Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ap 8 v + forte do brasil é adianta girar 10k ?

Ap 8 v + forte do brasil é adianta girar 10k ?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
36 Posts 21 Posters 5.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    ruiak
    escreveu em última edição por
    #10

    pra não queimar a mangueira ??? :d

    abraco

    [snapback]670585[/snapback]

    juro que nao entendi a logica ….

    a tampa estar invertida a mangueira de saida dos gases do cabeçote ali sairia perto da pressuriza?ao soh nao teria motivo de queimar nada ... teria?

    1 Resposta Última resposta
    • B Offline
      B Offline
      barata_cefet
      escreveu em última edição por
      #11

      só com este gr?fico não da para dizer muita coisa, mas vamos esclarecer dois erros comuns; carro de pista não se troca marcha logo que da o pico de potência e muito menos na próxima marcha a rotação cai na faixa de torque máximo, pode até cair mas é coicid?ncia. a faixa de rotação das marchas é aquela que da o maior valor m?dio de potência, limitado ao escalonamento total das marchas, imagine que esta fosse realmente a curva de potência real deste motor certamente o piloto teria que segurar até uns 8000rpm, onde ele ainda tem + de 600hp, para conseguir cair no mínimo na casa de 6000rpm onde ainda tem mais de 600hp na próxima marcha.

      alem disso tem outros fatores que pesam muito no caso de um carro de pista ou rali, como por exemplo dirigibilidade, as vezes para ter o carro na mão vc precisa segurar na marcha por bem mais tempo quando contorna uma curva

      por isso que carro de pista as vezes o pessoal coloca para girar bem mais que o ponto do pico de potência, é tudo questão do que o cronometro fala

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gordinho
        escreveu em última edição por
        #12

        so para a galera saber esse foi o unico vw?s que ganhou uma etapa da sttd-a aqui em curitiba essa ano… as outras foram tudo por gmês sendo algumas caca e uma vicente

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Violator
          escreveu em última edição por
          #13

          ? tenho uma duvida..nessa foto

          http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto03.jpg

          antes da borboleta ali é pressurizacao, pq tem como se fosse um recipiente, nao vem somente o cano, e do outro lado da borboleta um coletor…q sensor é akele ligado ja no coletor?pq tem esse coletor nessa posicao?

          eu vejo 2 linhas de combustivel e tudo, a mangueira entra entre o coletor e a tampa de valvula, teria uma segunda bancada expremida ali?

          gaucho esse lance da potencia vir nos 6.5, nao seria melhor contornado com um dimensionamento melhor da turbina e o uso de um comando mais graduado, com os devidos acertos de cabecote pra vir mais linear essa pressao?

          mas tem q ver q isso é de pista, o cara nao se interessa por ter pressao e potencia linear o cara quer mais é q venha um soco e pronto

          [snapback]670576[/snapback]

          tem sim

          http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto05.jpg

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AVILA GTS
            escreveu em última edição por
            #14

            o motor é forte. mas a potencia despenca depois que ela é atingida.

            ou seja, é um motor que quando tudo esta certo. ok.se o piloto não tiver experiencia pode ser frustante.

            em motores ap 8v fica dificil ter potencia acima de 6500 a 7000 rpm.

            somente com bom estudo de cabeçote e comando.

            já falei isso em outros forum e acho que aqui tambem.

            como o gaucho falou sempre param antes disso.

            mas os preparadores teimam em girar muito acima disso. e depois não sabem porque o motor quebra ou não tem rendimento.

            eu testei muitos comandos em ap e depois vi que não adiantava nada.

            quando atingimos a zona ciritica de velocidade maxima do pistão a potencia não sobe mais. não adianta nada quere girar mais alto.

            as veses é melhor ter uma curva de torque mais plana e perder uns 50 cv que o carro na pista anda muito mais.

            espero ver esse gol acelerando forte e liso aqui em curiiba.

            mas acho que estes recordes de potencia não trazem grandes beneficios. são poucos os carros que tem seus 680/ 700 / 720 / 750 cv andando realmemte. liso e com repetitibilidade nas arrancadas.

            dar uma puxada lisa em 10 acho que não adianta nada.

            e tem muitos carros ai que segundo os preparadores não passam dos 500 e andam bem.

