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Caixa quente .48 vs caixa quente .48

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    O Esmerilhador
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    #8

    isso é algo interessante. o mais seguro é comparar a/r`s de carcaças somente da mesma família de turbo-compressores.

    é vo ver se pego outra lá na ta só que pulsativa, mas se for deste tamanhico acho que vou pegar maior porque é uma vergonha esta .48 rsssss

    se as duas caixas estão a mão monte as duas e veja as diferenças. depois escolha a melhor

    é então, elas são monofluxo, e eu queria uma pulsativa ai com esta questao tentei adquirir conhecimento para uma melhor escolha, mas nao sei definir algo correto, acho que terei que ir experimentando mesmo, heheh mas vou ter q ir desembolçando $$$ até acertar :ohoh:

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      * Caroline Stella *
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      #9

      andré, liga pro mack e explique seu caso :ohoh:

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      • O Offline
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        O Esmerilhador
        escreveu em última edição por
        #10

        andré, liga pro mack e explique seu caso :ohoh:

        não tenho este contato, poderia me passar poraqui ou via mpo

        valeuuu

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          miozao
          escreveu em última edição por
          #11

          é massa testar :)

          pra gente que não tem mapas de turbinas e compressores, é o jeito :ohoh:

          eu já testei um monte de turbina no meu carro ehehehe, sempre que aparece alguma que fica marcando la na oficina a gente enfia ela na parati e vê como fica auhahahuahua :hauhau:

          semana passada eu tava com uma .70/.70 com rotor 56mm (snme) e eixo 68mm… uma tal de master power marreta :hauhau:

          4000 rpm = 0.3 bar

          5000 rpm = 0.6 bar

          6000 rpm = 1 bar

          auhhuahuahuauhauh

          a ie corta em 6500 :ops:

          mais valeu o teste ehheheh

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
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            O Esmerilhador
            escreveu em última edição por
            #12

            é massa testar :)

            pra gente que não tem mapas de turbinas e compressores, é o jeito :ohoh:

            eu já testei um monte de turbina no meu carro ehehehe, sempre que aparece alguma que fica marcando la na oficina a gente enfia ela na parati e vê como fica auhahahuahua :hauhau:

            semana passada eu tava com uma .70/.70 com rotor 56mm (snme) e eixo 68mm… uma tal de master power marreta :hauhau:

            4000 rpm = 0.3 bar

            5000 rpm = 0.6 bar

            6000 rpm = 1 bar

            auhhuahuahuauhauh

            a ie corta em 6500 :ops:

            mais valeu o teste ehheheh

            wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss

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            • ? Offline
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              #13

              é massa testar :)

              pra gente que não tem mapas de turbinas e compressores, é o jeito :ohoh:

              eu já testei um monte de turbina no meu carro ehehehe, sempre que aparece alguma que fica marcando la na oficina a gente enfia ela na parati e vê como fica auhahahuahua :hauhau:

              semana passada eu tava com uma .70/.70 com rotor 56mm (snme) e eixo 68mm… uma tal de master power marreta :hauhau:

              4000 rpm = 0.3 bar

              5000 rpm = 0.6 bar

              6000 rpm = 1 bar

              auhhuahuahuauhauh

              a ie corta em 6500 :ops:

              mais valeu o teste ehheheh

              mecheu no enquadramento do comando pra ver o que mudava ?

              brincadeira boa também…. :)

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                wagnerls
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                #14

                wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss

                o meu pulsativo no farol de ferro e assim tb, a saida dele tem um buraco maior que o outro, eu vou gabaritar pelo caracol quente quando minha turba chegar, deixar o coletor com a saida do mesmo tamanho da entrada da turbina, e tb vou fazer isso no cabecote, deixar tudo alinhadinho :hauhau:

                ate na parte do alivio os furos nao sao iguais.

                abracos

                wagner luis

                :ohoh:

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                • M Offline
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                  miozao
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss

                  essa de consertar o coletor é legal… deixar ele bem alinhado sempre ajuda um cabelinho... e de grão em grão... :hauhau:

                  sobre o caracol e a desbielada... torque/potencia que quebra biela... o que pode ter acontecido é pelo fato de ser pequena a potência veio cedo, dai aconteceu isso..

                  aqui na oficina, de uns 3 meses pra cá, teve 3 com biela pro saco... 2 quebraram o bloco, e 1 só entortou.. 2 ap com 1 bar e 1 palio 1.4 que deu uma travada na valvula la e a pressao subiu.. deve ter batido mais de 1.5...

                  fora a minha nº76 tb que abriu o bico com 1.3 bar faz pouco tempo...

