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Tudo sobre pneus - parte ii

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
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    quarteto
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    #4

    me falaram que os pneus têm uma vida útil, ou seja, depois de um certo tempo (+ ou - 5 anos) o pneu começa a se decompor mais rapidamente mesmo tendo ainda mais meia-vida útil, gastando-se mais rapidamente que o normal.

    isso confere ou o desgaste é igual idependente da idade do pneu?

    abraços

    isso eu posso falar com a experiência q eu tive no meu carro e o gus explica tecnicamente depois o q acontece…

    qdo comprei meu carro, ele veio com um jogo de pirelli p400, incluso o step...como eles estavam bem gastos (o carro é 97 e eu comprei ele em 2001), troquei por um jogo de goodyear gps3 sport...na 2a troca, ano passado, voltei para os p400, nessa coloquei o step pra andar, pegei 1 dos gps3 e coloquei de step...nesse meio tempo tb andei com rodas 15 alguns anos, por isso os gps 3 duraram tanto

    mesmo o p400 step estando aparentemente tão novo qto os q eu havia acabado de colocar (ainda tinha cabelo), ele chegou na lona rapidamente, enquanto os outros 3 ainda têm muita quilometragem pra andar (pelas minhas contas foi mais ou menos 1/3 da vida dele, e estão longe do twi)...o resultado é q eu tive q comprar outro pneu a algumas semanas atrás, para substituí-lo

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    • P Offline
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      PrEsA
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      #5

      e seria interessante uma curva de durabilidade vs. aderência para diferentes séries de pneus.

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      • G Offline
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        GusWRC
        escreveu em última edição por
        #6

        isso não teria como fazer pois um mesmo pneu em carros diferentes terá desgaste diferente. isso levando em conta somente o fator carro, pois existe diversos outros fatores de desgaste que vou abordar mais pra frente.

        a única coisa que posso antecipar é que o uso do estepe aparentemente zero não trás nenhum benefício, só dor de cabeça, pois o risco de acidente é grande dependendo da idade do pneu.

        nesse caso do uso do estepe, a economia na compra de somente 3 se transformará em prejuizo rapidamente, pois este pneu mais velho não irá suportar o uso constante e irá falhar, e terá que ser comprado mais um pneu de toda forma, somando ao fato que o estepe deixou de ser novo pois foi montado o melhor do conjunto antigo como pneu reserva.

        na prática, a economia de 1 leva à compra de 2.

        vou falar mais pra frente sobre fatores de desgastes e volto a comentar sobre o estepe.

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        • C Offline
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          coisa_triste
          escreveu em última edição por
          #7

          e tem gente que coloca no classificado de carros falando que o step dele é zero e nunca rodou nos 6 anos em que ele teve o carro..

          ou seja..

          achando que isso valoriza o carro…

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
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            pepsimanbr
            escreveu em última edição por
            #8

            independente da marca, os pneus podem rodar com segurança por 5 anos após a fabricação. após o 3o ano de fabricação, eles já não tem mais o mesmo comportamento de um novo pelo envelhecimento dos componentes.

            onde fica marcado no pneu o ano de fabricação dele? aqui tem muita gente que coloca pneus meia-vida trazidos de outros países. quer dizer então que esta é uma prática perigosa uma vez q não dá pra saber a idade desses pneus então….

            depois dos 5 anos o pneu tende a gastar mais ou menos qtos % a mais do que um novo?

            abraços

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              escreveu em última edição por
              #9

              e tem gente que coloca no classificado de carros falando que o step dele é zero e nunca rodou nos 6 anos em que ele teve o carro..

              ou seja..

              achando que isso valoriza o carro…

              e muitos que compram acham que estão fazendo um baita negocio. :todoido:

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #10

                e muitos que compram acham que estão fazendo um baita negocio. :todoido:

                um dos motivos de tentar identificar o ano do pneu….

                pra não comprar gato or lebre

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                • G Offline
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                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  onde fica marcado no pneu o ano de fabricação dele? aqui tem muita gente que coloca pneus meia-vida trazidos de outros países. quer dizer então que esta é uma prática perigosa uma vez q não dá pra saber a idade desses pneus então….

