Tudo sobre pneus - parte ii
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isso não teria como fazer pois um mesmo pneu em carros diferentes terá desgaste diferente. isso levando em conta somente o fator carro, pois existe diversos outros fatores de desgaste que vou abordar mais pra frente.
a única coisa que posso antecipar é que o uso do estepe aparentemente zero não trás nenhum benefício, só dor de cabeça, pois o risco de acidente é grande dependendo da idade do pneu.
nesse caso do uso do estepe, a economia na compra de somente 3 se transformará em prejuizo rapidamente, pois este pneu mais velho não irá suportar o uso constante e irá falhar, e terá que ser comprado mais um pneu de toda forma, somando ao fato que o estepe deixou de ser novo pois foi montado o melhor do conjunto antigo como pneu reserva.
na prática, a economia de 1 leva à compra de 2.
vou falar mais pra frente sobre fatores de desgastes e volto a comentar sobre o estepe.
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e tem gente que coloca no classificado de carros falando que o step dele é zero e nunca rodou nos 6 anos em que ele teve o carro..
ou seja..
achando que isso valoriza o carro…
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independente da marca, os pneus podem rodar com segurança por 5 anos após a fabricação. após o 3o ano de fabricação, eles já não tem mais o mesmo comportamento de um novo pelo envelhecimento dos componentes.
onde fica marcado no pneu o ano de fabricação dele? aqui tem muita gente que coloca pneus meia-vida trazidos de outros países. quer dizer então que esta é uma prática perigosa uma vez q não dá pra saber a idade desses pneus então….
depois dos 5 anos o pneu tende a gastar mais ou menos qtos % a mais do que um novo?
abraços
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e muitos que compram acham que estão fazendo um baita negocio.
um dos motivos de tentar identificar o ano do pneu….
pra não comprar gato or lebre
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onde fica marcado no pneu o ano de fabricação dele? aqui tem muita gente que coloca pneus meia-vida trazidos de outros países. quer dizer então que esta é uma prática perigosa uma vez q não dá pra saber a idade desses pneus então….
depois dos 5 anos o pneu tende a gastar mais ou menos qtos % a mais do que um novo?
abraços
todos os pneus possuem uma gravação do nr de série de um dos lados dele. é comum chamar essa gravação de dot do pneu, o que tb não é correto como vamos ver mais adiante quando falarmos sobre normas internacionais.
daqui a pouco mando uma foto detalhada do nr de série pra que se identifique a data de fabricação.
não quer dizer que um pneu com mais de 5 anos deve ser jogado fora, mas sim que não deve ser utilizado normalmente no dia a dia, pois a velocidade, carga e temperatura podem fazer com que ele apresente falha.
um estepe com mais de 5 anos, se usado apenas como estepe mesmo numa emergência, não apresenta risco algum. o perigo é seu uso constante.
tb não tem como dizer se vai gastar tantas vezes mais rápido, ou se vai gastar por inteiro ou somente em determinadas partes. muitas vezes acontece isso, dependendo do tipo do local do estepe, somente uma parte do pneu estará exposta ao sol ou ao calor do escape, e isso por 2 ou 3 anos seguidos. quando for colocado em uso, essas partes expostas podem desgastar mais rapidamente que o resto da banda, causando deformações.
já vi casos de estepes de uno, que ficam no compartimento do motor, depois de alguns anos estarem inchados e ninguém conseguir tirar do cofre do motor sem esvaziar. isso é causado pelo envelhecimento natural somado ao calor do cofre, e vapores de óleo e gasolina.
o ideal é pensar da seguinte forma, estepe nasceu pra morrer estepe , e ponto.
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bom, com relação ao nr de série, este é uma sequencia de 11 letras e números (a partir de 2000), que pode ou não ser precedido da sigla dot (veremos mais adiante em detalhe).
esta sequencia indica a fábrica, modelo, prensa e demais informações referentes ao pneu, como se fosse o chassi de um carro.
cada fabricante pode apresentar esta sequencia de uma forma diferente, porém sempre com 11 letras e números. nos yokohama, os 4 primeiros são em alto relevo, e os demais 7 em baixo relevo:
o que é importante observar são os 4 últimos dígitos, que indicam a semana e o ano de fabricação. neste exemplo, 3903 seria a 39a semana de 2003.
caso o pneu apresente apenas 3 números e após o último apresente um ponto, triângulo, cruz ou qualquer outro sinal, este pneu seria anterior ao ano 2000. por ex um final de série 456* seria um pneu da 45a semana, mas de 1996.
passados os 5 anos da fabricação, não é recomendável o uso contínuo do pneu por medida de segurança.
no brasil, a legislação diz que a garantia deve ser dada por 5 anos a partir da data de emissão da nota fiscal, mesmo que o pneu tenha sido fabricado a mais tempo. desta forma, em caso de defeito durante o período de 5 anos da nota fiscal, a garantia deverá ser dada conforme exige a lei. caso não se tenha o termo de garantia ou a nota fiscal em mãos, terá validade a data do nr de série para efeito de garantia. nós vamos falar mais pra frente sobre garantia, e a diferença entre defeitos de fabricação e danos de utilização, e o que é ou não coberto pelas garantias dos fabricantes.
abraço.
