Video da cm plus…
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e vai adiantar mesmo , lost ??????? qualquer prova ou tentativa de ilustrar a melhora que a ignição traz é simplesmente ditada como fraude e logo ignorada por todo mundo. se aparecer com gráficos de dinamometro com este comparativo vcs vão achar mil defeitos.
como eu já disse, você tinha o ciola aí, com um carro igual ao seu pra comparar. e nem adianta se justificar que arrancar é perigoso, que dá multa, que vc só usa seu carro na maciota, porque quem instala um t com 1 bar no carro não é pq quer um palio com mais força na estrada só . eheh além do mais tem o racha de interlagos, arrancadas, várias outros eventos que viabilizam as puxadas. além disso tem muitos outros carros aí em sp pra vc fazer esse comparativo. um mesmo que tinha meg+ingição no carro (meg que estou comprando) é o vtec/parati turbo/gol, que deu 240cv num 1.6 flex sem intercooler num dynoday.
abs.
kra, pq nao tenta? falar que nao vai fazer um teste pratico com resultado no grafico porque ninguem vai acreditar nao resolve nada.
sobre comparar, ciola e etc, por enquanto nao vou forcar meu carro pra provar a ou b. logo mais quando puder eu aviso. outra coisa é que meu carro nao é igual ao dele. é muito diferente.
outra coisa, meu palio é turbo tem mais de 5 anos, sao mais de 150 mil km de turbo. ja acelerei bastante. agora me casei, estou desenvolvendo um sistema de injecao eletronica completo que substitui totalmente o original de qualquer carro, e nao posso jogar dinheiro no lixo no momento.
sobre a parte tecnica, nao tem como continuar a discutir. vcs que idolatram essas solucoes com pressostato, 100% nao tem conhecimento tecnico de gerenciamento de motor, um minimo bastaria pra saber que pressostato nao gerencia nada.
no geral é o seguinte, cada um com a sua opiniao. fiz meus testes com relacao a energia da centelha sem alteraçao no gap. queria alguma informacao com alteracao no gap.
eu particularmente nao gosto do meg por saber o que um motor precisa, e o que ele pode fazer com os recursos que ele tem. e nao gosto do resultado. tranco pra mim nao é sinonimo de de bom gerenciamento. se vc é contra qualquer sistema de injecao eletronica, mesmo os importados haltech, motec, aem, apexi e tudo mais, paciencia.
tente respeitar a opiniao dos outros. vc tem seus argumentos, os demais tb tem os proprios, inclusive eu, que tenho muitos argumentos praticos. experimenta conhecer mais sobre as demais solucoes, se tiver interesse em conhecer a minha, como funciona, os porques, a velocidade com que os calculos sao feitos e qualquer outra coisa, estou aí. o mciola é tao chucro, que simplesmente se recusa a ler qualquer explicacao de qualquer coisa ( sonda, i.e. e etc) qualquer coisa que nao seja os pressostatos.
uma coisa eu te garanto, nao existe milagre em motor.
outra coisa, a gente tava falando quem quebra de cambio e tudo mais, falando em potencia, mas quem quebra cambio é torque e nao potencia. só falei em potencia, pq normalmente, em um motor comum sem preparacoes na mecanica, a potencia ja da uma boa referencia do torque.
outra coisa, a i.e. original usa a sonda pra manter a referencia em um fator de correcao. só é usada em condicoes de baixa carga.
outra coisa sobre a sonda narrow, é que a temperatura que influencia na leitura é a temperatura do elemento sensor, lá dentro da sonda, fica escondido. demora um pouco pro calor dos gases realmente esquentarem o sensor. com o motor torrando, no sol, parado no transito, ligando e desligando a ventoinha, a temp dos gases de escape é de 300 a 350c no maximo. e quando vc afunda o pé e sobe o giro, a temp vai pra 700, 800c nao tem nada a ver fazer os testes com o motor quente. quando vc sentar o pé, a leitura é alterada. mas a sonda narrow é tao cega, que nao importa, mesmo pq a alteracao da leitura acontece onde ela ja nao le mais nada mesmo.. 880, 900, 920, 960mvó simplesmente vc nao sabe qual eh a mistura que ta rolando no motor.
