Caixa quente .48 vs caixa quente .48
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é massa testar
pra gente que não tem mapas de turbinas e compressores, é o jeito
eu já testei um monte de turbina no meu carro ehehehe, sempre que aparece alguma que fica marcando la na oficina a gente enfia ela na parati e vê como fica auhahahuahua
semana passada eu tava com uma .70/.70 com rotor 56mm (snme) e eixo 68mm… uma tal de master power marreta
4000 rpm = 0.3 bar
5000 rpm = 0.6 bar
6000 rpm = 1 bar
auhhuahuahuauhauh
a ie corta em 6500
mais valeu o teste ehheheh
wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss
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é massa testar
pra gente que não tem mapas de turbinas e compressores, é o jeito
eu já testei um monte de turbina no meu carro ehehehe, sempre que aparece alguma que fica marcando la na oficina a gente enfia ela na parati e vê como fica auhahahuahua
semana passada eu tava com uma .70/.70 com rotor 56mm (snme) e eixo 68mm… uma tal de master power marreta
4000 rpm = 0.3 bar
5000 rpm = 0.6 bar
6000 rpm = 1 bar
auhhuahuahuauhauh
a ie corta em 6500
mais valeu o teste ehheheh
mecheu no enquadramento do comando pra ver o que mudava ?
brincadeira boa também….
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wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss
o meu pulsativo no farol de ferro e assim tb, a saida dele tem um buraco maior que o outro, eu vou gabaritar pelo caracol quente quando minha turba chegar, deixar o coletor com a saida do mesmo tamanho da entrada da turbina, e tb vou fazer isso no cabecote, deixar tudo alinhadinho
ate na parte do alivio os furos nao sao iguais.
abracos
wagner luis
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wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss
essa de consertar o coletor é legal… deixar ele bem alinhado sempre ajuda um cabelinho... e de grão em grão...
sobre o caracol e a desbielada... torque/potencia que quebra biela... o que pode ter acontecido é pelo fato de ser pequena a potência veio cedo, dai aconteceu isso..
aqui na oficina, de uns 3 meses pra cá, teve 3 com biela pro saco... 2 quebraram o bloco, e 1 só entortou.. 2 ap com 1 bar e 1 palio 1.4 que deu uma travada na valvula la e a pressao subiu.. deve ter batido mais de 1.5...
fora a minha nº76 tb que abriu o bico com 1.3 bar faz pouco tempo...
então... se vier potencia... a biela nao aguenta... nao importa o tamanho do caracol
mecheu no enquadramento do comando pra ver o que mudava ?
brincadeira boa também….
uia
eu tenho polia regulável mais nunca nem mexi nela.. só qdo botei que coloquei o enquadramento exatamente como a polia original…
como dá pra mexer? parece que atrasar o comando ele ajuda a pegar a turbina ne?
mais quais os pros e contras disso?
esmerilhador, desculpa a pequena desvirtuada no seu tópico
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uia
eu tenho polia regulável mais nunca nem mexi nela.. só qdo botei que coloquei o enquadramento exatamente como a polia original…
como dá pra mexer? parece que atrasar o comando ele ajuda a pegar a turbina ne?
mais quais os pros e contras disso?
esmerilhador, desculpa a pequena desvirtuada no seu tópico
bem toscamente falando:
faz uma marca na polia pra voce ter uma noção do quanto ta adiantando ou atrasando. vai testando aos poucos…coisa de milimetros pra frente e pra tras....
se voce girar o parafuso central do comando (chave 19) no sentido horario, seu carro vai ter mais pegada/menos final tanto quanto voce for adiantando...... e se for muito voce sente na hora o compostamento do carro.
ao contrario, movendo anti-horario, voce perde um pouco de pegada mas ganha final......eu prefiro assim...... as vezes a perca na pegada é imperceptivel e o ganho de final é enorme. minha paratizinha 1.6 andava só andava assim e vinha lisa-lisa até 8.200 / 8.500 rpm..........
mas cada caso/carro é uma historia diferente.... tem carro que anda melhor adiantado....tem gosto do piloto, essas coisas que só mechendo pra ver...
proxima futricada de turbina na sua paratósa me avisa como ficou a brincadeira com o comando, ok ? ?
abraço.
ps: bagunçar o topico pra aprender sempre é valido.....hehehehehhheeeee.....
