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Lâmpada de ponto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #32

    claro que nao imagine: puxa, tinha que tirar um pouco de ponto aqui nos 7500rpm@3k de turbo que ta amarrando um pouco… mas no distribuidor, dificilmente vai tirar só nessa rotacao/pressao... vai ter que descer, abrir o capo, sujar as maos ;)

    ter controle total do motor nunca é areia d+... nem pra um fusquinha original...

    meu carro tem módulo de retardo de ponto, mas nada parecido com o q vc fez, onde se regula (por ex) 25º a 4000 rpm … 22º a 4500 rpm ... 30º a 5000 rpm :parede:

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      #33

      meu carro tem módulo de retardo de ponto, mas nada parecido com o q vc fez, onde se regula (por ex) 25º a 4000 rpm … 22º a 4500 rpm ... 30º a 5000 rpm :parede:

      opa, aí é bom hein e vc regula de dentro do carro mesmo?

      gostou do 7500rpm@3k? foi um bom exemplo né? ;)

      se tudo der certo, sairao as 5 primeiras fuelbox ainda em carater de teste esta semana hein aí comecará o trabalho de instalacao nos 5 primeiros carros, todos de competicao, cada um em uma categoria… sairão apenas 5 pq se perceber que da pra colocar mais alguma coisa, nao vamos desperdiçar muito $. mas acho que nao vai precisar de mais nada nao, até entrada pra botao de nitro ja tem, entao se regula um retardo de x graus quando o botao é acionado :hauhau:

      caroline, poderia dizer os valores de rpm e pressao nos 4 extremos e quanto voce usa de ponto em cada situacao dessa? ex

      (vou usar 300 map como referencia do maior vacuo, ou acelerador fechado)

      ponto em marcha lenta 900 rpm x 300map

      ponto com acelerador aberto em 900 rpm ou seja, 900 x 1000 map

      na maior rotacao (7000rpm?) x 300 map

      maior rotacao x maior pressao (7000 rpm x 3k turbo)

      qual o ponto que voce usa mais ou menos em cada situacao dessas?

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #34

        a regulagem é feita dentro do carro mesmo, mas preciso ler o avanço com a pistola la no motor para poder ajustar o aparelho. aaaah se fosse tuuuudo mapeadinho dentro do carro… :parede:

        faz tempo q ajustei o aparelho, mas é algo tipo:

        20º @ não lembro se a 2,5 ou a 2,8 bar

        24º @ 1,7 bar

        31º @ 1,1 bar (pressão inicial)

        lembrando q o distribuidor avança somente até 4500 rpm.

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          Lost
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          #35

          a regulagem é feita dentro do carro mesmo, mas preciso ler o avanço com a pistola la no motor para poder ajustar o aparelho. aaaah se fosse tuuuudo mapeadinho dentro do carro… :parede:

          faz tempo q ajustei o aparelho, mas é algo tipo:

          20º @ não lembro se a 2,5 ou a 2,8 bar

          24º @ 1,7 bar

          31º @ 1,1 bar (pressão inicial)

          lembrando q o distribuidor avança somente até 4500 rpm.

          entao seriam 20º @ 2,5 / 2,8 bar em 4500 rpm e a partir daí fica em 20º?

          bastante ponto hein regulei o meu pra 20º em 6000 rpm @1k, ou seja, antes dos 6000 rpm o avanço é menor… se vc usa 31º em 1,1bar e 4500 rpm, é ponto pra caramba em comparacao com o que eu uso...

          olha, é ótimo bater o olho no lcd a qualquer hora e saber qual o ponto, lambda, pressao, rpm e tempo de injecao :hauhau:

          a pistola de ponto se torna necessaria apenas pra acertar o 0 grau. é necessario informar ao sistema, quantos graus o primeiro dente da polia está adiantado ao passar pelo sensor. o mais facil pra isso é por a fuelbox pra faiscar em 0 grau, monitorar com a pistola e ajustar a regulagem da posicao do sensor no sistema até a faisca sair em 0 grau. feito isso, o que mostra na tela está perfeitinho... ai nunca mais precisa da pistola. simplesmente nao tem erro, com precisao de 1/10 de grau :hauhau:

          acho que vou avancar um pouquinho mais o ponto do meu carro ;)

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            jefferson parizati
            escreveu em última edição por
            #36

            acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

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              Lost
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              #37

              acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

              nunca testei nao… mas acho que pra achar o ponto ideal soh com o carro no dinamometro e testando varias configuracoes de ponto...

              por exemplo, sei que meu carro tem 25 graus mais ou menos aos 6000 rpm, porem, esse ponto é pra 1atm de carga, e nao pra trabalhar com turbo. deu 163cv com ponto original

              botei a fuelbox pra gerenciar o ponto, com 18 graus nos 6000 rpm e em 0,8 de pressao. deu 0,6 o que significa que deve ter dado um pouco mais de ponto... foi pra 176cv... depois tirei 4 graus... a potencia caiu pra 168cv... ou seja, ainda tem uns hps a mais pra tirar, até comecar a cair pros 163 que foi o que deu com o ponto mais avancado com a i.e. original...talvez se colocar ai uns 21, 22 graus, de uns 180cv, 4hp a mais... ai que ta o lance, ficar brincando pra tirar os cabelinhos que tem pra tirar só no acerto...

