Cabeçote ap 16v original ou 8v preparado??
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?…isso aí tem q pesar bem, pq um 8v top nunca vai chegar perto do q um 20v original, ainda mais se pegar um de dutos largos...
o lance é q comando pra 8v é muito mais barato, e pra quem quer fazer girar alto gastando pouco, acaba sendo a melhor opção...pra girar muito alto com um 20v vai um gasto maior, já q são 20 molas de válvulas, 20 tuchos, 2 comandos, etc.
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sem duvida, só citei a materia para mais uma fonte de pesquisa…
pra mim, nao vejo necessidade de gastar num multivalvulas, só se fosse montar um carro pra competição que ja tivesse esgotado todas as formas de se achar cvs.
abs
mais um detalhe que não foi comentado, vai ter que trocar pistões tb pra usar 16 ou 20v…já que a c?mara deles é bem maior que de 8v.
a não ser que se queira ficar com uma taxa de 7:x... :-)
no meu caso, usei pistões iapel flat, com cavas feitas e um pequeno po?o pra ganhar uns cc e ficar com 9,4:1 de taxa...
http://img262.imageshack.us/my.phpoimage=imag014ah5.jpg
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e eu com medo de comer as bordas do meu forjado hehehe
andre, ve se pode me ajudar por favor
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=684053
abs
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se for usar o 20v o problema nao é nem o preão do cabeçote, e sim algumas adaptações
e se for pegar o 20v tem que se agu ou aeb que tem os dutos de admição maiores a foto abaixo ja explica tudo
http://img235.imageshack.us/img235/5373/outrosvsaebat0.jpg
a identificação fica no lugar da foto abaixo
http://img120.imagevenue.com/img.phpoimage…i_122_499lo.jpg
original ele ja term um fluxo exelente pelomenos de acordo com isto http://www.myphotospace.com/upload/940/headflowgraph2.jpg
? um cabeçote que dá bastante fluxo e o motor tem comportamento de original
os a3 rendem bem os 180cv se for ver pelo tamanho da turbina 180cv é até bastante kkk
algumas peças p/ a adaptação podem sair cara
peças como
esticador hidraulico corrente comando
esticador hidraulico com sensor
podem custar o z?io da cara rsrsr
o bruninho do hotcampians tava montando, nao sei como anda o projeto
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a adaptação pra instalar ele no bloco de ap normal é simples e já foi mostrado aqui como fazer, só usar a busca…
problema maior ($$$$$$$$) é fazer um coletor de admissão e escape se não for usar o original desse cabeçote
e qdo se compra o cabeçote completo, pelo menos a parte da corrente dos comandos já deve vir...não lembro se os de duto largo tám variador de fase no comando...se não tiver é mais fácil ainda pq não tem mais sensor de nada pra ligar, já q qdo se usa esse cabeçote em ap, geralmente o pessoal parte pra injeção programóvel q não usa esses sensores
entaum pessoal, devido a varias adapta?oes a serem realizadas para usar o cabeçote 20v, este esta quase discartado pro meu uso, minha intenção é usar no maximo o 16v, devido a simplicidade na substituição. como pretendo girar algo entorno de 7500 a uns 7800, talvez os tuchos hidraulicos comando original segurem a bronca.
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se for pensar assim, o 16v tb serão vêrias….por exemplo, com os 2 vc ou adapta roda fúnica e usa 1 bobina por cilindro em uma injeção programóvel ou vc muda o local do distribuidor, q é capaz que nem encaixa com os cabeçotes novos; vc vai precisar dos coletores originais...caso vc não tenha, vai ter q fabricar tudo, e isso sai bem caro, etc.
nesse ponto de vista, a diferença maior do 16v pro 20v são apenas 3 soldas q vc precisa fazer no 20v e não precisa no 16v
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o distribuidor pro 16v voce pode usar o corpo do sensor de fase do proprio cabeçote e fazer um esquema o distribuidor do 1000 16v pra montar o distribuidor no lugar do sensor de fase.
? assim que o meu ?.
no 20v nunca corri atrás, mas acho que vai só na roda fonica mesmo ou distribuidor no bloco.
ai, me parece, que é só usar a tampa do tempra ou dos gols antigos, que jogam os cachimbos do cabo de vela pro lado, que ai a altura da certo.
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outra coisa.
os dentes da correia são diferentes dos 8v.
ou voce arruma o conjunto de polia do bloco (vira, bombas, etc) do 16/20v ou adapta a polia do 8v neles.
a correia dos 8v é mais fina que a dos outros, mas aguenta bem. lembrando que o meu ta assim tb, usando a correia e polia do 8v.
ainda na questão da polia… se for usar as polias originais ao invós das de 8v, cuidado que as chavetas nao aguentam. ai a polia gira e ja vai atropelar valvulas. o certo seria adaptar chaveta de aco separada da polia (como nos 8v) ou então adaptar 2 chavetas na polia.
quem adaptou 2 chavetas assim foi o andre silva aqui do forum.
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ah sim.
a junta de admissão sai r$50/60,00 na concession?ria, a de tampa de valvulas uns r$180/200 e a de escape não sei pq eu ja tinha aqui e até agora tem aguentado. esses preços são reais pois precisei comprar ano passado e comprei em concession?ria.
mas as vezes sai mais barato pegar o desenho e mandar cortar uma junta de escape ou admissão, por exemplo. só a de cabeçote que é melhor não arriscar e pagar a original.
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outra coisa.
os dentes da correia são diferentes dos 8v.
ou voce arruma o conjunto de polia do bloco (vira, bombas, etc) do 16/20v ou adapta a polia do 8v neles.
a correia dos 8v é mais fina que a dos outros, mas aguenta bem. lembrando que o meu ta assim tb, usando a correia e polia do 8v.
ainda na questão da polia… se for usar as polias originais ao invós das de 8v, cuidado que as chavetas nao aguentam. ai a polia gira e ja vai atropelar valvulas. o certo seria adaptar chaveta de aco separada da polia (como nos 8v) ou então adaptar 2 chavetas na polia.
quem adaptou 2 chavetas assim foi o andre silva aqui do forum.
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…. ....., é tanto detalhe que a gente até acaba esquecendo... hahahahaha
eu fiz uma segunda chaveta (um pouco mais sarada e de aío), em 180? é original, nas polias do comando de escape e do comando louco.
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ah sim.
a junta de admissão sai r$50/60,00 na concession?ria, a de tampa de valvulas uns r$180/200 e a de escape não sei pq eu ja tinha aqui e até agora tem aguentado. esses preços são reais pois precisei comprar ano passado e comprei em concession?ria.
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junta do coletor de admissão é $ 30?o…isso eu garanto pq quem comprou as nossas fui eu, né...???
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de qualquer maneira,
continuo achando que pra rua é uma tremenda besteira, haja visto que tem carros aí com 600hp rodando com 2kg - 2,3kg
e cabeçote 8v.
a dificil de acreditarrr viuuuuuuuu
esses dyno s milagrosossssss
abraços
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dynos milagrosos ??
isso foi medido no dyno do sapinho… 2.3kg = 584cv no motor... e vou te falar que não são cavalos pmpo não.
haushaushauhsua sapinho não precisa fala mais nada
manda o mesmo carro medir no amir pra vc ver quanto vem.
a diferença e clara todo mundo sabe que o dyno do sapinho sempre da muito mais do que o carro realmente tem
isso e fatooooo
abraços
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minha experiencia com o dynomet (dos carros que vi passando originais e preparados) sempre deram resultados coerentes com a realidade.
qualquer dúvida pode vir a campinas que ninguém aqui tem medo de acelerar em local apropriado (leia-se, dentro da lei)
mas vamos voltar ao assunto do tópico, que é um 16v vs 8v …
abra?
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qual a potência pretendida?
se for para ter até 500 cv no motor( que para andar na rua é muito mais do que o suficiente), com 2,3~2,5 kg, o mais indicado é o uso do 8v. é o melhor custo benefício em todos os aspectos, e a preparação deste cabeçote pode ser bem leve, basta usar um comando um pouco mais esperto.
como exemplo, num ap 2.0 cabeçote 100% original, com 3e, turbina .50/.84 e comando erson rs 441t, consegui 394 cv no motor com 2,2kg, e isso com escape de 2,5 . se usasse 3 iria passar dos 400 cv.
cabeçotes multivólvulas adaptados ainda são novidade, e não tiveram todos os seus segredos desvendados, e o custo para adquirir experiencia pode ser muito alto(inclusive com possíveis quebras).
daqui a alguns anos, acredito que os cabeçotes 20v dominem as competições, e até penso em utilizar um, mas somente depois de conhecer bem o todos os seus detalhes.