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Lâmpada de ponto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    realz
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    #38

    acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

    amigo meu com ft, o preparador regulou assim… 0 grau depois do torque maximo...e segundo ele, veio beemmmmm melhor.....

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      wagnerls
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      #39

      xiiii

      agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

      que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

      abracos

      wagner luis

      :parede:

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      • L Offline
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        Lost
        escreveu em última edição por
        #40

        xiiii

        agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

        que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

        abracos

        wagner luis

        :parede:

        é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

        quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

        nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

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          * Caroline Stella *
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          #41

          entao seriam 20º @ 2,5 / 2,8 bar em 4500 rpm e a partir daí fica em 20º?

          bastante ponto hein regulei o meu pra 20º em 6000 rpm @1k, ou seja, antes dos 6000 rpm o avanço é menor… se vc usa 31º em 1,1bar e 4500 rpm, é ponto pra caramba em comparacao com o que eu uso...

          olha, é ótimo bater o olho no lcd a qualquer hora e saber qual o ponto, lambda, pressao, rpm e tempo de injecao :hauhau:

          a pistola de ponto se torna necessaria apenas pra acertar o 0 grau. é necessario informar ao sistema, quantos graus o primeiro dente da polia está adiantado ao passar pelo sensor. o mais facil pra isso é por a fuelbox pra faiscar em 0 grau, monitorar com a pistola e ajustar a regulagem da posicao do sensor no sistema até a faisca sair em 0 grau. feito isso, o que mostra na tela está perfeitinho... ai nunca mais precisa da pistola. simplesmente nao tem erro, com precisao de 1/10 de grau :hauhau:

          acho que vou avancar um pouquinho mais o ponto do meu carro :parede:

          lembrando q meu motor tem taxa bem baixa, cabeçote de pista e um comando animadinho ;)

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            jefferson parizati
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            #42

            é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

            quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

            nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

            disse quase 0 grau, então ele vem caindo o ponto depois do torque max pelo anda do topico do outro forum como vc lost disse tem muitas variaveis como turbinão,pressão de turbo la em cima.

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            • J Offline
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              jefferson parizati
              escreveu em última edição por
              #43

              http://www.hotcampinas.com/nuke/modules.ph…365ace7eab47d96

              quem quiser ver o topico é esse,era sobre compartilhar mapas de quem usa fulltech.

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              • W Offline
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                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #44

                ou sou muito burro ou as tres paginas que li nao acrescentaram nada.

                somente aparencia, nada realmente comprovado, quero testes em dino pra ver se isso comprova mesmo que ponto zero e melhor pro motor em altos giros.

                o cara dizer que o pistao faz uma puta forca pra subir por causa da pressao pra mim e comedia, ele esqueceu que as valvulas tao fechadas???? que tem outros tres pistoes trabalhando tb???

                sei la meu conhecimento e minimo, aguardarei os universitarios… ;)

                abracos

                wagner luis

                :parede:

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                  escreveu em última edição por
                  #45

                  ou sou muito burro ou as tres paginas que li nao acrescentaram nada.

                  somente aparencia, nada realmente comprovado, quero testes em dino pra ver se isso comprova mesmo que ponto zero e melhor pro motor em altos giros.

                  o cara dizer que o pistao faz uma puta forca pra subir por causa da pressao pra mim e comedia, ele esqueceu que as valvulas tao fechadas???? que tem outros tres pistoes trabalhando tb???

                  sei la meu conhecimento e minimo, aguardarei os universitarios… ;)

                  abracos

                  wagner luis

                  :parede:

                  por isso que se tem maior rendimento com o pico de pressao acontecendo nos 10 graus fpms

                  se acontecer antes disso, a biela ta vertical d+, pior ainda, se for antes ainda, vai fazer forca brecando o pistao que ta subindo… ai ja viu... aquece, bate pino, pre-ignicao, bum... ja era... hauahuhauahuau...

                  ponto em 0 grau, ainda mais em altas rpms, vai fazer com que o pico de pressao aconteca bem depois dos 10 graus... vc deixa de aproveitar energia... o pistao desce um tantao sem receber forca, e passa menos tempo recebendo força até que se abram as valvulas de escape....

