Mosley defende motor único para todos
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tira a f1 e manda todo mundo voltar para a gp2 então…
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quinta, 23 de outubro de 2008, 08h36 atualizada às 08h37
contra motor único, toyota ameaça deixar a f-1
a decisão da federação internacional de automobilismo (fia) de estabelecer um motor padrão para todas as equipes em 2009 teve uma repercussão ruim entre as equipes, principalmente a toyota, que ameaçou deixar a categoria caso a medida seja concretizada.
o presidente da fia, max mosley, reuniu-se nesta semana em genebra com dirigentes da fota (associação das equipas de fórmula 1) para tentar estabelecer medidas que diminuam as altas despesas das escuderias.
para o time japonês, é inaceitável utilizar um motor que não foi desenvolvido por ele e, segundo o presidente da escuderia, john howett, este seria um motivo para abandonar a f-1.
para a toyota, esta seria uma reazão para deixar a fórmula 1 , afirmou o dirigente ao site f1-live, que acompanhou o presidente da fota, luca di montezemolo, no encontro na suíça.
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falando em custos, é verdade que os do wrc se comparam aos da f1 ???
já ouvi o guswrc falar algo sobre isso. ele deve saber.
tanto é que o wrc tb tem planos de retroceder um pouco. estudam usar o chassi dos carros de rua mesmo, com versões pra homologação e talz. numa dessa a ford lança enfim o focus 4x4.
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27/10/2008 - 17:17
são paulo (max pirou) - uma semana depois da reunião com as equipes na suíça, onde em tese a história do motor-padrão tinha sido sepultada, max mosley fez publicar hoje no site da fia um edital de concorrência buscando um fornecedor único de motores e sistemas de transmissão para a f-1 para os anos de 2010, 2011 e 2012.
como sempre, ele deixa uma brecha aberta para que as montadoras presentes na categoria tenham o direito de estampar suas marcas nos cabeçotes dos tais motores.
mas vamos aos detalhes.
o edital afirma que a f-1 terá, a partir de 2010, um motor padronizado. o mesmo para todo mundo. o fabricante/fornecedor terá de ser capaz de entregar às equipes o conjunto completo ou, caso uma equipe assim prefira, os projetos, desenhos técnicos e especificações para que ela faça seu próprio motor. trocando em miúdos, para a gente entender melhor… digamos que a lada apresente uma ótima proposta de um v8 bonitinho e ganhe a concorrência. a lada terá de ser capaz de fornecer esses motores a todas as equipes. mas se a ferrari não quiser usar um motor lada (acho difícil, mas…), ela poderá requerer aos russos o projeto completo, para fazer um motor idêntico em sua fábrica. o motor seria ferrari “designed by lada”.
deu para entender?
ok, vamos em frente.
no caso dos sistemas de transmissão, eles terão de ser, sempre segundo a fia, idênticos para todos. o fornecedor entrega e o cliente usa. ponto final. serão câmbios que terão de durar 6 mil km sem manutenção.
no caso dos motores, a fia pede que as empresas que se candidatarem tenham em mente um campeonato que pode ter entre 18 e 20 corridas e ainda 30 mil km anuais de testes. e que sejam capazes de fornecer motores para um número que pode variar entre quatro e 12 equipes. aqui, um detalhe: a entidade já está prevendo defecções.
a fia diz ainda que os detalhes de projeto e construção dos novos motores serão passados a todas as equipes até 1º de maio do ano que vem, para que elas possam começar a projetar seus carros para 2010. e informa a entidade que o fornecedor tem de ser capaz de entregar motores a todo mundo até o dia 1º de novembro do ano que vem, para que possam começar os testes de pista.
mais: o fornecedor não poderá usar a f-1 como peça de publicidade de seus produtos, nem associá-los ao campeonato mundial. em outras palavras, para vocês entenderem melhor: se a lada ganhar a concorrência, não vai poder colocar um anúncio no pravda dizendo que seus carros usam a mesma tecnologia empregada na f-1. a relação será puramente comercial: a lada faz o motor, as equipes compram, pagam os carnês em dia e vamos em frente.
outro detalhe que deve estar deixando muita gente de cabelo em pé diz respeito a combustíveis e lubrificantes. assim que o vencedor da concorrência concluir seu projeto, deve informar à fia qual o tipo de gasolina ideal para seu funcionamento, assim como os lubrificantes. feito isso, a fia vai escolher um fornecedor único de gasolina e óleo para todas as equipes da f-1. isso afeta diretamente mobil, shell, petrobras e elf, das que me lembro, que atuam na categoria como fornecedores e patrocinadores.
há outros detalhes no edital de licitação, como peso máximo dos motores (100 kg), dos sistemas de transmissão (50 kg) e utilização do kers (sistema de reaproveitamento de energia) e da centralina única, que já é utilizada desde o início do ano.
os prazos: até 7 de novembro, entrega das propostas; 10 de novembro, abertura dos envelopes; até 28 de novembro, resultado da concorrência, com definição do novo fornecedor único de motores e câmbios para a f-1 a partir de 2010.
já tem gente gritando, claro. a ferrari divulgou comunicado hoje com seus resultados financeiros deste ano (lucro de 70 milhões de euros até agora) e aproveitou para dizer, no “pé” do texto, que se a idéia do motor-padrão vingar, vai “reconsiderar sua presença neste esporte”. ou seja: se esse negócio passar, cai fora. ou, pelo menos, diz que cai.
max endoidou de vez, ao que parece. o que pretende é uma espécie de estoque de monopostos, ou uma gp2/a1 gp/superleague de luxo, pelo menos no que diz respeito aos motores e câmbios. às equipes restaria a incumbência de desenhar chassis e carrocerias.
o pau vai comer. qual seria o interesse da renault, por exemplo, em participar de um campeonato com um carro cujo motor, sei lá, é feito pela lada em togliatti? (no caso da renault, até seria engraçado, afinal os franceses compraram 25% da lada…). ou da bmw em montar em seu chassi um motor fabricado, sei lá, pela tata na índia?
vamos esperar pelos próximos capítulos.
é o fim anunciado da f1. só marcar o velório.