Pirometro, qual temperatura é segura
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eu penso que uma detonação leve/moderada por longos periodos de tempo, se nao for suficiente pra quebrar a canaleta vai acabar derretendo os pistoes.
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0,860 eh o valor que garante maior potencia, e eh ligueiramente acima da mistura estequiometrica ideal, isso pq vc joga combustivel a mais do que o necessario simplemente pra retirar calor da camara de combust?o.
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rapaiz… numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.
alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).
o que realmente acontece é o seguinte:
mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)
mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)
quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.
portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.
quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo
logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.
o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).
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boa explicação. além disso a gasolina em mistura rica queima mais lentamente e resiste mais a detonação. no alcool nao sei.
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rapaiz… numa boa, não quero parecer desrespeitoso, mas vc está falando merda.
alguem já posto (procure pela ferramenta de busca) um material ?timo sobre motores a combustão interna modernos. desculpe não passar a bibliografia mas sou péssimo para nomes (corky bells é muito legal, mas não sei se tem este ponto em específico). dá um procurada (? capaz que para isto até no google vc ache coisas boas).
o que realmente acontece é o seguinte:
mistura estequiom?trica: o2+gasolina = co2+h2o + energia (para o alcool é o mesmo resultado mudando as quantidades padr?o)
mistura no padrão citado pelo gaucho (levemente rica):o2+gasolina = co2+h2o+co+ energia(+)
quando vc trabalha levemente rico vc gera um pouco mais de co que apesar de na reação solo gerar menos calor/energia que o co2, para cada mol?cula de o2 você acaba tendo duas de co ao invós de uma de co2.
portanto você gera mais energia/calor que pode ser utilizado pelo motor.
quanto cada motor gera de co e co2 é dificil de saber e prever. então costuma-se colocar no dino e acertar para potencia máxima pela balanca mesmo
logo mistura levemente rica gera mais energia/calor e consequentemente mais potencia.
o problema é quando vc passa do limite de potencia máxima (que varia de motor a motor, porém está ao redor de 0,86 como o gaucho citou) e passa a consumir muita energia da combustão para a elevação da temperatura do combustável (lembre-se que ele vai de temperatura ambiente para ~1200oc durante a combust?o). com isto vc perde potencia, mas controla a temperatura da camara. por isto que carro gordo com 2,0kg não anda, e se comecar a afinar ele quebra (por excesso de solicitação e não por derreter ).
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dificil ser unaneme em certos assuntos, concordo com muitas coisas que vc escreveu e uma ou outra não
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acredito q 800? seja uma boa temperatura…..........instale o lambda meter p conferir a regulagem pra vc ter + confian?a.
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor
algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.
abraçosss
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isso na sa?da do cabeçote?
eu já uso o lambda meter da ft. a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9. estou na dúvida, vou mudar a posição da sonda, acho que como o escape é muito curto, o oxig?nio externo pode estar dando diferença na leitura.
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vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.
e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.
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amigo so por curiosidade vc teria mais alguma fotos desse seu lindo motor
algumas spec pois estou no projeto de montar um gm 16volts turbo.
abraçosss
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valeu. tenho poucas, poucas mesmo, não costumo tirar fotos, mas mando pra vc por mp.
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vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.
e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.
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tenho sim, uso o fulltemp da odg, com um termopar por cilindro. por isso queria saber a temperatura antes da turbina. tipo, 800 depois e 500 antes da turbina. e dino, aqui em fortaleza só em abril.
p.s: o carro é turbo.
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a temperetura máxima dentre os 4 cils no pir?metro foi de 650 e lambda de 0,9.
0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda
vai fazendo testes aí............
uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo
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0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda
vai fazendo testes aí............
uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo
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esse foi um pico, ainda tá achando que é a posição da sonda que está interferindo. não sei, mas 650 não é uma temperatura baixa pra dar 0,9 de lambda?
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rapaiz, eu não tenho a mínima ideia da temperatura colocando a cada cilindro. isto pq o pirometro vai marcar a temperatura média de cada cilindro…
qto ao acerto vou dar uma palha tb: se vc quiser que a turbina pegue logo, atrase o ponto na rotação que ela vai entrar. com isto sobra mais energia para rodar a turbina. o porém é que o carro fica mais manco enquanto não pressuriza.
ahhh... qdo vc chegar a alguma conclusão, poste os resultados
boa sorte
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rapaiz, eu não tenho a mínima ideia da temperatura colocando a cada cilindro. isto pq o pirometro vai marcar a temperatura média de cada cilindro…
qto ao acerto vou dar uma palha tb: se vc quiser que a turbina pegue logo, atrase o ponto na rotação que ela vai entrar. com isto sobra mais energia para rodar a turbina. o porém é que o carro fica mais manco enquanto não pressuriza.
ahhh... qdo vc chegar a alguma conclusão, poste os resultados
boa sorte
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pois?, a fulltemp informa a temperetura de cada um dos cilindros, por isso queria saber a temperatura na sa?da do cabeçote. vou trocar o trambulador amanhã e depois fazer uns testes.
p.s: se eu colocar um pir?metro depois da turbina, a temperatura aceitável seria de 800?
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vc tem um pirometro para cada cilindro? se sim a temperatura vai ser bem mais baixa mesmo o quanto mais baixa eu não tenho ideia. em motores aspro eu vejo vêrios pirometro como uma forma de equalizar o motor. a potencia máxima vc acha no dino com freio mesmo.
e aspro tende a ter temp mais baixa que turbo, pois tem mais ponto e menor ar nos cilindros.
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mas não era pra ser mais quente logo na sa?da do cabeçote? devido a proximaidade com a c?mara de combut?o.
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eu acho…...qual a taxa do teu motor ?
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eu usava 1 pirometro bem na saida do 3o cilindro do ap (era o que sempre quebrava hehehe), e dava picos de 800graus. assim nunca quebrou. então, acho que essa sua temp está muito baixa pra 0,9 de lambda. engorda um pouco mais e soca ponto. tem como postar o mapa de ponto?
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eu usava 1 pirometro bem na saida do 3o cilindro do ap (era o que sempre quebrava hehehe), e dava picos de 800graus. assim nunca quebrou. então, acho que essa sua temp está muito baixa pra 0,9 de lambda. engorda um pouco mais e soca ponto. tem como postar o mapa de ponto?
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vou mudar a posição da sonda, pois na lenta com o carro literalmente botando álcool pelo escape a mistura dá 0,7. depois vejo como ficou, dai então vejo se é necessário mudar o acerto. blz?
tiro como base um gol de um amigo, que a temperatura chega a 750 e tá tudo blz, bem como um voyage montado aqui na oficina, 850, mistura boa, nunca quebrou nada. ambos forjados.
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mas não era pra ser mais quente logo na sa?da do cabeçote? devido a proximaidade com a c?mara de combut?o.
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lembre-se que você está medindo com pirometro a média da temperatura de um cilindro. por isto que dá menor que a temperatura média dos quatro cilindro.
porém se vc acompanhar uma sa?da de g?s do escape, ela será maior perto do cabecote e menor após a turbina.