Duratec aspirado
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dá uma olhada no gráfico que ele mostrou:
http://s272.photobucket.com/albums/jj191/c…nt=dsc00567.jpg
o fim da curva dá a impressão de aceitar mais giro…. você tinha visto a curva???
já não sei se havia limitação de giro por algum componente ou afim, por isto a pergunta.
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a curva de torque começa a cair consideravelmente após 3500/4000 rpm, e a própria curva de potência vai diminuindo a razão de subida depois dessa faixa…eu não creio que dá pra ganhar muito mais rpm útil além disso, girar 8k+ rpm com força
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a curva de torque começa a cair consideravelmente após 3500/4000 rpm, e a própria curva de potência vai diminuindo a razão de subida depois dessa faixa…eu não creio que dá pra ganhar muito mais rpm útil além disso, girar 8k+ rpm com força
[snapback]690556[/snapback]
nao sei quanto a rpm util em uma marcha só , porem ganharia em questao de escalonamento … cairia mais cheio na proxima marcha ... nao sei isso eh uma questao de testar andando
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o fim da curva dá a impressão de aceitar mais giro…. você tinha visto a curva???
já não sei se havia limitação de giro por algum componente ou afim, por isto a pergunta.
pela queda abrupta da potência lá nas 6800 rpm, acredito que a limitação seja imposta pelo comando orig.
girar o duratec em alta(7500+) com biela origes é um risco desnecessário agora.
a não ser que venha um comandão
tenho um pouco de cuidado com essas bielas, porisso não passo das 7500 rpm
nao sei quanto a rpm util em uma marcha só , porem ganharia em questao de escalonamento … cairia mais cheio na proxima marcha ... nao sei isso eh uma questao de testar andando
concordo, ainda mais que a relação desse câmbio é meio longa ( de 5ª a 3000 rpm dá 120 km/h), daí quando vou rodar um pouco mais forte uso muito pouco a 5ª. pra andar a + de 200 dá falta … de sanguenozóio hehehe.
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nao sei quanto a rpm util em uma marcha só , porem ganharia em questao de escalonamento … cairia mais cheio na proxima marcha ... nao sei isso eh uma questao de testar andando
[snapback]690593[/snapback]
dependendo do qto se esticar, essa vantagem se perde…o motor na marcha seguinte vai estar num giro maior, mas ele vai perder tempo acelerando numa faixa de rpm onde a potência do motor dele não é tão alta...
hipoteticamente, vamos supor um motor que tenha potência máxima a 6000 rpm, 80% dessa potência a 5000 e 7000 rpm e 55% da potência máxima a 8000 rpm
vamos supor tb, que da 3a pra 4a, trocando em 7000, o giro caia pra 5000 rpm (2000 rpm) e que em 3a o carro atinja 150 km/h a 7000 e 165 km/h a 8000 rpm
se vc trocar de marcha a 7000 rpm, o giro cai pra 5000 rpm e vc vai ter, no mínimo, 80% da potência do motor disponível naquela faixa de velocidade, e a 5000 rpm, o motor subindo giro vai ganhar potência...
se vc trocar a 8000 rpm, o carro vai ter cada vez menos potência pra vencer a resistência do ar (que aumenta com a velocidade elevado ao quadrado) do que se trocar a 5000 rpm, mesmo numa marcha mais curta...tudo bem, qdo bater a 4a, a potência disponível vai ser mais alta, mas vc já perdeu tanto tempo ganhando velocidade e vencendo a resistência do ar com pouca potência que a vantagem foi-se embora...
essa troca não vale a pena....e também é por isso que o escalonamento do câmbio é tão estudada e, nos carros de pista, crucial pra que o carro ande bem de acordo com a aerodinâmica e a curva de potência do carro...
eu me lembrei agora de um episódio com o dreike....qdo ele pegava o gol 1.0 16v power da mãe dele, fazia o motor girar quase 8k rpm original, só que o carro demorava uma eternidade pra chegar naquele giro e não rendia nada, sendo bem mais vantajoso bater marcha antes pra ter mais força...