lembre-se, tenho as 2 sodas no meu carro. sei o que to falando.
claro, vc pode nao perceber qualquer diferenca, mas em um dinamometro, pode tirar alguns cvzinhos a mais com um acerto realmente fino. coisa que na rua vc nao vai perceber.
outra coisa, a i.e. gerencia perfeitamente o motor, mas o motor original, como a fabrica projetou. quando vc tira catalizador, poe turbina, poe escape grosso, etc etc etc etc, simplesmente o mapeamento da fabrica vai pro saco. nesse caso, vc precisa de um novo acerto pra nova mecanica, ai que entra a sonda wide
igual a montadora fez quando calibrou o motorzinho original…
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isso. voltei.
mosk, essas fotos foram tiradas do forum cmracing. como eu disse, eu não tenho tempo de carro nenhum, apenas perguntaram por carros de arrancada que usa cmracing. quem tirou as fotos foi o glauco de goiânia.
ok,
vou rodar aqui por brasília atrás de informações de um opala de 700cv…. aliás, vou ali no único dyno de rolo que tem aqui por perto pra ver se esse carro já passou por ali ou se alguem de gyn tem dino e mediu o carro.
vi fotos e tempos nos sites autodynamics, dragsterbrasil e digus.
[]s
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<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/umtzvtcshlk"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/umtzvtcshlk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object></center>
pra ilustrar, olhem esta faísca, vw 1.0 16v turbo original
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ae pessoal, vou dar o meu pitaco aqui. vamos tentar manter o nível apenas técnico da discussão, o buzato está tentando defender e expor o lado dele sem grosseiria, afinal com tanto deboche seria normal o cara mandar tudo pro espaço. peguem leve pois ele está focado apenas na discussão técnica do assunto, esqueçam por enquanto esse negócio de pedras que como ele disse não é mais utilizada.
eu to aprendendo bastante com o tópico e espero que a fuelbox fique pronta logo
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olá a todos. estou acompanhando a discussão e vi que nesse fórum tem um pessoal com um nível técnico muito bom.
vou dar a minha opinião sobre o assunto, principalmente o original do tópico.
primeiramente vou dizer que não simpatizo com o sr. césar marques e também não simpatizo com quem simpatiza com ele. mas ignorando esse fato, e tentando não ser parcial, há logica no funcionamento de seus produtos.
sobre a ignição: penso que um sistema de maior potência de ignição sempre será vantajoso, até em carros originais. em motores modernos de alta compressão, com sistemas estáticos e com bobinas individuais acopladas diretamente às velas essas diferenças deverão ser mínimas, ou até imensuráveis, mas é fato que não haverá prejuízos. em motores com sistemas de ignição mais primitivos (platinado) as diferenças serão óbvias, principalmente em altas-rotações, onde não há tempo para a bobina carregar-se totalmente e a tensão de cada centelha acaba diminuindo.
as melhorias em motores com bom sistema de ignição original serão muito mais no nível de emissões (conforme mostrado naquele laudo de inspeção veicular) e na economia do que na potência. e se devem principalmente à duração da centelha e à melhor queima em situações de mistura pobre (maior parte do regime comum de uso - quando o carro não estiver em wot - e onde a ignição do combustível falha mais). por isso as diferenças em torque máximo (medição de dinamômetro) talvez não sejam mensuráveis.
alguns afirmam que há diferenças na impressão subjetiva de aceleração (o motor responde mais rápido), mas isso se deve ao avanço do ponto causado pelo maior gap usado nas velas de quem modificou a ignição. mas essa resposta mais rápida não significa necessariamente maior potência, nem melhores tempo de aceleração.