            [snapback]670582[/snapback]

            cara conseguimos no meu gts cravar a potencia máxima de 470cv a 7500 rpm com um 49g e 49 kg de torque a 6500 rpm com pressão de 1.8kg.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rallye
              escreveu em última edição por
              #15

              cara conseguimos no meu gts cravar a potencia máxima de 470cv a 7500 rpm com um 49g e 49 kg de torque a 6500 rpm com pressão de 1.8kg.

              [snapback]670616[/snapback]

              percebeu que o cabeçote do record é um side flow?

              eu nao conheão o teu carro, mas eu chuto que

              provavelmente o seu é crossflow.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #16

                tem sim

                http://www.dragsterbrasil.com/bau/reportag…ande/foto05.jpg

                [snapback]670615[/snapback]

                valeu…to melhorando ja consigo ver e ter uma nocao do q tem......

                percebeu que o cabeçote do record é um side flow?

                eu nao conheão o teu carro, mas eu chuto que

                provavelmente o seu é crossflow.

                [snapback]670648[/snapback]

                cara nao fica dando ideia…....

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  Da Luz Racing BR
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  se seu motor usa virabrequim do 1.8 isso é nornal de acontecer. (ter potencia na faixa de 7500)

                  mas se usa vira de 2.0 já é um fato meio raro e certamente seu motor esta muito bema certado .

                  cara conseguimos no meu gts cravar a potencia máxima de 470cv a 7500 rpm com um 49g e 49 kg de torque a 6500 rpm com pressão de 1.8kg.

                  [snapback]670616[/snapback]

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Da Luz Racing BR
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    em relação ao regime de rotação de trocas de marcha, é quse uma unanimidade no mundo que não seultrapasse mais de 700 a 1000 rpm..

                    se for preciso passar disso é porque tem algo errado(espressão para dizer que talves não estaja com rela?oes corretas apra a curva de potencia e torque) com relação de cambio ou o motor ainda mantei a curva de potencia com quenda suave, que justifica girar mais.

                    claro que testes praticos de pista vão provar o que relamente da resultado.

                    mas girar 1500 / 2000 / 2500 a mais é muito mesmo.

                    e se ta andando bem e fazendo bons tempo não interessa. rsrrsrsr

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      em relação ao regime de rotação de trocas de marcha, é quse uma unanimidade no mundo que não seultrapasse mais de 700 a 1000 rpm..

                      concordo

                      99% dos carros originais , o corte de giro não ultrapassa 1000 rpms a pot máxima

                      no meu vts a pot máxima é nos 6500 e o corte em 7200/7300 (isso original)

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        DuKa
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        o motor é forte. mas a potencia despenca depois que ela é atingida.

                        ou seja, é um motor que quando tudo esta certo. ok.se o piloto não tiver experiencia pode ser frustante.

                        em motores ap 8v fica dificil ter potencia acima de 6500 a 7000 rpm.

                        somente com bom estudo de cabeçote e comando.

                        já falei isso em outros forum e acho que aqui tambem.

                        como o gaucho falou sempre param antes disso.

                        mas os preparadores teimam em girar muito acima disso. e depois não sabem porque o motor quebra ou não tem rendimento.

                        eu testei muitos comandos em ap e depois vi que não adiantava nada.

                        **quando atingimos a zona ciritica de velocidade maxima do pistão a potencia não sobe mais. não adianta nada quere girar mais alto.

                        as veses é melhor ter uma curva de torque mais plana e perder uns 50 cv que o carro na pista anda muito mais.

                        espero ver esse gol acelerando forte e liso aqui em curiiba.

                        mas acho que estes recordes de potencia não trazem grandes beneficios. são poucos os carros que tem seus 680/ 700 / 720 / 750 cv andando realmemte. liso e com repetitibilidade nas arrancadas.

