Carro pronto, primeiras impressões
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achei legal compartilhar com o pessoal daki, que curte um veneno.
a transformação consistiu basicamente em converter o motor 8v em
16v utilizando o mesmo bloco e para isso foi necessária além da troca
do cabeçote, peças como pistoes, coletores de admissão e escape,
bomba d agua e todo conjunto do drive train do 16v.
bloco, bielas, virabrequim e cambio são os originais do kadett,
então nenhuma peça numerada pelo detran foi alterada, em teoria
poderei passar pelas vistorias sem problemas.
http://img507.imageshack.us/img507/3188/previawe7.jpg
o cabeçote foi retrabalhado, embora os dutos possuam as portas de
praticamente mesmo diametro, internamente sofreram alterações dr?sticas,
valvulas e sedes foram mantidas originais, taxa do cabeçote está original,
sem nenhuma plaina, as camaras tambem foram polidas.
nessa primeira fase, a borboleta e os comandos originais foram mantidos.
a compressão bateu 190psi em todos os cilindros, está redondinho.
http://img264.imageshack.us/img264/1047/cabecotemi8.jpg
http://img507.imageshack.us/img507/7641/du…iginal01qs3.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/7093/dutos2sr2.jpg
http://img443.imageshack.us/img443/527/dutos3cw6.jpg
os coletores foram melhorados em relação a
equalização com as portas do cabeçote.
antes
http://img402.imageshack.us/img402/2259/ca…ntoanteswa7.jpg
depois
http://img72.imageshack.us/img72/6217/casamentodepoiswc2.jpg
as valvulas originais apenas foram polidas
http://img264.imageshack.us/img264/3489/valvulas01xm2.jpg
meu volante do motor teve uma redução de peso dr?stica, não aliviei,
apenas estou usando um modelo do kadett carburado original, pesei
ambos e a diferença foi de 3,3kg, injetado tem 9,8kg contra 6,5kg do carburado.
http://img507.imageshack.us/img507/2971/volanteff6.jpg
http://img413.imageshack.us/img413/9520/volante2st5.jpg
os pistoes tambem polidos, são os famosos
mahle hipereut?ticos (originais do vectra ecotec 141hp)
que dão a taxa final em 10,8:1, possuem a mesma liga
dos pistoes do c20xe que alguns ainda juram ser forjados, mas não ?. (denorex)
http://img406.imageshack.us/img406/433/pistoeszg4.jpg
todo conjunto de escapamento, fora o coletor,
foi mantido original do 8v, sem barulho pro dia a dia,
embora perdendo potencia consideravelmente,
praticamente de um corsa 1.0
http://img413.imageshack.us/img413/5204/canomotorcr5.jpg
estou desenvolvendo um chip com mais ponto pra ele, mas por enquanto
estará mantido o original apenas com o limite de corte aumentado,
pois precisaria de muito mais combustivel e o consumo bras?la (rodovia)
que hoje deve estar na casa dos 10~11km/l no alcool,
acabaria com a minha festa.
infelizmente o carro não roda na gasolina porque não
tenho como manter na podium e acelerar com gasoroba
causa batidas de pino, então alcool nele.
agora vamos as impressões ao dirigir e acelerar com o volante aliviado.
a lenta está perfeita, qnd liga o a/c o motor tenta apagar,
mas volta normalmente e a central entende que
precisa carregar mais peso, mas as vezes dirigindo,
o carro apaga mesmo, o volante aliviado é o responsável.
a/c no transito ou vai no punta taco ou desliga qnd fecha o transito.
o bom é que o giro sobe muuito rapido, então é facil ir ao corte nas
primeiras 2 marchas, se trocar a marcha sem manter o po no acelerador
o carro dá uma xoxada e a 2a cai muito giro, então qnd acertar o chip
pra cortar em 7500 isso vai mudar.
torque em todas as faixas ficou muuito melhor que o antigo kadett 16v que tive,
ainda nao colei ponteiro, mas tenho a impressão que nao perdi final,
apenas nas trocas de marcha q o giro cai mais rapido e o carro dá uma xoxada,
fora isso torque em todas as faixas é maior.
a temperatura do motor está exatamente igual a quando estava original.
tenho intenção de passar no dino, assim que der uma afinada,
então espero que sirva de inspiração pra galera mexer nos b?lidos
abraços
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então pra vc girar ate 7500 rpm vc não teria que fazer um servião nos balancins desse cabeçote ja que todos os balancin da gm costumas deixar na mão
abraços
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legal, parab?ms
esse carro vai ser turbo ?
esses dias atrás me deu uma puta vontade de montar um corsa ou celta com motor 2.2 16v, apenas com escape e chip mesmo, mantendo gasolina. um carro levinho com potência e que não incomodasse nunca. mas da? ca? na real e comecei a pensar e desisti hehehe
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sensacional…....muito boa adaptação parabens....