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olhem essa foto e digam qual tem cq .48??
o que eu percebi e que a menor .36 a garganta por onde passa os gases de escape e mais estreito que a outra que é .48.
entao os gases ganham digamos uma aceleracao maior na cq.36 por esse estreitamento, e o que e ruim e que aumenta o back-pressure tb ja que os gases vao ficar ali meio que apertados.
da esquerda e uma biagio cf.50 e cq.36 e da direita e uma apl240 .42/.48
abracos
wagner luis
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olhem essa foto e digam qual tem cq .48??
o que eu percebi e que a menor .36 a garganta por onde passa os gases de escape e mais estreito que a outra que é .48.
entao os gases ganham digamos uma aceleracao maior na cq.36 por esse estreitamento, e o que e ruim e que aumenta o back-pressure tb ja que os gases vao ficar ali meio que apertados.
da esquerda e uma biagio cf.50 e cq.36 e da direita e uma apl240 .42/.48
abracos
wagner luis
wagner, deite os dois tc com a saida de escape apontando pro mesmo lado e traçe uma linha imaginária entre o centro do eixo e a parte mais alta da turbina. a .48 é mesmo maior q a .36 nessas fotos.
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carol, medi de tudo quanto e jeito, do centro do eixo pras extremidades nos quatro sentidos e tb no diametro total e a .36 da biagio foi maior em todas
lembrando que a biagio tem eixo 52 e cq.36(esquerda) e a apl eixo 49,5 cq.48(direita) e visivel a diferenca entre as duas, e a .36 e maior que a .48.
a nao ser na garganta como falei que e menor na .36.
abracos
wagner luis
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carol, medi de tudo quanto e jeito, do centro do eixo pras extremidades nos quatro sentidos e tb no diametro total e a .36 da biagio foi maior em todas
lembrando que a biagio tem eixo 52 e cq.36(esquerda) e a apl eixo 49,5 cq.48(direita) e visivel a diferenca entre as duas, e a .36 e maior que a .48.
a nao ser na garganta como falei que e menor na .36.
abracos
wagner luis
tio, repare na difrença entre cada linha vermelha. a da .48 é mais longa.
no programa q usei pra traçar essas linhas mostrou a diferença de comprimento entre elas, bem maior na da direita.
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oi tia
sim, pela foto parece que essa parte (da ponta da linha de cima) que vc tracou na apl e parte da cq mas nao e, nao faz parte do caracol, parece uma parte da saida de escape, o caracol e menor por tras dela.
amanha tiro uma foto melhor com as linhas tracadas e o tamanho pra vc ver, e tb tiro fotos da garganta das turbinas pra vc entender melhor.
foto engana muito, qualquer variacao de angulo ja distorce tudo. mas vc vendo ao vivo e incrivel a diferenca.
abracos
wagner luis
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perfeito
a/r não é um valor fixo
depois não entendem como uma .66 pode ser quase o dobro do tamanho de uma .70 …..
**understanding housing sizing: a/r
a/r (area/radius) describes a geometric characteristic of all compressor and turbine housings. technically, it is defined as:
the inlet (or, for compressor housings, the discharge) cross-sectional area divided by the radius from the turbo centerline to the centroid of that area**
olhando a imagem da pra entender grosseiramente que:
mudando o tamanho do rotor (radius na figura) numa mesma carcaça, muda o a/r, então uma .50 mechida com um rotor maior, não mais será uma .50 ….
assim como se mudar o tamanho da saida do compressor (area na figura) muda o a/r tambem.....
e isso serve tanto para compressor quanto para turbina, que tem cada qual seu mapa de rendimento e eficiencia, mas nem procure isso nas master power da vida...... pois eles nao fornecem nada pra gente..... e na verdade, nem sei se tem ou se só copiam as garret mesmo e ponto final....
taí uma aulinha da garrett usa:
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech101.html
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech102.html
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech103.html
abraços do goiano
o radius não é o tamanho do rotor.
quando se coloca um rotor maior o a/r não muda. e quando se coloca um rotor maior de outra família, isto é, um rotor com o diâmetro traseiro maior (isso claro que quando a carcaça fria permite…), o a/r também não muda.
o rotor nunca será tão grande a ponto de invadir a voluta de compressão... e o radius vai do centro do eixo até o centro de uma seção transversal qualquer da voluta.