em motores modificados, a grande densidade de mistura ar-combustível pode fazer nessário o uso de ignição com maior tensão para manter os valores originais do gap.
sobre o meg: é um sistema bem simples, funciona controlando o tempo de injeção de um injetor extra e também atrasa o ponto de ignição conforme regulagem. o sistema entra em funcionamento a partir da detecção de pressão positiva na admissão do motor, até esse ponto o carro fica usando somente o sistema original da injeção. não tenho mais detalhes, mas acho que ele ajusta o tempo de injeção conforme a rotação.
ele realmente funciona, mas é um sistema bem simples e tem suas limitações. não há comparação com uma injeção moderna bem programada, até por isso o fato de o cesar marques (que não é burro, pelo contrário) se enrolar tanto para fazer o desafio com o gaúcho.
mas como o nível médio de preparação no brasil é bem ruim, o meg realmente deve funcionar melhor do que a maioria do que se vê por aí.
para concluir: sobre o fato de valer a pena a compra dos produtos, isso cada um decide.
não esqueçam de julgar, além do preço, a qualidade de montagem (vide a foto anterior) acabamento, facilidade de instalação, suporte ao consumidor, controle de qualidade, problemas crônicos (dissipação ineficiente de calor na ignição) e além de fatores mais subjetivos como simpatia com o cm, disposição a ser ofendido, sujeitação a ameaças, etc, etc.
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ae pessoal, vou dar o meu pitaco aqui. vamos tentar manter o nível apenas técnico da discussão, o buzato está tentando defender e expor o lado dele sem grosseiria, afinal com tanto deboche seria normal o cara mandar tudo pro espaço. peguem leve pois ele está focado apenas na discussão técnica do assunto, esqueçam por enquanto esse negócio de pedras que como ele disse não é mais utilizada.
eu to aprendendo bastante com o tópico e espero que a fuelbox fique pronta logo
eu não ele falando nada técnico… só sobre hidrocarbonetos, dando a entender que as pedras tem uma função.... ele só diz que: a iee orginal faz tudo e cm só dá uma mãozinha não entra droga nenhuma de análise técnica..... não responde como a iee sabe quanto ar entra dentro do motor e como sabe o tamanho dos bicos para poder ajustar com consumo do carro.... não há ajuste de progressão nem nada, só apenas uma escala pré definida.... ele não entra no mérito de nada... só diz funciona. funciona, funciona até meu rádio a pilha.... eu já acho tosco sistemas que usam bico suplementar com controladres como his e digipulse (mas eu ´sempre usei isso) sei que funciona bem melhor que o pressostando engembrado dele, mas mesmo assim acho que é só um quebra galho.... por isso, no própximo turbo, vou ter um sistema que a iee saiba exatamente o que está acontecendo com o carro... para que haja problemas em nenhuma condição, após o devido ajuste. porque o meu vivia, vivia dando zebra e e toda hora tinha que mexer no ajuste...
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olá a todos. estou acompanhando a discussão e vi que nesse fórum tem um pessoal com um nível técnico muito bom.
vou dar a minha opinião sobre o assunto, principalmente o original do tópico.
primeiramente vou dizer que não simpatizo com o sr. césar marques e também não simpatizo com quem simpatiza com ele. mas ignorando esse fato, e tentando não ser parcial, há logica no funcionamento de seus produtos.
sobre a ignição: penso que um sistema de maior potência de ignição sempre será vantajoso, até em carros originais. em motores modernos de alta compressão, com sistemas estáticos e com bobinas individuais acopladas diretamente às velas essas diferenças deverão ser mínimas, ou até imensuráveis, mas é fato que não haverá prejuízos. em motores com sistemas de ignição mais primitivos (platinado) as diferenças serão óbvias, principalmente em altas-rotações, onde não há tempo para a bobina carregar-se totalmente e a tensão de cada centelha acaba diminuindo.