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                    #46

                    entao tem um fundamento, ja que o pico de pressao ocorre nas 10° dpms, se colocar o ponto em zero vc ainda tem 10° de atraso, é isso??

                    o dificil e descobrir quando isso ocorre, em que velocidade e em que condicoes, dentro das varias faixas de rpm.

                    abracos

                    wagner luis

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                      #47

                      entao tem um fundamento, ja que o pico de pressao ocorre nas 10° dpms, se colocar o ponto em zero vc ainda tem 10° de atraso, é isso??

                      o dificil e descobrir quando isso ocorre, em que velocidade e em que condicoes, dentro das varias faixas de rpm.

                      abracos

                      wagner luis

                      nao entendi bem o que vc quis dizer… o ponto que a gente conhece é quando a centelha é dada... isso inicia o processo de combustao, que leva um certo tempo, os gases se expandem em uma determinnada velocidade, cada vez gerando mais força... o dpms que eu falei eh que o virabrequim deve estar nessa posicao quando os gases geram a maior quantidade de forca, caso contrario ou vai esquentar d+ se for antes disso, ou vai disperdicar forca se for depois.

                      mas a centelha é que dita o avanco/atraso. a velocidade de expansao a gente nao sabe, por isso se busca o ponto em que se tira mais de uma determinada situacao, mas como isso muda muito, fica complicado. se vc trabalhar no limite em uma determinada temperatura, o pico vai acontecer mais cedo se tiver mais quente, entao o mesmo ponto vai gerar um pico mais cedo, por isso se deveria ter menos pnoto quanto mais quente. mas quanto menos ponto? esse detalhes sao o complicado. por isso nao se deixa no limite. normalmente se afina até tirar o maximo, depois atrasa um pouquinho :parede:

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                        #48

                        eu nao vejo diferenca entre o seu 10° dpms e os graus que tentamos acertar no distribuidor, pois os dois fazem entender que: se falar-mos de centelha é a posicao em que o vira esta e que a centelha vai ser solta . no seu caso e o valor absoluto da posicao do vira em relacao ao maior ponto de pressao ou compressao do pistao.

                        os dois casos indicam a posicao do pistao ou do vira em relacao ao pms.

                        realmente isso varia muito de carro pra carro e é muito dificil de se achar , o maximo que da e chegar perto. hehehehe

                        abracos

                        wagner luis

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                          #49

                          eu nao vejo diferenca entre o seu 10° dpms e os graus que tentamos acertar no distribuidor, pois os dois fazem entender que: se falar-mos de centelha é a posicao em que o vira esta e que a centelha vai ser solta . no seu caso e o valor absoluto da posicao do vira em relacao ao maior ponto de pressao ou compressao do pistao.

                          os dois casos indicam a posicao do pistao ou do vira em relacao ao pms.

                          realmente isso varia muito de carro pra carro e é muito dificil de se achar , o maximo que da e chegar perto. hehehehe

                          abracos

                          wagner luis

                          nao velho, a explosao tem uma determinada velocidade. pico de pressao eh da expansao dos gases da explosao, e é absurdamente maior que a pressao criada pela subida do cilindro…

                          se a força fosse instantanea, nunca se daria a faisca antes do 0 grau. se da antes do 0, mas a força da explosao tem que vir depois do 0, se for antes dos 10 graus dpms vai forcar o motor, se for depois, vai disperdiçar forca...

                          o avanco existe pra corrigir a velocidade da explosao....

                          1 Resposta Última resposta
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                            escreveu em última edição por
                            #50

                            basicamente e isso que eu quis dizer, mas em outras palavras :parede:

                            o que eu mais gosto desse forum e isso, de uma simples duvida de qual instrumento comprar (lampada de ponto), estamos discutindo a fisica da combustao. :hauhau:

                            abracos

                            wagner luis

                            ;)

                            1 Resposta Última resposta
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                              #51

                              desculpa ae o desvio do assunto do topico…

                              é que eu desenvolvi todo o sistema com perfeiçao, mas agora vou brincar de regular... aí queria uns valores pra partir, pq chutar o ponto é meio complicado... mas dei umas aumentadas no ponto, veito curvas na entrada da turbin x 2000 a 4500 rpm com mais ponto... po, o carro muda hein... quero ver quando for pra regular pra tirar o maximo possivel hein...