                  depois dos 5 anos o pneu tende a gastar mais ou menos qtos % a mais do que um novo?

                  abraços

                  todos os pneus possuem uma gravação do nr de série de um dos lados dele. é comum chamar essa gravação de dot do pneu, o que tb não é correto como vamos ver mais adiante quando falarmos sobre normas internacionais.

                  daqui a pouco mando uma foto detalhada do nr de série pra que se identifique a data de fabricação.

                  não quer dizer que um pneu com mais de 5 anos deve ser jogado fora, mas sim que não deve ser utilizado normalmente no dia a dia, pois a velocidade, carga e temperatura podem fazer com que ele apresente falha.

                  um estepe com mais de 5 anos, se usado apenas como estepe mesmo numa emergência, não apresenta risco algum. o perigo é seu uso constante.

                  tb não tem como dizer se vai gastar tantas vezes mais rápido, ou se vai gastar por inteiro ou somente em determinadas partes. muitas vezes acontece isso, dependendo do tipo do local do estepe, somente uma parte do pneu estará exposta ao sol ou ao calor do escape, e isso por 2 ou 3 anos seguidos. quando for colocado em uso, essas partes expostas podem desgastar mais rapidamente que o resto da banda, causando deformações.

                  já vi casos de estepes de uno, que ficam no compartimento do motor, depois de alguns anos estarem inchados e ninguém conseguir tirar do cofre do motor sem esvaziar. isso é causado pelo envelhecimento natural somado ao calor do cofre, e vapores de óleo e gasolina.

                  o ideal é pensar da seguinte forma, estepe nasceu pra morrer estepe , e ponto.

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                  • X Offline
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                    Xev
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                    #12

                    sobre pneus usados, eu prefiro um desses à um remould

                    o data de fabricaçao esta nas laterais, num quadrado no formato xxyy, onde xx é o numero da semana do ano yy.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
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                      GusWRC
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                      #13

                      bom, com relação ao nr de série, este é uma sequencia de 11 letras e números (a partir de 2000), que pode ou não ser precedido da sigla dot (veremos mais adiante em detalhe).

                      esta sequencia indica a fábrica, modelo, prensa e demais informações referentes ao pneu, como se fosse o chassi de um carro.

                      cada fabricante pode apresentar esta sequencia de uma forma diferente, porém sempre com 11 letras e números. nos yokohama, os 4 primeiros são em alto relevo, e os demais 7 em baixo relevo:

                      o que é importante observar são os 4 últimos dígitos, que indicam a semana e o ano de fabricação. neste exemplo, 3903 seria a 39a semana de 2003.

                      caso o pneu apresente apenas 3 números e após o último apresente um ponto, triângulo, cruz ou qualquer outro sinal, este pneu seria anterior ao ano 2000. por ex um final de série 456* seria um pneu da 45a semana, mas de 1996.

                      passados os 5 anos da fabricação, não é recomendável o uso contínuo do pneu por medida de segurança.

                      no brasil, a legislação diz que a garantia deve ser dada por 5 anos a partir da data de emissão da nota fiscal, mesmo que o pneu tenha sido fabricado a mais tempo. desta forma, em caso de defeito durante o período de 5 anos da nota fiscal, a garantia deverá ser dada conforme exige a lei. caso não se tenha o termo de garantia ou a nota fiscal em mãos, terá validade a data do nr de série para efeito de garantia. nós vamos falar mais pra frente sobre garantia, e a diferença entre defeitos de fabricação e danos de utilização, e o que é ou não coberto pelas garantias dos fabricantes.

                      abraço.

                      1 Resposta Última resposta
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                        escreveu em última edição por
                        #14

                        excelente gus. vou lhe propor um negócio aqui, você fazer tipo um indice para nós termos idéia dos assuntos que nós aguardam nos próximos capitulos .

                        dai é só me mandar mp que eu edito o tópico colocando o indice no primeiro post.

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
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                          claudio_pe
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          **perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.

                          o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.

                          hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?

                          mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.

                          tem algum problema??**

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            **perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.

