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Pirometro, qual temperatura é segura

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #32

    pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto  final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete,

    1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

    to falando em lambda.

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #33

      comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

      na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.

      se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.

      como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.

      [snapback]675420[/snapback]

      1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

      2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

      3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

      gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

      e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

      ps. eu tirei o sensor de temperatura do ar da admissão e a temperatura de escape andando normal caiu de ~500 para ~380/450. tenho que andar mais para medir melhor os novos par?metros...

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #34

        gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

        e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

        dá p fazer esses testes sim…........mas meu filho nasceu e to sem tempo nenhum........já isntalei os pir?metros e qq hora postarei aqui meus testes c o intercooler.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          Blackout
          escreveu em última edição por
          #35

          1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

          to falando em lambda.

          [snapback]675703[/snapback]

          com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #36

            com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

            [snapback]675883[/snapback]

            já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

            esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              halyssonw
              escreveu em última edição por
              #37

              1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

              2o. 750oc no cabecote é moleza…  as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

              3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

              [snapback]675722[/snapback]

              1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.

              2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.

              3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.

              já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

              esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

              [snapback]675885[/snapback]

              carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #38

                carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

                [snapback]675913[/snapback]

                os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro

                regulagem em wot.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.

                  concordo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LLFF
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro :mellow:

                    foto:

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AVILA GTS
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

                      [snapback]675420[/snapback]

                      cara o principio de funcionamento é o mesmo, quase tudo para carro veio da aviação, sendo adaptado para tal uso, como abs, aerodinamica,etc

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        Blackout
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

                        esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

                        [snapback]675885[/snapback]

                        ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90 nem com 1,0.

                        o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.

                        0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          LLFF
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro :mellow:

                          foto:

                          [snapback]675922[/snapback]

                          não saiu a foto. vou tentar de novo.

                          e o link:

                          http://www.autodynamics.com.br/2007ceara/6…imagens/357.jpg

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar  pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90  nem com 1,0.

                            o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.

                            0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor  da camara de combust?o.

                            [snapback]675993[/snapback]

                            fera,

                            c 0,86 de lambda vc nunca vai derreter seus pistões :d

                            vc pode quebrar canaletas, quebrar pistões , quebrar bielas, quebrar o bloco, quebrar o vira, rachar até o forte monobloco do gol :mellow: :( :d

                            estamos falando de regulagem/acerto de mistura (combustável + ar)

                            se vc anda c 0,5 ou 5 kg ,problema é seu se quebrar o motor.

                            mas se tiver c lambda 0,86 nunca vai derreter :d :d :olhos:

                            e 0,86 é de fator lambda, medido c lambda meter (ferramenta específica de regulagem)…....não estou falando de sonda original + volt?metro :( (estamos na ?ra moderna e até o brasil já fabrica 2 modelos ft e odg)

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro :mellow:

                              acredito q 800? seja uma boa temperatura…..........instale o lambda meter p conferir a regulagem pra vc ter + confian?a.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #46

                                eu penso que uma detonação leve/moderada por longos periodos de tempo, se nao for suficiente pra quebrar a canaleta vai acabar derretendo os pistoes.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  PrEsA
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor  da camara de combust?o.

                                  [snapback]675993[/snapback]

                                  rapaiz… numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.

                                  alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).

                                  o que realmente acontece é o seguinte:

                                  mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)

                                  mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)

                                  quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.

                                  portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.

                                  quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo

                                  logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.

                                  o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #48

                                    boa explicação. além disso a gasolina em mistura rica queima mais lentamente e resiste mais a detonação. no alcool nao sei.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
                                      B Offline
                                      Blackout
                                      escreveu em última edição por
                                      #49

                                      rapaiz…  numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.

                                      alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).

                                      o que realmente acontece é o seguinte:

                                      mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)

                                      mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)

                                      quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.

                                      portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.

                                      quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo

                                      logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.

                                      o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).

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                                      dificil ser unaneme em certos assuntos, concordo com muitas coisas que vc escreveu e uma ou outra não :mellow:

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                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        LLFF
                                        escreveu em última edição por
                                        #50

                                        acredito q 800? seja uma boa temperatura…..........instale o lambda meter p conferir a regulagem pra vc ter + confian?a.

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                                        isso na sa?da do cabeçote?

                                        eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          danielparati
                                          escreveu em última edição por
                                          #51

                                          isso na sa?da do cabeçote?

                                          eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.

                                          [snapback]676062[/snapback]

                                          amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor :(

                                          algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.

                                          abraçosss :mellow:

                                          1 Resposta Última resposta

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