                        dar uma puxada lisa em 10 acho que não adianta nada.

                        e tem muitos carros ai que segundo os preparadores não passam dos 500 e andam bem.

                        [snapback]670582[/snapback]

                        e viva os torqueless tem curva de torque plana e gera potencia ateeee que a vmp maxima seja atingida… nao lixa pneus, etc...

                        vide o golf do gerdau (1.7 16v) e os boatos da saveiro do amboni, que quando explodiu o bloco usava bielas mais compridas que ja se viram em ap... provavelmente vira de 1.8 ou 1.6....**

                        1 Resposta Última resposta
                        • I Offline
                          I Offline
                          Inssurection
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          fato

                          no passat o motor montado eh um 2100 com vira 2.0, bielas de ap e pistao 85mm

                          cabecote side flow bem feitinho e um comando copia 312 x 312 com 14 de levante, 4 borboletas de 45mm e um bomm acerto no alcool mesmo.

                          potencia maxima a 6700 rpm 222cv no motor, o torque n lembro pq o grafico fico la em casa nu brasil.

                          o carro era um cavalo, era nao eh, botou o peh no acel jah empurrava forte, virei 8900 de pista nos treinos em cascavel usando um cambio pv ( jah q o meu eu tinha destruido 1 dia antes da ultima arrancada antes de vir prak ).

                          a real eh, o grafico do meu carro eh por incrivel que parece quase uma copia deste do xande ( soh q menos potencia eh claro ). depois da potencia maxima o negocio despencou .

                          e andando com o carro mesma coisa, corte a 7500 e shift a 7300 pq n rendia mais.

                          por isssssssso que no proximo aspirado n vai entra mais o vira 2.0, vo fazer um negocio meio do contra da maioria ( que acredito ser o certo )

                          vlww

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
                            * Offline
                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            se seu motor usa virabrequim do 1.8  isso é nornal de acontecer. (ter potencia na faixa de 7500)

                            mas se usa vira de 2.0 já é um fato meio raro e certamente seu motor esta muito bema certado .

                            [snapback]670669[/snapback]

                            lendo os posts do avila, é um 2.0 mesmo (de golf), com cabeçote cross e 8 bicos. snme ainda deu algo errado na medição e por isso o motor não avançou mais.

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              barata_cefet
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              concordo

                              99% dos carros originais , o corte de giro não ultrapassa 1000  rpms a pot máxima

                              no meu vts a pot máxima é nos 6500 e o corte em 7200/7300 (isso original)

                              [snapback]670676[/snapback]

                              cuidado com duas coisas:

                              a - aque se faz em carro de rua ou carro original não é refer?ncia para pista, os motivos do corte são outros, um carro de rua precisa andar + de 100.000km em um regime moderado, já o de pista precisa virar no máximo 6h em carga máxima e depois é desmontado

                              b - usar constates para somar, multiplicar ou dividir é a forma mais fácil de cometer grandes erros nesta ci?ncia, imagine se vc usar estes mesmos ~1.000rpm para um motor que tem a máxima em 4.500rpm e em um que rende mais a 19.000rpm (um truck e um formula por exemplo) sobra muito aqui e falta um monte ali rs

                              por exemplo, na maioria das categorias de entrada relação de marchas são limitadas, seja em endurance ou em marcas, alem disso as vezes a relação que vira legal na maior parte do circuito não é o ideal justo no melhor trecho de ultrapassagens, aí é o motor que paga né rs

                              uma coisa que se pode pensar em muitos casos é que se segura o giro enquanto a curva de potência for relativamente plana e alta, se teu motor perde muita potência depois do pico troca rápido, se perde devagar segura por mais tempo

                              imagine que a curva de potência do carro do tópico fosse real, e ele precisasse de no mínimo uns 25% de faixa de rotação útil na próxima marcha, ele deveria segurar até 8000rpm para cair em 6000rpm na proxima marcha ou deveria trocar 500rpm depois do pico (uns 7000rpm) e na próxima marcha cair em uma faixa de giro próxima de 5250rpm??