fora que pra alterar escalonamento mesmo, vc precisa é adequar as relações de marcha ao seu motor, e não o contrário
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a curva de torque começa a cair consideravelmente após 3500/4000 rpm, e a própria curva de potência vai diminuindo a razão de subida depois dessa faixa…eu não creio que dá pra ganhar muito mais rpm útil além disso, girar 8k+ rpm com força
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ao ler o gráfico a impressão é que tiraram o pé e por isto o gráfico termina abruptamente.
por outro lado pode ser que o evandro engordou/tirou ponto para preservar as bielas, já que vocês dizem que elas não aguentam mais de 7,5k (não faço ideia sobre a durabilidade delas).
de qualquer forma se ele tirou perto de 200cv sem alterar o comando e com uma borboleta é um número muito bom o carro deve estar um capeta
parabéns pelo projeto
ehhh… ficou muito caro?
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dependendo do qto se esticar, essa vantagem se perde…o motor na marcha seguinte vai estar num giro maior, mas ele vai perder tempo acelerando numa faixa de rpm onde a potência do motor dele não é tão alta...
fato
ao ler o gráfico a impressão é que tiraram o pé e por isto o gráfico termina abruptamente.
por outro lado pode ser que o evandro engordou/tirou ponto para preservar as bielas, já que vocês dizem que elas não aguentam mais de 7,5k (não faço ideia sobre a durabilidade delas).
só aliviava quando o alarme da fueltech apitava hehehe. o orçamento inicial era de 6,5k na época.
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ao ler o gráfico a impressão é que tiraram o pé e por isto o gráfico termina abruptamente.
por outro lado pode ser que o evandro engordou/tirou ponto para preservar as bielas, já que vocês dizem que elas não aguentam mais de 7,5k (não faço ideia sobre a durabilidade delas).
de qualquer forma se ele tirou perto de 200cv sem alterar o comando e com uma borboleta é um número muito bom o carro deve estar um capeta
parabéns pelo projeto
ehhh… ficou muito caro?
[snapback]690705[/snapback]
sim, eu vi isso…mas repara q eu falei depois da faixa de torque máximo que o torque começa a cair numa taxa razoável....essa parte abrupta a gente dispensa pq parece q tirou o pé mesmo...
vc entendeu o raciocínio?
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sim, eu vi isso…mas repara q eu falei depois da faixa de torque máximo que o torque começa a cair numa taxa razoável....essa parte abrupta a gente dispensa pq parece q tirou o pé mesmo...
vc entendeu o raciocínio?
[snapback]690769[/snapback]
sim mas a queda é constante e temos a subida de potencia condizente.
masss…. não acredito que o pessoal da venon iria querer enganar ninguem. então não acho que vou chegar a nenhuma conclusão sem colocar o carro novamente no dino. porém entendo seus argumentos.
qto ao custo achei bacana. pensei que havia sido mais...
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sim mas a queda é constante e temos a subida de potencia condizente.
masss…. não acredito que o pessoal da venon iria querer enganar ninguem. então não acho que vou chegar a nenhuma conclusão sem colocar o carro novamente no dino. porém entendo seus argumentos.
qto ao custo achei bacana. pensei que havia sido mais...
[snapback]690844[/snapback]
pelo q eu entendi, a figura com o gráfico do dinamômetro foi feita já aqui em bsb, com as modificações feitas por ele posteriormente
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eu voto no comando…
todos os comandos de ford 16v desde os zetec fase 2 prezam mais mais baixa e média. alias os cabeçotes também tem os dutos planejados pra esse tipo de comportamento.
eu pensaria num comando mas junto teria que vir umas bielas pelo menos...
a não ser que vc controle o pé...
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belo projeto. vc chegou a pesquisar sobre admissão antes de fazer essa ai com o evandro??? lá fora tem admissão da cosworth por 700 dolares, dependendo de quanto pagou na sua vale mais a pena trazer essa pronta.