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              • R Offline
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                realz
                escreveu em última edição por
                #38

                acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

                amigo meu com ft, o preparador regulou assim… 0 grau depois do torque maximo...e segundo ele, veio beemmmmm melhor.....

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                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  xiiii

                  agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

                  que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

                  abracos

                  wagner luis

                  :parede:

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                  • L Offline
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                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    xiiii

                    agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

                    que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

                    abracos

                    wagner luis

                    :parede:

                    é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

                    quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

                    nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

                    1 Resposta Última resposta
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      entao seriam 20º @ 2,5 / 2,8 bar em 4500 rpm e a partir daí fica em 20º?

                      bastante ponto hein regulei o meu pra 20º em 6000 rpm @1k, ou seja, antes dos 6000 rpm o avanço é menor… se vc usa 31º em 1,1bar e 4500 rpm, é ponto pra caramba em comparacao com o que eu uso...

                      olha, é ótimo bater o olho no lcd a qualquer hora e saber qual o ponto, lambda, pressao, rpm e tempo de injecao :hauhau:

                      a pistola de ponto se torna necessaria apenas pra acertar o 0 grau. é necessario informar ao sistema, quantos graus o primeiro dente da polia está adiantado ao passar pelo sensor. o mais facil pra isso é por a fuelbox pra faiscar em 0 grau, monitorar com a pistola e ajustar a regulagem da posicao do sensor no sistema até a faisca sair em 0 grau. feito isso, o que mostra na tela está perfeitinho... ai nunca mais precisa da pistola. simplesmente nao tem erro, com precisao de 1/10 de grau :hauhau:

                      acho que vou avancar um pouquinho mais o ponto do meu carro :parede:

                      lembrando q meu motor tem taxa bem baixa, cabeçote de pista e um comando animadinho ;)

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                        jefferson parizati
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

                        quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

                        nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

                        disse quase 0 grau, então ele vem caindo o ponto depois do torque max pelo anda do topico do outro forum como vc lost disse tem muitas variaveis como turbinão,pressão de turbo la em cima.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          jefferson parizati
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          http://www.hotcampinas.com/nuke/modules.ph…365ace7eab47d96

                          quem quiser ver o topico é esse,era sobre compartilhar mapas de quem usa fulltech.

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
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                            wagnerls
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            ou sou muito burro ou as tres paginas que li nao acrescentaram nada.

                            somente aparencia, nada realmente comprovado, quero testes em dino pra ver se isso comprova mesmo que ponto zero e melhor pro motor em altos giros.

                            o cara dizer que o pistao faz uma puta forca pra subir por causa da pressao pra mim e comedia, ele esqueceu que as valvulas tao fechadas???? que tem outros tres pistoes trabalhando tb???

                            sei la meu conhecimento e minimo, aguardarei os universitarios… ;)

                            abracos

                            wagner luis

                            :parede:

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                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              ou sou muito burro ou as tres paginas que li nao acrescentaram nada.

                              somente aparencia, nada realmente comprovado, quero testes em dino pra ver se isso comprova mesmo que ponto zero e melhor pro motor em altos giros.

                              o cara dizer que o pistao faz uma puta forca pra subir por causa da pressao pra mim e comedia, ele esqueceu que as valvulas tao fechadas???? que tem outros tres pistoes trabalhando tb???

                              sei la meu conhecimento e minimo, aguardarei os universitarios… ;)

                              abracos

                              wagner luis

                              :parede:

                              por isso que se tem maior rendimento com o pico de pressao acontecendo nos 10 graus fpms

                              se acontecer antes disso, a biela ta vertical d+, pior ainda, se for antes ainda, vai fazer forca brecando o pistao que ta subindo… ai ja viu... aquece, bate pino, pre-ignicao, bum... ja era... hauahuhauahuau...

                              ponto em 0 grau, ainda mais em altas rpms, vai fazer com que o pico de pressao aconteca bem depois dos 10 graus... vc deixa de aproveitar energia... o pistao desce um tantao sem receber forca, e passa menos tempo recebendo força até que se abram as valvulas de escape....

