Avanço a vácuo
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sou novo no fórum. comprei recentemente um gol gts turbo, mas a grana está curta para colocar um gerenciador de bico com atraso de ponto
assim, estava pensando em uma alternativa para eu ter mais ponto na fase aspro, visto que meu carro tem taxa de gasolina, e um retardo na fase turbo. então pesquisando sobre acerto de dosador hpi e outras coisas pensei no seguinte:
1- se eu ligar a tomada de vácuo do distribuidor em uma derivação com o hidrovácuo, em série uma válvula de retenção (aquela usada em carburadores, onde passa ar apenas de um lado) para proteger o diafragma, eu teria avanço de ponto na fase aspro. já me disseram que pode-se conseguir até 40 graus de avanço pelo vácuo, não sei se é verdade. ao entrar a turbina, ao invés de vácuo eu teria pressão positiva, conseqüêntemente eu teria retardo de ponto.
2- na fase turbo, eu usaria o avanço centrífugo, limitado na faixa de 18 a 27 graus mais ou menos. acredito ser uma faixa segura de ponto para uma pressão de até 1,2 kg.
3- se estiver correta essa idéia, eu poderia regular um avanço de ponto na fase aspro por exemplo de 18 graus, mais uns 20 do avanço a vácuo, resultando em 38 graus que deixaria meu motor mais esperto antes da turbina.
4- na presença de pressão positiva, conforme sobe o giro do motor, o meu ponto de ignição estaria limitado a 27 graus, por r exemplo.
acredito que não seja tão simples assim, que acertos na transição dos avanços do ponto serão necessários, porém estou bastante esperançoso de que esta idéia dará certo, por isso conto com a opinião do pessoal, abração
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ok vou tentar explicar mais detalhadamente:
se eu ligar um t no hidrovácuo , ligado ao avanço a vácuo do distribuidor, eu teoricamente terei avanço de ponto na fase aspirada.
para eu proteger o meu diafragma, eu colocaria outro t na linha do avanço a vácuo. na ponta dessa derivação eu ligo uma dessas válvulas que deixam passar ar só para um lado (tipo aquelas que são ligadas no comando do ar condicionado do gol quadrado), com o vácuo a válvula fecha e a mesa do distribuidor avança. na presença de pressão, aquela válvula de retenção ligada na derivação da linha de vácuo deixaria passar ar. liberando o diafragma e atrasando o ponto.
mas aí veio a dúvida de como limitar esse escape de ar, para que eu consiga um atraso gradual. um usuário de outro fórum disse para eu usar um esguicho pequeno após essa válvula, ou até um registro , para que eu regule o atraso de ponto de acordo com a restrição da saída do ar após da válvula de restrição.
inclusive esse mesmo usuário que me deu essa dica disse que já usa esse sistema a mais de ano, e sem problemas.
claro que não chegarei à excelência de um gerenciador de ponto ou uma injeção eletrônica, mas até eu ter dinheiro para a compra, tenho que me virar, e sinceramente acho que pode dar certo.
se alguém quiser trocar uma idéia sobre esse monte de bobagens meu msn é [email protected], abraço
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no meu conhecimento avanço a vacuo avança ou é 4º ou 6º nao me lembro eu pesquisei sobre isso faz muito tempo e pelo que sei não tem como retrabalhar pra avançar mais liga ele no lugar correto no pézinho do carburador e esse diafragma no meu carro não estourou muito facil não estourou quando coloquei 1,8 de pressão sem valvula de prioridade
funciona da forma que vc falou quando tive vacuo ele vai avançar quando o vacuo deixar de existir ele irá ficar inoperante enquanto permanecer pressão.
se este avanço estora na primeira puxada ele ja tava podre, uma bombinha nova custa 35,00 e ai dura mais tempo (foi o que aconteceu comigo).
flw
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valeu pela dica
andei me informando aqui em sta maria, e mais de uma pessoa me disse que eu consigo até 40 graus de avanço.