                            o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.

                            hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?

                            mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.

                            tem algum problema??

                            o ideal é pendurar o carro em cavaletes, pra evitar a deformação (flat spot). caso isso não seja possível, é recomendável que se calibre com mais pressão (em torno de 40 libras), não esquecendo de acertar a pressão antes do novo uso.

                            os a520 infelizmente foram parados. em seu lugar entrou o s.drive, pneu muito rápido. uso os a520 no passat tb, e são muito bons. pena que no 185/60r14 não tem do s.drive.**

                            1 Resposta Última resposta
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                              #17

                              segue o indice pra galera se preparar para as materias:

                              1- história

                              2- compostos

                              3- processo de fabricação

                              4- funções e partes principais

                              5- medidas

                              6- índices de carga e velocidade

                              7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)

                              8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)

                              9- tipos de desenhos

                              10- características high performance

                              11- escolha das rodas

                              12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas

                              13- garantia

                              14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)

                              15- alinhamento/balanceamento

                              16- tipos de desgastes

                              17- fatores de desgastes

                              18- pressões e comportamento dinâmico

                              19- acertos de pista

                              1 Resposta Última resposta
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                                #18

                                gus,

                                em termo de composto pra arrancada, qual os produtos da yokohama voce sugere para carros aspro-std/st e turbos-a/b/c ???

                                e se considerarmos pistas com grip bem ruim, tipo pista de rua…... mudaria a indicação do pneu ?

                                em um carro onde se sobra potencia e falta tração, por exemplo, um turbo-a/b com seus 500cv e pneus radiais, até que ponto o tamanho do pneu ajudaria na tração, pensando no sentido do maior é melhor ???

                                por exemplo: até que ponto um pneu 215/60-16 seria melhor/mais rapido que um 205/65-15 ???

                                abraço

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  #19

                                  vamos desossar isso mais pra frente, mas pra ir pensando já, o que conta mais na escolha de um pneu é o tipo do desenho da banda e a profundidade dos sulcos. os compostos mudam muito pouco num pneu de rua a ponto de interferir num desempenho, mas a soma disso com características de cada desenho definem o que traciona mais.

                                  para os turbo, agora que estamos entrando na arrancada, já temos resultados da std no paranaense, onde o vencedor e recordista andou de s.drive. outra equipe melhorou 0,4s trocando os antigos tb por s.drive.

                                  acredito que para os turbo, inclusive pelas medidas disponíveis, o c.drive se dará melhor.

                                  a questão dos pneus maiores e mais largos, podem até melhorar um pouco a tração nos primeiros metros, mas o peso do conjunto e o aumento da resistência ao rolamento por usar baixa pressão acabam amarrando o carro mais pra cima. é incoerente na minha opinião vc ter motores de 500, 600hp usando pneus de rua pra carros de 120hp…. aí entram os recursos da baixa pressão, chumbo e etc, que podem melhorar os primeiros metros mas prejudicam todo o resto. a diferença qdo se monta um pneu misto como o a048 num carro desses é gritante, o carro melhora em todas as faixas e vem tempo, de 0,5 a 1s sem dificuldades.

                                  no meio de julho vamos pro rs fazer outra etapa do arrancada cup e vamos montar um carro que está sendo definido com advan a048 pra tentar o recorde da turbo-a. :ohoh:

                                  quando chegarmos na parte de desenhos de banda, vcs vão ficar de cabelos em pé :todoido:

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                                    #20

                                    gus uma coisa q eu sempre tive dúvida é se o composto muda o limite do pneu quanto a aquaplanagem ou isso só é influenciado pelo desenho?

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #21

                                      interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.

                                      os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.

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                                        GusWRC
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                                        #22

                                        outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.

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                                          #23

                                          interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.

                                          os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.

                                          outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.

                                          entendi. é q ja usei 2 pneus com as mesmas medidas mais de marcas diferentes, com desenhos parecidos mais compostos creio eu diferentes, tanto que um durou cerca de 20% menos que o outro.

                                          e este que durou menos foi o que segurava muito melhor na chuva, a diferença era enorma mesmo.

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