[]´s
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o radius não é o tamanho do rotor.
quando se coloca um rotor maior o a/r não muda. e quando se coloca um rotor maior de outra família, isto é, um rotor com o diâmetro traseiro maior (isso claro que quando a carcaça fria permite…), o a/r também não muda.
o rotor nunca será tão grande a ponto de invadir a voluta de compressão... e o radius vai do centro do eixo até o centro de uma seção transversal qualquer da voluta.
[]´s[/quote]
entendi…... então o a/r é um valor fixo da carcaça determinado pelo fabricante e que após confeccionado não pode ser mudado. é isso ? ?
uma vez um entendido de turbos me falou que mudando as partes internas (eixo/rotor) se mudava a relação de a/r...
quer explicar melhor pra gente, vences é
abraço...
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é uma meia verdade, ou pior… é uma verdade que interpretada errado leva a uma mentira... entenda que pro fabricante muitas vezes não existe outra carcaça quente ou fria original da mesma aplicação (entenda mesmo eixo, rotor, com mesmo trim)... entaum se mudar o eixo, obrigatoriamente muda o a/r
mas a definição é essa... a área de saida dividida pela distância entre o centro do eixo até o centro onde é medida a área.
só muda se vc mudar a carcaça...
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é uma meia verdade, ou pior… é uma verdade que interpretada errado leva a uma mentira... entenda que pro fabricante muitas vezes não existe outra carcaça quente ou fria original da mesma aplicação (entenda mesmo eixo, rotor, com mesmo trim)... entaum se mudar o eixo, obrigatoriamente muda o a/r
mas a definição é essa... a área de saida dividida pela distância entre o centro do eixo até o centro onde é medida a área.
só muda se vc mudar a carcaça...
overspeed,
desculpe… mas não entendi o seu primeiro parágrafo...
de qualquer modo, sei que é um assunto que discutido por fóruns será altamente improdutivo. já que não é um consenso o modo/padronização de medir entre os fabricantes de turbocompressores. já li de um que o a/r saía de um jeito bem complicado. mas será improdutivo principalmente por ser muito complicado tentar explicar o que se quer falar através de um teclado, e não ao vivo, com vários turbocompressores desmontados na frente.
e tb é algo que no meu entender só serve para atrapalhar... falar meias-verdades como vc disse... assim como mensurar desempenho por zero a alguma velocidade em tanto tempo... e não do zero a alguma distância em tanto tempo.
como o pessoal já postou anteriormente, é possível chegar a um a/r igual através de carcaças muito distintas... área grande por raio grande... área pequena por raio pequeno... área ovalada e área redonda... dupla voluta... etc...
se imaginarmos que na área da voluta está inclusa aquela estreita seção que fica entre a voluta e o perímetro do rotor (seção que obrigatoriamente existe pois o alumínio/ferro fundido das carcaças precisa ter alguma espessura), o a/r será mudado quando se coloca um rotor com o diâmetro que define sua família (o diâmetro maior) maior. assim como quando se muda o tip do rotor e usina-se a seção que falei anteriormente de modo a torná-la mais larga para o novo tip.
penso assim: na prática muda. isto é... para os seus cálculos... (rsrs e quem é o doido que faz tais cálculosó que tem instrumentos para medir tais coisasó ou dinheiro pra ficar fatiando centenas de caracóis, etc...) agora... quem garante que muda mais do que as tolerâncias de usinagem e fundição das peças entre dois turbo compressores idênticos é
mas para o linguajar de uma discussão, o a/r não foi alterado... não vale a pena entrar nesse mérito. e se quiser usar a definição teórica... o a/r não muda... como vc disse.
se alguém me falar que o a/r do compressor diminuiu pois colocou um rotor maior, eu pensaria hipoteticamente: era .50, agora foi pra .48, mas que garante a esse cara que o caracol dele veio de um fornecedor (fundição) diferente, ou de um molde diferente (mas igual na teoria) por ser mais velho, etc... e que talvez o caracol dele originalmente fosse .51 e agora está em digamos .50 ???
