Duratec turbo. alguem já fez ou já viu pronto?
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concordo que fazendo no chutometro é bem mais fácil ter um resultado melhor num 4x1, ate por que neste tipo de coisa (pelo menos em tudo que eu li a respeito) as teorias so de dão uma idéia do que é melhor ou pior, no final das contas os acertos finos e medidas exatas so vão ser acertads montadas no motor e sendo medidas num dyno.
agora o ponto que eu achei interesante em relação aos comandos, e digo isto tanto pelo comando bosta que eu tinha no meu motor 1.6 8v, como este que supostamente é melhor no 16v é que houve muito ganho em alta e menos ganho em baixa, no caso do 8v, realmente tem alguma perda em baixa, pouca coisa, agora no 16v chegou a ter ganho de potencia em baixa, novamente poucos hp s, porem houve ganho e muito muito ganho em alta.
então no caso com um comando melhor, ao menos no meu caso, eu posso afirmar que houve ganho em alta, porem pouco ou nehum em baixa, porem dai a falar que o carro perdeu rendimento em baixa não é o caso.
dirigibilidade é uma questão de acerto, e das peças. uso 4 borboletas de 46mm num motor 1.6 que tem escape de 2.5 (realmente fica meio esporrento mesmo com dois abafadores generosos) porem uso o carro no dia a dia sem problema trabalho com ele faço o que quiser.
ate a progresividade do carro ficou melhor por que ele tem comportamento proximo de original com giro mais baixo, ate em termos de consumo, porem se deixar arder vc tem potencia a sua disposição.
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não, mas cai no problema da sintonia ser bem mais complicada do q as 4 borboletas
ao contrário, regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.
mesma coisa em relação ao escape. 4x2x1 é uma configuração que acaba deixando o seu motor mais linear que usando um 4x1 direto.
4x1 sim que priveligia os altos regimes de giro.
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quarteto, larga os livros e vai pra oficina
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regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.
coisa rara de se ver: um plenum equalizado.
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coisa rara de se ver: um plenum equalizado.
fato…
e eu volto a dizer...a complexidade de se acertar um coletor desse é bem maior do q as 4 borboletas individuais...é um item a mais que faz com que complique a sintonia do coletor em si com a faixa de operação do motor...tem que se estudar o comprimento e área de passagem dos dutos (assim como no coletor de itbs), volume do plenum, posição e diâmetro da borboleta, se o ar vai ser distribuido uniformemente, etc.
fora a complexidade de construção de um bom coletor deste tipo...
se for simplesmente pra fazer e instalar de qqer jeito, aí não importa estudo nem ensaio nem porra nenhuma...solda uns tubos, umas placas de metal, a flange nos dutos e pronto, tá feito
isso tudo falando em motor aspro, é claro
se fosse tão simples assim, essa aplicação pra motor aspro ia ser muito mais comum, já que um coletor com plenum se bem calculado, consegue gerar ganhos maiores que itbs na faixa de operação determinada
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mas esse que deve ser bem feitinho né? http://www.focussport.com/cosworth-manifold.htm
penso nele, pq num início de projeto, q vc ainda não esteja muito seguro de montar aspirado, dá pra ir pondo esse, e depois se com o tempo decidir turbo, fica mais fácil aproveitar…
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quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.
porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.
utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.
apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.
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quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.
porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.
utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.
apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.
pois é, cara…
eu não tenho embasamento teórico quase nenhum sobre isso...apenas passei alguns aspectos práticos que o zezão explicou pra gente, em uma das idas lá...sintonizar um coletor desse é coisa de gente grande pelo menos o de dutos individuais fica fácil fazer uma alteração e testar
e esquece a tranqueirada q a gente costuma ver por aí nesses casos as leis da física são outras
tshiii: cosworth é csoworth, né...coisa fina, top de linha
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ah isso é, vc montar 4tbi e levar um monte de corneta de diferentes tamanhos pro dyno, com certeza rapidamente vai achar a que melhor se adapta ao seu gosto
o problema fica por conta de equalizá-las, principalmente em giros acima de 9, 10 mil rpm em diante.
plenum é uma vez só e acabou. por isso precisa de bastante noção na hora de fabricar um. mas geralmente os resultados ficam satisfatórios e o motor sob controle .
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engraçado, o motor do corsa gsi 1.6 16v que eu uso, é sériamente castrado em termos de admissão, e um pouco menos em escape. uma coisa que vende (e não é barato) para ele é um tal de mantzel power box , depois dela ja vi outras, porem é umm plenum quadrado horivel que parece ser fruto de uma fabricação das mais vagabundas, porem que no final da um resultado legal.. e aquilo teoria é uma coisa na pratica infelizmente nem sempre as coisas se confirmam.
fiz uma replica que pelo menos tinha um aspecto melhor para o meu carro deste plenum, com os comandos originais foi o que me rendeu os 157 hp s.
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pro corsa e tigra 1.6 16v, qualquer coisa é melhor que o plenum daquele coletor de admissão…pra saber disso não precisa ser um gênio....só de olhar pra peça vc consegue inferir facilmente que ela impõe uma forte restrição ao fluxo de ar...qualquer coisa que melhore aquilo já traz ganhos...
fora q essa peça feita aqui provavelmente foi copiada de algum fabricante inglês ou alemão
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esta peça que eu mostrei nas fotos é a alemã mantzel o fabricante, e custa caro para cacete…
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nunca vi esse focus do evandro andando e já tá vendendo o motor…
já andou sim, e bem
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já andou sim, e bem
esse video é de quando usava o motor antigo. dizem que o atual ficou beeemm mais forte.