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esqueci de comentar, vc pelo visto nao fez nenhuma alteração na caixa ne?? pensa em fazer?? o escalonamento dessa caixa é horrivel, vc estica a 2.a toda e a 3.a entra durmindo a 4mil rpm. aqui em casa temos um duratec, tenho vontade de fazer algo mas esse escalonamento desanima, quando tiver que abrir pra trocar embreagem já aproveito pra acertar isso. um amigo que tem um tbm trocou as engrenagens da 3, 4 e 5 pelas do ecosport, nao sei direito qual a relação e se ele trocou o diferencial tbm, acho que trocou sim mas nao tenho certeza, mudou muito o carro, no ultimo trackday em interlagos as pessoas estavam perguntando o que tinha no focus, tava andando mais que vti.
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eu voto no comando…
todos os comandos de ford 16v desde os zetec fase 2 prezam mais mais baixa e média. alias os cabeçotes também tem os dutos planejados pra esse tipo de comportamento.
eu pensaria num comando mas junto teria que vir umas bielas pelo menos...
a não ser que vc controle o pé...
como a taxa tá meio baixa (11,5) penso + seriamente na troca dos pistões. comando certamente traria mais potência mas poderia perder torque em baixa, atrapalhando o uso na cidade.
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belo projeto. vc chegou a pesquisar sobre admissão antes de fazer essa ai com o evandro??? lá fora tem admissão da cosworth por 700 dolares, dependendo de quanto pagou na sua vale mais a pena trazer essa pronta.
fechei com o evandro um pacote completo, ele não vendia só o coletor. na época ví esse coletor e as itbi da fabri mas preferi fazer com o evandro pela experiência que ele tem com ford s.
esqueci de comentar, vc pelo visto nao fez nenhuma alteração na caixa ne?? pensa em fazer?? o escalonamento dessa caixa é horrivel, vc estica a 2.a toda e a 3.a entra durmindo a 4mil rpm. aqui em casa temos um duratec, tenho vontade de fazer algo mas esse escalonamento desanima, quando tiver que abrir pra trocar embreagem já aproveito pra acertar isso. um amigo que tem um tbm trocou as engrenagens da 3, 4 e 5 pelas do ecosport, nao sei direito qual a relação e se ele trocou o diferencial tbm, acho que trocou sim mas nao tenho certeza, mudou muito o carro, no ultimo trackday em interlagos as pessoas estavam perguntando o que tinha no focus, tava andando mais que vti.
ainda não mexi na caixa. posta aí mais detalhes sobre essa mudança.
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mas a ib5 não tem 1a a 4a marcha no mesmo eixo? só a 5a que é separada?
no mais cara qq coisa que vc fizer nesse motor eu bato palma. tenho um focus xr zetec 2.0 e to pensando o que eu faço da vida.
na ford hp tem um pessoal que entende bem dessas ib5, passa por lá.
e já tem conta no focusclube.com?
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fechei com o evandro um pacote completo, ele não vendia só o coletor. na época ví esse coletor e as itbi da fabri mas preferi fazer com o evandro pela experiência que ele tem com ford s.
ainda não mexi na caixa. posta aí mais detalhes sobre essa mudança.
[snapback]691183[/snapback]
to quotando aqui uma parte do topico dele, o topico tem 14 paginas, depois vou dar uma filtrada e postar mais coisa. quando e se eu fizer essa mudança, vou usar o diferencial 3.82, ele usou o 4.06 e acho que fica muito curto, 3000rpm a 100 por hora num carro desse porte nao fica legal, vai andar sempre berrando em estrada. com o 3.82 fica 2750 a 100km/h, fica um pouco mais longo e continua sem buracos.
como os cabeças indicaram a possibilidade, e já que vou ter que abrir a caixa do focus, estou correndo atrás..
