Dúvida quanto ao coletor de escape
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olá a todos,
muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t
eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.
não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner
então ficou 3 opções para o coletor de escape:
1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.
2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele
3a confeciconar um coletor tubular.
okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.
somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,
http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html
bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.
eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...
fotos dos turbos:
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olha, usar um coletor tubular não acho que seja a melhor opção não. eu tenho oficina, tenho uma rs2 com 472cv e um corsa gsi com coletor tubular com mais de 300cv roda, então posso falar um pouco por experiência… eu iria de coletor de ferro fundido feito aqui, estudaria se fica melhor uma flange ou serrar o coletor de ferro fundido e soldar uma flange que sirva pra sua turbina.
bom, isso é minha opinião.
abraços e boa sorte.
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eu prefiro o tubular, pela facilidade de instalar e fazer sob-medida, ainda mais dada a qualidade dos fofo no brasil.
só faça em um lugar bom, senão os tubulares podem abrir nas soldas.
estou com vc
a titulo de curiosidade, o 3000gt usa um dos coletores tubular, de fabrica. fazendo direitinho nao quebra nao
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olá a todos,
muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t
eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.
não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner
então ficou 3 opções para o coletor de escape:
1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.
2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele
3a confeciconar um coletor tubular.
okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.
somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,
http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html
bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.
eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...
fotos dos turbos:
tenho um 180 também, quanto gastou na turbina? ela é roletada?
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somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,
esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?
acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.
abraço.
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esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?
acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.
abraço.
nossa olha meu chefe ali na f430
odeio vipers brincadeira
esse carro e um legitomo muscle american
carro brutooooo demais ave…. heheheh
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a spa tem sim
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okay pode haver confusão quanto ao modelo do porsche, mas os turbos vieram em par e são tidos como k16, na descrição da nota diz porsche 993/996 o partnumber do turbo que está comigo é 996.123.013.75 agora que eu chequei…. a caixa fria não é ligada na wastegate, a wastegate liga direto na n75, que é um selenoide que controla o overboost, ou seja esse turbo realmente saiu de um carro não diesel, com pressão controlada eletrônicamente, o golf 180 vem com esse sistema oem. a caixa fria lembram uma .50, mas sem medir não dá pra ter certeza... é um turbo pequeno, para um ganho modesto e deverá casar com um investimento pequeno... do contrário pinto de verde e jogo no mato, como diria o quarteto
alguém sabe que injetor alimentaria isso na gasolina? 440cc?