Dúvida quanto ao coletor de escape
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olá a todos,
muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t
eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.
não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner
então ficou 3 opções para o coletor de escape:
1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.
2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele
3a confeciconar um coletor tubular.
okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.
somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,
http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html
bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.
eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...
fotos dos turbos:
tenho um 180 também, quanto gastou na turbina? ela é roletada?
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somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,
esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?
acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.
abraço.
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esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?
acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.
abraço.
nossa olha meu chefe ali na f430
odeio vipers brincadeira
esse carro e um legitomo muscle american
carro brutooooo demais ave…. heheheh
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a spa tem sim
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okay pode haver confusão quanto ao modelo do porsche, mas os turbos vieram em par e são tidos como k16, na descrição da nota diz porsche 993/996 o partnumber do turbo que está comigo é 996.123.013.75 agora que eu chequei…. a caixa fria não é ligada na wastegate, a wastegate liga direto na n75, que é um selenoide que controla o overboost, ou seja esse turbo realmente saiu de um carro não diesel, com pressão controlada eletrônicamente, o golf 180 vem com esse sistema oem. a caixa fria lembram uma .50, mas sem medir não dá pra ter certeza... é um turbo pequeno, para um ganho modesto e deverá casar com um investimento pequeno... do contrário pinto de verde e jogo no mato, como diria o quarteto
alguém sabe que injetor alimentaria isso na gasolina? 440cc?