                              pico de potência esta relacionado, mas não é diretamente proporcional a rotação de troca de marchas

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Da Luz Racing BR
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                relação de relação em arrancada é livre, então da pra fazer casar bem com o motor.

                                mas como barata_cefet falou se a potencia cair de fomra rapida demais não adianta girar mais.

                                a regra de 700 a 1000 rpm a mais que potencia como ponto de troca d emarcha não é apra carros de rua somente. no mundo inteiro em motores de competição são assim.

                                geralmente somente é passado do pico de potencia maxima na ultima marcha por motivos de velocidade maxima, entre outros fatores.

                                praparamos um clio 1.6 16v aspirado, cosia baica com comando de 250?

                                sua potencia maxima de 160,40 cv se dá a 6100 rpm, mas ele mantem 148 cv a 6600 rpm. nesse caso fica evidente que girar mais 500 rpm é saudavel.

                                mas a 6700 rpm o motor tem apenas 110cv. pois começa a flutuar valvulas. (usa molas e tuchos hidraulicos originais) bem como é o limete do comando.

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
                                  V Offline
                                  VTECPARATITURBOGOLASP
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  realmente eu vi esse clio andando com o andrezin bragantini em interlagos …muito forte...

                                  ronco incrivel..muita saúde tem esse cliozin aspirado....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    AVILA GTS
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    percebeu que o cabeçote do record é um side flow?

                                    eu nao conheão o teu carro, mas eu chuto que

                                    provavelmente o seu é crossflow.

                                    [snapback]670648[/snapback]

                                    isso é verdade rallye o meu é crossflow

                                    se seu motor usa virabrequim do 1.8  isso é nornal de acontecer. (ter potencia na faixa de 7500)

                                    mas se usa vira de 2.0 já é um fato meio raro e certamente seu motor esta muito bema certado .

                                    [snapback]670669[/snapback]

                                    lendo os posts do avila, é um 2.0 mesmo (de golf), com cabeçote cross e 8 bicos. snme ainda deu algo errado na medição e por isso o motor não avançou mais.

                                    [snapback]670699[/snapback]

                                    isso mesmo como a carol escreveu uso vira do 2.0.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      O Esmerilhador
                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      eu tneho um video fiz 2 puxadas uma girando até 8.000 rpm e outra dirando entre no máximo 6.800 é 7.000 rpm ou seja segurou o giro a potencia vai caindo perde tempo mesmo tenho como comprovar isso com um video meu fora a turbina minha que amarra rsrsrs

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio Lima
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        eu com ctz prefiro ter uma larga faixa de giros iniciando o mais cedo possivel a sobrealimentação e bom torque em baixa, mas sem matar a esportividade do motor ( girar bem até 6500 ) do que um enorme pico de torque a 7000 e um motor morto abaixo de 4000.

                                        gosto pessoal…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
                                          G Offline
                                          GusWRC
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          eu ainda acho q no caso específico do motor ap, vira 2.0 não serve pra motores que pretendem girar bastante, principalmente por ter uma limitação f?sica no tamanho do cabeçote. caso existisse uma forma de fazer um cabeçote maior internamente, poderia esticar essa faixa de giro mais pra cima e melhorar a potência máxima. lembrando que este é apenas um dos fatores, e não podemos esquecer de comando, velocidade de pistão, tamanho de borboleta(s), etc etc etc

                                          a grosso modo, um cabeçote com preparação média pra motor aspirado de rua terá um resultado mais eficiente num motor 1.6 do que num 2.0….

                                          por isso sempre defendi e usei motor aspirado com vira de no máximo 1.8, por causa do maldito cabeçote min?sculo vw 8v, mas ainda pretendo montar no novo motor do passat de pista um 1.6 com pistão gm, que vai ser ainda mais eficiente e resistente que qquer outro motor vw 8v.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários