puxou 14kg de torque nos meus arpos com junta de aão das novas. a primeira vez que montou puxando 13 quilos, ficou vazando agua entre o bloco e o cabeçote, o mesmo havia acabado de voltar da retifica pois foi feito um acerto nele. agora naum sei se a causa foi a plaina mal realizada, ou sequencia inicial de aperto muito alta. na montagem atual, até agora naum aparentou nenhum problema.
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achei demais, mas meu preparador puxou 14kg de torque nos meus arpos com junta de aão das novas. a primeira vez que montou puxando 13 quilos, ficou vazando agua entre o bloco e o cabeçote, o mesmo havia acabado de voltar da retifica pois foi feito um acerto nele. agora naum sei se a causa foi a plaina mal realizada, ou sequencia inicial de aperto muito alta. na montagem atual, até agora naum aparentou nenhum problema.
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pegue uma madeira e aperte as duas pontas com mta força…...e voce vai perceber q o centro da madeira tende a levantar .......
? o que eu disse acima........torque demais ajuda a vazar agua entre o bloco e o cabeçote e/ou cuspir junta...
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pegue uma madeira e aperte as duas pontas com mta força…...e voce vai perceber q o centro da madeira tende a levantar .......
? o que eu disse acima........torque demais ajuda a vazar agua entre o bloco e o cabeçote e/ou cuspir junta...
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naum cogitei essa hipotese pois, o vazamento estava ocorrendo praticamente no mesmo lugar onde foi feito uma solda na galeria de agua, de cara imaginei que o problema fosse na retifica mal feita.
tambem me assustei a hora que o preparados falou que puchou 14kg de aperto, mas como vi o motor funcionando sem nenhum vazamento, ja to um pouco mais calmo. ainda naum voltei a carcar pressão na turbina pra testar. assim q fizer, posto o resultado.