                              1 Resposta Última resposta
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                                #46

                                entao tem um fundamento, ja que o pico de pressao ocorre nas 10° dpms, se colocar o ponto em zero vc ainda tem 10° de atraso, é isso??

                                o dificil e descobrir quando isso ocorre, em que velocidade e em que condicoes, dentro das varias faixas de rpm.

                                abracos

                                wagner luis

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #47

                                  entao tem um fundamento, ja que o pico de pressao ocorre nas 10° dpms, se colocar o ponto em zero vc ainda tem 10° de atraso, é isso??

                                  o dificil e descobrir quando isso ocorre, em que velocidade e em que condicoes, dentro das varias faixas de rpm.

                                  abracos

                                  wagner luis

                                  nao entendi bem o que vc quis dizer… o ponto que a gente conhece é quando a centelha é dada... isso inicia o processo de combustao, que leva um certo tempo, os gases se expandem em uma determinnada velocidade, cada vez gerando mais força... o dpms que eu falei eh que o virabrequim deve estar nessa posicao quando os gases geram a maior quantidade de forca, caso contrario ou vai esquentar d+ se for antes disso, ou vai disperdicar forca se for depois.

                                  mas a centelha é que dita o avanco/atraso. a velocidade de expansao a gente nao sabe, por isso se busca o ponto em que se tira mais de uma determinada situacao, mas como isso muda muito, fica complicado. se vc trabalhar no limite em uma determinada temperatura, o pico vai acontecer mais cedo se tiver mais quente, entao o mesmo ponto vai gerar um pico mais cedo, por isso se deveria ter menos pnoto quanto mais quente. mas quanto menos ponto? esse detalhes sao o complicado. por isso nao se deixa no limite. normalmente se afina até tirar o maximo, depois atrasa um pouquinho :parede:

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                                    #48

                                    eu nao vejo diferenca entre o seu 10° dpms e os graus que tentamos acertar no distribuidor, pois os dois fazem entender que: se falar-mos de centelha é a posicao em que o vira esta e que a centelha vai ser solta . no seu caso e o valor absoluto da posicao do vira em relacao ao maior ponto de pressao ou compressao do pistao.

                                    os dois casos indicam a posicao do pistao ou do vira em relacao ao pms.

                                    realmente isso varia muito de carro pra carro e é muito dificil de se achar , o maximo que da e chegar perto. hehehehe

                                    abracos

                                    wagner luis

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                                      #49

                                      eu nao vejo diferenca entre o seu 10° dpms e os graus que tentamos acertar no distribuidor, pois os dois fazem entender que: se falar-mos de centelha é a posicao em que o vira esta e que a centelha vai ser solta . no seu caso e o valor absoluto da posicao do vira em relacao ao maior ponto de pressao ou compressao do pistao.

                                      os dois casos indicam a posicao do pistao ou do vira em relacao ao pms.

                                      realmente isso varia muito de carro pra carro e é muito dificil de se achar , o maximo que da e chegar perto. hehehehe

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      nao velho, a explosao tem uma determinada velocidade. pico de pressao eh da expansao dos gases da explosao, e é absurdamente maior que a pressao criada pela subida do cilindro…

                                      se a força fosse instantanea, nunca se daria a faisca antes do 0 grau. se da antes do 0, mas a força da explosao tem que vir depois do 0, se for antes dos 10 graus dpms vai forcar o motor, se for depois, vai disperdiçar forca...

                                      o avanco existe pra corrigir a velocidade da explosao....

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                                        #50

                                        basicamente e isso que eu quis dizer, mas em outras palavras :parede:

                                        o que eu mais gosto desse forum e isso, de uma simples duvida de qual instrumento comprar (lampada de ponto), estamos discutindo a fisica da combustao. :hauhau:

                                        abracos

                                        wagner luis

                                        ;)

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                                          #51

                                          desculpa ae o desvio do assunto do topico…

                                          é que eu desenvolvi todo o sistema com perfeiçao, mas agora vou brincar de regular... aí queria uns valores pra partir, pq chutar o ponto é meio complicado... mas dei umas aumentadas no ponto, veito curvas na entrada da turbin x 2000 a 4500 rpm com mais ponto... po, o carro muda hein... quero ver quando for pra regular pra tirar o maximo possivel hein...

                                          to com um livro do presa, vou scanear as paginas que falam sobre pico de pressao, trabalho positivo e etc... assim pra quem nao ta entendendo, ja da uma luz...

                                          presa, nao vai querer seu livro de volta nao?

                                          assim que scanear eu postarei.

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