                  então... se vier potencia... a biela nao aguenta... nao importa o tamanho do caracol

                  mecheu no enquadramento do comando pra ver o que mudava ?

                  brincadeira boa também…. :hauhau:

                  uia

                  eu tenho polia regulável mais nunca nem mexi nela.. só qdo botei que coloquei o enquadramento exatamente como a polia original…

                  como dá pra mexer? parece que atrasar o comando ele ajuda a pegar a turbina ne?

                  mais quais os pros e contras disso?

                  esmerilhador, desculpa a pequena desvirtuada no seu tópico :ohoh:

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                    #16

                    uia

                    eu tenho polia regulável mais nunca nem mexi nela.. só qdo botei que coloquei o enquadramento exatamente como a polia original…

                    como dá pra mexer? parece que atrasar o comando ele ajuda a pegar a turbina ne?

                    mais quais os pros e contras disso?

                    esmerilhador, desculpa a pequena desvirtuada no seu tópico :ohoh:

                    bem toscamente falando:

                    faz uma marca na polia pra voce ter uma noção do quanto ta adiantando ou atrasando. vai testando aos poucos…coisa de milimetros pra frente e pra tras....

                    se voce girar o parafuso central do comando (chave 19) no sentido horario, seu carro vai ter mais pegada/menos final tanto quanto voce for adiantando...... e se for muito voce sente na hora o compostamento do carro.

                    ao contrario, movendo anti-horario, voce perde um pouco de pegada mas ganha final......eu prefiro assim...... as vezes a perca na pegada é imperceptivel e o ganho de final é enorme. minha paratizinha 1.6 andava só andava assim e vinha lisa-lisa até 8.200 / 8.500 rpm.......... :hauhau:

                    mas cada caso/carro é uma historia diferente.... tem carro que anda melhor adiantado....tem gosto do piloto, essas coisas que só mechendo pra ver...

                    proxima futricada de turbina na sua paratósa me avisa como ficou a brincadeira com o comando, ok ? ?

                    abraço.

                    ps: bagunçar o topico pra aprender sempre é valido.....hehehehehhheeeee.....

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                      wagnerls
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                      #17

                      olhem essa foto e digam qual tem cq .48??

                      o que eu percebi e que a menor .36 a garganta por onde passa os gases de escape e mais estreito que a outra que é .48.

                      entao os gases ganham digamos uma aceleracao maior na cq.36 por esse estreitamento, e o que e ruim e que aumenta o back-pressure tb ja que os gases vao ficar ali meio que apertados. :ohoh:

                      da esquerda e uma biagio cf.50 e cq.36 e da direita e uma apl240 .42/.48

                      abracos

                      wagner luis

                      :hauhau:

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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        olhem essa foto e digam qual tem cq .48??

                        o que eu percebi e que a menor .36 a garganta por onde passa os gases de escape e mais estreito que a outra que é .48.

                        entao os gases ganham digamos uma aceleracao maior na cq.36 por esse estreitamento, e o que e ruim e que aumenta o back-pressure tb ja que os gases vao ficar ali meio que apertados. :ohoh:

                        da esquerda e uma biagio cf.50 e cq.36 e da direita e uma apl240 .42/.48

                        abracos

                        wagner luis

                        :hauhau:

                        wagner, deite os dois tc com a saida de escape apontando pro mesmo lado e traçe uma linha imaginária entre o centro do eixo e a parte mais alta da turbina. a .48 é mesmo maior q a .36 nessas fotos.

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                          escreveu em última edição por
                          #19

                          carol, medi de tudo quanto e jeito, do centro do eixo pras extremidades nos quatro sentidos e tb no diametro total e a .36 da biagio foi maior em todas

                          lembrando que a biagio tem eixo 52 e cq.36(esquerda) e a apl eixo 49,5 cq.48(direita) e visivel a diferenca entre as duas, e a .36 e maior que a .48.

                          a nao ser na garganta como falei que e menor na .36.

                          abracos

                          wagner luis

                          :ohoh:

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                            #20

                            tentei editar mas nao deu… em tempo as duas sao mono

                            abracos

                            wagner luis

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                              #21

                              carol, medi de tudo quanto e jeito, do centro do eixo pras extremidades nos quatro sentidos e tb no diametro total e a .36 da biagio foi maior em todas

                              lembrando que a biagio tem eixo 52 e cq.36(esquerda) e a apl eixo 49,5 cq.48(direita) e visivel a diferenca entre as duas, e a .36 e maior que a .48.

                              a nao ser na garganta como falei que e menor na .36.