as melhorias em motores com bom sistema de ignição original serão muito mais no nível de emissões (conforme mostrado naquele laudo de inspeção veicular) e na economia do que na potência. e se devem principalmente à duração da centelha e à melhor queima em situações de mistura pobre (maior parte do regime comum de uso - quando o carro não estiver em wot - e onde a ignição do combustível falha mais). por isso as diferenças em torque máximo (medição de dinamômetro) talvez não sejam mensuráveis.
alguns afirmam que há diferenças na impressão subjetiva de aceleração (o motor responde mais rápido), mas isso se deve ao avanço do ponto causado pelo maior gap usado nas velas de quem modificou a ignição. mas essa resposta mais rápida não significa necessariamente maior potência, nem melhores tempo de aceleração.
em motores modificados, a grande densidade de mistura ar-combustível pode fazer nessário o uso de ignição com maior tensão para manter os valores originais do gap.
sobre o meg: é um sistema bem simples, funciona controlando o tempo de injeção de um injetor extra e também atrasa o ponto de ignição conforme regulagem. o sistema entra em funcionamento a partir da detecção de pressão positiva na admissão do motor, até esse ponto o carro fica usando somente o sistema original da injeção. não tenho mais detalhes, mas acho que ele ajusta o tempo de injeção conforme a rotação.
ele realmente funciona, mas é um sistema bem simples e tem suas limitações. não há comparação com uma injeção moderna bem programada, até por isso o fato de o cesar marques (que não é burro, pelo contrário) se enrolar tanto para fazer o desafio com o gaúcho.
mas como o nível médio de preparação no brasil é bem ruim, o meg realmente deve funcionar melhor do que a maioria do que se vê por aí.
para concluir: sobre o fato de valer a pena a compra dos produtos, isso cada um decide.
não esqueçam de julgar, além do preço, a qualidade de montagem (vide a foto anterior) acabamento, facilidade de instalação, suporte ao consumidor, controle de qualidade, problemas crônicos (dissipação ineficiente de calor na ignição) e além de fatores mais subjetivos como simpatia com o cm, disposição a ser ofendido, sujeitação a ameaças, etc, etc.
o problema todo que é le não leva no calculo de injetção o quanto de ar está entradando dentro do motor, este fator suma importancia não entra no calculo de pressãoxrotação= tempó de injeção… ai que mora tudo... vc fica na mão de um progresão sem controle, que não diferencia 0.1 bar de pressão positiva de 1k.... a progressão só é feita pela rotação.... e mesmo que em linha por um milagre funcione bem (sem afogar o carro) estas situaçõa vão variar com meia carca de 100% de carga (subida do pé no fundo). pois as pressões de turbo variam nestas condições. ouseja um sistema que não sabe quanto de pressão está vindo em determinada rotação e super tosco e acefalo na minha opinião... pode ter sua utilidade, mas nemmmmmmm de perto se compara com os já ruins controladores de bico suplementares com map integredo....
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errata: favor lerem a correção
quoted:
mas injeção original nenhuma usa valores de sonda pra corrigir mistura em real time.
putz… então a sonda está alí para aumentar a backpressure no escape, rs ??? a sonda narrow serve de entrada para a ecu ficar aumentando e diminuindo o tempo de injeção ao redor dos valores do mapa buscando lambda=1 pois é o único ponto onde o catalizador consegue funcionar. não tem nada a ver com economia ou potência, apesar deste ponto estar entre os pontos de melhor economia e potência. você deveria ter prestado mais atenção às aulas de motores básico.
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se não ocorrer missfire nos cabos, no cachimbo, ou em outras partes a centelha mais forte irá ajudar a queimar uma mistura excessivamente rica.
ou seja, se você não tem sonda wide ela vai mascarar um problema, pois com 0,70 de lambda você está perdendo uns bons 15-30% (ao menos) de potência e seu consumo está uns 30-40% maior que o ideal…
gasta muito e anda pouco...
a minha experiência com carro turbo foi curta, mas o pouco tempo que eu tive (cerca de 1 ano) foi o suficiente para querer jogar a sonda narrow no lixo, comparando a mesma com um pirômetro.
na segunda tentativa de ter um carro preparado, eu já parti direto p/ wide. mas ficou só no papel.
e no tópico de narrow x wide, tem até um comentário importante do anderson torres que diz que após usar a wide da vontade de jogar o pirômetro fora, algo assim.
ou seja… realmente não tem como comparar.
