Um monte de problemas num 2.0
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opa pessoal…
to abrindo este tópico pq tomei coragem de pedir auxilio a todos aqui sobre os
problemas que possuo no meu carro.
bom pra começar tenho um voyage 1992 que inicialmente veio de motor cht 1.6 a álcool originalmente e com problemas de anéis presumo eu pois estava fraco e queimando óleo
mas como o carro estava inteiro nos demais quesitos e o preão foi bom encarei o desafio.
a mais ou menos um ano decidi trocar o motor para colocar um ap, e foi então que optei por um 2.0 de um santana 1992 também a alcool inicialmente, digo inicialmente pois o cabeçote veio ruim e tive que mandar fazer, e quando foi retirado constatou-se que os pistões ?ram de motor a gasolina, como foi comprado em desmanche não tive muito do que reclamar, arquei com o preju?zo para não complicar mais as coisas e mandar fazer bem feito, foi então que coloquei pistões a alcool...
segundo o mecanico o bloco estava muito bom, paredes bem lisas, sem corrosões ou coisas do tipo nos canais de água e ou óleo, porém com certeza estava
na primeira retífica pois os pistões e aneis colocados foram de uma medida maior que a original, foi verificado o vira que também estava bom e não foi retificado, todas as demais peças foram substituidas, bombas de óleo, combustivel, mangueiras e juntas tb.
o motor foi montado incialmente com carbura 2e, que foi trocado por um 3e de santana, tem filto esportivo tipo marmita e coletor de escape 4x1 com cano de 2 1/4 com 2 abafadores um jk no meio do carro, e um abafador sicap (turbão)no final isto para não ficar muito barulhento pois é para dia a dia.
comecei a sentir algumas coisas diferentes com este motor, com a embreagem néva original na hora de manobrar o carro, o mesmo trepida como se fosse embreagem patinando, fui até onde comprei o conjunto platé e disco e troquei as mesmas com o diagnóstico de defeito, mas foi substituir e rodar um mes e o mesmo problema vir a tona novamente e assim está.
desconfio ser o volante empenado será que pode ser?
nesta mesma época da troca de embreagem fiz a troca do cambio que ?ra ps para um pv, pois por indicação devido ao projeto ser um aspiradinho o cambio pv deixaria o carro mais esperto um poko.
acho que perdi final, além do que, para turbinar este cambio é muito curto,porém descobri isto tarde demais, mas como não vou turbinar por ag?ra isto é o de menos neste momento.
como o conjunto ficou mais potente, substitui também o conjunto de freio todo do santana 2.0, coloquei pinças, discos e o kit trazeiro para poder segurar, mas acho que o freio não ficou como se dáve, em uma oficina de freios, o mecanico disse que é por causa da trava carneiro, mas tenho minhas dúvidas, pois não é um freio que pise e ao menos arraste o carro, ele segura bem, mas mesmo com 10mil km já ainda parece um freio novo, meio emborrachado tem que pisar forte para segurar, melhora se antes de frear mesmo der uma pisadinha e depois pisar dinovo.
substitu? os cilindros mestre das r?das traseiras, pastilhas, lonas e discos névos e o tambor foi dado passe, seria porque o hidrovócuo ser do freio antigo 1.6??
quando decidi trocar o meu carburador o 2e, foi porque o carburador me dava trabalho de mes em mes por causa dos peda?os de niquel que estava soltando dentro das cubas, como ia ter que trocar eu parti para um 3e...
procurei um tempo até achar um 3e de santana a alcool e consegui, porém no epis?dio da troca que foi diy sem eu perceber deixei cair uma porca do filtro de ar dentro do coletor de admissão, que consequentemente foi parar advinhem onde...
foi um vacilo tremendo, me custou uma retifica de cabeçote, um jogo de vêlas, juntas e etc, porém ag?ra depois de 4meses do ocorrido fui trocar as vêlas por um jogo de vêlas mais frias grau 7 reparei que na vela do primeiro cilindo havia uma quantidade excessiva de óleo, dae apos a substituição eu dei umas aceleradas fortes e a 5~6mil giros ele queima óleo.
conversando com um mecanico ele disse que provavelmente devido a burrice da porca, pode ter travado o anel de vedação deste cilindro e por isto a queima de óleo...
será que é isto, pode ser alguma coisa do cabeçote que ainda não foi bem feito ou vou ter que amargar uma retifica completa??
outra coisa que néto, não sei se isto é gen?rico de 2.0, mas ele tem uma força em baixa mas é muito lento para subir de giro, tem muito torque mas não parece 2.0 para andar, fico pensando no que pode ser.
a principio achei que fosse o 2e, que não supria a necessidade do motor, ag?ra com o carbura correto o mesmo ainda acontece, e o pior é que quando entro na faixa de 4 a 5mil rpm começa a cortar rotação, tipo como se fosse uma i.e cortando giro, não sei se é falta, se é excesso, se é o problema do 1? cilindro.
