Pirometro, qual temperatura é segura
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a egt é um valor que deve ser interpretado juntamente com outras informações e nao ver lá tá tanto tá seguro.
quando o motor comeca a detonar a egt cai. e vai quebrar mesmo com a egt baixissima.
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vixi… vai ter gente berrando quando lerem os meus comentários...
uso pirometro h? mais de um ano.
meu carro é um corsa 1,6 forjadinho com k16 andando com 1,5 (no coletor).
como usava (até pouco tempo) o sensor de ar na admissao, o ponto atrasa e os valores de temp no escape ficam maiores que o normal (estimaria uns 80 a mais, pois h? regra que diz 1o avanço ~20o escape e a temperatura deve descer uns 4-5o no avanço).
numeros:
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sem turbina entrar wot dá ~850/880oc na estrada. este é o valor que eu considero como regulagem original de fábrica.
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920 é meu limite superior, acima disto eu fico com medo e evito, apesar de umas puxadas com a bomba meio suja chegou a dar 995 (maximo do dislpay) e não pegou nada....
isto como referencia em estrada, puxando de 120 até final de 5a
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em plano a 120 ele fica em 550/650oc
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mais de boa e cidade ~500oc
ps. meu sensor está exatamente 15cm após a turbina
? claro que quando o ponto atrasa (dias mais quentes) a temperatura sobe sensivelmente
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o meu chegava a 860,880, com o escape menor, depois que troquei pra 2.5 pol, caiu pra 780, 800, agora com minha i.e., nao passou dos 700. meu pirometro (que eu mesmo fiz) marca a temp maxima, e na ultima vez que derreteu uma valvula de escap, a maxima foi de 740 graus…. entao o negocio é meio maluco....
mas da pra ver que a alimentacao mais rica regulada na fuelbox baixou bem a temperatura. nada mais foi alterado, nem ponto nem nada.
sao valores meio loucos mesmo...
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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exato, concordo com vc. por isso é complicado… pra servir pra alguma info, vc tem que ter controle total do ponto, pra poder perceber se a temp esta variando pelo ponto (quando existe mudanca no ponto) ou se é por causa de mistura...
se bem que o ponto muda amistura tb... ponto mais atrasado, indica mistura mais pobre, ponto mais adiantado, mistura mais rica, heheheh entao confunde tudo, pq atrasando o ponto, a temp no escape aumenta, a mistura parece pobre, ai vc pensa que a temp aumentou por causa da mistura pobre quando na verdade foi por causa do ponto mais atrasado, ai acha que o motor vai explodir pq a temp ta alta e a mistura pobre, porem, nesse caso o motor ta é na boa, pq o calor todo ta la fora, e boa parte do combustivel que passou pela camara não gerou força, mas estava la pra roubar temperatura da camara... hehehehe o negocio é complicado de se analizar.
desculpem a propaganda, mas isso vai ser legal ver na fuelbox, pelo grafico de historico (linhas) será possivel acompanhar a variacao do ponto e da mistura
e as consequencias na temp...
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penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
- mais de boa e cidade ~500oc
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caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).
quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta
? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).
quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta
? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
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comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…
na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.
se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.
como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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mas teria que monitorar o ponto ou o ks, pq mesmo gordo, se tiver muito ponto e bater pino, ja era… e ainda tem aquele lance, que se bater pino, a temp no pirometro ainda cai tudo pra enganar nois...
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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tenho que discordar de vc, como disse anteriormente o acerto depende de um cojunto de coisas como ponto, mistura estequiometrica, taxa, pressão etc, teoricamente um pirometro poderia informar qual eh o acerto que vc pode tirar o maximo do carro considerando tudo isso, vou dar um exemplo:
pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete, apostaria minha ficha que a temperatura no pirometro passaria de 1000 graus celsos e derrete pistao zoa cabeçote etc.
a merda eh que para cara motor , pisotes , deveria ter um valor tabelado para distancia x da turbina e isso nao existe, entao coloquei o topico para ter uma referencia.
dei umas esticadas no carro(que esta com a bobina fraca) com 0,7 de pressao atual a uns 160 por hora de terceira nao passou de 530 graus, quando tiver alimenta?ao pra socar pressao denovo vou repeitar os 720 graus de limite(que eh um valor o qual considero seguro se o carro estiver devidamente acertado.
mais um detalhe o meu termopar esta a 10 cm da flange da turbina como indica o manual
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comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…
na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.
se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.
como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.
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1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?
2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador
3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá
gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?
e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??
ps. eu tirei o sensor de temperatura do ar da admissão e a temperatura de escape andando normal caiu de ~500 para ~380/450. tenho que andar mais para medir melhor os novos par?metros...
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gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?
e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??
dá p fazer esses testes sim…........mas meu filho nasceu e to sem tempo nenhum........já isntalei os pir?metros e qq hora postarei aqui meus testes c o intercooler.
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1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?
2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador
3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá
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1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.
2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.
3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.
já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos
esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro
regulagem em wot.