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se não ocorrer missfire nos cabos, no cachimbo, ou em outras partes a centelha mais forte irá ajudar a queimar uma mistura excessivamente rica.
ou seja, se você não tem sonda wide ela vai mascarar um problema, pois com 0,70 de lambda você está perdendo uns bons 15-30% (ao menos) de potência e seu consumo está uns 30-40% maior que o ideal…
gasta muito e anda pouco...
nota 10
o cm criou essa super centelha p poder queimar o excesso q o meg trabalha
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se não ocorrer missfire nos cabos, no cachimbo, ou em outras partes a centelha mais forte irá ajudar a queimar uma mistura excessivamente rica.
ou seja, se você não tem sonda wide ela vai mascarar um problema, pois com 0,70 de lambda você está perdendo uns bons 15-30% (ao menos) de potência e seu consumo está uns 30-40% maior que o ideal…
gasta muito e anda pouco...
é por isso que tem que isolar os cabos…
finalmente uma discussão mais técnica do que pessoal...
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lost, você tem algum vídeo com o tempo de carregamento da bobina variando, e mostrando a sonda wide? nao achei para postar. isto iria acabar com o mito que ignição sempre trás ganhos.tks
nao kra, só tenho da mudança na faisca com a alteracao do carregamento.
vou fazer um video mostrando o valor da sonda e mudando de 2 pra 5ms que vcs viram no video a diferença que da na faisca.
olha, se fizer diferença, será aumentando o gap, pq só aumentando a energia da centelha, nao faz diferença nao.
ah, claro que o cm mete o pau na sonda wide. se alguem colocar em um carro com meg vai ser como um cego comecar a enxergar…
eu sei que os trancos quebram o cambio presa, é que esse povo ai nao sabe. o que eu quis dizer, eh que como eles dizem que quebra por potencia, ta errado, se quebrar o cambio, eh por torque, e isso implica em ter tracao pra passar esse torque todo pro chao (pneus, suspensao, chao). se o pneu patinar, vc nao quebrará o cambio por torque, ou potencia que seja. vai quebrar por tranco.
outra coisa, quebrar aneis sincronizadores é indicio de bração duro viu... nao tem nada a ver com motor, turbo, ignicao, meg...
sobre a embreagem original, eu estou usando embreagem original tem mais de 8 meses... uns 15 a 20 mil km . meu predio tem 2 rampas muito ingrimes... disco de ceramica trepida... logo, essas rampas fizeram quebrar as molas de um disco... troquei todo o conjunto, e o segundo conjunto, com mais carga no plato, fez com que quebrasse as orelhas do rolamento da embreagem onde o garfo empurra... entao coloquei uma embreagem original pq nao da pra ficar desmontando carro toda hora.
medi 176 cv com 0,6 de pressao. agora to andando com 0.8. deve estar com 200 cv pelo menos. a embreagem ta de boa. claro que nao pode arregaçar né? em uma prova de arrancada eu perderia tempo. mas da pra andar e ter um carro turbo nas maos sim...
pessoal, dizer que as pedras sao pra dissipar calor foi a pior. se o piche (pra mim eh piche, nao eh resina nenhuma) esta isolando, de que adianta enterrar qqr condutor de calor ali? simplesmente o piche isolaria inclusive o condutor, o calor nao chega nas pedras. mesmo que chegasse, pedras armazenam calor...