                              abracos

                              wagner luis

                              :ohoh:

                              tio, repare na difrença entre cada linha vermelha. a da .48 é mais longa.

                              no programa q usei pra traçar essas linhas mostrou a diferença de comprimento entre elas, bem maior na da direita.

                              1 Resposta Última resposta
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                                #22

                                oi tia

                                sim, pela foto parece que essa parte (da ponta da linha de cima) que vc tracou na apl e parte da cq mas nao e, nao faz parte do caracol, parece uma parte da saida de escape, o caracol e menor por tras dela.

                                amanha tiro uma foto melhor com as linhas tracadas e o tamanho pra vc ver, e tb tiro fotos da garganta das turbinas pra vc entender melhor.

                                foto engana muito, qualquer variacao de angulo ja distorce tudo. mas vc vendo ao vivo e incrivel a diferenca.

                                abracos

                                wagner luis

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                                  #23

                                  olha carol

                                  como tinha prometido, tirei as medidas com paquimetro (de plastico :ohoh: ) mas e um paquimetro

                                  essas sao as fotos das tais gargantas :hauhau:

                                  alias o coisinha mal feitas essas carcaças quentes, cheio de buracos e irregularidades pra criar turbulencia

                                  .48

                                  .36

                                  abracos

                                  wagner luis

                                  :hauhau:

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                                    #24

                                    pegue alguma coisa pra medir e encha as 2 de agua pra ter noção do volume de cada uma.

                                    já é um bom começo.

                                    :ohoh:

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                                      #25

                                      perfeito

                                      a/r não é um valor fixo

                                      depois não entendem como uma .66 pode ser quase o dobro do tamanho de uma .70 ….. :pix:

                                      **understanding housing sizing: a/r

                                      a/r (area/radius) describes a geometric characteristic of all compressor and turbine housings. technically, it is defined as:

                                      the inlet (or, for compressor housings, the discharge) cross-sectional area divided by the radius from the turbo centerline to the centroid of that area**

                                      olhando a imagem da pra entender grosseiramente que:

                                      mudando o tamanho do rotor (radius na figura) numa mesma carcaça, muda o a/r, então uma .50 mechida com um rotor maior, não mais será uma .50 ….;)

                                      assim como se mudar o tamanho da saida do compressor (area na figura) muda o a/r tambem.....

                                      e isso serve tanto para compressor quanto para turbina, que tem cada qual seu mapa de rendimento e eficiencia, mas nem procure isso nas master power da vida...... pois eles nao fornecem nada pra gente..... e na verdade, nem sei se tem ou se só copiam as garret mesmo e ponto final.... :p

                                      taí uma aulinha da garrett usa:

                                      http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech101.html

                                      http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech102.html

                                      http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech103.html

                                      abraços do goiano

                                      o radius não é o tamanho do rotor.

                                      quando se coloca um rotor maior o a/r não muda. e quando se coloca um rotor maior de outra família, isto é, um rotor com o diâmetro traseiro maior (isso claro que quando a carcaça fria permite…), o a/r também não muda.

                                      o rotor nunca será tão grande a ponto de invadir a voluta de compressão... e o radius vai do centro do eixo até o centro de uma seção transversal qualquer da voluta.

                                      []´s

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #26

                                        o radius não é o tamanho do rotor.

                                        quando se coloca um rotor maior o a/r não muda. e quando se coloca um rotor maior de outra família, isto é, um rotor com o diâmetro traseiro maior (isso claro que quando a carcaça fria permite…), o a/r também não muda.

                                        o rotor nunca será tão grande a ponto de invadir a voluta de compressão... e o radius vai do centro do eixo até o centro de uma seção transversal qualquer da voluta.

                                        []´s[/quote]

                                        entendi…... então o a/r é um valor fixo da carcaça determinado pelo fabricante e que após confeccionado não pode ser mudado. é isso ? ?

                                        uma vez um entendido de turbos me falou que mudando as partes internas (eixo/rotor) se mudava a relação de a/r... :pix:

                                        quer explicar melhor pra gente, vences é :p

                                        abraço...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #27

                                          é uma meia verdade, ou pior… é uma verdade que interpretada errado leva a uma mentira... entenda que pro fabricante muitas vezes não existe outra carcaça quente ou fria original da mesma aplicação (entenda mesmo eixo, rotor, com mesmo trim)... entaum se mudar o eixo, obrigatoriamente muda o a/r

                                          mas a definição é essa... a área de saida dividida pela distância entre o centro do eixo até o centro onde é medida a área.

                                          só muda se vc mudar a carcaça...

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