a discussão fica mais desnecessária ainda quando se pensa que o a/r divulgado é meio que uma média do a/r encontrado em todo o comprimento da voluta, isto é, no perímetro que ela circunda o rotor... até onde sei pelo menos...
te falo que nunca pesquisei isso muuuuuito a fundo, e mesmo assim acho que só teria informações boas se conseguisse conversar com aquele engenheiro de uns 20 anos de casa em empresas famosas do meio. isso se ele tivesse trabalhado esse tempo todo com desenho técnico/projeto das peças.
thiagoiano,
se levar a definição ao pé-da-letra, é aquilo que escrevi... mas se quiser ver picuinhas... muda sim... mas não acho que possa mudar a ponto do valor mudar significativamente.
nunca é demais lembrar que acho que mesmo se mudar bastante, o a/r nunca será algo bom para ser olhado com tanto critério.
encaro o a/r como um modo dos viciadíssimos em turbo saberem de qual carcaça (fabricante, ano, modelo, etc) está instalada em um conjunto tal de eixo e rotor...
digo viciadíssimos, pois os mesmo conseguem ver a geometria de um caracol específico só de saberem qual é.
as fotos do wagnerls dá uma idéia do que quero dizer. um caracol parece maior por fora, mas uma foto em outro ângulo mostra outro mundo...
se o cara não conhece bastante do que têm no mercado, penso que o melhor é importar um turbocompressor que se conhecem os mapas. aqui no brasil, como nenhum fabricante fornece mapas de todas as combinações possíveis de seus respectivos eixos/rotores/carcaças, uma pessoa com bastante vivência no assunto consegue fazer um conjunto bom na orelhada . para gente assim é que o a/r é importante... não o a/r em específico, mas sim a carcaça em questão, que o povo chama de a/r tal e tal, pois assim ela é conhecida.
não sou dono da verdade, posso ter escrito um monte de besteiras. dono da verdade é o engenheiro grisalho que trabalhou a vida toda numa garrett da vida, mexendo só com assuntos desse tipo e que conhece muito bem todos os concorrentes.
[]´s
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na dúvida eu escolhi a .48 maior rssssss
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wauhuwahwwuhwauhaw interessante. mas hoje vi e analisei meu coletor pela primeira vez e fiquei meio chocado, cada buraco tem um tamanho diferente do otro isso é um absurdo tudo deformado, vou comprar uma junta de coletor de turbina e usar ela como gararito e vo esmirilha até tudo fica igualsinho, e vou usar uma caixa quente monofluxo, vo usar a caixa quente maior porque essa outra pequena o tadeu conseguir desbialar o motor novinho c/ 1,2 de pressão e ele tava usando essa caixa quente pequena, eu acho que o problema era o tamanho da caixa quente que deu este prejuizo e ja vo me previni rsrsrs vo coloca a pequena na apl porque é mais que o suficiente rss
cx qte nao faz isso.
o maximo q vi de problema por cx qte peq, é quebrar canaleta ou derreter pistao por excesso de temperatura gerada pelo estrangulamento.
imagina qdo vc for escolher a carcaça, no seguinte: turbina e retro-alimentada. ou seja, qto mais ar vc mandar, mais sai. ou seja d novo, n adianta por uma fria 70 com uma qte 36, pq ta errado. é dificil convencer as pessoas q carcaça qte grande é mto melhor, pq todo mundo acha q o q faz o carro encher rapido ou nao e só a cx qte…
sobre o caracol e a desbielada… torque/potencia que quebra biela... o que pode ter acontecido é pelo fato de ser pequena a potência veio cedo, dai aconteceu isso..
isso nao existe.
o radius não é o tamanho do rotor.
quando se coloca um rotor maior o a/r não muda. e quando se coloca um rotor maior de outra família, isto é, um rotor com o diâmetro traseiro maior (isso claro que quando a carcaça fria permite…), o a/r também não muda.
o rotor nunca será tão grande a ponto de invadir a voluta de compressão... e o radius vai do centro do eixo até o centro de uma seção transversal qualquer da voluta.
[]´s[/quote]
o a/r é uma media de area / uma media do raio.
ou seja, vc teria q pegar varias medidas de raio (q mede do centro do eixo da turbina ate o centro da circunferencia do duto de ar do caracol) e tb varias medidas da area desse duto pra chegar ao nmro q interessa.