ja viram aquelas saunas que usam pedras quentes, joga joga joga agua nelasó entao, acho que essa ignicao ai com pedras eh na verdade uma sauna portatil.... vc tira do motor rapidinho, poe dentro do carro e choga agua... tshiiiiiiiiiiiiiiiiii pronto, tem uma sauna dentro do carro.
zé, as sondas leem oxigenio. quanto menos oxigenio, mais rica esta a mistura. isso que ele disse ta correto sim. tirando o fato de que somente aumentar a energia da centelha nao muda em nada a queima. talvez mude aumentando o gap, mas nao vou tirar e estragar as minhas velas fasendo isso.
vcs viram no meu video como fica a centelha quando se abre o gapo sabem que é tudo calibrado pra centelha acontecer no lugar certo da vela e nao pro lado? pensem nisso quando abrirem o gap de uma vela. se puderem, testem fora pra ver pra onde a centelha está pulando.
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se não ocorrer missfire nos cabos, no cachimbo, ou em outras partes a centelha mais forte irá ajudar a queimar uma mistura excessivamente rica.
ou seja, se você não tem sonda wide ela vai mascarar um problema, pois com 0,70 de lambda você está perdendo uns bons 15-30% (ao menos) de potência e seu consumo está uns 30-40% maior que o ideal…
gasta muito e anda pouco...
show…
era nisso que eu queria chegar...
por isso o cm fica falando que a sonda narrow aponta que está tudo certo com a queima.
você tem uma mistura gorda, porém a centelha faz a queima completa a sonda não aponta nada.
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você tem uma mistura gorda, porém a centelha faz a queima completa a sonda não aponta nada.
perguntando: se a queima é completa, o lógico seria indicar uma mistura mais rica ainda, pois a quantidade de gases que a sonda reconhece seria muito maior, não é???
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show…
era nisso que eu queria chegar...
por isso o cm fica falando que a sonda narrow aponta que está tudo certo com a queima.
você tem uma mistura gorda, porém a centelha faz a queima completa a sonda não aponta nada.
kra… nao é por ai nao... a galera aqui ta confundindo muito a leitura feita nos gases de escape... seria bom dar uma lida no topico la da sonda wide, que explica tudo...
o equivoco no que vc disse é que se vc poe mais combustivel, e tem uma mistura mais rica, sobrará menos oxigenio nos gases de escape. se vc colocar uma ignicao mais potente, aliada a um maior gap (unica maneira de ter algum beneficio) voce fará com que se tenha menos oxigenio ainda nos gases de escape. isso é lido como mistura mais rica ainda, mesmo sem a adicao de 1 miligrama de combustivel.
nunca uma sonda apontaria tudo certo. pelo contrario, se lavar o motor com combustivel, vai apontar rico, se tiver qualquer metodo de queimar esse combustivel todo, vai apontar mais rico ainda.
outra coisa é que se deixa um excesso na mistura, pra roubar calor. é jogado combustivel fora, simplesmente pra diminuir a temperatura da camara. logo, se vc usar uma ignicao melhor, que otimize a queima, voce automaticamente vai acabar diminuindo o combustivel da mistura. por exemplo, se vc calibrou tudo pra ter os 0,83 de fator lambda usando alcool, ao colocar a ignicao aliada ao maior gap e etc, digamos que otimizou a queima(eu nao acredito que influencie dessejeito), agora vc tem 0,80, com exatamente o mesmo tempo de injecao. aí vc vai e regula, pra conseguir os mesmos 0,83 que é sabido onde se extrai a maior potencia do alcool... vc tirou combustivel que servia pra refrigerar... será que isso é bom?
pra mim o maior gap nem traz esses ganhos. os ganhos do maior gap na minha opiniao, é aumentar as chances de combustao em mistura mais pobre, tipo lambda 1,3 pra cima.
lembrem-se que as sondas leem oxigenio
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kra… nao é por ai nao... a galera aqui ta confundindo muito a leitura feita nos gases de escape... seria bom dar uma lida no topico la da sonda wide, que explica tudo...
