Pirometro, qual temperatura é segura
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
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comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…
na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.
se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.
como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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mas teria que monitorar o ponto ou o ks, pq mesmo gordo, se tiver muito ponto e bater pino, ja era… e ainda tem aquele lance, que se bater pino, a temp no pirometro ainda cai tudo pra enganar nois...
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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tenho que discordar de vc, como disse anteriormente o acerto depende de um cojunto de coisas como ponto, mistura estequiometrica, taxa, pressão etc, teoricamente um pirometro poderia informar qual eh o acerto que vc pode tirar o maximo do carro considerando tudo isso, vou dar um exemplo:
pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete, apostaria minha ficha que a temperatura no pirometro passaria de 1000 graus celsos e derrete pistao zoa cabeçote etc.
a merda eh que para cara motor , pisotes , deveria ter um valor tabelado para distancia x da turbina e isso nao existe, entao coloquei o topico para ter uma referencia.
dei umas esticadas no carro(que esta com a bobina fraca) com 0,7 de pressao atual a uns 160 por hora de terceira nao passou de 530 graus, quando tiver alimenta?ao pra socar pressao denovo vou repeitar os 720 graus de limite(que eh um valor o qual considero seguro se o carro estiver devidamente acertado.
mais um detalhe o meu termopar esta a 10 cm da flange da turbina como indica o manual
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comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…
na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.
se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.
como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.
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1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?
2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador
3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá
gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?
e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??
ps. eu tirei o sensor de temperatura do ar da admissão e a temperatura de escape andando normal caiu de ~500 para ~380/450. tenho que andar mais para medir melhor os novos par?metros...
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gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?
e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??
dá p fazer esses testes sim…........mas meu filho nasceu e to sem tempo nenhum........já isntalei os pir?metros e qq hora postarei aqui meus testes c o intercooler.
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1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?
2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador
3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá
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1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.
2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.
3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.
já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos
esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro
regulagem em wot.
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1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.
concordo.
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já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos
esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.
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ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90 nem com 1,0.
o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.
0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro
foto:
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não saiu a foto. vou tentar de novo.
e o link:
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ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90 nem com 1,0.
o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.
0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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fera,
c 0,86 de lambda vc nunca vai derreter seus pistões
vc pode quebrar canaletas, quebrar pistões , quebrar bielas, quebrar o bloco, quebrar o vira, rachar até o forte monobloco do gol
estamos falando de regulagem/acerto de mistura (combustável + ar)
se vc anda c 0,5 ou 5 kg ,problema é seu se quebrar o motor.
mas se tiver c lambda 0,86 nunca vai derreter
e 0,86 é de fator lambda, medido c lambda meter (ferramenta específica de regulagem)…....não estou falando de sonda original + volt?metro (estamos na ?ra moderna e até o brasil já fabrica 2 modelos ft e odg)
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eu penso que uma detonação leve/moderada por longos periodos de tempo, se nao for suficiente pra quebrar a canaleta vai acabar derretendo os pistoes.