                              to com um livro do presa, vou scanear as paginas que falam sobre pico de pressao, trabalho positivo e etc... assim pra quem nao ta entendendo, ja da uma luz...

                              presa, nao vai querer seu livro de volta nao?

                              assim que scanear eu postarei.

                              1 Resposta Última resposta
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                                #52

                                desculpa uma p.o.r.r.a :parede: ;)

                                nao falei isso como uma puxada de orelha e sim pelo fato de termos aqui membros com conhecimento tecnico avancado, e sempre um assunto puxa o outro e acaba virando um topico top,

                                conhecimento nunca e demais. :piti: eu adoro isso

                                ando meio sumido com meus post´s mas sempre entro e leio muiiiitttooo…

                                afinal algum dia vou ter que partir pra injecao ai preciso de conhecimentos basicos pelo menos.

                                alias meu projeto ta comecando a andar, o motor ja ta comprado, primeiro vou ver se arrumo um 2e pra colocar nele, mas depois com certeza vou pra ie, quem sabe nao vai ser a lostronic. :hauhau:

                                brasilia ap 1.8i lostronic turbo by :hauhau:

                                abracos

                                wagner luis

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                                  #53

                                  bom, se quiser uma i.e. nacional de qualidade, vai ter que me procurar, pode ter certeza :parede:

                                  o pico de pressao que eu falei eh a ponta do morro, la em cima no alto do everest ;), repare que ele esta depois do pms, mas a faisca foi dada antes

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                                    #54

                                    como seria bom se houvesse alguma maneira de você acertar o ponto ao seu melhor nivel sem necessitar ficar horas e horas testando no dino.

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                                      #55

                                      como seria bom se houvesse alguma maneira de você acertar o ponto ao seu melhor nivel sem necessitar ficar horas e horas testando no dino.

                                      dinamometro de motor, com carga :parede:

                                      mas pra estar sempre no melhor, tem que ter o ks ativo e bem afiado…

                                      mas milagre nao tem né... alguem tem que regular... o que da, é pro sistema monitorar o ks durante o mapeamento, e usar a info pra alterar o mapa.sozinho em tempo real depois o ks fica como garantia... mesma coisa a sonda wide... mas essa precisa ter mais carinho na hora de acelerar no dino, tipo fazer as coisas lentamente, quinta marcha e tal pra dar tempo de queimar, ser pego no escape, alterado no mapa e verificar denovo se resolveu... isso leva 1, 2 segundos...

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                                        escreveu em última edição por
                                        #56

                                        dinamometro de motor, com carga ;)

                                        mas pra estar sempre no melhor, tem que ter o ks ativo e bem afiado…

                                        mas milagre nao tem né... alguem tem que regular... o que da, é pro sistema monitorar o ks durante o mapeamento, e usar a info pra alterar o mapa.sozinho em tempo real depois o ks fica como garantia... mesma coisa a sonda wide... mas essa precisa ter mais carinho na hora de acelerar no dino, tipo fazer as coisas lentamente, quinta marcha e tal pra dar tempo de queimar, ser pego no escape, alterado no mapa e verificar denovo se resolveu... isso leva 1, 2 segundos...

                                        está opção que você relatou de usar um ks bem afiado e ir devagar até poderia ser usada e não necessariamente teria que usar um dino. porém hoje não existe sistema nenhum que faça isso automaticamente como você comentou :parede:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          Adriano Sushi
                                          escreveu em última edição por
                                          #57

                                          eu li o post q o troyano fala q em carro de pista (todo preparado no talo, e pressão cavalar) ele usa quase nada de ponto… segundo ele, o motor gira mais livre (ele não fala nada q vem mais potencia), e rende melhor...

                                          mas isso pra pressões cavalares hehehe.

                                          e segundo ele isso ja eh mt usado e comprovado nas pistas, mas ninguem (ou quase) fala q faz isso... o proprio eraldo da ft me falou q o melhor aproveitamento dos carro q ele viu foi com ponto final em + ou - 21º... mas no meu caso (motor destachado, e pressão de turbo mais ou menos) era melhor usar um pouco mais...

                                          1 Resposta Última resposta

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