o equivoco no que vc disse é que se vc poe mais combustivel, e tem uma mistura mais rica, sobrará menos oxigenio nos gases de escape. se vc colocar uma ignicao mais potente, aliada a um maior gap (unica maneira de ter algum beneficio) voce fará com que se tenha menos oxigenio ainda nos gases de escape. isso é lido como mistura mais rica ainda, mesmo sem a adicao de 1 miligrama de combustivel.
nunca uma sonda apontaria tudo certo. pelo contrario, se lavar o motor com combustivel, vai apontar rico, se tiver qualquer metodo de queimar esse combustivel todo, vai apontar mais rico ainda.
outra coisa é que se deixa um excesso na mistura, pra roubar calor. é jogado combustivel fora, simplesmente pra diminuir a temperatura da camara. logo, se vc usar uma ignicao melhor, que otimize a queima, voce automaticamente vai acabar diminuindo o combustivel da mistura. por exemplo, se vc calibrou tudo pra ter os 0,83 de fator lambda usando alcool, ao colocar a ignicao aliada ao maior gap e etc, digamos que otimizou a queima(eu nao acredito que influencie dessejeito), agora vc tem 0,80, com exatamente o mesmo tempo de injecao. aí vc vai e regula, pra conseguir os mesmos 0,83 que é sabido onde se extrai a maior potencia do alcool... vc tirou combustivel que servia pra refrigerar... será que isso é bom?
pra mim o maior gap nem traz esses ganhos. os ganhos do maior gap na minha opiniao, é aumentar as chances de combustao em mistura mais pobre, tipo lambda 1,3 pra cima.
lembrem-se que as sondas leem oxigenio
entendí…
vlw pela explicação...
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perguntando: se a queima é completa, o lógico seria indicar uma mistura mais rica ainda, pois a quantidade de gases que a sonda reconhece seria muito maior, não é???
nos meus 2 anos usando sonda no escape…acho q é o contrário
sonda mede oxigênio. mas a lambda me avisa se tá rico ou pobre.
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snme , normalmente é ao contrário…..se a mistura tá rica e vc coloca uma super ignição a mistura deverá empobrecer pois o combustível será totalmente queimado
se tiver lambda 0,90 c a centelha original......c a tal super a lambda terá de ficar acima disso , tipo 0,98 (+ pobre).
só acredito em super centelha em lambda abaixo de 0,70 (muito gordo) do contrário a original cumpre bem a função.
gaucho,
snme você está muito enganado.
de tanto chamar os sensores de oxigênio de sonda lambda, todo mundo esquece qual sua principal função, ou seja, ler oxigênio dos gases de escape. a partir disto que ele deduz qual o lambda utilizado na combustão.
então se a super faiscona possibilita uma combustão + completa, quer dizer ela queimou todo ou quase todo o combustível que a injeção ou carburador mandou pro cilindro. se vc queimou + combustível que antes, você tem menos oxigênio nos gases de escape. então o que a sonda interpreta ?????? que a mistura está rica. o que tua central de injeção faz ??????? diminuio ti dos bicos.
sem mais.
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gaucho,
snme você está muito enganado.
de tanto chamar os sensores de oxigênio de sonda lambda, todo mundo esquece qual sua principal função, ou seja, ler oxigênio dos gases de escape. a partir disto que ele deduz qual o lambda utilizado na combustão.
então se a super faiscona possibilita uma combustão + completa, quer dizer ela queimou todo ou quase todo o combustível que a injeção ou carburador mandou pro cilindro. se vc queimou + combustível que antes, você tem menos oxigênio nos gases de escape. então o que a sonda interpreta ?????? que a mistura está rica. o que tua central de injeção faz ??????? diminuio ti dos bicos.
sem mais.
bom, estou me quotando porque não tinha visto a explicação do lost, e acabei sendo redundante. mas é isso mesmo.
quem sabe se começarmos a chamar a sonda de sensor de o2 não diminui alguns tabus.