Duratec turbo. alguem já fez ou já viu pronto?
-
não, mas cai no problema da sintonia ser bem mais complicada do q as 4 borboletas
ao contrário, regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.
mesma coisa em relação ao escape. 4x2x1 é uma configuração que acaba deixando o seu motor mais linear que usando um 4x1 direto.
4x1 sim que priveligia os altos regimes de giro.
-
quarteto, larga os livros e vai pra oficina
-
regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.
coisa rara de se ver: um plenum equalizado.
-
-
coisa rara de se ver: um plenum equalizado.
fato…
e eu volto a dizer...a complexidade de se acertar um coletor desse é bem maior do q as 4 borboletas individuais...é um item a mais que faz com que complique a sintonia do coletor em si com a faixa de operação do motor...tem que se estudar o comprimento e área de passagem dos dutos (assim como no coletor de itbs), volume do plenum, posição e diâmetro da borboleta, se o ar vai ser distribuido uniformemente, etc.
fora a complexidade de construção de um bom coletor deste tipo...
se for simplesmente pra fazer e instalar de qqer jeito, aí não importa estudo nem ensaio nem porra nenhuma...solda uns tubos, umas placas de metal, a flange nos dutos e pronto, tá feito
isso tudo falando em motor aspro, é claro
se fosse tão simples assim, essa aplicação pra motor aspro ia ser muito mais comum, já que um coletor com plenum se bem calculado, consegue gerar ganhos maiores que itbs na faixa de operação determinada
-
mas esse que deve ser bem feitinho né? http://www.focussport.com/cosworth-manifold.htm
penso nele, pq num início de projeto, q vc ainda não esteja muito seguro de montar aspirado, dá pra ir pondo esse, e depois se com o tempo decidir turbo, fica mais fácil aproveitar…
-
quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.
porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.
utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.
apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.
-
quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.
porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.
utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.
apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.
pois é, cara…
eu não tenho embasamento teórico quase nenhum sobre isso...apenas passei alguns aspectos práticos que o zezão explicou pra gente, em uma das idas lá...sintonizar um coletor desse é coisa de gente grande pelo menos o de dutos individuais fica fácil fazer uma alteração e testar
e esquece a tranqueirada q a gente costuma ver por aí nesses casos as leis da física são outras
tshiii: cosworth é csoworth, né...coisa fina, top de linha
-
ah isso é, vc montar 4tbi e levar um monte de corneta de diferentes tamanhos pro dyno, com certeza rapidamente vai achar a que melhor se adapta ao seu gosto
o problema fica por conta de equalizá-las, principalmente em giros acima de 9, 10 mil rpm em diante.
plenum é uma vez só e acabou. por isso precisa de bastante noção na hora de fabricar um. mas geralmente os resultados ficam satisfatórios e o motor sob controle .
-
engraçado, o motor do corsa gsi 1.6 16v que eu uso, é sériamente castrado em termos de admissão, e um pouco menos em escape. uma coisa que vende (e não é barato) para ele é um tal de mantzel power box , depois dela ja vi outras, porem é umm plenum quadrado horivel que parece ser fruto de uma fabricação das mais vagabundas, porem que no final da um resultado legal.. e aquilo teoria é uma coisa na pratica infelizmente nem sempre as coisas se confirmam.
fiz uma replica que pelo menos tinha um aspecto melhor para o meu carro deste plenum, com os comandos originais foi o que me rendeu os 157 hp s.
-
pro corsa e tigra 1.6 16v, qualquer coisa é melhor que o plenum daquele coletor de admissão…pra saber disso não precisa ser um gênio....só de olhar pra peça vc consegue inferir facilmente que ela impõe uma forte restrição ao fluxo de ar...qualquer coisa que melhore aquilo já traz ganhos...
fora q essa peça feita aqui provavelmente foi copiada de algum fabricante inglês ou alemão
-
esta peça que eu mostrei nas fotos é a alemã mantzel o fabricante, e custa caro para cacete…
-
nunca vi esse focus do evandro andando e já tá vendendo o motor…
já andou sim, e bem
-
já andou sim, e bem
esse video é de quando usava o motor antigo. dizem que o atual ficou beeemm mais forte.
-
tomei a liberdade de transcrever o anúncio do evandro no zetecclub pra quem se interessar num zetec preparado:
a venda e mandem suas ofertas:
-
rodas o.z racing, superllegera aro 18, pintadas de preto com a borda polida….2500,00 com pneus usados, 2 menos de meia vida, 2 mais de meia vida.
-
coletor de admissão em aluminio, feito a mão, soldado em tig, com borboleta de omega 62mm. duas bancadas de bicos, flauta billet em aluminio e suportes......1000,00
-
coletor de escapamento em aço carbono, cromado, monolfuxo.....400,00
-
turbo master power, eixo 67, rotor 60,5. .70 x .84......800,00
-
kit com 4 amortecedores koni ajustaveis, amarelo, com 600km de uso...2000,00
-
jg de molas steeda (4)....800,00
-
barra superior steeda cromada....350,00
-
cabeçote stage 3 com válvulas em inox, molas crower, pratos em titanio crower, travas crower, tuchos venom, comando crower stage 4, polias crower, prisioneiro central crower. serve para aspirado ou turbo.....3000,00 tudo. ou...
-
kit de comando, molas, pratos e travas crower stage 4....1800,00
-
polias crower......700,00
-
cabeçote stage 3 com válvulas, molas e pratos para 8000rpm....2000,00
-
contagiros autometer linha ultralite, prata, com dedo duro e rotação até 9k......800,00
-
velocimetro autometer 3.3/4 com odometro digital e 200mph....1000,00
-
kit de marcadores autometer: pressão de oleo, temperatura dágua, pressão de turbo e pressão de combustivel e nivel de tanque (padrão ford)...800,00
-
pistões forjados 86mm pwt com anéis e pinos h13 1000hp.........500,00
-
bielas forjadas 1000hp pwt prontas p/ zetec.............................800,00
-
bloco preparado, só para carros de corrida................................1500,00
-
bomba de óleo especial................................400,00
-
kit de radiador de oleo completo....................400,00
-
intercooler baher p/ 700hp..........................600,00
-
valvula wastegate ancona............................300,00
-
fuetech f1i racepro + fire4s + sensores........1900,00
-
motor completo 600hp..............................6000,00 (bloco c/ cabeçote montado + turbo + intercooler + coletores. garanto a potencia.
-
cambio mtx75 sapinho de 1º a 5º helicoidal, com blocante e embreagem....2800,00
-
embreagem para 700hp.....................400,00
-
sistema de escapamento todo em 3 , com abafador giba....600,00
-
para-choque do 300ztr, exclusivo e unico no país.....800,00
-
estudo proposta para o pacote completo.
por favor, ofertas via mp, e as dúvidas aqui mesmo.
última modificação: nov 12, 2008, 11:19:21 por evandro lima
-