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o bom é que o giro sobe muuito rapido, então é facil ir ao corte nas
primeiras 2 marchas, **se trocar a marcha sem manter o po no acelerador
o carro dá uma xoxada e a 2a cai muito giro**
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nada q um caracol não seja capaz de resolver
mto 10 o trabalho todo, parabéns
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lindo trabalho hein…
parabéns cara
sempre tive vontade de pegar um celta e meter um 1.8 de meriva flex (sei que num é o melhor motor mas pelo menos é 100% plug and play) com uma preparação aspro light, deixando o câmbio original do 1.0...acho que deve ficar um carrinho bem legal pra andar na rua...
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parabéns…
vou precisar de ajuda para fazer a parati....
abração
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sem problemas, mas ja to sabendo que tem um borboletão ninja na mão hehehhe
então pra vc girar ate 7500 rpm vc não teria que fazer um servião nos balancins desse cabeçote ja que todos os balancin da gm costumas deixar na mão
abraços
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esse cabeçote nao tem balancins, o outro eu girava 8k sem problemas.
eu me proponho a ajustar o chip pra vc sem custo nenhum.
manda mp pra mim. dando detalhes da central o carro etc.
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kra, vai ser de grande ajuda sim, lhe adicionei no msn hotgarage…@hotmail.com
o meu msn é [email protected]
legal, parab?ms
esse carro vai ser turbo ?
esses dias atrás me deu uma puta vontade de montar um corsa ou celta com motor 2.2 16v, apenas com escape e chip mesmo, mantendo gasolina. um carro levinho com potência e que não incomodasse nunca. mas da? ca? na real e comecei a pensar e desisti hehehe
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nao kra, montei esse exatamente pela experiencia que tive com o outro turbo.
nada q um caracol não seja capaz de resolver
mto 10 o trabalho todo, parabéns
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montei um exatamente igual, porem forjado com uma apl525 .63
a apl mesmo queimou em menos de 1mes com 0,7 q andava.
o consumo pega pra uso di?rio, e como eu sou burro de mais
pra acertar um carro turbo, não tenho boas lembran?as.
parabéns consumo excelente pra taxa que vo?? tá usando.
pergunta: qual é a melhor forma de aumentar a taxa desse 16vó
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além da taxa no cabeçote, existem pistoes proprios vendidos
na daluz com domo, ou vc pode adaptar pistoes de monza
a alcool usinados com as cavas, só com esses pistoes voce chega nos 12:1.
com a taxa no cabeçote vai pra mais um pouco. creio que vc consiga
tirar até 1mm desse cabeçote sem pegar nas sedes, o recomendável
máximo pelas retificas é 0,8mm.
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parabens pelo motor rallye um dia monto um desses …
alem das polias, bomba de água, correia e o cabeçote é claro precisa de mais alguma coisa ....
vi a fixação das polias não sei se o bloco do monza teria esses locais para fixação logo abaixo do cabeçote dos dois lados ...
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tenho uma dúvida nesse volante aliviado. tem volante que tira mais massa (kg) do que o seu e não fica ruim a dirigibilidade. sera que a culpa do motor apagar é mesmo do volante?
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parabens pelo motor rallye um dia monto um desses …
alem das polias, bomba de água, correia e o cabeçote é claro precisa de mais alguma coisa ....
vi a fixação das polias não sei se o bloco do monza teria esses locais para fixação logo abaixo do cabeçote dos dois lados ...
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sim, seu bloco possui os furos pro suporte dos roletes, mãos a obra
tenho uma dúvida nesse volante aliviado. tem volante que tira mais massa (kg) do que o seu e não fica ruim a dirigibilidade. sera que a culpa do motor apagar é mesmo do volante?
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o volante não é aliviado, é original do carburado, a dirigibilidade nao ficou
comprometida, apenas nao posso rodar com o a/c em transito fechado,
as vezes o carro apaga, mas normalmente nao tem problema algum,
posso pegar o transito que for, se nao estiver com o a/c ligado,
nao tem problema.
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geralmente qdo apaga assim é por ter pouco ponto ou o atuador de ml… mas podes er um monte de coisa, até mesmo mistura
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sem o a/c ligado, nao apaga de forma alguma, em qualquer situação,
quando ele está ligado, só apaga de vez em quando na lenta quando
o giro cai pra 1k rpm, quando faão retornos ou paro em sinal com o
carro desengatado.
vou fazer um mapa novo, porem sem a adição de ponto,
pois realmente está muito magro e como não tenho gravadora
fica um pouco complicado ficar testando, vou dosar combustivel
aumentando um pouco a pressão da linha tentando corrigir
essa deficiencia.
estou usando os bicos do astraflex originais com 3bar na linha.