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**perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.
o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.
hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?
mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.
tem algum problema??**
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**perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.
o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.
hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?
mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.
tem algum problema??
o ideal é pendurar o carro em cavaletes, pra evitar a deformação (flat spot). caso isso não seja possível, é recomendável que se calibre com mais pressão (em torno de 40 libras), não esquecendo de acertar a pressão antes do novo uso.
os a520 infelizmente foram parados. em seu lugar entrou o s.drive, pneu muito rápido. uso os a520 no passat tb, e são muito bons. pena que no 185/60r14 não tem do s.drive.**
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segue o indice pra galera se preparar para as materias:
1- história
2- compostos
3- processo de fabricação
4- funções e partes principais
5- medidas
6- índices de carga e velocidade
7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)
8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)
9- tipos de desenhos
10- características high performance
11- escolha das rodas
12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas
13- garantia
14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)
15- alinhamento/balanceamento
16- tipos de desgastes
17- fatores de desgastes
18- pressões e comportamento dinâmico
19- acertos de pista
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gus,
em termo de composto pra arrancada, qual os produtos da yokohama voce sugere para carros aspro-std/st e turbos-a/b/c ???
e se considerarmos pistas com grip bem ruim, tipo pista de rua…... mudaria a indicação do pneu ?
em um carro onde se sobra potencia e falta tração, por exemplo, um turbo-a/b com seus 500cv e pneus radiais, até que ponto o tamanho do pneu ajudaria na tração, pensando no sentido do maior é melhor ???
por exemplo: até que ponto um pneu 215/60-16 seria melhor/mais rapido que um 205/65-15 ???
abraço
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vamos desossar isso mais pra frente, mas pra ir pensando já, o que conta mais na escolha de um pneu é o tipo do desenho da banda e a profundidade dos sulcos. os compostos mudam muito pouco num pneu de rua a ponto de interferir num desempenho, mas a soma disso com características de cada desenho definem o que traciona mais.
para os turbo, agora que estamos entrando na arrancada, já temos resultados da std no paranaense, onde o vencedor e recordista andou de s.drive. outra equipe melhorou 0,4s trocando os antigos tb por s.drive.
acredito que para os turbo, inclusive pelas medidas disponíveis, o c.drive se dará melhor.
a questão dos pneus maiores e mais largos, podem até melhorar um pouco a tração nos primeiros metros, mas o peso do conjunto e o aumento da resistência ao rolamento por usar baixa pressão acabam amarrando o carro mais pra cima. é incoerente na minha opinião vc ter motores de 500, 600hp usando pneus de rua pra carros de 120hp…. aí entram os recursos da baixa pressão, chumbo e etc, que podem melhorar os primeiros metros mas prejudicam todo o resto. a diferença qdo se monta um pneu misto como o a048 num carro desses é gritante, o carro melhora em todas as faixas e vem tempo, de 0,5 a 1s sem dificuldades.
no meio de julho vamos pro rs fazer outra etapa do arrancada cup e vamos montar um carro que está sendo definido com advan a048 pra tentar o recorde da turbo-a.
quando chegarmos na parte de desenhos de banda, vcs vão ficar de cabelos em pé
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interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.
os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.
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interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.
os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.
outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.
entendi. é q ja usei 2 pneus com as mesmas medidas mais de marcas diferentes, com desenhos parecidos mais compostos creio eu diferentes, tanto que um durou cerca de 20% menos que o outro.
e este que durou menos foi o que segurava muito melhor na chuva, a diferença era enorma mesmo.
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gus me fala uma coisa, os compostos dos a048 e dos s.drive, é sabido que são diferentes. ok.
a diferenda de tração do a048 205/55/16 para o s.drive 205/45/16 é muito grande?
pq atualmente estou com rodas 16 tala 6,5 no gol, e andar com 195/45 não vira, muito baixo e não traciona e é fácil de destruir a roda se pegar um buraco um pouco mais nervoso … atualmente está com os toyo t1r 195/45/16, sou sincero, gosto muito desse pneu, de estabilidade melhorou muito comparados aos goodyear eagle ventura que eu usava, ja para arrancar não sei se é devido a pouca borracha mas ele não traciona melhor que os ventura com 20libras...
o problema hoje de partir para os a048 16 é a medida... 205/55/16 em gol gi tem que rebater demais e trabalhar legal o paralama para andar literalmente tranquilo
por isso minha pergunta sobre os 205/45.
obrigado.