Pirometro, qual temperatura é segura
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1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?
2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador
3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá
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1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.
2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.
3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.
já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos
esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.
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os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro
regulagem em wot.
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1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.
concordo.
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já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos
esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.
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ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90 nem com 1,0.
o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.
0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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se usar o pir?metro full da odg, com um termopar por cilindro, quanto é pra dar a temperatura em cada cilindro
foto:
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não saiu a foto. vou tentar de novo.
e o link:
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ja vi que vc nao entende nada de nada pois acredita que 0,86 de sonda(que realmente eh uma mistura equilibrada mas nao a melhor pra turbo ) vai garantir que o carro nao quebre, pergunta pra qualquer preparador, se mesmo com a mistura correta com 3 bar pra cima e 40 de ponto pra cima nao quebra, soh mistura nao garente que o carro nao vai quebrar pois existem outras variaveis tambem, vc usa 0,86 pq usa essa pressao de mo?a ai 0,7 de pressao realmente nao vai quebrar com 0,86 nem com 0,90 nem com 1,0.
o ponto eh o seguinte se vc nao respeitar as outras variaveis pode por o valor de sonda que for que vai derreter.
0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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fera,
c 0,86 de lambda vc nunca vai derreter seus pistões
vc pode quebrar canaletas, quebrar pistões , quebrar bielas, quebrar o bloco, quebrar o vira, rachar até o forte monobloco do gol
estamos falando de regulagem/acerto de mistura (combustável + ar)
se vc anda c 0,5 ou 5 kg ,problema é seu se quebrar o motor.
mas se tiver c lambda 0,86 nunca vai derreter
e 0,86 é de fator lambda, medido c lambda meter (ferramenta específica de regulagem)…....não estou falando de sonda original + volt?metro (estamos na ?ra moderna e até o brasil já fabrica 2 modelos ft e odg)
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eu penso que uma detonação leve/moderada por longos periodos de tempo, se nao for suficiente pra quebrar a canaleta vai acabar derretendo os pistoes.
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0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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rapaiz… numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.
alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).
o que realmente acontece é o seguinte:
mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)
mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)
quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.
portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.
quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo
logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.
o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).
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boa explicação. além disso a gasolina em mistura rica queima mais lentamente e resiste mais a detonação. no alcool nao sei.
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rapaiz… numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.
alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).
o que realmente acontece é o seguinte:
mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)
mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)
quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.
portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.
quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo
logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.
o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).
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dificil ser unaneme em certos assuntos, concordo com muitas coisas que vc escreveu e uma ou outra não
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acredito q 800? seja uma boa temperatura…..........instale o lambda meter p conferir a regulagem pra vc ter + confian?a.
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor
algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.
abraçosss
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.
e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.
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amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor
algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.
abraçosss
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valeu. tenho poucas, poucas mesmo, não costumo tirar fotos, mas mando pra vc por mp.
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vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.
e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.
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tenho sim, uso o fulltemp da odg, com um termopar por cilindro. por isso queria saber a temperatura antes da turbina. tipo, 800 depois e 500 antes da turbina. e dino, aqui em fortaleza só em abril.
p.s: o carro é turbo.
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a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9.
0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda
vai fazendo testes aí............
uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo
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0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda
vai fazendo testes aí............
uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo
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esse foi um pico, ainda tá achando que é a posição da sonda que está interferindo. não sei, mas 650 não é uma temperatura baixa pra dar 0,9 de lambda?