desmontei meu distribuidor e librifiquei a mesa, o avanço estava pesado, agorá está levinho
o problema que eu achei até agora é que a haste que liga o diafragma à mesa tem uma reentrância no formato de u, que limita o deslocamento do diafragma. pretendo esmerilhar com uma retífica pequena, aumentando o curso,e por conseguinte o ponto.
estou aí para críticas e ajudas, valeu
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valeu pela dica
andei me informando aqui em sta maria, e mais de uma pessoa me disse que eu consigo até 40 graus de avanço.
desmontei meu distribuidor e librifiquei a mesa, o avanço estava pesado, agorá está levinho
o problema que eu achei até agora é que a haste que liga o diafragma à mesa tem uma reentrância no formato de u, que limita o deslocamento do diafragma. pretendo esmerilhar com uma retífica pequena, aumentando o curso,e por conseguinte o ponto.
estou aí para críticas e ajudas, valeu
depois me informe se este procedimento realmente fez com que ele avançasse mais eu tenho interesse sobre este assunto.
abraços
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300tão leva embora o gerenciador unidesign que eu tenho parado aqui. serve em carburado hall também…
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montei o distribuidor hoje
infelizmente a minha pistola de ponto é daquelas antigas qye mostra o ponto no volante, assim, não consegui ver o quanto o ponto avança.
assim, deixei com 12 graus de ponto sem o vácuo, e qdo eu oiguei o vácuo deu uma avançada, mas não consegui ver o quanto avançou.
depois aumentei para 20 graus e o carro deu uma melhorada. mas eu ainda tenho que acertar carburador, estou usando esguicho 140 e 220, ainda tenho que colocar econostato, pois meu bura não tem nem o original (é foda).
esmerilhei o limitador do segundo estágio, agora ele abre com a metade do tempo de antes, mas a turbina ainda entra muito tarde, lá pelos 4500 rpm
queria umas dicas para fazer ela encher mais cedo, valeu
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a minha turbina é uma master power .48, .50. achei ela muito grande tb
consegui uma pistola boa para testar, na sexta eu coloco o resultado. meu carburador estava com entrada falsa de ar pelas borboletas, mandei consertar.
tirei o econostato original e coloquei outro mais longo, passando um pouco o venturi, apontando para o eixo, estou usando um esguicho 220 no segundo, será que eu posso diminuir? meu gap está em 0,55 com as ngk b9 e bobina do mi. quanto de ponto eu deixo no comando e distribuidor? abraço
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fala dr glock. cara admiro a sua persistência no acerto do deu monza
pois é, o problema está justamente que o econostado está entrando muito cedo, por isso, eu acho, que ele está embrulhando nos 3000 rpm. amanhã volto às canetas que tinha e vou usar 150 no 1º e 200 no segundo, e vou diminuir um pouco o econostato.
se der me manda a relação das canetas que tu tá usando, abração
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fala dr glock. cara admiro a sua persistência no acerto do deu monza
pois é, o problema está justamente que o econostado está entrando muito cedo, por isso, eu acho, que ele está embrulhando nos 3000 rpm. amanhã volto às canetas que tinha e vou usar 150 no 1º e 200 no segundo, e vou diminuir um pouco o econostato.
se der me manda a relação das canetas que tu tá usando, abração
levanta mais o caninho pra ele abrir mais tarde
o meu eu fui levantando de acordo com minha necessidade, e deixei apontando pro final da abertura da borboleta do segundo estágio
quando eu andava com 1,5 de pressão em rotação alta com pressão total quando dava exesso eu ia apertando bem aos poucos o caninho do econostato e eu ia fechando ele de acordo com a nececidade e com isso a saida ficava achatada e em alta virava até um leque fica bacana rssss
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fala esmerilhador
vou fazer isso esse final de semana. o cara colocou as canetas do 2e original do gts a álcool. as que estava eram da parati gls a álcool, j85 e e 110. comparei as duas e vi que as do gts são maiores, agora fiquei na dúvida; deixo as novas e aumento o ar ou volto às velhasó abraço
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j85 é top… uso no meu.
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fala skyper
cara tu poderia me passar o acerto do seu carro? cv usa um 2e também?
se der me adiciona no seu msn para a gente trocar uma idéia, [email protected], abraço