tive um passat pointer igualzinho ao do guswrc, mesma cor ano e tudo o mais, não ?ra tão lindo nem preparado quanto o dele, mas o achava mais esperto que o meu atual 2.0, mesmo estando com este inicio de preparação(filtro e coletor), o pointer ?ra mais liso de acelerar, subia mais rápido de giro e não cortava como este está cortando, f?ra que o meu atual motor causa uma vibração em algumas faixas de giro.
como podem ver estou com um monte de problemas, tenho planos de superaliment?-lo com uma turbina, mas não vou fazer e nem posso antes de resolver estas pendencias, até porque tenho pretensões de antes do turbo colocar i.e, e como isto requer $$ quero fazer aos poucos, mas curtir o carro antes disto também,
a idéia não é nada forte para pista, quero é montar um carro para dia a dia, andar na casa dos 0,8bar até um 1kg no máximo nada mais que isto.
sei que não tenho conhecimento para resolver nada ou quase nada sobre o que disse acima, mas o que tá cansando, é levar em lugares que não me dão diagnóstico do que realmente acontece e do que fazer para resolver,
se levo em um lugar um diz uma coisa, se levo em outro é outra coisa, claro que se pudesse faria eu mesmo nem que ficasse 6meses sem carro, mas não tenho conhecimento técnico para isto, por enquanto pelo menos.
bom é isto desculpem pelo livro mas muito obrigado de antemão a quem puder ao menos ler o desabafo, qualquer dúvida sobre alguma coisa que esqueci de dizer por favor perguntem.
abraços e obrigado a todos
junior.
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bem vamos lá …
a trepidação pode ser sim volate do motor empenado ou desgate desigual ... se for isso troca logo porque vai dar vibração no vira ocasionando um desgasta mais rápido desse ...
sobre o freio ...sim o problema é provavelmente do idrivacuo pequeno ...
sobre o problema do motor não subir de giro tente usar um comando 049g ...
teu pistão deve ter ficado bem machudo com esse lance de porca consequentemente deve estar cheio de ponto de calor nele ...
eu se fosse turbinar trocava esse pistão ...
espero que tenha ajudado .... diecha a outros falarem para vc tirar uma conclusão ... mais vc tem quase todas as respostas para seus problemas ....
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seus problemas não são dificeis de resolver, basta uma booooa revisão completa na mecânica do carro.
basicamente:
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vc trocou o cilindro mestre pelo do santana? o do 1.6 cht é pequeno.
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as pastilhas de freio podem ser duras demais para o q vc espera do sistema de freios mais esportivo
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esse motor não gosta mto de girar, só q ele tem bastante força em baixa e média rotação. um cambio px seria mais adequado.
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a falta de força do motor pode ser causada por um monte de coisas, dific?limo dar algum diagnóstico preciso sem ver o carro de perto.
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o di?metro do escapamento está grande demais para o q foi feito no motor. não se baseie em carros originais q vem com escape grosso, o motivo disso ali é outro.
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sim, o volante pode estar empenado.
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obrigado carol e glock pelas respostas…
quando disse que eu táva cansado de levar em mecanicos foi por causa disto... vejam o caso do volante, quando trocou plato e disco pq não trocou lágo o volante, é um falta de respeito e ou vontade, ou então deve ser pq o carro o carro é antigo e ninguém mais quer mexer, preciso ir atr?z de outro mecanico, alguma indicação aqui em sp/guarulhos??
quanto a troca do volante, colocar outro original ou pode-se pensar em retificar este e tirar um pesinho do mesmo???
o hidrovócuo é o do cht 1.6 imaginei que por conta disto o freio não esteja 100%.
carol:
as pastilhas/lonas são cobreq originais de santana, apenas o fluido que fiz questão do dot-5, limpei todo o fluido velho antes de colocar este, f?ra isto os demais componentes são varga, não quero nada esportivo apenas uma frenagem mais dinamico ou como deve ser realmente coisa que não está.
o cambio não vou e nem posso trocar ag?ra até porque na fase turbo o px seria curto também certo???
sobre ver o carro de perto, se ouver possibilidade posso levó-lo a voce.
mesmo com a restrição dos abafadores ainda é grande o escapo? ele é apenas de 2 ....
glock:
pensei num 49g mas não coloquei pq to pensando em pegar um cabeçote de tucho hidr?ulico para deixar preparado para i.e sendo assim iria gastar a toa, por isto não fui atraz.
o pistão não machucou muito não, pois quando fez o barulho da porca eu estava de boa e parei, depois foi no guincho para a mecanica, ag?ra machucar machucou sim não dá pra negar mas se for mandar abrir ag?ra com certeza seria bom trocar tudo?? seria por isto que ele fuma em alta??
quando for turbinar pretendo colocar os pistões a gasolina para trabalhar com uma taxa menor e ter uma margem maior de segurança... falei besteira??
mais uma vez obrigado
junior
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px = 1?, 2? e 3? iguais ao pv, mas com 4? e 5? bem mais longas.
vc ja verificou se tem algum conduite de freio entupido?
diametro da tubulação do escape prum motor como o seu deveria ser mantido original, somente liberar mais o fluxo atraves de abafadores não restritivos.