é um problema comum e que agora, alguns companheiros já compartilham, então resolvi escrivinhar aqui..
já havia feito uns cálculos..
os dados estão dispostos como: relação da marcha - velocidade máxima a 6675 rpm - rpm de entrada da marcha , com troca a 6675 rpm, corte do motor.
quote
relação original, pneus originais 195/60 15
1a marcha: 3.55 - 53.69 km/h
2a marcha: 2.05 - 92.97 km/h - 3855 rpm
3a marcha: 1.28 - 148.90 km/h - 4168 rpm
4a marcha: 0.95 - 200.62 km/h - 4954 rpm
5a marcha: 0.76 - 250.78 km/h - 5340 rpm
ré: 3.62
diferencial: 4.06
rotação a 120 km/h: 3194 rpm ~ 3200 rpm
comentário: se dá final praticamente em 4a, e ai pode-se ver claramente o buraco da relação, na troca da 2a para 3a a rotação cai a 4168 rpm (no vídeo de interlagos, com o gtech, dá pra ver exatamente isso). e na verdade, a 2a marcha entra a mais de que 3855 rpm, porque o carro de alguma maneira não perde de repente a aceleração da 1a marcha, e entre a troca da 1a para 2a a velocidade aumenta. na prática cai acima dos 4168 rpm da 2a troca.
quote
relação com engrenagens de eco 2.0 4x2 (3a, 4a, 5a marcha)
1a marcha: 3.55 - 53.69 km/h
2a marcha: 2.05 - 92.97 km/h - 3855 rpm
3a marcha: 1.41 - 135.17 km/h - 4591 rpm
4a marcha: 1.11 - 171.70 km/h - 5255 rpm
5a marcha: 0.88 - 216.58 km/h - 5292 rpm - (velocidade máxima de 199 km/h com slicks 15 185/565)
ré: 3.46
diferencial: 4.06
rotação a 120 km/h: 3698 rpm ~ 3700 rpm
comentários: a relação da eco é igual na 1a, 2a, ré e dif. troca-se engrenagens do eixo secundário da 3a, 4a e 5a. troca-se eixo primário por um de eco (todas engrenagens são fixas, apenas a da 5a é prensada, quando se compra vem a 5a tb).
4a tá entrando alta, buraco diminuiu muito, relação curtaaaa (vai fazer uma …. diferença..), uso todas marchas na pista, lindo. o problema é que fica a 3700 rpm a 120 km/h, é demaais.. em 4a original fica 3900 rpm. será que dá pra ir em frente ou isso vai ser impraticável? tanto em consumo quanto em ser chato demais.
não tenho o software da ford, erick me passou os códigos das engrenagens e fui orçar (preços sem desconto, dá pra botar no mínimo menos 10% ai..):
quote
árvore primária - 2s3r/7017/ba = r$ 128,40 (porém está cancelada, foi me dito que a fábrica não fornece mais.. no soft não dizia de que carro era)
achamos a 2s3r/7l226/nn/a = r$ 304,00 (que segundo o vendedor é de eco 2.0 4x2, alguém pode conferir? erick ?)
árvore secundária - 2s6r/7061/ca = r$ 124,50 (16 dentes relação 4,56:1 - não sei que relação é essa que aparece..) essa aparece no sistema como de eco 1.6. de qlquer maneira essa não precisa né? a relação do dif é a mesma, o pinhão é o mesmo, acho que não precisa trocar.
da árvore sec:
3a marcha = 2s3r/7b340/ba = r$ 97,50
4a marcha = 2s3r/7110/ba = r$106,50
5a marcha = 96wt/7k316/bc = r$ 58,50
tranquilo com essas..
o problemas:
-qual é a árvore primária certa?
-precisa trocar a árvore secundária?
-vou aguentar os 3700 rpm a 120 km/h? a relação é muito curta, uma variação na velocidade já muda a rotação demais, exemplos:
(3082 rpm ~ 3100 rpm a 100 km/h)
(4315 rpm ~ 4300 rpm a 140 km/h)
(4931 rpm ~ 4900 rpm a 160 km/h) isso é velocidade de cruzeiro, mas com essa rotação é foda, vai encher o saco e o consumo vai ser altíssimo.. não?
ajudem vou abrir a caixa 4a feira pela manhã e preciso disso definido até lá para já pedir as peças