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hidrovacuo de cht (estando em bom estado) é suficiente, mas o cilindro mestre original as vzs pode não dar conta do recado.
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hidrovacuo de cht (estando em bom estado) é suficiente, mas o cilindro mestre original as vzs pode não dar conta do recado.
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carol,
nao tem um lance do fluido dot 5 corroer o sistema de frenagem é (nao me lembro quais componentes).
pelo que me lembro, em carros que usam dot 3 ou 4 deve-se usar o dot 5.1, que não agride o sistema de freios.
o dot 5 somente em carros que os tenham originalmente.
tira a duvida ai.
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carol,
nao tem um lance do fluido dot 5 corroer o sistema de frenagem é (nao me lembro quais componentes).
pelo que me lembro, em carros que usam dot 3 ou 4 deve-se usar o dot 5.1, que não agride o sistema de freios.
o dot 5 somente em carros que os tenham originalmente.
tira a duvida ai.
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tb ja escutei sobre isso, só não sei qto tempo leva para o tal flu?do ?cido atacar o sistema a ponto de prejudicar a frenagem.
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só sei que observando na embalagem dos fluidos é todos iguais, o que muda é a cor do frasco e o ponto de ebulição no caso do 5 é maior que o 4 por exemplo, no que pode prejudicar andando com fluido de freio com ponto de ebulição maior eu não sei, sei que as viaturas andam tudo com dot 4
e o cambio pv pro meu motor é melhor que os mais longos principalmente onde eu acelero eu tneho vantagem na 4? marcha ela cresce mais fácil
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e ae pessoal…
bom é a primeira vez que escuto falar isto de fluidos dot5, minha escolha por esta graduação foi por causa do ponto de ebulição maior, sobre a corrosão nunca tinha ouvido falar.
bom quanto ao freio, o cilindro mestre e o hidrovócuo são originais do cht, meu antigo motor, porém começar a atacar por onde, pelo cilindro mestre ou pelo hidrovócuo??
no caso da fuma?a que sai quando acelero entre 4500 rpm em diante por causa da besteira que eu fiz na hora de trocar o carbura... vai me causar algum problema se eu não fizer ag?ra???
pois penso eu que quando abrir para mexer é melhor fazer tudo o que tem para fazer e não apenas aquele fato isolado, ou falei besteira??
e sobre o volante, só pelo fato de mandar retificar para tirar o empenamento, algum material deve ser retirado e com isto uma diminuição do peso, seria interessante deixar o volante original depois que o mesmo voltar da retifica, ou poderia dar uma aliviada já??
abs
junior
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comigo já aconteceu de cair a caneta de lenta pra dentro do motor. mas apenas fez uma marquinha, visto que o motor apagou pela falta da caneta.
hj, nao sou sopa pro azar, meto loctite na caneta, nos parafusos da tampa, nos prisioneiros… pra desmontar o carbura é meia hora de trampo....
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só sei que observando na embalagem dos fluidos é todos iguais, o que muda é a cor do frasco e o ponto de ebulição no caso do 5 é maior que o 4 por exemplo, no que pode prejudicar andando com fluido de freio com ponto de ebulição maior eu não sei, sei que as viaturas andam tudo com dot 4
e o cambio pv pro meu motor é melhor que os mais longos principalmente onde eu acelero eu tneho vantagem na 4? marcha ela cresce mais fácil
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fala esmerilhador,
segue a informação que achei :
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h? basicamente dois tipos de fluidos de freio: os baseados em glycol (dot 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (dot 5). você pode usar um tipo ou outro, mas nunca mistur?-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestágio do antigo. o dot 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam dot 3, sendo o dot 4 também uma grande melhora, a custo menor. ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
basicamente, quanto maior o número dot, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. o dot 3 é atualmente o flu?do b?sico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o dot 4 é superior em termos de ponto de ebulição e cont?m aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no dot 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higrosc?picos). o dot 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
os fluidos dot 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. foi idealizado para uso em veículos militares em meados da dácada de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. também são utilizados em barcos. esses fluidos não são higrosc?picos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (atravṍs da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrar? na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100?c. por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
pontos de ebulição dos vêrios flu?dos de freio
especificação mínima boas marcas
tipo / cor usual seco h?mido seco h?mido
dot 3 (azul a verde) 205 ?c 140 ?c 220 ?c 150 ?c
dot 4 (vermelho a ?mbar) 230 ?c 155 ?c 260 ?c 170 ?c
dot 5 (cristalino, de silicone) 260 ?c 180 ?c 270 ?c 190 ?c
dot 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ?c 180 ?c 270 ?c 190 ?c
importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. um ano é um bom período para troca. o uso de flexíveis de freio em teflon e inox pode até triplicar esse período, pois atravṍs deles não haver? contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatério de flu?do).
viu a diferenca ???